BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

7 dicas sobre prótese em porcelana pura para melhorar seu sorriso.

protese dentaria em porcelana pura 7 dicas

Conheça 7 dicas essenciais sobre prótese dentária em porcelana pura. Com informações sobre durabilidade, estética e melhor tipo de material no tratamento com pôntico, jaqueta ou coroa dentária. 

 

por Luís Gustavo Leite, dentista especializado em prótese dentária e gengivas (periodontia), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

1. A porcelana pura utilizada em próteses dentárias não é tudo igual.

 

Ao contrário do que se imagina, a porcelana pura utilizada na confecção de próteses dentárias fixas não é tudo igual. Enquanto variações deste material trazem versões específicas para resultados mais estéticos e naturais, outras são indicadas para situações que exigem mais resistência e durabilidade, como no bruxismo severo ou dentes com grande perda da estrutura dentária por cárie ou fraturas.

 

Os tipos mais utilizados de porcelana pura para próteses dentárias vão do dissilicato de lítio, popularizado pela marca e-max, ao feldspático – este, para melhor reprodução de cores, transparências e fluorescência presentes em dentes naturais. Atualmente, versões idênticas estão disponíveis para uso em transformações estéticas de impacto com lentes de contato dental e facetas de porcelana, dois tipos de facetas dentárias laminadas essenciais às correções na cor e forma dos dentes.

 

 

2. Não precisa ser trocada após retração gengival.

 

A retração gengival é uma das principais causas para consulta ao periodontista. Resultado quase sempre da perda óssea provocada pela periodontite ou da pressão excessiva das cerdas das escovas dentárias contra as gengivas, ela traz danos estéticos mais severos agride ocorre em dentes com restaurações dentárias antigas e amareladas ou dispositivos protéticos com metal.

 

Uma das vantagens da prótese dentária em porcelana pura é que ela não precisa ser removida quando as gengivas ficam retraídas. Nestes casos, o único responsável pelos danos estéticos é mesmo o aparecimento das raízes dentárias expostas, uma situação que pode ser tratada seja por procedimentos mais sofisticados com a cirurgia plástica gengival ou mais simples como a restauração dental em resina.

 

 

3. Pode acinzentar quando instalada sobre pino de metal ou dente escurecido após canal.

 

Diferenças de cores entre dentes nos resultados finais de tratamentos estéticos de alto impacto são frequentes. Entre as principais causas estão o uso de materiais diferentes ou a presença de estruturas escuras como os pinos de metal utilizados para aumentar a sustentação de dispositivos protéticos ou resultado de falhas durante o tratamento de canal.

 

A fixação de uma prótese dentária em porcelana pura sobre pino de metal ou dente escurecido após tratamento de canal pode ter como resultado um dente acinzentado, com cores nitidamente diferente de dentes naturais. Como alternativas a este problema temos a técnica com estrutura interna em zircônia, uma forma eficiente para bloquear os tons escurecidos que podem ser encontrados, ou substituição do metal de pinos antigos por versões mais estéticas com fibra de vidro.

 

 

4. Durabilidade da prótese dentária em porcelana pura é elevada como na técnica com metal.

 

Para muitos pacientes, a ideia para utilizar porcelana pura na construção de uma coroa dentária fixa que estará sujeita a forças mastigatórias intensas não parece muito boa. Entretanto, a bastante comprovada alta durabilidade e resistência desta técnica mostram que, ao contrário do que se imagina, ela é tão durável e resistente quanto qualquer outra., fazendo dela o dispositivo ideal para várias situações.

 

A durabilidade da prótese dentária em porcelana pura é tão elevada como na técnica em metalocerâmica. Isto quer dizer que, além de ser possível mastigar qualquer tipo de alimento sem se preocupar com problemas como fraturas ou descolamentos, não é preciso trocá-la com tanta frequência assim. Além disso, também colaboram para o prolongamento do seu tempo de uso a não necessidade para remoção por problemas como o escurecimento de gengivas ou aparecimento de áreas escuras após a recessão gengival, tão comuns em outras técnicas.

 

 

5. Pode ser combinada com lente de contato dental e faceta.

 

A possibilidade para combinação com lentes de contato dental e facetas de porcelana é, para muitos pacientes, a maior vantagem da prótese dentária em porcelana pura. E para que isto fosse possível, foi necessário desenvolver cerâmicas odontológicas com propriedades ópticas semelhantes às encontradas nos laminados cerâmicos, o nome correto para qualquer técnica de revestimento das partes estéticas dos dentes.

 

O tratamento combinado com faceta de porcelana e lente de contato dental, apesar de possível, exige atenção com relação a algumas peculiaridades do tratamento. É o caso, por exemplo, da presença de pinos protéticos em metal ou implantes dentários. Em muitas situações, estes dispositivos exigem procedimentos extras como a confecção de peças em zircônia para bloquear as partes escuras provenientes do metal ou o clareamento dental para recuperar dentes escurecidos por metal.

 

 

6. Pode ser utilizada como prótese dentária fixa sobre implante dentário.

 

Até pouco tempo atrás, a presença de implantes dentários instalados em áreas estéticas e anteriores era um impedimento para o uso de materiais mais estéticos como os utilizados em facetas de porcelana e lentes de contato dental. Mais recentemente, a introdução da coroa dentária em porcelana pura com cerâmica reforçada, também conhecida como e-max, trouxe novas possibilidades na construção de sorrisos mais harmônicos e naturais.

 

A prótese dentária em porcelana pura para implante dentário pode ser utilizada na construção de um único dente, na técnica com pivô, coroa ou jaqueta em porcelana, ou na prótese dentária protocolo. Outra possibilidade ainda é sua combinação com a zircônia, uma vantagem para procedimentos do tipo dentadura fixa ou substituição de vários dentes ausentes na técnica com pôntico dentário ou adesiva.

 

 

7. Não escurece os dentes e gengivas após instalada.

 

O aparecimento de gengivas escuras também é um dos principais motivos para consulta ao dentista especializado em periodontia. Resultado, na maioria das vezes, do excesso de translucidez do tecido gengival, que acaba por evidenciar o metal utilizado em pinos, coroas metalocerâmicas ou implante dentário, ele traz danos estéticos ainda mais complexos quando associado ao escurecimento dentário por falhas no tratamento de canal – neste último caso, a solução pode até mesmo exigir procedimentos cirúrgicos com enxerto de gengiva.

 

A prótese em porcelana pura não escurece o dente sobre a qual é fixada devido à ausência de metal em sua estrutura interna. Para quem está pensando em um tratamento durável, sem contratempos frequentes para trocar ou substituir coroa e jaqueta dentária antigas e defeituosas, esta é a técnica recomendada. O que não dá mesmo é continuar com as gengivas escurecidas, uma falha estética de remoção complexa que, dependendo da severidade como aparece, pode ser de difícil solução.

 

 

Saiba mais sobre prótese dentária em porcelana pura clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados.

Voltar para o blog