BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Substituir a ponte móvel por implantes é simples e essencial para a saúde.

ponte movel e implantes dentarios post

Substituir ponte móveis por próteses fixas sobre implantes dentários é um tratamento simples e essencial para uma vida com mais qualidade. Não deixe que o medo e o constrangimento sejam motivos para mantê-lo preso a uma vida com limitações estéticas e de mastigação.

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Ponte móvel, uma situação limitante, comum e que traz problemas à saúde.

 

Repor dentes perdidos e recuperar a estética do sorriso são preocupações tão antigas quanto a história humana. Artefatos protéticos de todo tipo, com milhares de anos, são exibidos em museus do mundo inteiro. E a ideia é quase sempre a mesma: um dispositivo removível prende-se aos dentes remanescentes, repondo – ao menos tentando – o visual. Mas o que mais surpreende nisso tudo é outra coisa: a técnica mais comum para repor um ou mais dentes, nos dias atuais, ainda é bastante semelhante a esses artefatos históricos. Trata-se da a ponte móvel, técnica de prótese removível ainda muito popular.

 

São os muitos os motivos que justificam tamanha longevidade das prótese removíveis. Um deles é a excelente capacidade humana de se adaptar a situações desconfortáveis. Medo, insegurança e desinformação são outros fatores que para a eliminação definitiva das pontes removíveis ainda esteja longe.  E, em situações mais extremas, o constrangimento da própria situação do paciente frente ao dentista. Motivos, infelizmente, que contribuem para que outros problemas de saúde oral e geral apareçam.

 

 

ilustração ponte móvel e implante dentário

 

 

Entendendo porque as pontes móveis são incompatíveis com a saúde e estética oral.

 

A expectativa de vida média da população mundial aumenta de forma quase linear desde o início do século XX. No Brasil, já é de 75,5 anos (2015, segundo o governo federal). A ponte móvel, ou prótese removível, na técnica e materiais como é confeccionada ainda nos dias atuais, é um dispositivo protético introduzido na longínqua década de 40, época em que a expectativa brasileira era de 45 anos. Considerando-se ainda as limitações técnicas da odontologia nesse período, o tratamento com prótese dentária removível fazia sentido e trazia mais benefícios do que problemas à saúde geral dos indivíduos.

 

Nos dias atuais, a ponte móvel perdeu o sentido de utilidade e compatibilidade com a saúde oral dos indivíduos. As limitações financeiras, por ora, são as únicas justificas para a utilização das próteses removíveis. Algumas situações provisórias ou muito restritas ainda podem indicar o uso de prótese removível, em situações muito restritas e raras.

 

É importante entender que o avanço da idade diminui a capacidade de adaptação e convivência dos pacientes com a ponte móvel – justamente o período da vida mais dependente da qualidade de mastigação dada a diminuição da capacidade muscular de mastigação e absorção de nutrientes. Trocá-las antecipadamente melhora a qualidade vida nos pacientes idosos.

 

Veja abaixo alguns dos problemas à saúde oral e geral provocado pelo uso de prótese removível, independente da idade do portador.

 

• grampos metálicos que comprometem a estética

Próteses dentárias removíveis são pouco estéticas. E o problema não se deve apenas ao grampos metálicos tão característicos destes dispositivos. As resinas utilizadas nos dentes dessas próteses também colaboram para resultados pouco harmônicos e pouco naturais.

 

• danos aos dentes de suporte

Fraturas dentárias são alguns dos exemplos de danos aos dentes devido aos grampos metálicos que suportam as ponte móveis. Gengivites e periodontites frequentemente estão presentes dada a dificuldade de remoção das próteses removíveis em locais públicos para a escovação adequada dos dentes. Doenças geradas pelo constrangimento típico de higienização da prótese removível.

• perdas ósseas

As perdas ósseas nas regiões de dentes perdidos são progressivas e acompanham a vida dos indivíduos. A demora em procurar por tratamentos dentários com implantes ósseo-integrados contribuem para aumentar essas perdas e podem exigir enxertos ósseos para viabilizar a instalação dos implantes dentários. Sinônimo de tempo e custos extras.

• mastigação deficiente

Pontes removíveis impossibilitam uma mastigação vigorosa e eficiente. E o problema só aumenta com o passar dos anos. De problemas gástricos a hipovitaminoses, as consequências de pontes desadaptadas e com dentes desgastados vão além dos problemas dentários.

• dificuldade de fonação

A dificuldade para falar corretamente pode acompanhar a vida de alguns pacientes portadores de próteses removíveis, atrapalhando momentos especiais e profissionais.

• problemas gástricos e hipovitaminoses

A baixa eficiência mastigatória das próteses é uma das causas para a eliminação de alimentos dura da dieta. Entre eles estão carnes, cereais, frutas e vegetas crus, fontes essenciais de proteínas e vitaminas cujas ausências contribuem para doenças sistêmicas e hipovitaminoses. Por outro lado, a ingestão de alimentos mal triturados pode dar origem para problemas gástricos. Não é fácil a vida dos pacientes com próteses removíveis!

 

• risco de câncer bucal

A mucosa é um tecido que não lida bem com traumas provocados por estruturas duras – como é o caso da ponte móvel (prótese removível). E a desadaptação da próteses, situação comum às próteses antigas e com pequenas áreas danificadas, aumenta o risco para o câncer bucal pelo aumento da frequência de choques entre prótese e mucosa.

 

• inflamações crônicas na mucosa e gengiva

Gengiva e mucosas avermelhadas e inchadas são algumas das características encontradas sob as bases da próteses na técnica com ponte removível. A infecção por fungos encontrada na candidíase quase sempre acompanham mucosas e gengivas em pacientes portadores de pontes antigas e mal adaptadas.

 

 

Continue utilizando sua ponte móvel até que o tratamento com implantes dentários esteja concluído.

 

Entre as maiores preocupações dos pacientes portadores de próteses removíveis que desejam substituí-las por próteses sobre implantes dentários estão as dificuldades de mastigação durante o tratamento.

 

De fato, na maioria das vezes é necessário que o paciente aguarde alguns meses, após a cirurgia de instalação dos implantes, até que as próteses fixas possam ser confeccionadas com segurança. A boa notícia, entretanto, é que, na maioria dos casos, o paciente continua utilizando a sua própria ponte móvel, de mesmo jeito que já a vinha utilizando, sem problemas de mastigação ou fonação.

 

 

O tempo ideal para trocar ou substituir a sua ponte móvel é de 4 em 4 anos.

 

O erro mais comum no uso da ponte móvel, ou prótese parcial removível, é o uso contínuo do dispositivo por anos a fio, quando o período máximo de utilização desses dispositivos são quatro anos, tempo médio de desadaptação entre a base da prótese e a gengiva e osso de suporte. Após esse período, é provável que a gengiva dê início um processo inflamatório crônico. E o resultado desse processo é o aumento da velocidade de reabsorção óssea – o que dificulta na instalação futura do implante dentário.

 

tratamento trocar e substituir ponte móvel gengiva avermelhada
Problema no uso da ponte móvel: gengiva com processo inflamatório decorrente do uso de ponte móvel mal adaptada.

 

 

Adiantar a substituição da ponte móvel previne perdas ósseas no local de instalação dos implantes dentários.

 

O tempo entre a perda dentária e a instalação do implante é um fator crucial para o sucesso do tratamento. Isso pode ser observado porque imediatamente após a extração do dente tem início o processo de reabsorção do osso no local das raiz dentária removida.

 

Embora mais rápido nos primeiros meses, esse processo continua reabsorvendo o osso nos anos seguintes à remoção do dente. Um exemplo comum desse problema é frequentemente encontrado em pacientes cujas perdas dentárias já passam de dez anos, implicando, na maioria dos casos, na realização de procedimentos para enxertia óssea.

 

ponte móvel e implante dentário perda de osso
O tempo é um fator decisivo para evitar a perda óssea contínua após a perda dentária.

 

 

Desgastar dentes naturais ou partir para implantes dentários. Qual o tratamento mais indicado?

 

As próteses dentárias fixas podem ser presas tanto sobre dentes naturais (raízes) quanto sobre implantes dentários. A indicação correta da técnica que substituirá a ponte removível por prótese fixa depende de alguns exames clínicos e radiográficos. Não é objetivo deste post aprofundar o entendimento dessas diferenças, porém é importante saber que, independente da técnica planejada, excelentes técnicas eficientes para a maioria dos tratamentos de substituição de pontes removíveis velhas.

 

 

Enxertos ósseos: corrigindo os problemas de falta de osso e gengiva em regiões anteriores e estéticas.

 

As regiões anteriores das arcadas estão entre as mais prejudicadas pelo uso das próteses dentárias removíveis. Nesse local o processo de reabsorção óssea pós perdas dentárias é mais intenso que em outras áreas – como na região de molares. E é exatamente na região anterior que as exigências estéticas para recompor dentes e gengiva perdidas são maiores.

 

Os desafios estéticos dos tratamentos de reconstrução do ósseo e gengiva reabsorvidos podem assustar muitos pacientes nas consultas iniciais. Enquanto para alguns deles as perdas ósseas são mínimas, para outros quantidades consideráveis de osso e gengival perdidos pelas ausências dentárias exigem tratamentos mais complexos.

 

A quantidade de exposição da gengivas ao sorrir e falar é outra empreitada que exige uma abordagem mais dedicada, já que os procedimentos de enxertos de osso e gengiva são essenciais para o suporte dos implantes dentários e reconstrução das bordas gengivais .

 

A técnica mais comum para regiões anteriores é o enxerto de osso coletado do próprio indivíduo, em regiões próximas ao local da cirurgia. Mais eficaz do que as técnicas com osso natural liofilizado ou artificial, recupera a altura e largura óssea perdidos após as extrações dentárias. E quando a reconstrução exige apenas a recomposição da gengiva, o procedimento é ainda mais simples.

 

 

Próteses fixas sobre dentes combinados com implantes dentários trazem resultados marcantes.

 

Substituir ou trocar pontes móveis por próteses dentárias podem exigir a combinação de duas ou mais técnicas odontológicas para que resultados do tratamento sejam eficientes e harmônicos. E o entendimento das deficiências de mastigação e recomposição estética produzidas na técnica com ponte móvel é um passo importante na busca pelo tratamento dentário.

 

O tratamento mais comum, hoje em dia, combina próteses em porcelana fixadas sobre dentes naturais com próteses fixadas a implantes dentários. E, na maioria das vezes, individualizados dentes por dente para que o resultado fique próximo aos dentes naturais.

 

ponte móvel e implante dentário grampos problemas
Dentes que sustentam próteses móveis também podem sustentar próteses fias em porcelana.

 

 

Exames, procedimentos e tempo de tratamento.

 

O tempo e número de consultas no tratamento para trocar e substituir a ponte móvel por implantes dentários dependem das condições de saúde local e geral do paciente. Além disso, o número de dentes ausentes e as necessidades de enxertos ósseos também contribuem para que o tratamento seja mais rápido e demorado.

 

Tratamentos com implantes dentários não são rápidos, e podem levar de 4 a 5 meses para os casos sem necessidades de enxertos ósseos ou até 12 meses para os casos de áreas extensas com enxertos ósseos. O fato é que, de qualquer forma, os tratamentos com implantes dentários exigem paciência por parte do paciente para que o dentista acerte todos os detalhes necessários a esse tipo de tratamento.

 

Os exames mais solicitados são as tomografias específicas para tratamentos com implantes dentários. Além de precisas, não custam caro e permitem ao dentista planejar, com boa margem de segurança, o tratamento. Exames de sangue prévios às cirurgias para instalação de implantes dentários também são importantes para evitar surpresas no processo de integração óssea e cicatrização gengival.

 

O importante para os indivíduos interessados em trocar a sua prótese removível por implantes dentários é que todo o tratamento pode, para a maioria das situações, ser feito com o paciente utilizando a própria ponte móvel, sem que ninguém saiba ou desconfie dos procedimentos odontológicos que estão acontecendo. E isso pode ser um fator decisivo para muitos pacientes que necessitam desses tratamentos.

 

Saiba mais sobre próteses fixas:

Voltar para o blog