BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese dentária em zircônia: o que é e quando deve ser utilizada.


Prótese dentária em zircônia: o que é, quando deve ser utilizada, quais os tipos disponíveis e os resultados estéticos explicados por um dentista especializado.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

Prótese dentária em zircônia, o que é?

 

É um tipo de prótese dentária fixa cujo material preponderante é a zircônia sinterizada, um óxido ultra resistente que pode ser fabricado com cores próximas aos dentes naturais. 

 

 

Quando a prótese em zircônia deve ser utilizada?

 

A prótese dentária em zircônia pode ser utilizada em todas os casos que exigem dispositivos protéticos. Seja nos tratamentos sobre dentes naturais, pinos protéticos, implantes dentários ou ainda na técnica adesiva, qualquer situação que exija coroas unitárias ou pônticos protéticos podem ser confeccionados em zircônia, como:

 

coroa dentária (prótese dentária de um único dente);

pôntico protético (prótese dentária com vários dentes);

próteses sobre implantes dentários;

pinos de suporte em metal;

dentaduras fixas (prótese dentária protocolo).

 

coroa dentária em zircônia e porcelana
Coroa dentária com zircônia na parte interna e porcelana estética de cobertura na parte externa.

 

 

Como são os resultados estéticos?

 

Quando utilizada em conjunto com cerâmicas (porcelanas), os resultados estéticos são marcantes. Tanto é que as próteses dentárias em zircônia são frequentemente utilizadas em tratamentos de dentes anteriores, principalmente quando instaladas sobre implantes dentários ou pinos protéticos em metal.

 

 

Quais os tipos de próteses dentárias em zircônia?

 

As prótese dentárias em zircônia estão disponíveis em dois tipos. A mais utilizada é a que apresenta uma cobertura estética em porcelana. Conheça estes dois tipos:

 

Protese dentária em zircônia e porcelana

A prótese dentária em zircônia e porcelana pode substituir as convencionais próteses com metal e porcelana. A vantagem desta técnica é que os resultados estéticos, além de superiores, evitam problemas como o acinzentamento das gengivas em contato com as bordas dos dispositivos em metal.

 

Prótese dentária em zircônia pura

Desenvolvida para reduzir os custos de confecção, a prótese dentária em zircônia pura traz resultados estéticos limitados. As indicações para esta técnica são as dentaduras fixas tipo prótese protocolo ou coroas dentárias confeccionadas em dentes posteriores, local em que a exigência estética costuma ser menor.

 

prótese dentária fixa em porcelana pura
A prótese dentária em porcelana pura é confeccionada com os mesmos materiais utilizados em facetas de porcelana e lentes de contato dental, o que lhe confere estética e efeitos ópticos mais próximos aos dentes naturais.

 

 

Quais problemas podem apresentar as próteses em zircônia?

 

Erros na indicação do material estão por trás da maioria dos problemas com próteses dentárias fixas. E com relação à zircônia, não poderia ser diferente. Veja os contratempos que podem aparecer após a instalação definitiva de dispositivos protéticos em zircônia:

 

Resultado estético deficiente (pouca naturalidade)

Comparada à porcelana pura, a zircônia é menos natural. Problemas como excesso de opacidade ou falta de harmonia de cor com os dentes naturais são frequentes ao material. Muitas vezes, o resultado estético insatisfatório só é percebido alguns dias após o término do tratamento.

 

Alergias gengivais

Ao contrário do que se imagina, a prótese dentária em zircônia também pode estar por trás do sangramento e inchaço de gengivas que melhoram mesmo após o tratamento com o periodontista. O motivo para isto é simples: a zircônia sintetizada contém óxidos metálicos, um material capaz de induzir a alergia gengival a próteses dentárias.

 

Desgastes nos dentes naturais em contato.

A zircônia é um material duro que, quando em contato com dentes naturais, pode desgastá-los com o passar dos meses e anos. Verões com coberturas em cerâmica (porcelana) diminuem o problema – mas não elimina o problema dos desgastes dentários por contato com materiais com elevada dureza.

 

prótese dentária em porcelana resina acrílica zircônia tipos
Comparação entre diferentes tipos de próteses dentárias fixas, na técnica com coroa.

 

 

Quais as alternativas às próteses dentárias fixas à zircônia?

 

Para compensar as limitações da zircônia, o dentista especialista em próteses dentárias pode utilizar materiais e técnicas alternativas. Veja os materiais e tipos de próteses dentárias fixas atualmente disponíveis:

 

Prótese dentária em porcelana sobre metal

Mais antigo e mais utilizado tipo de prótese dentária fixa, a técnica com camada externa de porcelana recobrindo uma estrutura interna em metal, também conhecida como prótese dentária metalocerâmica, traz resultados estéticos razoáveis e longa durabilidade, porém com problemas frequentes como alergias inflamatórias em gengivas, gengivas escuras e resultados estéticos acinzentados.

 

Prótese dentária em porcelana pura

Confeccionada com os mesmos materiais utilizados nas transformações estéticas do sorriso com facetas de porcelana e lentes de contato dental, a prótese dentária em porcelana pura traz cores mais naturais. Versátil, pode ser utilizada desde técnicas como a coroa em porcelana pura ou próteses dentárias sobre implantes.

 

 

Zircônia ou porcelana pura: qual tipo de prótese dentária é a melhor?

 

Conhecer as diferenças entre a prótese dentária em zircônia e a prótese dentária em porcelana pura são importantes para evitar frustrações seja com os resultados estéticos ou com a durabilidade do tratamento.

 

Na maioria das situações em que ambas as técnicas podem ser utilizadas, sem risco para perda da durabilidade, a prótese dentária em porcelana pura é a técnica ideal. Com cores e efeitos ópticos mais próximos aos dentes naturais, é a escolha ideal para pacientes mais exigentes com a estética do sorriso.

 

A prótese dentária em zircônia pode ser a primeira opção em casos específicos. Exemplo disto são os tratamentos na técnica com pôntico dentário, utilizado para substituir procedimentos com implantes dentários. Em outras situações, a zircônia é o único material que pode ser utilizado, como nas dentaduras fixas do tipo prótese dentária protocolo.

 

De qualquer forma, o caso clínico e as exigências estéticas definem quem é a melhor, a prótese dentária em zircônia ou porcelana pura. Tudo depende, realmente, da contextualização das necessidades, indicações e características de cada material e dispositivo protético.

Voltar para o blog