BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese em porcelana pura traz estética igual a lente de contato dental.

protese em porcelana pura e lente de contato dental

A prótese dentária em porcelana é confeccionada com o mesmo material da lente de contato dental – uma ótima notícia para quem procura por dentes mais naturais e harmônicos.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia (gengivas) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese dentária em porcelana pura, estética para transformações de impacto.

 

Até pouco tempo atrás, a reprodução realista das cores e transparências presentes em dentes naturais estava restrita à lente de contato dental e à faceta de porcelana, duas técnicas com laminados cerâmicos bastante populares pela transformação do sorriso de artistas e famosos. Mas o que fazer com os indivíduos cuja prótese dentária fixa é a técnica mais indicada?

 

A prótese dentária em porcelana pura é a técnica ideal para alcançar os mesmos resultados estéticos entregues pelas lentes de contato dental. Com indicações que vão da substituição de dispositivos protéticos com metal à recuperação dentes destruídos por cáries dentárias ou fraturas, é possível recuperar a harmonia do seu sorriso de forma mais precisa e marcante. Que tal conhecer um pouco mais sobre este tipo de tratamento?

 

 

Materiais utilizados são semelhantes às lentes de contato dental.

 

Ao contrário do que se imagina, assim como acontece com as lentes de contato dental, existem diversos tipos de porcelanas – o termo correto é cerâmica odontológica – para a construção de próteses dentárias em porcelana pura. 

 

Atualmente, todos os tipos de porcelanas utilizados na confecção de lentes de contato dental estão disponíveis aos tratamentos com prótese dentária em porcelana pura. Permitindo reproduzir detalhes ópticos ainda mais complexos como opalescência e fluorescência, este sofisticado tipo de prótese dentária fixa traz inúmeras vantagens aos procedimentos estéticos realizados principalmente em dentes anteriores.

 

Entre as vantagens da prótese dentária em porcelana pura está a sua capacidade para combinar-se, lado a lado, com as lentes de contato dental – uma característica difícil de ser alcançada com outros tipos de dispositivos protéticos. Se antes as transformações do sorriso eram restritas apenas aos indivíduos cujas estruturas dentárias mostravam-se íntegras, hoje já é possível oferecer os mesmos resultados a procedimentos sobre pinos dentários de reforço em metal ou implantes dentários – um avanço e tanto na odontologia estética de impacto do sorriso.

 

 

Os prós e contras da prótese dentária em porcelana pura.

 

Existem vários tipos de prótese dentária fixa em porcelana. Por possuírem características diferentes, em diversos casos umas são mais indicadas do que outras. Conheça as indicações, prós e contras da prótese dentária em porcelana pura que importam na hora de selecionar o dispositivo protético ideal:

 

prós

resultados estéticos mais próximos a dentes naturais;

 

pode ser combinada a lentes de contato dental;

 

alta durabilidade;

 

não necessita ser trocada após retração gengival;

 

 

contras

estética prejudicada quando fixada sobre dentes com pinos dentários metálicos;

 

limitações para tratamento com prótese dentária fixa na técnica com pôntico;

 

preço mais elevado.

 

 

Coroa dentária em porcelana pura versus lente de contato dental. Como selecioná-las?

 

A coroa dentária em porcelana pura é a versão individualizada que permite a passagem livre do fio-dental durante a higienização dos dentes. Sua principal diferença com a lente de contato dental é que, enquanto o laminado cerâmico recobre apenas as partes estéticas (visíveis) dos dentes, ela envolve todo o dente – incluindo a parte de trás.

 

Em muitas situações pode haver dúvidas entre a prótese dentária em porcelana pura ou a lente de contato dental como a técnica ideal. De forma geral, a coroa dentária é indicada para dentes cuja redução na estrutura dentária oferece retenção duvidosa para suportar os desafios impostos pela mastigação ou até mesmo hábitos parafuncionais como o bruxismo.

 

Outra indicação precisa para a coroa dentária em porcelana pura é a recuperação de dentes severamente destruídos por cárie dentária ou fraturas – e as indicações para este dispositivo protético não param por aí. Até mesmo técnicas mais sofisticadas com pinos protéticos em zircônia, seja sobre dentes naturais ou implantes dentários, também podem se beneficiar das excelentes propriedades desta técnica.

 

 

Prótese dentária em zircônia pode ser ideal para diversos casos.

 

Uma alternativa estética à porcelana pura é a prótese dentária em zircônia. Atualmente, existem dois tipos de dispositivos protéticos fixos confeccionados com esta técnica. O mais utilizado é o que emprega a zircônia como estrutura interna de reforço seja para coroas dentárias ou prótese dentária em porcelana tipo pôntico.

 

Uma técnica mais recente é a prótese dentária em zircônia pura. Idealizada para baratear os custos em tratamentos protéticos sem metal, traz estética inferior à porcelana pura mas pode ser uma alternativa mais estética e resistente nos procediementos com prótese dentária protocolo sobre implantes dentários.

 

Existem várias situações em que a prótese dentária em zircônia traz vantagens sobre a técnica com porcelana pura. Conheça algumas características deste dispositivo que pode ser o ideal para o seu tratamento:

 

traz resultados estéticos excelentes mesmo sobre pinos protéticos em metal;

 

é ideal para a técnica com prótese dentária fixa na técnica com pôntico;

 

custos reduzidos na técnica com zircônia pura;

 

estética de impacto para prótese dentária sobre implante tipo protocolo (dentadura fixa em porcelana);

 

dificuldade para mimetizar a estética de lentes de contato dental.

 

 

Prótese dentária em porcelana pura versus zircônia. Qual é a melhor? 

 

A seleção de técnicas e materiais de próteses dentárias não é exclusiva do dentista especialista em prótese dentária. Questões como durabilidade, resultados estéticos e diversas outras características do tratamento também precisam ser decididos pelo próprio paciente. E agora?

 

O maior problema disto tudo é que não existe uma receita de bolo que facilite a seleção do dispositivo protético mais adequado. E para piorar ainda mais, as dificuldades podem aumentar quando a escolha dá-se entre a prótese dentária em porcelana pura ou em zircônia – uma confusão que quase sempre requer uma consulta à internet para tirar todas as dúvidas.

 

De forma geral, considera-se a técnica em porcelana pura como a que oferece resultados estéticos tão sofisticados quanto a lente de contato dental – uma característica que a situa entre os materiais ideais para transformações estéticas de impacto. Já à prótese dentária em zircônia cabe a responsabilidade para recuperar, de forma estética, casos mais complexos como coroas protéticas suportadas por pinos protéticos em metal, técnicas em pôntico ou reabilitações orais com implantes dentários.

 

De qualquer forma, a substituição de próteses dentárias antigas já pode ser realizada por técnicas mais estéticas e sofisticadas. O que não dá mesmo é permanecer com dispositivos protéticos ultrapassados em tempos de transformações estéticas de impacto com laminados cerâmicos cada vez mais naturais e harmônicos.

 

Saiba mais sobre o tratamento com prótese dentária em porcelana pura.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog