BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese adesiva em porcelana pode ser alternativa ao implante dental.


 A prótese dentária adesiva em porcelana pode ser uma alternativa de tratamento ao implante dentário para repor um único dente. Conheça as indicações, como funciona, problemas, materiais e outras informações essenciais sobre esta técnica rápida, estética e versátil.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

 

Prótese dentária adesiva, o que é e como funciona.

 

A prótese adesiva é um tipo de prótese dentária fixa utilizada para repor um único dente perdido, seja em região anterior ou posterior. Ela recebe este nome porque é presa aos dentes através de um processo de colagem, bastante semelhante ao utilizado para fixar lentes de contato dental e facetas de porcelana.

 

Para funcionar, a prótese dentária adesiva requer a presença de dentes laterais ao espaço antes ocupado pelo dente perdido. Isto é necessário para que a apreensão seja firme o bastante para resistir às forças mastigatórias, evitando problemas como solturas ao mastigar alimentos mais rígidos.

 

 

Indicações: quem pode fazer a prótese dentária adesiva.

 

Para que o tratamento dê certo, é preciso que as indicações desta técnica respeitem alguns critérios básicos. Veja que condições necessárias à prótese dentária adesiva:

 

perda dentária de um único dente;

presença de dentes laterais ao dente perdido;

não pode haver restaurações extensas nos dentes de suporte;

não pode haver próteses dentárias instaladas sobre os dentes de suporte;

retração gengival mínima.

 

 

Como é o tratamento com prótese dentária adesiva.

 

O tratamento com prótese dentária adesiva exige que os dentes que servirão de suporte estejam em boas condições. Isto é necessário para que existe uma apreensão firme em cada lado do dispositivo protético colado, essencial para evitar solturas.

 

O tratamento exige entre duas a três consultas para ficar pronto. Na primeira, são realizados os desgastes para adaptação das haletas de sustentação, as moldagens e também a instalação de um dente provisório para recuperar, provisoriamente, a estética do sorriso.

 

O tempo de tratamento com prótese dentária adesiva é de 7 a 21 dias. Na segunda e última consulta são feitos os testes e ajustes. Quando a cor e os resultados estéticos são satisfatórios, ela já pode ser colado aos dentes, permitindo mastigação imediata.

 

Em alguns casos, pode ser necessária uma terceira consulta. É o caso, por exemplo, dos ajustes de cor e forma, ou ainda nas partes que a prótese dentária adesiva aos dentes laterais – um ajuste mais comum na técnica convencional, com porcelana sobre metal.

 

Como funciona a prótese adesiva de porcelana: paletas laterais são presas atrás dos dentes que servirão de suporte.

 

 

A prótese adesiva em porcelana como alternativa ao implante dentário.

 

Muitos pacientes evitam tratamentos odontológicos com implantes dentários. Os motivos, que vão desde o medo da etapa cirurgia às ideias equivocadas de que o procedimento cirúrgico é dolorido e cheio de complicações. 

 

Ainda mais comuns, os custos mais elevados ou a necessidade para procedimentos adicionais como enxerto de gengiva ou enxerto de osso podem afastar o paciente da técnica com implantes dentários.

 

Para todos estes casos, a prótese adesiva de porcelana pode ser uma alternativa ao implante dentário. Além de ser um tratamento mais rápido, pode oferecer resultados estéticos satisfatórios mesmo quando realizada em regiões com elevada exigência estética – como nos pacientes com sorriso gengival.

 

 

O implante dentário como tratamento ideal.

 

Na maioria das vezes, o implante dentário é o tratamento ideal para repor um único dente perdido. As vantagens desta técnica é que ela não exige apoio nos dentes laterais, o que evita desgastes dentários desnecessários e ainda traz maior durabilidade à prótese dentária fixa.

 

Os implantes dentários também trazem outras vantagens sobre a prótese adesiva em porcelana. Além de eliminar os riscos para solturas, também são mais fáceis para limpar (remover a placa bacteriana e restos de alimentos) e também evitam a progressão das perdas ósseas que costumam acompanhar as perdas dentárias.

 

Por outro lado, o tratamento com implante dentário traz como desvantagens o custo mais elevado e o tempo de tratamento maior quando não é possível confeccionar uma prótese dentária provisória durante a cirurgia para sua instalação – nestes casos, pode ser necessário aguardar até 6 meses para que a coroa dentária em porcelana seja confeccionada.

 

 

A prótese adesiva em zircônia é versão mais estética.

 

As próteses dentárias em zircônia são cada vez mais comuns. Indicadas devido à sua estética marcante, resistência elevada e alta durabilidade, elas podem ser utilizadas de diversas formas, como a coroa dentária em zircônia e a dentadura fixa – uma técnica do tipo prótese dentária protocolo utilizada para substituir dentaduras convencionais ou prótese removível com grampos metálicos.

 

A prótese dentária adesiva pode ser confeccionada em zircônia. As vantagens disto é eliminar o metal utilizado na estrutura que prende o dispositivo protético aos dentes laterais que, quando localizado em áreas estéticas, pode produzir áreas acinzentadas.

 

Prótese adesiva de zircônia: na imagem, as setas apontam mínimas diferenças entre as bordas da prótese dentária e os dentes de suporte.

 

 

Problemas com próteses dentárias adesivas.

 

Apesar da praticidade para substituir o implante dentário, a prótese adesiva em porcelana pode trazer problemas quando mal confeccionada. O mais frequente são as solturas, que é quando o dispositivo protético simplesmente cai ao mastigar.

 

Mas não são apenas este os problemas. Além dos desgastes dentários nos dentes de suporte que, apesar de pequenos, são irreversíveis, também existem os riscos para infiltração por cárie dentária ou o escurecimento dos dentes laterais – defeitos associados não apenas a falhas durante a confecção, mas também à higienização precária ou falta de cuidados da prótese dentária.

 

A durabilidade mais baixa da prótese adesiva de porcelana é outra desvantagem frente ao implante dentário. O maior responsável pelo tempo de vida mais curto é sua união junto aos dentes laterais, que, com o passar dos anos, vai diminuindo a estabilidade frente aos impacto mastigatórios mais intensos como o bruxismo.

 

 

A prótese adesiva em porcelana pode cair?

 

Relatos de próteses dentárias adesivas soltas e que caem com frequência são comuns. A principal causa para isto é a sua instalação em áreas não recomendadas, ou mesmo as falhas de execução do tratamento – mas não é apenas isto que está por trás deste problema.

 

Comparada a outros tipos de próteses dentárias fixas, principalmente as instaladas sobre implante dentário, a adesiva é a técnica mais frágil em termos de retenção. Mesmo quanto o tratamento é executado com perfeição, algumas restrições quanto à mastigação de alimentos mais rígidos são indispensáveis para diminuir o risco da prótese adesiva cair.

 

Quando bem indicada, a prótese adesiva em porcelana pode permanecer por muitos anos estável, sem riscos para infiltração por cárie dentária. Mas para isto é essencial respeitar as restrições de indicações. Em outras palavras, não é toda ausência de dente que pode utilizar esta técnica para recuperar a estética e a função mastigatória.

 

 

Bruxismo aumenta o insucesso do tratamento.

 

O bruxismo é, atualmente, um dos principais motivos para consultas ao dentista. Característico pelo apertamento e ranger dos dentes, principalmente durante o sono, é ele quem está por trás de boa parte das fraturas em raízes e restaurações dentárias – e isto sem esquecer os desgastes em dentes que ele quase sempre provoca.

 

O bruxismo traz riscos elevados para o deslocamento da prótese dentária adesiva.  Mais comum quando instalada em dentes anteriores, é preciso certificar-se de que o distúrbio de apertamento e ranger dos dentes não irá comprometer a durabilidade do tratamento.

 

A placa de bruxismo pode ser necessária para evitar solturas da prótese dentária adesiva. Muitas vezes utilizadas após tratamentos com coroa dentária em porcelana pura, laminados cerâmicos ou faceta em resina em indivíduos com dentes severamente desgastados, ela também ajuda a controlar os danos aos dentes provocados pelo distúrbio.

 

Bruxismo e recuperação de dentes desgastados #6
O bruxismo severo contraindica o tratamento com prótese dentária adesiva.

 

 

Preço mais em conta da prótese dentária adesiva é fator que mais pesa.

 

Para muitos indivíduos, é mesmo o preço mais em conta da prótese adesiva de porcelana o fator que mais pesa na hora de selecionar o tratamento. E, de fato, a escolha pode até fazer sentido quando a técnica é corretamente indicada (baixo risco para solturas da prótese dentária) e, mais ainda, quando comparada ao preço do implante dentário.

 

 

Limpeza da prótese dentária adesiva exige dedicação redobrada.

 

Ao contrário do implante dentário, a prótese dentária adesiva não permite a passagem livre do fio dental. E como não dá para manter a saúde das gengivas, livres de gengivites e periodontites, sem utilizar o fio dental, é preciso lançar a mão de alguns dispositivos especiais para remoção da placa bacteriana.

 

Em dentes anteriores, em que a estética é um fator fundamental, a formação de espaços entre dentes são diminuídos para evitar a exposição de partes da prótese dentária adesiva. Assim, para que seja possível utilizar diariamente o fio dental, um instrumento para higiene oral, que permite a introdução do fio em áreas apertadas, deverá ser empregado.

 

Já nos dentes posteriores o fio dental pode ser substituído pela escova interdental. Isto é possível porque, nestas áreas, é possível confeccionar espaços para introdução destes dispositivos de higiene oral, sem danos estéticos ao sorriso.

 

 

Pôntico dentário fixo também é alternativa ao implante dentário.

 

Outra alternativa ao implante dentário é o pôntico dentário fixo. Nesta técnica, que exige desgastes nos dentes laterais de suporte, a fixação dá-se de forma segura e estável – em outras palavras, sem riscos solturas.

 

O pôntico dentário fixo pode ser confeccionado na técnica convencional sobre metal ou ainda em técnicas mais sofisticadas, sobre zircônia ou ainda em porcelana pura – esta, ideal para quem exige estética marcante semelhante às lentes de contato dental e facetas de porcelana.

 

O pôntico dentário fixo em porcelana pode ser utilizado quando os dentes de apoio e fixação já apresentam restaurações dentárias extensas, em que os desgastes dentários necessários não é um fator decisivo na escolha da técnica.

 

 

Quando evitar a prótese dentária adesiva.

 

Como vimos, a prótese dentária adesiva em porcelana traz e vantagens que precisam ser levadas em conta. Veja as principais contraindicações desta técnica que costumam interferir negativamente no sucesso e durabilidade do tratamento:

 

bruxismo

vários dentes ausentes na mesma arcada;

dentes com mobilidade;

retração gengival severa;

sorriso gengival;

mordida profunda;

espaço entre dentes muito extensos;

dentes de apoio com muitas restaurações dentárias em resina ou amálgama.

 

 

Quem faz a prótese dentária adesiva?

 

Qualquer dentista, de qualquer especialidade, está apto a confeccionar diversos tipos de dispositivos protéticos fixas ou móveis. Entretanto, existe o dentista especialista em próteses dentárias, mais treinado para lidar com casos mais complexos ou desafiadores, sejam eles estéticos ou funcionais (mastigatórios).

 

Saiba mais sobre a prótese dentária adesiva clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

 

Voltar para o blog