BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Placas para bruxismo: 7 dicas para melhorar os resultados do tratamento.

placa para bruxismo tratamento

Conheça 7 dicas essenciais para melhorar a adaptação e resultados do tratamento com placas para bruxismo, sem problemas e contratempos. Abordando tipos, adaptação, indicações e contraindicações, saiba como tirar o máximo proveito da sua placa miorrelaxante.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

1. A versão macia da placa para bruxismo é restrita à remissão de dores durante surtos.

 

As opções de materiais para a confecção de placas para bruxismo, o acrílico rígido ou o poliéster macio, não são meras alternativas como podem dar a entender. A diferença na rigidez destes materiais implica nas indicações e respostas do distúrbio a estes dispositivos, sendo que o uso inadequado dos mesmos podem aumentar a intensidade e frequência no apertamento e ranger dos dentes.

 

A indicação para uso de placas miorrelaxantes macias ou rígidas no tratamento do bruxismo é complexa. Selecioná-los, entretanto, quase sempre segue esta lógica: placas macias são indicadas no tratamento da dor intensa ou bruxismo do tipo cêntrico e placas rígidas são utilizadas no tratamento a longo do prazo das demais manifestações do distúrbio neuromuscular.

 

placa para bruxismo macia
Uso raro e restrito ao tratamento da dor: placa para bruxismo macia.

 

 

2. O bruxismo cêntrico acomete apenas 5% dos indivíduos afetados pelo distúrbio.

 

Existem diversas classificações para as formas como o bruxismo manifesta-se. As duas principais dizem respeito ao período em que o distúrbio atua com maior intensidade (bruxismo noturno e bruxismo diurno) e à presença de movimentações mandibulares durante os períodos da atividade muscular (bruxismo cêntrico e bruxismo excêntrico).

 

O bruxismo excêntrico, caracterizado por movimentações mandibulares noturnas ou diurnas que terminam por desgastar os dentes, é a forma preponderante do distúrbio. Já o bruxismo cêntrico, no qual a atividade muscular é restrita ao apertamento dos dentes, manifesta-se apenas em 5% dos bruxômanos. O problema, entretanto, é que o diagnóstico da versão cêntrica é difícil, motivo pelo qual  o uso de placas macias para tratamento a longo prazo do bruxismo não é recomendado.

 

bruxismo excêntrico
Desgastes dentários (canino) característicos do bruxismo excêntrico.

 

 

3. Placa miorrelaxante fina e delicada traz adaptação rápida e fácil.

 

Os primeiros dias do processo de adaptação à placa miorrelaxante podem ser complicados. Travesseiros umidecidos por saliva que estravasou durante o sono, dores nos dentes e estranhamento na mordida ao acordar são os contratempos mais relatados. Mas é possível, sim, acelerar a adaptação ao aparelho para bruxismo, o que pode ser crucial para diminuir o número de pacientes que desistem do tratamento.

 

Placas para bruxismo delicadas e finas familiarizam o paciente, de forma rápida, com o hábito de uso diário. Presas apenas às pontas dos dentes, não são precisos mais do que dois milímetros de acrílico rígido para que o dispositivo exerça as funções de evitar desgastes dentários e dar início ao processo de desprogramação neuromuscular do reflexo de apertamento e ranger dos dentes.

 

placa pra bruxismo fina
Placas miorrelaxantes finas facilitam a adaptaçao rápida ao uso do dispositivo oclusal.

 

 

4. O uso intermitente pode piorar ainda mais os sintomas.

 

Placas miorrelaxantes são indicadas para uso diário, e pelo maior tempo possível. O bruxismo, que não tem cura, está associado com estresse, quadros de ansiedade e distúrbios maníacos. Para os indivíduos que apresentam estas características, o dispositivo oclusal deve ser utilizado diariamente, durante o sono.

 

O uso intermitente da placa para bruxismo, ou seja, o uso restrito a períodos de surtos do distúrbio, pode trazer problemas aos dentes. Dependendo do tempo que a placa fica sem ser utilizada, encaixá-la aos dentes pode até mesmo ser impossível. Utilize sua placa diariamente e restrinja a poucos dias o período sem uso do dispositivo.

 

trocar placa para bruxismo
Troque a sua placa para bruxismo a cada dois anos (no máximo!).

 

 

5. Placas para bruxismo mal confeccionadas podem dar origem à apinéia obstrutiva do sono (SAOS).

 

Uma falha comum associada a erros na confecção da placa miorrelaxante para tratamento do bruxismo é o posicionamento posterior inadequado da mandíbula ao utilizar o dispositivo oclusal. A condição, que reduz o espaço disponível para a língua e termina por reduzir o fluxo de ar durante a respiração, pode dar origem a SAOS, a síndrome da apnéia obstrutiva do sono – um problema mais sério do que pode parecer.

 

O acompanhamento médico especializado durante o tratamento do bruxismo é recomendado em diversas situações. Indivíduos obesos e com histório de ronco são mais propensos a desenvolver a SAOS. Além de diminur a propriedade revigorante do sono, a apnéia induzida por placa para bruxismo ainda pode acarretar riscos à saúde geral do paciente. Nestes casos, o tratamento requer acompanhamento combinado do médico e do dentista.

 

placa para bruxismo e apinéia do sono
Design de placa para bruxismo para evitar o posicionamento posterior da mandíbula.

 

 

6. A superfície livre da placa que deve ser o mais lisa possível.

 

Outra falha frequente no design de placas para bruxismo é a confecção da superície de contato entre dentes com ondulações e até mesmo encaixes. Quando isso acontece, o deslizamento dos dentes mandibulares durante o apertamento e ranger dos dentes fica prejudicado e favorece os apertamentos repetitivos que caracterizam o distúrbio.

 

Além de prevenir desgastes dentários e fraturas em dentes, restaurações e próteses dentárias fixas, a placa miorrelaxante ainda tem como objetivo desprogramar o reflexo neuromuscular que dá origem ao apertamento e ranger dos dentes. E para que tudo isso funcione como planejado, as superfícies acrílicas de contato entre dentes precisam ser lisas para facilitar o deslizamento mandibular durante as tentativas de apertamento e ranger dos dentes.

 

placa miorrelaxante lisa
Detalhe evidenciado a superfície lisa da placa miorrelaxante – essencial para garantir movimentos mandibulares livres durante o uso do dispositivo oclusal.

 

 

7. Troque sua placa miorrelaxante a cada dois anos.

 

Seja em acrílico ou em poliéster, a placa para bruxismo precisa ser trocada a cada dois anos – o recomendado é a substituição anual do aparelho. É que, com o passar do tempo, a espessura do acrílico de contato entre dentes diminui e pode ou posicionar a mandíbula em posição inadequada durante o uso da placa miorrelaxante ou criar superfícies de encaixes que impedem a mesma movimentação.

 

A contaminação por bactérias do acrílico utilizado na confecção de dispositivos como prótese dentária removível (ponte móvel e dentadura) e placa para bruxismo é comum. Para muitos pacientes, o escurecimento e amarelamento do aparelho pode ser o sinal ideal para trocar a placa. Mas e preciso entender que a contaminação do acrílico não está associado ao escurecimento do material e que a substituição frequente do dispositivo pode ser necessário para resolver o problemas.

 

Saiba mais sobre aparelhos e placas para bruxismo:

Voltar para o blog