BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese em zirconia é alternativa para recuperar dentes desgastados por bruxismo.


A prótese dentária em zircônia é uma alternativa eficiente para prevenir e recuperar os dentes desgastados pelo bruxismo.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Bruxismo, um distúrbio cada vez mais comum.

 

O bruxismo é um dos motivos mais comuns para consultas ao dentista. A principal característica deste distúrbio é o apertar e ranger dos dentes que acontece de forma involuntária, principalmente durante o sono. 

 

Outra característica importante do bruxismo é que ele não tem cura. Os tratamentos disponíveis, que visam diminuir a intensidade e os ciclos de ranger dos dentes, encontrando na placa de bruxismo a terapia mais eficiente – dispositivo também essencial para minimizar ou eliminar as dores na cabeça e pescoço e frear o avanço dos desgastes dentários.

 

A principal causa para o bruxismo é o reflexo neuromuscular de apertar e ranger dos dentes. Ele existe em todo mundo, mas algumas pessoas o apresentam de forma disfuncional. 

 

Alguns fatores também colaboram para intensificar o problema. O mais conhecido deles é o estresse psicológico. Outros, como os dentes tortos ou perdas dentárias, também podem estar por trás deste distúrbio que, quando não tratado, podem levar até mesmo a perdas dentárias.

 

 

Dentes desgastados: o problema pode evoluir até perdas dentárias.

 

A ação lenta e muitas vezes indolor do bruxismo está por trás dos dentes severamente desgastados. Na maioria destes casos, a placa para bruxismo, essencial para prevenir o aparecimento de dentes desgastados e diminuir a força muscular e frequência do ranger dos dentes, não é utilizada. Nestes indivíduos, a progressão dos dentes dá-se de forma descontrolada.

 

Os danos provocados pelo bruxismo variam de indivíduo para indivíduo. Fraturas em dentes e restaurações dentárias, por exemplo, podem ser frequentes. E quando os desgastes dentários são extensos, problemas como a necessidade para tratamento de canal ou fraturas que atingem a raiz dentária e exigem a extração do dente também podem ser comuns.

 

 

Prótese dentária em zircônia traz versatilidade e preço mais em conta.

 

Entre os diversos materiais disponíveis para a confecção de próteses dentárias fixas, a zircônia aparece como a mais versátil. Disponível em duas versões, pura ou combinada com porcelana, ela tem indicações tão variadas como os tratamentos odontológicos com prótese protocolo tipo dentadura fixa às coroas dentárias em zircônia.

 

A zircônia traz vantagens interessantes aos tratamento odontológicos. A mais importante é sua elevadíssima resistência, ideal para eliminar o metal utilizado para reforçar diversos dispositivos protéticos como o pôntico dentário, uma técnica para eliminar o uso de implantes dentários, ou como a coroa em porcelana.

 

Outra vantagem é sua estética favorável. Disponível em cores semelhantes aos dentes naturais, ela pode ser a técnica ideal para recuperar dentes escurecidos após tratamento de canal ou eliminar problemas de escurecimentos de próteses dentárias em porcelana instaladas sobre implantes dentários ou pinos protéticos em metal.

 

 

A prótese de zircônia na prevenção e recuperação de dentes desgastados pelo bruxismo.

 

A prótese dentária em zircônia é indicada para prevenir e recuperar dentes desgastados pelo bruxismo. A técnica ideal para isto é a coroa dentária em zircônia, que reveste toda a parte visível dos dentes – dependendo da região do país, a coroa dentária é chamada de jaqueta dentária ou ainda pivô.

 

As indicações para esta técnica é a recuperação de dentes severamente desgastados pelo bruxismo. Nestes casos, a perda de estrutura dentária ou a presença de restaurações dentárias extensas impede a recuperação através das resinas dentárias convencionais devido `a pouca resistência destas.

 

A prótese dentária em zircônia está disponível em duas versões. A versão pura, menos estética e com preço mais em conta, é indicada apenas para uso em dentes posteriores. Já a versão com zircônia coberta por uma camada de porcelana traz estética de impacto e pode ser utilizada na recuperação de dentes anteriores severamente desgastados pelo bruxismo.

 

 

Prótese dentária em porcelana pura traz resultados mais estéticos.

 

A prótese dentária em porcelana pura é a técnica que oferece os melhores resultados estéticos para procedimentos com coroas dentárias. Confeccionada com os mesmos materiais utilizados na construção de facetas de porcelana e lentes de contato dental, ela permite a mimetização das cores e outros efeitos ópticos presentes nos dentes naturais.

 

As vantagens da coroa em porcelana pura vão além da estética. A principal dela é evitar desgastes dentários mais pronunciados durante sua confecção, o que costuma ser necessário à confecção da prótese dentária em porcelana sobre zircônia.

 

Entre as indicações da prótese dentária em porcelana pura está a recuperação de dentes que já apresentam restaurações dentárias extensas e antigas. Além da excelente durabilidade, ela mantém as cores originais por muito mais tempo e não deformam ao longo dos anos – dois problemas comuns aos procedimentos odontológicos com resina.

 

 

Placa para bruxismo não pode ter seu uso descartado.

 

A placa para bruxismo é o principal artifício no tratamento do distúrbio. Sua principal função é a “desprogramação”do estímulo reflexo de apertar e ranger dos dentes – além de proteger os dentes contra os desgastes. 

 

A placa para bruxismo, também chamada de férula de Michigan ou placa miorrelaxante, pode ser confeccionada em material duro (acrílico) ou macio (silicone). A mais indicada é a placa para bruxismo rígida, que funciona em 100% dos casos. Já a versão macia, apesar do preço mais em conta, só deve ser utilizada nos pacientes que não apresentam dentes desgastados (bruxismo cêntrico).

 

A recuperação de dentes desgastados pelo bruxismo com prótese dentária em zircônia ou porcelana não descarta o uso diário da placa para bruxismo. O objetivo do uso continuado da placa miorrelaxante é prevenir as dores na cabeça e pescoço associados ao distúrbio – que não desaparecem mesmo após a reconstrução dos desgastes nos dentes.

 

 

Restauração dentária em porcelana é alternativa para evitar dentes desgastados pelo bruxismo.

 

Uma alternativa para evitar a progressão dos desgastes pelo bruxismo é a restauração dental em porcelana. A ideia para este tratamento é eliminar a menor resistência das resinas utilizadas em restaurações dentárias, uma características dos procedimentos odontológicos realizados com resinas dentárias.

 

A substituição de resinas dentárias em amálgama ou resina pela técnica com porcelana traz vários benefícios. Além de melhorar a estética dos dentes, ela não exige os desgastes dentários mais pronunciados que são necessários aos tratamentos com prótese dentária em zircônia. 

 

A restauração dental em porcelana pode ser realizada em pequenas partes centrais dos dentes – é a chamada técnica onlay. Em casos mais avançados de bruxismo, a técnica overlay, também conhecida como tabletop, que recobre toda a parte do dente sujeita a desgastes, é o tratamento ideal para os casos em que, além da prevenção, é preciso recuperar os dentes severamente desgastados.

 

Outra alternativa, eficiente e pouca lembrada, é a restauração dentária em zircônia. Menos estética que a porcelana pura, é traz elevada resistência ao desgastes provocados pelo bruxismo e o preço do tratamento costumar ser mais em conta comparado às outras técnicas com restauração dentário tipo onlay.

 

Saiba mais sobre o tratamento com prótese dentária em zircônia.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog