BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese em porcelana pura é ideal para gengivas retraídas.


Mais estética e biocompatível, a prótese dentária em porcelana pura é ideal para gengivas retraídas. Conheça mais sobre esta técnica e as alternativas de tratamento como a cirurgia com enxerto gengival.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontista (especialista em gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Gengivas retraídas, quais as causas para elas?

 

Poucos problemas odontológicos são tão capazes de tirar o sono como a retração gengival – ou gengiva retraída, como também é chamada. Sua principal característica é a exposição das raízes dentárias, uma sequela da perda do osso e do ligamento periodontal, uma diminuta rede de fibras colágenas que prendem os dentes às arcadas dentárias.

 

A principal causa para gengivas retraídas é a periodontite, uma doença infecciosa que aparece quando a higiene oral é ineficiente. Outra causa muito comum é a escovação traumática, que é quando as cerdas das escovas de dente são pressionadas com muita força contra as gengivas.

 

Além destas duas causas, também existem outras. Conheça as principais causas e fatores que favorecem o aparecimento das gengivas retraídas:

 

periodontite (higiene oral deficiente);

escovação traumática;

eratamento ortodôntico;

alergias inflamatórias;

vírus e fungos;

✓ outras doenças.

 

A exposição das raízes dentárias é a principal característica das gengivas retraídas.

 

 

A prótese dentária fixa associada à gengiva retraída.

 

A prótese dentária fixa pode estar indiretamente por trás da retração gengival. Entre os principais motivos para isso estão as bordas mal adaptadas em contato com as gengivas ou que possuem um formato que dificulta ao paciente remover adequadamente a placa bacteriana e restos de alimentos.

 

O acúmulo de placa bacteriana entre as gengivas e as bordas da prótese dentária mal confeccionada pode ser difícil de ser percebido pelo próprio paciente. Nem mesmo o uso cuidadoso da escova dental e fio dental podem ser suficientes para removê-las, o que, com o passar dos anos, pode dar início a problemas como a gengivite, periodontite, retração gengival e halitose.

 

Outra maneira como a prótese dentária fixa causa a recessão gengival é quando suas bordas são posicionadas muito internamente às gengivas. O objetivo desta técnica é melhorar os resultados estéticos. Apesar de eficiente, ela costuma provocar uma lenta reação tecidual de recuo dos tecidos gengivais. Com o passar dos anos, a raiz dos dentes ficam expostas.

 

 

A alergia gengival ao metal de próteses dentárias fixas é comum em mulheres.

 

Outra causa para gengivas retraídas associada a próteses dentárias fixas é a alergia ao metal presentes nos dispositivos protéticos que contém metal escondido pela camada externa de porcelana. 

 

A alergia gengival ao metal atinge aproximadamente 20% das mulheres. Os sinais e sintomas mais comuns são o sangramento gengival e edema que não desaparecem mesmo após o tratamento com o periodontista. 

 

Com o passar dos anos, esta alergia do tipo inflamatória pode resultar em gengivas retraídas. O tratamento é mesmo a troca da prótese dentária com metal interno por versões mais modernas, como a coroa em porcelana pura.

 

Alergia ao metal de prótese dentária fixa: área inflamatória pode ir além das gengivas.

 

 

Prótese dentária em porcelana pura na estética de impacto.

 

Existem diversos tipos de próteses dentárias fixas. Desde a já obsoleta mas ainda muito utilizada metalocerâmica, que contém metal, às versões mais modernas como as que apresentam zircônia como material de substituição ao metal.

 

A prótese dentária em porcelana pura é o tipo que traz os resultados estéticos mais marcantes. Confeccionada com materiais semelhantes aos utilizados em laminados cerâmicos do tipo lente de contato dental e faceta de porcelana, é a ideal para as transformações estéticas de impacto do sorriso.

 

A coroa dentária em porcelana pura é a mais comum. Construída individualmente sobre dentes ou implantes dentários, permite a passagem livre do fio dental e traz resultados estéticos ainda mais naturais. Não à toa, é a mais utilizada entre dentistas dedicados à odontologia estética.

 

Prótese em porcelana pura: mais naturalidade e delicadeza para procedimentos de impacto em odontologia estética.

 

 

A prótese dentária em porcelana pura é indicada para gengivas retraídas.

 

A prótese dentária em porcelana pura é o tipo ideal para gengivas retraídas. Entre as vantagens para isso estão as bordas finas e delicadas, que permitem ao dentista posicioná-las aquém ou sobre a raiz dentária exposta, sem causar problemas estéticos ou áreas que retém alimentos ou placa bacteriana.

 

Outra vantagem da porcelana pura é que o material utilizado em sua composição facilita a aderência das gengivas sobre ela. Esta maior biocompatibilidade, aliada às suas bordas finas, também traz um melhor prognóstico à cirurgia para recuperar gengivas retraídas.

 

Também não dá para esquecer que a prótese em porcelana pura não necessita ser trocada quando a gengiva retrai. Isto acontece porque, diferente dos outros tipos, é difícil identificar a área de término de suas bordas – o que evita problemas estéticos frequentes às técnicas com zircônia ou metalocerâmica.

 

 

Alternativas à prótese dentária em porcelana pura para recobrir raiz dentária exposta.

 

Para as pequenas retrações gengivas (até 2mm de exposição da raiz dentária), a prótese dentária em porcelana pura pode ser suficiente para resolver o problema.

 

A ideia para este tratamento é recobrir a raiz que ficou exposta com a porcelana pura. Apesar de eficiente, ela não é indicada para grandes retrações, já que os resultados estéticos são desagradáveis – os dentes ficam muito alongados.

 

Mas existem outras alternativas para recobrir a raiz dentária exposta. Veja os procedimentos mais indicados:

 

Cirurgia gengival simples

Técnica que reposiciona, através de cirurgia, as bordas das gengivas retraídas para uma posição mais natural e estética junto às bordas da prótese dentária em porcelana pura.

 

Enxerto gengival

Problemas como gengivas escuras ou retrações extensas são melhor resolvidas através da cirurgia com enxerto de gengiva.

 

Dessensibilização

Em muitas situações, o melhor mesmo é não fazer nada, adotar hábitos eficientes de remoção da placa bacteriana, evitar a pressão excessiva das cerdas das escovas dentárias contra os dentes e dessensibilizar as raízes dentárias contra a dor e sensibilidade ao ingerir alimentos frios, doces ou ácidos.

 

Cirurgia com enxerto gengival pode ser utilizada, em casos selecionados, para recuperar gengivas retraídas em dentes com próteses dentárias.

 

 

A cirurgia gengival simples junto à prótese dentária fixa.

 

A reconstrução das gengivas retraídas junto à prótese dentária fixa pode ser realizada através da cirurgia gengival simples. 

 

Também conhecida como cirurgia para recobrimento de raiz dentária exposta, ela é indicada para tratar as sequelas da retração gengival. Danos estéticos ao sorriso, dor e sensibilidade e dificuldade para remover a placa bacteriana são alguns dos problemas indicados a esta técnica cirúrgica.

 

A plástica gengival é simples. Após a anestesia local, o periodontista incisa e descola as gengivas retraídas próxima à prótese dentária, reposicionando e fixando-as em posição mais estética, recobrindo assim a raiz dentária exposta.

 

Apesar da simplicidade, a cirurgia para gengiva retraída exige atenção com relação ao seu pós-operatório cheio de cuidados. Além de evitar exercícios físicos por até uma semana, ela também restringe a mastigação de alimentos duros por alguns dias e requer organização na agenda já que ela pode trazer comprometimento estético durante a cicatrização.

 

 

Enxerto gengival para recuperar gengiva retraída junto à prótese dentária fixa.

 

A ideia de que o enxerto gengival pode recuperar gengivas retraídas em qualquer situação está longe da realidade. Apesar da eficiência deste tipo de cirurgia plástica gengival, ela não funciona para todos os casos.

 

O enxerto de gengiva junto à prótese dental em porcelana é frequentemente indicado para aumentar a espessura das gengivas. O objetivo disso é diminuir a translucidez tecidual que aparece sob a forma de gengivas escurecidas (escuras) devido ao metal presente em dispositivos protéticos – incluído aí o implante dentário.

 

O tipo de enxerto de gengiva mais indicado é o autógeno (removido do próprio pacientes). Além de reduzir o preço do procedimento, ele é mais eficiente para grandes aumentos de volume tecidual ou na recuperação de extensas áreas com gengivas retraídas.

 

Também existem o enxerto gengival obtido a partir de animais (biossintéticos). Menos eficiente que o enxerto natural em algumas situações, traz como vantagem o pós-operatório mais simples. 

 

O aparecimento de gengivas retraídas junto a implantes dentários é uma das indicações do enxerto gengival.

 

 

Evite a restauração dental em resina junto à prótese dentária em porcelana.

 

Os danos estéticos ao sorriso que aparecem como resultado da retração da gengiva junto à prótese dentária podem ser devastadores. E para resolver isto, muitos pacientes optam pela restauração dentária em resina como forma de amenizar os impactos estéticos negativos.

 

Na verdade, a ideia até faz algum sentido, porém, na prática, os resultados costumam ser desastrosos. Além da dificuldade para unir a restauração dentária à borda da prótese dentária, o que se vê, na maioria das vezes, são desadaptações que frequentemente resultam em problemas como o mau hálito e a infiltração por cárie dentária.

 

 

A periodontite e sua relação com a prótese dentária fixa.

 

A periodontite é a principal causa para a retração gengival junto à prótese dentária fixa.

 

Apesar de não ser a causa para a periodontite, o design incorreto das próteses dentárias fixas podem favorecer o aparecimento da doença periodontal ao dificultar, ao paciente, a remoção da placa bacteriana.

 

O tratamento da periodontite junto à prótese dentária fixa, seja na técnica com jaqueta dentária, coroa ou pôntico dentário, é semelhante à realizada em dentes sem estes dispositivos protéticos. Basicamente consiste na remoção da placa bacteriana e tártaro acumulado junto e internamente às gengivas, além da adoção de hábitos e técnicas de escovação dos dentes (higienização dos dentes) mais eficientes.

 

As consultas periódicas ao periodontista são essenciais para evitar a recidiva da periodontite. São nesses encontros que o dentista revisa, dente a dente, a saúde das gengivas, e a possível evolução da retração gengival.

 

Gengivite e periodontite: gengivas inchadas e sangramento são sinais comuns às duas doenças.

 

 

Retração gengival: prevenção e controle junto ao dentista periodontista.

 

Prevenir o aparecimento e progressão da retração gengival é fácil mas costuma exigir consultas regulares ao dentista periodontista para casos mais severos. 

 

Depois de identificada as causas e tratada a recessão gengival, um registro fotográfico e clínico individual, dente a dente, é necessário para registrar as áreas com retrações teciduais, bem como sua severidade. É através deste controle que o periodontista verifica, semestralmente ou anualmente, a atividade ou estabilidade da condição recessiva.

 

A adoção de hábitos e técnicas de remoção da placa bacteriana (higienização dos dentes) é parte fundamental da prevenção da periodontite e da retração gengival. É graças a ela que a gengivas permanecem livres de infecções bacterianas, sem riscos para a progressão da doença periodontal.

 

Saiba mais sobre prótese dentária em porcelana pura clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog