BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese dentária de silicone: durabilidade e mastigação exigem atenção.


A prótese dentária de silicone do tipo flexível traz resultados estéticos excelentes mas exige atenção com a menor durabilidade e dificuldade para mastigação quando utilizada em casos não indicados.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e especialista em periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese dentária em silicone, o que é?

 

A recuperação da estética e mastigação em pacientes com um ou mais dentes perdidos muitas vezes depende de próteses dentárias do tipo removível. Limitações fisiológicas, uso provisório ou sensibilidade ao preço mais elevado dos tratamento com porcelana fixas costumam estar por trás das indicações deste dispositivo. E como alternativa mais estética, a prótese dentária em silicone aparece como solução em muitas situações.

 

A prótese dentária em silicone, também conhecida como prótese dentária flexível com grampo invisível, é uma versão sem metal da popular ponte móvel. Sua maior vantagem é melhorar a estética do sorriso, já que ela elimina os grampos metálicos que envolvem os dentes presentes na técnica tradicional. Quando bem indicada, pode ser bastante difícil percebê-la ao sorrir, motivo pelo qual a procura por este tipo de técnica é cada vez maior.

 

 

As indicações e vantagens da prótese dentária flexível em silicone.

 

melhora estética do sorriso;

recuperação da mastigação em arcadas com um ou mais dentes perdidos;

prótese dentária provisória para pacientes em tratamento com implantes dentários;

alternativa de tratamento aos indivíduos alérgicos ao metal presente em alguns dispositivos protéticos;

rápida para ser feita.

 

protese dentaria em silicone
Prótese dentária em siliocone: estética é a principal vantagem deste dispositico protético.

 

 

 

Quando a prótese dentária em silicone deve ser evitada.

 

Apesar dos melhores resultados estéticos, a prótese dentária de silicone não pode substituir a prótese dentária removível com grampo metálico em todas as situações. Veja as situações que devem evitar a técnica flexível do tipo “grampo invisível”:

 

mais de dois dentes perdidos em um mesmo lado da arcada;

ausência de dentes posteriores para suporte da prótese dentária;

sorriso gengival alto;

mobilidade dentária resultante da periodontite;

dificuldade motora para mastigação;

 

 

A durabilidade e mastigação da prótese dentária em silicone.

 

A atenção à durabilidade e mastigação da prótese dentária de silicone requer cautela na indicação desta técnica.

 

Em primeiro lugar, é preciso saber que ela é menos durável quando comparada como a versão tradicional em metal e resina acrílica. Não à toa, sua substituição é recomenda a cada dois ou três anos, dependendo da extensão e do tipo de mastigação do paciente.

 

A maior de adaptação também é um relato frequente. Para muitos pacientes, os contratempos de mastigação podem perdurar por até 30 dias. Além disso, também é preciso estar atento à menor efetividade mastigatória da técnica flexível quando esta é utilizada para repor um número elevado de dentes, ou quando é indicada para recuperar perdas dentárias extensas.

 

prótese dentária com grampo estético ou invisível
Grampos estéticos confecionados na cor dos dentes e gengivas é característico da prótese dentária de silicone do tipo flexível.

 

 

Resultados estéticos são, sim, superiores aos outros tipos de próteses removíveis.

 

A ausência dos temíveis grampos metálicos presentes em dentes na prótese dentária removível tradicional é mesmo a grande vantagem da técnica flexível de silicone. É o que se vê, principalmente, nos indivíduos que precisam recuperar dentes anteriores ou cujos dentes de suporte aos grampos aparecem ao falar ou sorrir.

 

Os grampos flexíveis da prótese dentária de silicone podem ser confeccionados na cor rosa, quando localizados juntos às gengivas, ou em cores similares aos dentes naturais. A escolha da coloração do dispositivo é realizada após exames fotográficos, que identificam as necessidades estéticas individuais de cada paciente.

 

 

A prótese dentária de silicone não causa mau hálito.

 

Ao contrário do que se imagina, a prótese dentária de silicone não causa mau hálito. E para isto, cuidados básicos e diários de limpeza do dispositivo protético já são suficientes para manter as superfícies sempre limpas e polidas, exatamente como no primeiro dia de uso.

 

 

Alternativas: da ponte móvel convencional à prótese dentária fixa em porcelana.

 

As limitações da prótese dentária de silicone precisam ser entendidas pelo paciente para evitar problemas na mastigação e na adaptação ao dispositivo. O forte apelo estético deste dispositivo costuma forças a sua indicação, muitas vezes motivos para frustrações devido às dificuldades para uso ou resultados estéticos pouco interessantes.

 

Quando a prótese removível não pode ser utilizada, e mesmo assim persistem as necessidades estéticas mais elevadas para o sorriso, uma gama de próteses dentárias está disponível para reabilitar a mastigação.

 

Prótese dentária removível com encaixe

Alternativa para eliminar os grampos metálicos, a prótese dentária removível com encaixe utiliza duas coroas fixas em porcelana, dispostas uma em cada arcada, para eliminar as partes metálicas visíveis ao sorrir e falar e ainda aumentar a retenção do dispositivo – o que melhora a mastigação e fonação.

 

Prótese dentária fixa em porcelana

Para quem exige resultados estéticos marcantes e mastigação efetiva, a prótese dentária fixa em porcelana é o tratamento ideal. Confeccionada na técnica conhecida como pôntico dentário, pode ser confeccionada desde versões mais simples às versões com zircônia ou porcelana pura.

 

Implante dentário

O implante dentário permite recuperar dentes perdidos sem ter que utilizar os dentes naturais como suporte. A técnica mais utilizada é a coroa dentária fixa em porcelana, também disponível nas versões em porcelana pura ou zircônia.

 

 

Voltar para o blog