BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese dentária: da porcelana à zircônia, escolha o material e o tipo ideal.

protese dentaria fixa porcelana e zircônia materiais blog

Saiba como escolher entre porcelana e zircônia e outros materiais e tipos de prótese dentária fixa, e acerte na escolha do melhor tratamento para transformar o seu sorriso.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em gengivas (periodontista) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese dentária fixa, estética e durabilidade cada vez mais marcantes.

 

Os tratamentos odontológicos com próteses dentárias fixas ocupam boa parte da agenda do dentista. Indicados para reconstruir de dentes fraturados a cariados aos desgastes causados pelo bruxismo, eles contam com técnicas cada vez mais estéticas e duráveis. Junto com todo este avanço, entretanto, o número elevado de materiais utilizados acaba por confundir ao paciente durante as etapas de escolhas – o que frequentemente pode impactar negativamente nos resultados finais.

 

Atualmente, os materiais mais utilizados para transformações de impacto do sorriso com prótese dentária fixa são a zircônia e a porcelana – mas é preciso estar atento porque eles não os únicos. Outros materiais, como o silicato ou dissilicato de lítio, bastante utilizados em facetas de porcelana ou lentes de contato dental, trazem novas possibilidades na mimese de cores e transparências presentes em dentes naturais. 

 

Para complicar ainda mais, em algumas situações o dentista especialista em prótese dentária pode até mesmo utilizar mais de um material. Mas entender um pouco mais sobre o assunto é fácil, e pode orientá-lo nas melhores escolhas para maior estética e durabilidade nos tratamentos com dispositivos protéticos fixos.

 

prótese dentária fixa em porcelana pura
Mais estética e durabilidade: novos materiais trazem mais opções.

 

 

Os tipo de prótese dentária fixas.

 

A confusão sobre os vários tipos de próteses dentárias fixas costuma atrapalhar na hora de selecionar o melhor material para confecção destes dispositivos protéticos. Pivô, jaqueta e coroa, só para ficar entre as técnicas cujos nomes até podem referir-se a uma mesma coisa, somam-se a outros termos técnicos ainda mais confusos que fazem parte dos procedimentos realizados sobre dentes naturais, pinos protéticos ou implantes dentários. 

 

Conheça os tipos de próteses dentárias fixas para porcelana e zircônia, independente do material utilizado na confecção:

 

Pivô dentário

Confundido com a jaqueta ou coroa dentária em porcelana, o pivô dentário é uma prótese dentária fixa que possui a coroa e o pino protético fundidos em uma única peça. Utilizado em tratamentos até meados da década de 90, este dispositivo, que pode ser confeccionado em porcelana ou resina, tem como desvantagens a baixa qualidade estética e o risco elevado para perdas dentárias durante a sua substituição.

 

Coroa ou jaqueta

A coroa dentária em porcelana, que também recebe o nome de jaqueta dentária, é um dispositivo protético para um único dente. Podendo ser utilizada sobre dentes naturais, pinos de suporte ou implantes ósseointegrados, pode ser confeccionada com qualquer tipo de material, desde a porcelana e zircônia à tradicional metalocerâmica ou dissilicato de lítio (e-max).

 

Pôntico dentário

Indicado para substituir implantes dentários, o pôntico dentário é uma dispositivo protético fixo que utiliza os dentes laterais ao dente extraído como suporte fixo. Uma variação desta técnica é a prótese dentária tipo cantlever, que pode ser apoiada em apenas um dente – mas tem indicações bastante restritas devido ao riscos para fraturas nos dentes de suporte (pilar).

 

Prótese dentária adesiva

A prótese dentária adesiva é uma alternativa inteligente para repor um único dente perdido, sem necessidade para grandes desgastes dentários como na técnica em pôntico. Com resultados estéticos satisfatórios, pode ser confeccionada em porcelana e zircônia, estando indicada tanto para dentes anteriores quanto posteriores.

 

Prótese dentária protocolo

Também conhecida como dentadura fixa, a prótese protocolo é indicada para reabilitar a estética e função de indivíduos que perderam todos os dentes em uma mesma arcada. Confeccionada em resina, porcelana sobre metal ou zircônia, é fixada sobre implantes dentários que precisam estar em números compatíveis como o tipo de material utilizado. Outra indicação para este dispositivo protético é a substituição de dentaduras convencionais ou prótese removível cujos dentes estão indicados para extração seja por periodontite ou cárie dentária.

 

coroa dentária em porcelana
Coroa dentária em porcelana pura: estética de impacto que pode ser utilizada na recuperação dos desgastes dentários pelo bruxismo.

 

 

Os materiais mais utilizados para prótese dentária fixa.

 

A lista dos materiais utilizados em dispositivos protéticos em odontologia é longa e não estará representada, aqui, em sua totalidade. Para ter um exemplo, materiais como a alumina, a grande estrela dos procedimentos estéticos da década de 90 e a primeira a popularizar as técnicas conhecidas como próteses dentárias tipo metalfree, já deram lugar a versões ainda mais estéticas e duráveis. 

 

Porcelana pura

A porcelana odontológica é uma cerâmica com características específicas para uso em tratamentos dentários. Utilizada como cobertura estética para outros materiais ou na sua forma pura, é mais conhecida por seu uso em facetas de porcelana e lentes de contato dental (cerâmica feldspática).

 

Indicações: 

✓ coroas dentárias individuais sobre dentes naturais;

✓ coroas dentárias individuais sobre pinos ou implantes dentários em zircônia;

✓ restauração dentária.

 

Prós: 

✓ estética de impacto e tempo de tratamento curto.

✓ pode ser combinada com facetas de porcelana e lente de contato dental.

 

Contras:

✓ preço mais elevado;

✓ só pode ser confeccionada na forma unitária.

 

Zircônia pura

Utilizada para aumentar a resistência de próteses dentárias fixas em porcelana, a zircônia também pode ser confeccionada na sua forma pura – porém, com resultados estéticos inferiores. A grande vantagem deste material é sua elevada resistência e possibilidade para confecção em cores próximas aos dentes naturais, fazendo dela uma excelente opção para dentaduras fixas e pônticos dentários.

 

Indicações:

✓ coroas e jaquetas em dentes posteriores; 

✓ prótese protocolo;

✓ restauração dentária tipo onlay.

 

Prós:

✓ preço mais em conta;

✓ tempo de tratamento curto;

✓ elevada resistência.

 

Contras:

✓ estética apenas razoável;

✓ não indicada para dentes anteriores.

 

Porcelana sobre zircônia

A prótese dentária em porcelana e zircônia combina excelentes resultados estéticos com elevada durabilidade. Bastante utilizada na Europa e Japão, tem como indicações o recobrimento de dentes escurecidos por falhas no tratamento de canal, pinos metálicos de suporte ou técnicas como o pôntico dentário ou dentadura fixa.

 

Indicações:

evitar o acinzentamento quando a prótese é instalado sobre dentes escurecidos por falhas no tratamento de canal ou manchados por antibióticos;

 

Prós:

✓ resultados estéticos marcantes;

✓ ideal para dentes escurecidos por canal e pinos protéticos;

✓ pode ser utilizado na técnica em pôntico protético;

✓ ideal para estética de impacto sobre implantes dentários.

 

Contras:

✓ preço mais elevado;

✓ tempo de tratamento elevado.

 

Porcelana sobre metal

Este tipo de dispositivo protético, cujo nome correto da técnica é metalocerâmica, é a mais utilizada devido aos baixos custos envolvidos na sua confecção do que pelos resultados estéticos. Entre os principais problemas estão os riscos elevados para a alergia ao metal de próteses dentárias, comum em mulheres, a necessidade para substituição após retração gengival que expõem as bordas escurecidas do dispositivo.

 

Indicações:

✓ todas as situações que indicação uso de coroas ou pônticos;

✓ prótese dentária protocolo (dentadura fixa).

 

Prós:

✓ preço mais em conta;

✓ resultados estéticos satisfatórios.

 

Contras:

✓ alergia inflamatória ao metal em mulheres;

✓ necessita ser trocada após retração gengival;

✓ risco para aparecimento de gengivas escurecidas por metal de dispositivos protéticos.

 

Dissilicato de lítio

A cerâmica de dissilicato de lítio, bastante popularizada pelo nome comercial empress e-max, tem várias aplicações. Da confecção de lentes de contato dental a facetas de porcelana ou restaurações dentárias em porcelana, este material traz resistência elevada e excelentes propriedades estéticas de cor e transparência, fazendo dele uma das opções mais lembradas nos tratamentos com laminados cerâmicos.

Indicações:

✓ facetas de porcelana e lente de contato dental;

✓ restauração dentária;

✓ coroas unitárias.

 

Prós:

✓ estética de impacto.

 

Contras:

✓ preço mais elevado.

 

lente de contato dental dente escuro escurecido canal
Super estéticas e resistentes: cerâmica de dissilicato de lítio é ideal para lentes de contato dental finas e delicadas.

 

 

Porcelana ou zircônia: qual é o melhor material para prótese dentária?

 

Afinal, qual é melhor: zircônia ou porcelana? A discussão sobre as diferenças de desempenho entre estes materiais, motivo até para confusão ao dentista especialista em prótese dentária, exige conhecimentos técnicos profundos inacessíveis ao paciente em tratamento. O fato é que, apesar dos resultados estéticos marcantes para ambas, existem situações em que as indicações privilegiam o uso de um único material.

 

Na discussão sobre qual é a melhor, porcelana e zircônia, no tratamento com prótese dentária fixa, conhecer uma comparação sobre preços, resultados estéticos, durabilidade e tempo de tratamento que pode ajudar na hora de selecionar o melhor material para seu tratamento estético de impacto:

 

Preço:

O preço mais elevado da prótese dentária em porcelana e zircônia combinadas justifica-se pelo uso de dois materiais diferentes e número de consulta mais elevado, e que podem ser essenciais para casos em que é exigido o bloqueio de problemas de cor provenientes dos dentes e pinos de suporte.

 

Resultados estéticos:

Prótese dentária em porcelana pura é a que reproduz melhor os efeitos ópticos de cor, transparência, opalescência e fluorescência presente em dentes naturais.

 

Durabilidade:

Ambas as técnicas, quando confeccionadas de acordo com indicações corretas, são resistes e bastante duráveis; a diferença pode estar na maior resistência à fraturas da zircônia, algo que só importa para procedimentos com pônticos dentários ou prótese dentária protocolo.

 

Tempo de tratamento:

Tratamentos com porcelana pura ou zircônia podem ser realizados em apenas duas consultas, independente do número de dentes.

 

Relação custo X benefício:

A avaliação da melhor relação custo X benefício entre a zircônia e porcelana depende de fatores como as exigências estéticas pessoais dos pacientes, sensibilidade ao preço dos procedimentos e indicações – em muitas situações, apenas um dos materiais pode ser utilizado.

 

protese dentária fixa em zircônia
Na técnica combinada, a zircônia (seta azul) localiza-se nas partes internas das próteses dentárias fixas.

 

 

Prótese dentária de porcelana pura traz estética semelhante à lente de contato dental.

 

A prótese dentária em porcelana pura é considerada a técnica mais estética e natural para dispositivos protéticos com jaquetas e coroas dentárias. Confeccionada com os mesmos materiais utilizados nos tratamentos com faceta de porcelana e lente de contato dental, ela é ideal para ser utilizada lado-a-lado destes laminados cerâmicos, sem que diferenças na cor e transparência apareçam e estraguem os resultados finais do tratamento.

 

A prótese dentária em porcelana pura é indicada para coroas dentárias em porcelanas realizadas sobre dentes naturais. Outra indicação para seu uso é sobre pinos de suporte confeccionados em fibra de vidro ou implantes dentários com suporte em zircônia, já que as cores favoráveis destes evitam o aparecimento de dentes acinzentados ou que não mimetizam com os dentes naturais do paciente. Já as desvantagens ficam mesmo por conta do preço mais elevado e impossibilidade para uso em dentes muito escurecidos após tratamento de canal ou na técnica com pôntico.

 

Saiba mais sobre prótese dentária fixa clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog