BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Problemas em prótese de porcelana podem ter a infiltração por cárie como causa.


Entre problemas que podem aparecer em prótese dentária de porcelana está a infiltração por cárie. Saiba o que é, quais as causas, o diagnóstico e o tratamento para este problema com coroas em porcelana.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em prótese dentária e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

O que é a infiltração por cárie dentária?

 

Uma das principais causas para perdas dentárias é a infiltração. Aparecendo entre as frestas entre os dentes e dispositivos como restaurações ou próteses dentárias, este problema tem como principal característica a destruição silenciosa das paredes dos dentes por cáries dentárias.

 

As causas para a infiltração por cárie são variadas. A mais comum é mesmo a higiene oral inadequada nas áreas mais suscetíveis ao seu aparecimento – como nas uniões entre os dentes e próteses dentárias. 

 

Outras causas comuns são as restaurações dentárias em resina mal confeccionadas ou as coroas em porcelana mal adaptadas aos dentes – problemas que, quando não tratados a tempo, podem trazer complicações além da extração dentária.

 

 

A infiltração por cárie em prótese dentária em porcelana.

 

A infiltração em prótese dentária de porcelana começa entre a borda deste dispositivo protético e o dente. A partir daí, ela evolui para partes internas dos dentes e em áreas localizadas abaixo das gengivas – ambas difíceis de detectar.

 

A dor associada à infiltração por cárie dentária só aparece em dentes que não foram submetidos a tratamento de canal ou quando as gengivas ficam inchadas ou sangram devido ao acúmulo de placa bacteriana nas áreas infiltradas.

 

Veja os principais sinais e sintomas que podem aparecer isoladamente ou em conjunto em próteses dentárias em porcelana com problemas como a infiltração por cárie:

 

sensação “estranha”;

 gosto “ruim”;

 fio dental que desfia ao passar;

 prótese dentária solta;

 gengivas inchadas;

 sangramento gengival.

 

 

Problemas causados por infiltração em prótese dentária exigem tratamento imediato.

 

Uma parte considerável dos dentes que suportam próteses dentárias fixas nas técnicas com jaqueta, coroa ou pivô dentário já possui tratamento de canal (endodôntico). Nestes dentes, devido à remoção das partes vitais que incluem os nervos, a presença de cáries dentárias não provoca dores – o que só facilita a destruição silenciosa das paredes dentárias.

 

O problema do tratamento tardio da infiltração por cárie é que ele pode ocorrer apenas quando a destruição das paredes internas dos dentes já são extensas. Quando isto acontece, a recuperação do dente cariado através da substituição da prótese dentária pode ser insuficiente. Nestes casos, o implantes dentário pode ser a única solução.

 

 

Diagnóstico e exames radiográficos.

 

O exame clínico realizado pelo dentista nem sempre é eficiente para detectar o problema com a prótese dentária em porcelana. Em muito casos, o ponto de infiltração está localizados em áreas de difícil acesso, ou ainda é muito pequeno para que o diagnóstico seja realizado.

 

Exames radiográficos realizados no consultório ou em empresas de radiologia odontológica auxiliam no diagnóstico – mas não espere algo muito preciso.  A maioria das próteses dentárias em porcelana são confeccionadas na técnica com metal nas partes internas, o que atrapalha ao dentista detectar a infiltração por cárie abaixo destas estruturas.

 

Em muitas situações, os problemas em próteses dentárias em porcelana são detectados apenas pelos relatos (sintomas) dos pacientes, como o gosto ruim que coroas e pônticos soltam na boca ou a “sensação de que tem algo estranho” no local.

 

 

Tratamento da infiltração em prótese dentária fixa.

 

O tratamento da prótese dentária infiltrada por cárie é apenas um: remover a coroa em porcelana com infiltração. 

 

As tentativas para remover a cárie infiltrada em prótese dentária em porcelana quase sempre esbarram na impossibilidade de acesso à área com infiltração. O insucesso do tratamento com restauração dentária em resina, ainda bastante utilizado, vão desde a necessidade para tratamento de canal à perda do dente por destruição severa das paredes dentárias.

 

 

Quando a cárie atinge áreas profundas às gengivas.

 

As cáries dentárias localizadas profundamente às gengivas e que estão muito próximas, ao nível ou ainda abaixo do osso que circunda as raízes dentárias impedem ao dentista realizar moldagens ou restaurar o dente. 

 

Para reposicionar a cavidade cariada acima da gengiva, é preciso realizar um procedimento cirúrgico bastante semelhante à gengivoplastia. Trata-se da cirurgia para aumento de coroa clínica, também conhecida pelo termo a.c.c..

 

A cirurgia tipo a.c.c. reconfigura a anatomia do osso e gengivas próximos à cárie. Realizada em uma única consulta, ela exige cuidados pós-operatórios semelhantes à plástica gengival comum e ainda requer até 60 dias de espera ate iniciar o tratamento da prótese dentária em porcelana com problemas do tipo infiltração por cárie dentária.

 

 

Trocando a coroa em porcelana infiltrada por cárie.

 

Problemas com próteses dentárias em porcelana, independente da causa, quase sempre exigem a troca do dispositivo protético. O tratamento, simples e rápido, requer entre duas a quatro consultas, dependendo da complexidade do caso – como o uso de pino protético – ou exigências estéticas pessoais, comuns em coroas em porcelana infiltradas por cáries localizadas em região anterior do sorriso (incisivos centrais, laterais e caninos).

 

 

Como escolher o melhor tipo de prótese dentária em porcelana.

 

A escolha do tipo ideal da prótese dentária fixa em porcelana também é essencial para evitar problemas. Atualmente, diversos tipos de materiais para confecção de coroas, jaquetas e pônticos dentários estão disponíveis para atender os diferentes desafios estéticos ou de resistência que cada caso exige.

 

Prótese dentária em porcelana sobre metal

Técnica bastante obsoleta, ainda é a mais utilizada devido ao seu preço mais em conta. Trazendo resultados estéticos apenas satisfatórios e problemas como a alergia inflamatória, é um alternativa para quem não quer gastar muito para técnicas que vão da coroa dentária ao pôntico sobre dentes naturais, pinos protéticos e implantes.

 

Prótese dentária em porcelana sobre zircônia

Técnica com estética de impacta e elevada durabilidade, a prótese dentária em porcelana sobre zircônia é ideal para tratamentos com dentadura fixa e prótese protocolo ou para mascarar dentes com problemas de cor como o escurecimento após tratamento de canal ou pinos metálicos.

 

Prótese dentária em porcelana pura

Confeccionada com materiais semelhantes aos utilizados em laminados cerâmicos nas técnicas com lente de contato dental e faceta de porcelana, a prótese dentária em porcelana pura é a mais recomendada em odontologia estética para transformações do sorriso, pacientes alérgicos ao metal ou para construir gengivas mais naturais e harmônicas.

 

Prótese dentária em zircônia pura

A prótese dentária em zircônia pura é recomendada quando a resistência a fraturas é o que mais importa. Indicada principalmente para pacientes com bruxismo severo, é recomendado apenas na reconstrução de dentes posteriores devido a sua estética limitada ou como versão mais em conta da prótese protocolo em porcelana sobre zircônia.

 

 

Higiene oral: evitando problemas com próteses dentárias em porcelana.

 

A falha de adaptação da prótese dentária em porcelana junto ao dente e a higiene oral precária são as duas principais causas para problemas com coroas, jaquetas e pônticos dentários.

 

Outra causa é a dificuldade natural que algumas próteses dentárias em porcelana apresentam. É o caso das que não apresentam espaços satisfatórios para a introdução do fio dental ou escova interdental, ou que, ao contrário, apresentam espaços que facilitam o acúmulo de restos de comidas e placa bacteriana.

 

A limpeza e higienização de próteses dentárias fixas pode exigir consulta extra ao dentista para estabelecer novas técnicas e instrumentos para higienização. A remoção diária de restos de alimentos e placa bacteriana é essencial para evitar problemas que vão desde a infiltração por cárie, passando por doenças como a gengivite e a periodontite até a perda do dente.

 

Saiba mais sobre  prótese dentária em porcelana clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados.

Voltar para o blog