BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese em porcelana para gengivas mais estéticas: dicas de tratamento.

protese dentaria gengiva problema estética

Conheça algumas dicas de tratamentos para recuperar gengivas localizadas junto a próteses dentárias fixas em porcelana. 

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e gengivas (periodontia), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Falhas estéticas em gengivas junto a prótese em porcelana: qual a causa para isto?

 

De uns tempos pra cá, a recuperação de gengivas com problemas estéticos vem ganhando o espaço antes restrito às transformações de impacto do sorriso com laminados cerâmicos. Procedimentos sofisticados como a gengivoplastia e o enxerto gengival, antes raros, agora fazem parte do dia-a-dia do periodontista na recuperação de gengivas em contato com próteses dentárias fixas em porcelana.

 

Entre os principais problemas encontrados, o escurecimento e a retração gengival são as mais comuns. Conheça as principais causas para falhas estéticas em gengivas junto a próteses dentárias em porcelana.

 

 

✓ retração gengival

Gengivas retraídas em contato com prótese dentária fixa em porcelana tem como causas problemas variados como a periodontite, a alergia ao metal utilizado em dispositivos protéticos com metal ou o excesso de pressão das cerdas das escovas dentárias durante a higienização dos dentes.

 

✓ bordas em metal de prótese metalocerâmica

A prótese dentária metalocerâmica, uma técnica antiga que utiliza metal nas partes internas em contato com os dentes, pode ser a causa para gengivas escuras quando suas bordas escuras podem ser visualizadas através da translucidez dos tecidos gengivais.

 

✓ dente escurecido por tratamento de canal

Entre a borda da coroa protética e o osso que sustenta as raízes dentárias existe uma faixa de dente que, quando escurecido por falhas no tratamento de canal, é visualizado através de gengivas escurecidas.

 

✓ dente escurecido por corrosão de pino metálico

Utilizado para melhorar o suporte de dispositivos protéticos, pinos metálicos de reforço podem, com o passar dos anos, provocar o escurecimento dental por corrosão metálica, evidenciado através da translucidez de gengivas finas e delicadas.

 

 

✓ dente escurecido por corrosão de prótese metalocerâmica

 A corrosão da estrutura interna em metal de coroas metalocerâmicas são causas frequentes para danos severos na estética gengival.

 

gengiva escurecida e escura prótese dentária
Gengivas escurecidas próximo a prótese dentária: problema pode ter como causa a corrosão do metal na técnica metalocerâmica.

 

 

Gengivas finas e translúcidas acentuam os danos estéticos.

 

Quando as gengivas apresentam-se finas e delicadas, problemas como o escurecimento por translucidez e a maior propensão à recessão gengival são comuns. Nestes pacientes, a substituição de dispositivos protéticos antigos e mal adaptados, associados ou não à cirurgia plástica gengival, podem ser essenciais para recuperar falhas estéticas em dentes anteriores.

 

O tratamento para recuperar gengivas finas com problemas estéticos pode ser complexo, já que este tipo de biotipo tecidual, além de riscos mais elevados para o aparecimento e progressão de recessão gengival, trazem índices de recidivas mais elevados para procedimentos cirúrgicos simples. Em boa parte desses casos, o enxerto gengival para aumento de espessura tecidual pode ser necessário para reduzir o excesso de translucidez.

 

recessão gengival biotipo
Exame para identificar o biotipo gengival: gengivas finas e com pouco tecido queratinizado diminuem as chances de sucesso das cirurgias para tratamento da retração gengival.

 

 

Tipos de próteses dentárias em porcelana para gengivas mais estéticas.

 

A cada ano, nova técnicas e tipos de prótese dentária em porcelana são lançados para aumentar a mimese de cores, transparências, opalescência e fluorescência presentes. Atualmente, a zircônia e materiais semelhantes aos utilizados em facetas de porcelana e lente de contato dental trazem resultados mais naturais e harmônicos, ideais para pacientes mais exigentes com a estética do seu sorriso.

 

 

Prótese dentária em porcelana pura

Confeccionada com matérias semelhantes aos utilizados nos laminados cerâmicos, a prótese dentária em porcelana pura é que traz cores, transparências e outras propriedades ópticas mais próximas aos dentes naturais. Apesar da sua excelência estética, este tipo de dispositivo protético pode resultar em dentes acinzentados quando fixado sobre dentes severamente escurecidos por metal, pinos protéticos ou superfícies manchadas por metal.

 

Prótese dentária em zircônia pura

Com resultados estéticos inferiores às técnicas com porcelana, é uma alternativa mais em conta para tratamentos realizados sobre dentes posteriores. 

