BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Placa para bruxismo: as indicações, prós e contras explicadas.

placa para bruxismo

Conheça as indicações, prós e contras da placa para bruxismo para tratamento do ranger e apertamento parafuncional e prevenção dos degastes dentários.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em prótese dentária e periodontia, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre. 

 

 

Bruxismo, um problema dos dias atuais: diagnóstico e tratamento.

 

Dificuldade para abrir a boca ao acordar, dores na cabeça e pescoço e desgastes dentários que afetam a estética do seu sorriso. Estes são apenas alguns dos sinais e sintomas mais comuns do bruxismo, um distúrbio neuromuscular involuntário de ranger e apertar excessivo dos dentes que, para piorar, é intensificado pela correria e estresse do dia-a-dia.

 

O bruxismo não tem cura. Com diagnóstico nem sempre fácil, seu tratamento vai da remoção de hábitos parafuncionais – como morder unhas e mastigar chicletes – e ajustes nos contatos dentários ao uso de placas para bruxismo. Apesar de simples, esta terapia traz um problema: para a maioria dos indivíduos, tudo isso precisa ser adotado para o resto da vida.

 

Outro porto importante sobre o bruxismo é entender que ele aparece sob duas formas diferentes. A primeira, e mais comum, é o distúrbio do tipo excêntrico. Ocorrendo quase sempre durante a noite e, em casos mais severos, também durante o dia, é responsável pelos desgastes dentários tão característicos deste problema. Já a outra forma, bastante rara e de difícil diagnóstico, é do tipo cêntrico, possuindo como principal característica a ausência de desgastes dentários.

 

Entre as diversas medidas terapêuticas para tratamento do bruxismo – que pode até mesmo incluir a confecção de restaurações dentárias em porcelana -, está o uso diário da placa para bruxismo, também conhecida como placa oclusal miorrelaxante ou férula de Michigan. Eficiente e indispensável à maioria dos casos, é a companheira inseparável de quem experimenta, com alguma frequência, surtos dolorosos deste problema tão comum e muito associado à agenda profissional e estado emocional dos pacientes acometidos.

 

bruxismo tipos
Bruxismo: além da classificação em diurno e noturno, também pode difenciado de acordo com os desgastes dentários provocados.

 

 

Como funciona a placa para bruxismo?

 

A placa para bruxismo é um dispositivo oclusal confeccionado em acrílico rígido ou materiais flexíveis sobre modelos obtidos por moldagens das arcadas dentárias. Na maioria dos casos ela é encaixada, de forma suave, aos dentes superiores, impedindo, assim, os contatos dentários de ranger e apertar. A seleção cuidadosa do material utilizado e desenvolvimento de um design próprio condizente com o tipo e severidade do distúrbio é outra etapa importante na confecção de dispositivos oclusais.

 

 

Seu funcionamento é simples. Ao eliminar os contatos traumáticos entre os dentes, uma redução considerável na atividade dos músculos mastigatórios aparece como consequência da desprogramação neuromuscular característica do distúrbio. Com o passar dos dias e meses, os sintomas dolorosos vão desaparecendo e é até mesmo possível perceber uma alteração na simetria da face – fica mais afilada – como resultado da diminuição desta atividade muscular.

 

placa pra bruxismo fina
Placas miorrelaxantes finas facilitam a adaptaçao rápida ao uso do dispositivo oclusal.

 

 

Indicações vão do distúrbio leve à disfunção temporomandibular (DTM).

 

A placa para bruxismo tem indicações que vão além da remissão dos sintomas dolorosos e prevenção de desgastes dentários. Uma das mais conhecidas é o tratamento da disfunção temporamandibular, ou DTM, um distúrbio que atinge as estrutura articulares (disco e ligamentos articulares e superfície óssea) que unem a mandíbula ao crânio.

 

A DTM tem várias causas. As mais comuns são as degenerações articulares, as artroses e os rompimentos dos ligamentos articulares responsáveis pela movimentação correta do disco articular. Seu tratamento, raramente cirúrgico devido a dificuldade para este tipo de terapia, pode incluir o uso diário do aparelho para bruxismo, seja do tipo rígido ou ainda macio – este, indicado apenas para alívio sintomático das dores de cabeça e pescoço.

 

 

Rígida ou macia: material ideal depende do tipo e severidade do distúrbio.

 

As placas para bruxismo podem ser divididas em dois tipos, de acordo com o material utilizado: rígida, confeccionada em acrílico, ou macia, confeccionada em poliéter ou polipropileno. A mais utilizada é a rígida, que pode ser indicada tanto para a versão excêntrica do distúrbio (desgastes dentários), quanto para a versão cêntrica (sem desgastes dentários).

 

A placa para bruxismo macia, de confecção mais rápida e com preço mais em conta, é indicada para menos de 5% dos casos – distúrbio sem desgastes dentários. Entretanto, é preciso atenção redobrada ao utilizar este tipo de dispositivo oclusal. Utilizada nas versões mais severas do distúrbio ou que produzem desgastes dentários, pode exercer efeito contrário ao que se espera, aumentando a atividade muscular de ranger e apertar dos dentes e intensificando ainda mais os sintomas dolorosos característicos.

 

placaplaca para bruxismo macia e rígida miorrelaxante bruxismo infografico #1
Placa para bruxismo macia e rígida: conheça as principais diferenças.

 

 

Prós e contras da placa para bruxismo.

 

À maioria dos bruxômanos, o uso do dispositivo oclusal é parte essencial do tratamento. Problemas como seleção inadequado do material, incômodos causados por apertamento dos dentes ao remover a placa miorrelaxante ou volume excessivo do aparelho dificultam o seu uso. Conheça os prós e contras da placa para bruxismo:

 

Prós

 

remissão dos sintomas dolorosos (dor de cabeça e músculos da face e pescoço; torcicolos);

 

prevenção de desgastes e fraturas dentárias;

 

diminuição da atividade muscular de apertamento;

 

melhor qualidade de sono;

 

Contras*

 

apnéia obstrutiva do sono;

 

desajuste oclusal (mordida);

 

intensificação dos sintomas dolorosos;

 

* problemas associados à seleção incorreta do material e design inapropriado da placa para bruxismo.

 

 

Como utilizar sua placa para bruxismo.

 

A placa para bruxismo, para a maioria dos pacientes, deve ser utilizada diariamente. O mais comum é utilizá-la durante o sono, já que é neste período que o distúrbio manifesta-se de forma mais intensa.

 

Dependendo da severidade do distúrbio, o aparelho para bruxismo deve ser utilizado por muitos anos – ou por toda a vida. Pacientes em períodos de maior atividade muscular de ranger e apertamento dos dentes (surto), podem utilizá-lo também durante o dia, acompanhado de outras medidas terapêuticas como o uso de relaxantes musculares, compressas de água quente e adoção de dieta macia.

 

Os primeiros dias de uso do dispositivo são os mais difíceis, sendo comum ao paciente acordar sem a placa. Com o passar dos dias e semanas, o estranhamento do uso dá lugar à remissão dos sintomas dolorosos e diminuição da atividade muscular. Passados alguns meses, pode ser até mesmo difícil ao paciente já acostumado com os efeitos benéficos do tratamento dormir sem o aparelho.

 

placa-para-bruxismo-acrílica-não-lisa
Placa para Bruxismo. Superfícies de contato lisa podem não permitir a livre movimentação da mandíbula.

 

 

Quando os sintomas dolorosos não desaparecem.

 

Nem sempre os sintomas dolorosos e dificuldade para abrir a boca desaparecem passadas algumas semanas do uso do dispositivo oclusal. Nestes casos, é preciso reavaliar o design do dispositivo oclusal e verificar, com cuidado, a veracidade do diagnóstico realizado.

 

Falhas no design e seleção do material podem ser difíceis de detectar até mesmo pelo dentista especialista em bruxismo. Os erros mais comuns são vistos como superfícies acrílicas que tocam os dentes de forma desequilibrada, volume e extensão exagerados (pouco espaço para a língua), apnéia obstrutiva durante o sono, ausência de guias caninos, entre outros problemas.

 

Outro problema para a não remissão dos sintomas dolorosos é a confusão, comum, entre o bruxismo e a DTM, a disfunção temporomandibular. Apesar de apresentar os mesmos sintomas que o bruxismo, a DTM nem sempre responde à terapia com dispositivo oclusal. São os casos, por exemplo, das artroses e tumores localizados nas estruturas que compõem a articulação temporomandibular, duas condições que exigem tratamento específico e rápido.

 

 

Dicas para usar, limpar e guardar bem seu aparelho para bruxismo.

 

Manter as superfícies acrílicas sempre limpas e transparentes do seu aparelho para bruxismo exige dedicação para evitar o amarelamento e acúmulo de bactérias e, em casos ainda piores, tártaro. Conheça algumas dicas para limpar sua placa oclusal e evitar problemas indesejáveis que podem incluir até mesmo o mau hálito:

 

utilize uma escova dentária exclusiva e com cerdas rígidas para a limpeza diária do dispositivo, antes e após seu uso;

 

uma vez por semana, deixe-o imerso em soluções para limpeza específicas que podem ser encontradas na forma de pastilhas efervescentes em farmácias;

 

não deixe de usar seu dispositivo por período superior a dez dias – pode ser que ele não encaixe mais sobre seus dentes;

 

faça consultas odontológicas semestrais de revisão para revisar se os contatos dentários entre dentes e com o dispositivo oclusal estão adequados;

 

conserve seu aparelho para bruxismo em local seco e arejado, como nas embalagens geralmente fornecidas pelos dentistas ao fina da confecção dispositivo;

 

dispositivos com bordas espessas e extensas dificultam o seu uso; peça ao seu dentista para diminuí-las, deixando-as mais confortáveis e fáceis para adaptá-las;

 

Saiba mais sobre placa de bruxismo clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog