BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Problemas com facetas em porcelana nos tratamentos odontológicos.

faceta em porcelana pró e contra

As facetas e lâminas dentárias são tratamentos estéticos muito procuradas pelos pacientes nos consultórios odontológicos por permitirem transformações estéticas de grande impacto, permitindo alterações tanto na forma quanto na cor do sorriso. Entretanto, a tendência atual é diminuir as indicações de tratamentos estéticos de impacto com esses dispositivos, principalmente as facetas em porcelana dentária.  E qual será o motivo dessa mudança de tendência ?

 

Nesse post você vai conhecer os problemas com facetas em porcelana odontológica e também as vantagens relacionadas a esse tipo de técnica, que oferece grandes recursos de transformação de cor e forma do sorriso, mas que pode se tornar um problema ao paciente quando mal executada ou mal indicada. Será mesmo que vale a pena fazer o tratamento estético com as facetas e lâminas em porcelana dentária ?

 

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista especializado em próteses dentárias em Porto Alegre. Dedicado a tratamentos odontológicos com porcelanas dentárias.

 

Os problemas com facetas em porcelana: os desgastes dentários.

 

As mudanças estéticas no sorriso que podem ser alcançadas com as facetas em porcelana são realmente deslumbrantes, transformando um ponto estético fraco de um paciente no seu ponto forte. Mas uma questão emblemática envolve uma etapa no seu tratamento : a necessidade de desgastes dentários sobre as superfícies dentárias.

 

As profundidades dos desgastes realizados durante os tratamentos de transformações de sorriso não são iguais para todo mundo, e mesmo em um mesmo sorriso essas profundidades podem variar. O ideal é que os desgastes sejam feitos apenas sobre o esmalte dentário, que é a camada mais externa que recobre os dentes.

 

Entretanto, quando as mudanças estéticas são muito pronunciadas e exigentes, esses desgastes podem envolver até mesmo a camada mais interna dos dentes,a dentina. Um exemplo disso são dentes muito desalinhados do sorriso ou dentes com extensas e profundas restaurações antigas em resina. Até mesmo situações mais extremas. como as anodontias de alguns grupos de dentes, podem ser resolvidas com essa técnica.

 

Existem técnicas que permitem diminuir a quantidade de desgastes sobre as superfícies dentárias. Essas técnicas são realizadas após um exaustivo planejamento e simulação sobre modelos em gesso realizados obtidos do sorriso inicial do paciente. Esses planejamentos fornecem um guia milimétrico para que os desgastes ocorrem somente aonde são necessários, e na quantidade mínima necessária.  Outras técnicas, por exemplo, nem necessitam de desgastes para alterar a forma de um sorriso, porém são utilizadas em um número mais restrito de situações.

 

Os desgastes dentários são irreversíveis, já que a camada removida do dente não se regenera. Isso quer dizer que os seus dentes, a partir dos desgastes, sempre necessitarão de recobrimentos para protegê-los e dar a forma e cor necessárias. Esses recobrimentos não necessitam ser, obrigatoriamente, em porcelana, podendo ser até mesmo confeccionados em resina.  Dependendo da qualidade do material utilizado, trocas desses dispositivos de recobrimento – como as facetas e lâminas em porcelana – podem ser mais frequentes.

 

Problemas com facetas em porcelana : os desgastes dentários são mais pronunciados dos que os utilizados nas técnicas com lâminas ou lentes de contato dentais em porcelana.
Problemas com facetas em porcelana : os desgastes dentários são mais pronunciados dos que os utilizados nas técnicas com lâminas ou lentes de contato dentais em porcelana.

Os problemas com facetas em porcelana que podem surgir com o tempo.

 

As peças cerâmicas – na verdade, cerâmica é a denominação correta para o material na qual são feitas tanto as facetas quanto as lâminas dentárias – são divididas, de acordo com a sua espessura, em facetas, lâminas ou lentes de contato. Não há uma limitação exata de espessura que determine que tal peça cerâmica seja uma faceta ou lâmina – na verdade, nem ao menos a literatura científica odontológica faz essa distinção entre elas.

 

A divisão entre facetas, lâminas e lente de contato dentais é apenas uma referência clínica e “publicitária”, e admiti-se que facetas são peças cerâmicas mais espessas, seguidas das lâminas para, enfim, chegar às lentes de contato dentais, que seriam peças cerâmicas finíssimas. Hoje também temos as fragmentações, que são fragmentos de uma peça cerâmica que repara ou transforma apenas a parte inexata do dente.

 

Existem alguns problemas com facetas em porcelana que podem aparecer imediatamente ou após a instalação das facetas ou lâminas em cerâmica. Entretanto, fique calmo : a maioria desses problemas decorre apenas quando os procedimentos de planejamento são falhos ou utilizados materiais ou laboratórios de próteses de baixa qualidade.

 

Quando bem indicados, bem planejados e materiais e laboratórios de boa capacitação técnica são utilizados, a maioria dos problemas com facetas em porcelana pode ser evitada.

 

1. Infiltração por cáries

 

As facetas dentárias são confeccionadas sobre modelos em gesso obtidas após a moldagem da arcada do paciente. Em algumas circunstâncias pode não haver uma correta adaptação entre as facetas e os dentes no momento da fixação porque o modelo em gesso não é uma cópia fiel da arcada do paciente. Essas desadaptações podem provocar regiões de desadaptação entre as facetas e a superfície dentária, dando origem a infiltrações por lesões de cáries.  A incorreta fixação ou micro-movimentações das facetas fixadas também podem dar origem a infiltrações.

 

2. Sensibilidade dentária ao frio.

 

Os desgastes dentários na superfície dos dentes, necessários para a técnica com facetas em porcelana, podem provocar dentes com sensibilidade, principalmente ao frio. São muitos os motivos que causam essa sensibilidade dentária após a fixação final das facetas aos dentes.

 

O principal motivo decorre do excesso de desgaste dentário. Quando o desgaste é planejado para ser mínimo e a técnica correta é utilizada, os casos de sensibilidade são poucos. Além disso, existem produtos específicos para serem aplicados sobre a superfície dental que eliminam a sensibilidade ainda na fase com provisórios.

 

É importante alertar ao paciente que, em alguns casos, pode haver alguma sensibilidade dentária ao frio durante o período com provisórios, aonde o paciente aguarda – muito ansiosamente -o retorno das facetas finalizadas do laboratório dentário para serem testadas e coladas aos dentes.

 

3. Necessidade de tratamento de canal

 

Quando a indicação e o planejamento dentário falham, os desgastes nas superfícies dos dentes podem ser profundos a ponto de serem necessárias intervenções na câmara pulpar do dente – o tratamento de canal, ou endodôntico. A necessidade de tratamento endodôntico pode ocorrer até mesmo anos após a instalação das facetas. Quando o planejamento prevê a necessidade de tratamento de canal, o profissional deve avisar ao paciente da possibilidade de que tal necessidade exista.

 

4. Perda da qualidade estética das facetas.

 

As facetas dentárias em porcelana são artisticamente confeccionadas por protéticos treinados. É um trabalho com muitos detalhes e dependente da habilidade manual e da qualidade do material utilizado. São poucos os profissionais protéticos com habilidade suficiente para esses procedimentos devido às altas dificuldades técnicas de execução e habilidades pessoais de percepção de harmonia odontológica.

 

Muitos desses protéticos são tratados, no mercado odontológico, como artistas – e muitos vivem como tal ! Quando o tipo de material utilizado na confecção das facetas – principalmente as cerâmicas feldspáticas ou as cerâmicas de dissilicato de lítio – são de qualidade ruim, pode haver perda de brilho e manchamento de cor com o passar do tempo. Naturalmente isso já ocorre ao longo do tempo, mas materiais de qualidade inferior podem acelerar esse processo.

 

5. Necessidade de troca ao longo do tempo.

 

As facetas dentárias em porcelana não são definitivas. Ao longo dos anos elas podem perder o brilho e também amarelar. Não existe uma previsão de tempo de troca das facetas porque a qualidade do material utilizado e os hábitos alimentares e parafuncionais dos pacientes, como ingerir substâncias ácidas ou com muitos pigmentos, ou morder canetas, interferem na durabilidade das facetas.

 

Em alguns pacientes a troca pode ser necessária apenas alguns anos após a fixação, em outros pacientes as facetas em porcelana ultrapassam os dez anos de utilização, e mantendo excelente brilho e cores iniciais – felizmente esses correspondem à maioria dos pacientes.

 

 

6. Fratura ou descolamento.

 

A fratura e o deslocamento das facetas é a principal preocupação dos pacientes que estão em tratamentos estéticos de alto impacto. Entre os problemas com facetas em porcelana que podem acontecer, a fratura e o descolamento não é o problema mais comum de acontecer – ao menos não é o que observamos clinicamente no dia-a-dia em consultório.  Entretanto, a fratura e o deslocamento é um problema que pode, sim, ocorrer, mas que podem ser refeitos ou, em alguns casos, reparados.

 

 

Planejamento: o segredo do sucesso.

 

Os problemas com facetas em porcelana podem dar muita dor de cabeça, tanto para o dentista quanto para o paciente.  O planejamento para tratamentos estéticos de impacto é fundamental para mostrar qual o melhor dispositivo cerâmico a ser utilizado. O planejamento pode indicar o tipo de dispositivo utilizado – se utilizaremos lâminas ou facetas, por exemplo, ou até mesmo o abandono da técnica com facetas em porcelana e o uso de técnicas mais conservadoras, como os tratamentos ortodônticos ou modificações com resinas.

 

 

As melhores indicações para as facetas em porcelana.

 

As facetas em porcelana tem, sim, indicações importantes, às quais não poderíamos solucionar o problema do paciente com outras técnicas. Como fórmula geral, indicamos as facetas para os casos em que os dentes necessitam de grandes transformações, tanto de cor quanto de forma, para entrar em harmonia com os demais. Nos casos em que os tratamentos ortodônticos podem solucionar os problemas de harmonia do sorriso,a técnica com facetas não estará bem indicada.

 

Alguns paciente possuem extensas e múltiplas restaurações em resina sobre os dentes, com experiências frequentes de troca e fratura dessas restaurações. Normalmente, nesses pacientes, os dentes encontram-se com cores diferentes entre si e com as formas não harmônicas – essa é outra boa indicação para o uso das facetas dentárias, já que já existem áreas com extensos desgastes dentários nas superfícies dentárias.

 

Uma outra  situação comum são as correções de anodontias dentárias, aonde grupos de dentes – como os incisivos laterais superiores – não se formam ou não erupcionam ( nascem ) e são incorretamente ocupados pelos dentes caninos, produzindo uma sensível desarmonia do sorriso.

 

 

O momento atual dos tratamentos com facetas.

 

As facetas em porcelana para uso odontológico tiveram, ao longo dos últimos anos, uma sensível melhora quanto às qualidades estéticas e mecânicas de resistência e manutenção do brilho e cor. O desenvolvimento de novas estruturas cerâmicas proporcionaram facetas mais finas e resistentes, e com qualidades estéticas ainda melhores. Isso foi importante porque muitos tratamentos exigiam desgastes muito pequenos ou, em outros casos, nenhum desgaste era necessário.

 

As fragmentações cerâmicas apareceram, nos últimos anos, como uma alternativa inteligente de modificação de forma ( e não de cor ! ) que dispende a necessidade de desgastes dentários. Entretanto, um número de casos podem ser solucionados com essa técnicas. Mas já é uma alternativa e o início de uma tecnologia conservadora em odontologia.

 

O momento atual é de uma odontologia estética mais conservadora e que produza o menor desgaste possível sobre a estrutura dentária. É por esse motivo que o planejamento é fundamental para determinar qual a quantidade de desgaste necessário sobre a estrutura dentária, ou mesmo se o desgaste é realmente necessário.

 

 

Solucionando os problemas com facetas em porcelana.

 

Os problemas com facetas em porcelana para uso odontológico podem ser minimizados ou eliminados. Entretanto, quando esses problemas aparecem, os dentistas dispõem de uma gama de técnicas e soluções para a maioria dos problemas que as facetas em porcelana possam apresentar. Os riscos mais extremos – e que podem levar à perda dentária – são raríssimos, e decorrem de falha extrema de planejamento e execução do dentista.

 

Os descolamentos, que são raros, podem ser solucionados com uma nova cimentação da peça cerâmica descolada. As fraturas podem se solucionadas com a confecção das peças danificadas ou, em alguns casos, até mesmo restauradas com resinas em técnicas específica para conserto de porcelanas. As facetas permitem ainda o tratamento de canal a qualquer momento sem que nenhum dano aconteça a elas.

 

Assim, quando bem indicadas, bem planejadas e bem executadas, as facetas em porcelana dentárias são excelentes soluções estéticas para os pacientes. Os problemas com facetas em porcelanas, embora existam, não contra-indicam o uso dessa técnica.

 

Um link interessante com imagens sobre facetas laminadas em porcelana. Clique aqui!

 

Saiba mais sobre problemas com facetas em porcelana:

Voltar para o blog