 

Prótese dentária em porcelana e zircônia

Técnica ideal para esconder o escurecimento de coroas e raiz dentárias escuras, independente da causa, é indicada para dentes e gengivas escuras severamente. A desvantagem da prótese dentária em porcelana e zircônia é o preço mais elevado do dispositivo comparado às demais.

 

protese dentaria em porcelana pura e lente de contato dental
A técnica com prótese dentária com porcelana pura pode utilizar os mesmo materiais utilizados em lentes de contato dental.

 

 

Quando a substituição da prótese dentária em porcelana não resolve o problema.

 

A substituição de próteses dentárias antigas por técnicas mais modernas nem sempre é o suficiente para recuperar gengivas escurecidas. A principal causa para esta deficiência técnica é a pequena faixa de raiz dentária escurecida que não pode ser recoberta pela borda do dispositivo protético. Neste local, gengivas finas e delicadas deixam transparecer os tons escuros das raízes dentárias, exigindo procedimentos odontológicos adicionais.

 

A remoção de pinos protéticos em metal e o clareamento dental interno são procedimentos que podem ser necessários para dentes escuros por metal ou falhas no tratamento de canal. Apesar de eficientes, devem ser utilizados com cautela devidos aos riscos para fraturas dentárias para ambas as técnicas. Por fim, como já mencionado, a cirurgia plástica com enxerto gengival minimiza o excesso de transparência tecidual, bloqueando os tons escuros a qual se sobrepõe.

 

dente escurecido na gengiva
Gengivas escurecidas: causas incluem o escurecimento dentário por reabsorção interna.

 

 

O tratamento da retração gengival junto a próteses dentárias fixas.

 

Quando a retração gengival ocorre junto às bordas de próteses em porcelana, linhas escuras circundando coroas protéticas são visíveis na maioria dos casos – principalmente quando a técnica apresenta metal na sua estrutura interna. Além dos danos estéticos, a facilidade para acúmulo de placa bacteriana nestas fendas aumenta os riscos para a gengivite e periodontite.

 

O tratamento é realizado em duas etapas. Na primeira, o exame diagnóstico identifica as causas e propõe tratamentos adequados. Quando, por exemplo, a causa é a periodontite, a terapia periodontal por raspagem e adoção de hábitos de higienização mais eficientes são indispensável para estabilizar a retração gengival. Para outras causas, como a escovação traumática ou alergia ao metal de dispositivos protéticos como coroas, jaquetas e pivôs, o tratamento vai desde a readequação da técnica de escovação à substituição da prótese dentária em porcelana, seguidos ou não de procedimentos cirúrgicos em gengivas.

 

A cirurgia gengival para recobrimento de raiz dentária exposta em dente com prótese de po pode ser necessária para recuperar a estética do sorriso. Nos casos mais simples e favoráveis, o procedimento é simples e realizado pelo reposicionamento das bordas teciduais. Já nos casos mais complexos, enxertos de gengiva coletados do próprio paciente ou provenientes de matrizes animais podem ser necessários para resultados mais precisos.

 

protese dentaria fixa retração gengival
A exposição das bordas metálicas da prótese dentária fixa metalocerâmica após retração gengival é um dos problemas da técnica e material.

 

 

Gengivas escuras por falhas em tratamento de canal.

 

O aparecimento de gengivas escuras em dentes escurecidos após tratamento de canal tem como causa o excesso de translucidez do tecido gengival sobre a raiz dentária que está escurecida. Assim como no problema do escurecimento pelo metal de estruturas internas de próteses dentárias fixas em porcelana, esta condição pode ser exigir tratamentos, únicos ou concomitantes, como a troca do dispositivo protético por técnica mais estética, clareamento dental interno ou até mesmo o enxerto gengival.

 

 

Enxerto gengival é indicado em diversas situações.

 

O enxerto gengival é uma técnica cirúrgica pode ser utilizada em várias situações. A mais comum é o recobrimento de raiz dentária exposta, em procedimentos mais complexos cuja recessão tecidual é extensa ou aparece em condições desfavoráveis para a versão mais simples da cirurgia.

 

Os tipos de enxertos gengivais mais utilizados são provenientes do próprio paciente ou fabricados a partir de matrizes animais. O objetivo principal desta técnica é aumentar a espessura tecidual, o que diminui a translucidez e aumenta a capacidade de mascaramento de raízes dentárias escurecidas e manchadas.

 

Saiba mais sobre prótese dentária em porcelana clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog