BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese em zircônia é ideal para dente escuro ou escurecido por canal.

prótese dentária em zircônia dente escuro ou escurecido tratamento de canal post blog

A prótese dentária em zircônia é a técnica ideal para recuperar dente escuro ou escurecido após tratamento de canal. Conheça as indicações, prós e contras deste tratamento para recuperar a cor e estética de dentes anteriores.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especializado em prótese dentária e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre. 

 

 

Prótese dentária em zircônia, os prós e contras desta nova técnica.

 

De tempos em tempos, novas técnicas e materiais para tratamento com prótese dentária fixa surgem como alternativas mais estéticas e duráveis às versões em cerâmica, popularmente conhecida como porcelana. Entre elas está a zircônia, um material com elevada resistência mas cujas propriedades estéticas, até então, estavam restritas aos dentes posteriores.

 

A prótese dentária em zircônia pode trazer resultados estéticos marcantes quando confeccionada na técnica mista: uma camada interna em zircônia e outra externa em porcelana pura. Graças a isso, suas indicações, amplas, vão de coroas protéticas, pônticos dentários (técnica para substituir implantes dentários), próteses protocolo tipo dentadura fixa a reabilitações orais sobre implantes dentários.

 

Além da multiplicidade de indicações desta técnica, uma de suas características mais interessantes está na capacidade para entregar resultados estéticos excelentes mesmo quando fixada sobre dentes escurecidos após tratamento de canal, ou ainda pigmentados pela corrosão do metal de pinos protéticos e coroas metálicas. Conheça os prós e contras da prótese dentária em zircônia:

 

Prós

 

 multiplicidade de indicações;

 

 excelente para substituir o metal de próteses dentárias convencionais;

 

durabilidade e resistência elevados;

 

bloqueio estético de dentes escuros ou escurecidos após tratamento de canal;

 

bloqueio estético de dentes com pinos protéticos ou pigmentados por corrosão metálica.

 

contras

 

resultados estéticos limitados na técnica em zircônia pura;

 

preço elevado;

 

tempo maior de tratamento.

 

prótese dentária em zircônia detalhamento
Prótese dentária fixa na técnica com porcelana sobre zircônia: técnica com resultados estéticos marcantes.

 

 

Dentes escuros: causas vão além de falhas no tratamento de canal.

 

A busca por tratamentos para recuperar dentes escuros são frequentes quando o problema aparece em dentes anteriores. A primeira técnica que vem à cabeça do paciente, durante a primeira consulta, é o clareamento dental das partes externas do dente afetado – um procedimento que quase nunca funciona quando o escurecimento é originado na parte interna dos dentes ou é provocado por agentes metálicos presentes em próteses dentárias fixas metalocerâmicas ou ainda restauração dentária em amálgama.

 

O fenômeno do escurecimento de um ou até dois dentes contíguos dá-se de forma lenta e indolor na maioria dos casos. Para muitos indivíduos, a alteração na cor é percebida somente depois de passados muitos anos do início deste processo. O problema é que, ao contrário do que se imagina, são várias as causas que levam a esta condição estética desagradável e que exige tratamentos diferentes conforme o motivo para o escurecimento. Veja as principais causas para o aparecimento de dentes escuros ou escurecidos ao longo dos anos.

 

falhas no tratamento de canal (endodôntico);

 

pigmentação metálica por pino metálico ou prótese dentária fixa convencional;

 

necrose pulpar assintomática (a “parte viva” do dente necrosa sem produzir dores);

 

reabsorção dentária interna ou externa;

 

resposta a tratamento ortodôntico;

 

fratura dentária não diagnosticada ou não tratada;

 

dente escurecido após tratamento de canal
Dente escurecidos: causas, que vão além de falhas no tratamento de canal, incluem de fraturas dentárias à reabsorção dentária interna.

 

 

A prótese em zircônia no tratamento de dente escurecido após canal.

 

A vantagem na utilização da prótese dentária em zircônia sobre dentes escurecidos após tratamento de canal deve-se à sua elevada capacidade para bloquear tons escuros e acinzentados provenientes de dentes escuros, pinos protéticos e implantes dentários utilizados como suporte fixo. É graças a esta propriedade óptica que os resultados finais são vistos através de dentes com cores mais naturais, sem riscos para os acinzentamentos característicos da técnica metalocerâmica ou porcelana pura sobre estes mesmo suportes.

 

Apesar da elevada eficiência para recuperar dentes escuros após tratamento de canal, é preciso estar atento à existência de duas técnicas diferentes de prótese dentária de zircônia, sendo que apenas uma delas está indicada para tratamentos estéticos em dentes anteriores – no nosso caso, a técnica mista.

 

 

Alternativas: da faceta em resina à prótese dentária em porcelana pura.

 

Alternativas à substituição de próteses dentárias fixas em metal existem e dependem da severidade e localização do dente. Entre estas técnicas estão a faceta dentária em resina e a prótese dentária em porcelana pura.

 

A faceta de resina é uma técnica para transformações do sorriso conhecida pela sua versatilidade e preço mais em conta comparada às versões mais sofisticadas confeccionadas em porcelana. A recente introdução de resinas mais estéticas e versáteis para bloquear substratos dentários escuros melhorou sua capacidade para recuperar dentes que escureceram após tratamento de canal. Apesar da praticidade, é preciso estar atento às restrições da técnica, principalmente com relação aos escurecimentos severos.

 

A prótese dentária em porcelana pura é uma técnica para coroa dentária ou pôntico protético – este, uma alternativa a implantes dentários – indicada para pacientes com exigências estéticas elevadas. Dentes escurecidos em áreas estéticas e que apresentam extensas restaurações dentárias em resina podem ser recuperados por esta técnica que, à semelhança da faceta de resina ou faceta de porcelana, podem frustrar pelos resultados quando realizada sobre dentes severamente escurecidos ou que possuem pinos protéticos instalados.

 

prótese dentária em zircônia dente escuro ou escurecido tratamento de canal post blog
Faceta de resina: uso de material inapropriado é incapaz de esconder substratos dentários escurecidos.

 

 

Gengivas escuras podem ter as mesmas causas.

 

O aparecimento de gengivas escuras ao redor de próteses dentárias fixas ou implantes dentários é um problema mais comum do que se imagina. Na maioria das vezes, as causas são comuns aos dentes escurecidos – porém, as coincidências param por aí. É que, nestes casos, a recuperação estética pode exigir cirurgia plástica gengival isolada ou combinada a outros procedimentos.

 

A causa mais frequente para gengivas escuras é a translucidez excessiva deste tecido. Quando em contato com superfícies escuras como bordas metálicas de próteses dentárias e implantes ósseointegrados, ou ainda com dentes escurecidos pela corrosão de pino protético instalado internamente à raiz dentária, as gengivas apresentam-se escurecidas. Na maioria dos casos, a remoção dos dispositivos em metal já é suficiente para a recuperação estética.

 

Gengivas escurecidas por dente que escureceu após tratamento de canal podem ser recuperadas de duas formas. A primeira, e mais simples, é o clareamento dental interno realizado internamente à coroa e raiz dentária. A outra é a cirurgia plástica gengival simples ou associada a enxerto gengival. Este tratamento, que pode exigir até mesmo enxertos ósseos para resultados estéticos mais eficientes, tem como objetivo aumentar a espessura das gengivas, eliminando, assim, seu problema de transparência excessiva.

 

dente escurecido na gengiva
Gengivas escurecidas podem ter como causas dentes escurecidos por falhas no tratamento de canal ou pigmentação da raiz dentária pelo metal presente em pinos protéticos e prótese dentária metalocerâmica.

 

 

Clareamento dental interno é uma técnica eficiente – mas tem restrições.

 

Entre as técnicas para recuperar dentes escuros após tratamento de canal, o clareamento dental interno é uma das mais recomendadas. O procedimento, que pode ser realizado em apenas duas consultas, exige exames radiográficos prévios para que o dentista certifique-se da existência de uma série de condições favoráveis à utilização segura desta técnica.

 

Entre as restrições ao clareamento dental interno estão falhas no tratamento endodôntico (canal) ou presença de pinos protéticos que não podem ser removidos devido aos riscos elevados de fraturas durante a sua remoção – no primeiro caso, os riscos devem-se à possibilidade dos agentes clareadores atravessarem toda a extensão da raiz dentária, alcançando o osso que circunda as raízes dentárias. Quando isto acontece, dores e abcessos podem aparecer como resultado da irritação inflamatórias dos tecidos periodontais.

 

Outro problema associado ao clareamento dental interno, embora raro, é a fratura dentária decorrente do aumento na pressão interna causada pelo agente clareador. Exames radiográficos precisos e avaliação de tratamentos alternativos precisam ser levados em conta ao escolher o procedimento ideal para recuperar dentes escurecidos, independente das causas destes.

 

clareamento dental dente escurecido por tratamento de canal
Clareamento dental interno: acesso para inserção de agente clareador interno.

 

A retração gengival e os danos estéticos em dentes escurecidos.

 

A retração gengival é uma das principais causas para consultas ao periodontista, o dentista especializado em gengivas. Na maioria das vezes, este tipo de recessão tecidual é resultado da periodontite, uma doença infecciosa associada à higiene oral deficiente, ou da escovação traumática dos dentes decorrente do excesso de pressão das cerdas das escovas contra dentes e gengivas.

 

Os dentes que servem de suporte para próteses dentárias fixas em porcelana também estão sujeitos à retração gengival. Na verdade, é até mais comum que isto aconteça já que problemas como falhas de adaptação e desenho e maior dificuldade para remoção da placa bacteriana nestes dispositivos são frequentes e atuam como fatores predisponentes.

 

Quando a recessão gengival aparece, o que se vê são áreas extremamente escuras e antiestéticas devido à exposição da raiz dentária exposta pigmentada pela corrosão de estruturas metálicas ou escurecidas após falha no tratamento de canal (endodôntico). Nestes casos, o tratamento deve ser realizado, primeiramente, através da substituição da prótese dentária fixa instalada.

 

Já nos casos de recessão tecidual localizada em dentes anteriores, a cirurgia plástica gengival – com ou sem enxerto gengival – pode ser realizada isoladamente ou concomitante à troca do dispositivo protético para otimizar os resultados estéticos e melhorar a harmonia do sorriso. Ainda mais indicada para as falhas estéticas em gengivas localizadas ao redor de implantes ósseointegrados, este tipo de tratamento exige atenção com relação ao seu pós-operatório delicado.

 

Saiba mais sobre prótese dentária em zircônia clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados.

Voltar para o blog