BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese dentária fixa: o que é, os tipos e o melhor material explicados.


Saiba o que é a prótese dentária fixa e os prós e contras de cada tipo e material, com informações essenciais sobre durabilidade, tempo de tratamento e comparações entre dispositivos com pivô, jaqueta, pôntico e coroa dentária em porcelana, zircônia ou metalocerâmica.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em prótese dentária fixa e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

Prótese dentária fixa: o que é isto?

 

A recuperação de dentes fraturados ou com cáries extensas é um dos procedimentos mais realizados no consultório do dentista. E para que a reconstrução estética e funcional do dente danificado seja eficiente, muitas vezes é necessário utilizar uma prótese dentária fixa. Mas, afinal, o que é este dispositivo protético tão comum?

 

A prótese dentária fixa é qualquer dispositivo protético que recobre toda a coroa dentária – ou seja, toda a extensão do dente que vai até as gengivas, diferente da restauração dentária ou da faceta dentária laminada, que só recobrem as partes danificadas ou estéticas. 

 

Existem vários tipos de próteses dentárias fixas. Com indicações, prós e contras características a cada uma delas, elas também podem apresentar variações de materiais, indo desde a porcelana sobre o metal até as recentes porcelanas pura semelhantes às utilizadas nas transformações do sorriso com laminados cerâmicos. 

 

 

Tipos de próteses dentárias fixas: os prós e contras de cada um.

 

A seleção entre os diversos tipos de próteses dentárias fixas pode ser complexa até mesmo para o dentista especializado. E o pior é que não tem jeito mesmo, já que o paciente também precisa participar desta escolha. Mas o melhor de tudo é saber que dá, sim, para entender um pouco sobre os dispositivos protéticos disponíveis. Conheça os principais tipos:

 

Coroa dentária

A prótese dentária fixa utilizada para recuperar um único dente recebe o nome de coroa dentária fixa unitária. Podendo ser fixada sobre dentes naturais, pinos protéticos ou implantes dentários, é o procedimento mais realizado pelo dentista especializado em próteses dentárias.

 

Prós

resultados estéticos marcantes;

elevada durabilidade;

prevenção de fraturas em dentes com restaurações dentárias extensas;

facilidade para higienização.

 

Contras

tempo elevado de tratamento (comparado à restauração dental).

 

Jaqueta dentária

Termo bastante popularizado, a jaqueta dentária é uma coroa dentária fixa. A diferença de nomes entre ambas deve-se apenas às variações de termos que estas recebem conforme a região do país.

 

Prós

semelhantes aos da coroa dentária fixa.

 

Contras

✓ semelhantes aos da coroa dentária fixa.

 

pivô dentário

Uma variação da coroa dentária fixa unitária é o pivô dentário. A característica única deste dispositivo protético é que ele apresenta, fundido à sua parte estética (visível), um pino metálico utilizado para aumentar a retenção – uma técnica pouca utilizada atualmente.

 

Prós

preço baixo;

 

Contras

resultados estéticos inferiores;

técnica obsoleta;

dificuldade para remoção.

 

Pôntico dentário

Indicado para recuperar áreas com dentes perdidos, o pôntico dentário fixo em porcelana é uma alternativa ao implante dentário. Para isto, ele utiliza como suporte os dentes vizinhos às áreas com dentes ausentes.

 

Prós

é uma alternativa ao implante dentário em diversas situações;

resultados estéticos excelentes.

 

Contras

preço elevado para recuperar um único dente perdido.

 

Prótese protocolo (dentadura fixa)

Utilizada para recuperar a estética, mastigação e fonação em indivíduos que perderam todos os dentes, a prótese protocolo, também conhecida como dentadura fixa, é fixada diretamente sobre implantes dentários.

 

Prós

elimina a dor e dificuldade de mastigação característicos de dentaduras convencionais;

resultados estéticos excelentes;

melhora da autoestima em pacientes desdentados.

 

Contras

preço elevado;

higiene oral exige dedicação e destreza.

 

coroa em porcelana tipos
Coroa dentária fixa em porcelana: os materiais mais utilizados.

 

 

Materiais para próteses dentárias fixas: prós e contras.

 

Os vários tipos de materiais disponíveis para confecção de próteses dentárias fixas mostram bem as múltiplas possibilidades de indicação destes dispositivos. Conheça os materiais mais utilizados na construção de coroas dentárias fixas e outros dispositivos protéticos:

 

Acrílico

Bastante obsoleta, a prótese dentária fixa acrílica recebe este nome devido à sua cobertura estética em acrílico. Devido aos diversos problemas estão associados a este material, é até mesmo difícil encontrar dentistas que ainda trabalham com esta técnica.

Prós

preço mais em conta;

 

Contras

baixa durabilidade;

resultados estéticos ruins;

risco para mau hálito.

 

Porcelana sobre metal

É a técnica mais utilizada. Com excelente relação custo-benefício, a prótese dentária fixa metalocerâmica (nome correto) é indicada desde a confecção de coroa dentária unitária em porcelana aos pônticos dentários sobre dentes naturais, pinos ou implantes.

 

Prós

estética satisfatória;

ótima relação custo-benefício;

durabilidade elevada;

versatilidade (múltiplas indicações);

tecnologia de confecção é simples.

 

Contras

risco elevado para alergias gengivais em mulheres (20%);

risco para escurecimento de gengivas.

dificuldade de mimetização estética com facetas de porcelana e lente de contato dental.

 

Porcelana sobre zircônia

Com as mesmas vantagens e versatilidade de indicações que a técnica metalocerâmica, a prótese dentária fixa em porcelana sobre zircônia traz como principal característica a substituição do metal por zircônia nas estruturas internas de reforço. Como resultado disso, os resultados estéticos são marcantes e a adaptação às gengivas dá-se de forma ideal.

 

Prós

estética marcante;

durabilidade elevada.

não escurece as gengivas ao longo dos anos;

pode ser combinada com facetas de porcelana e lentes de contato dental.

 

Contras

✓ preço mais elevado;

✓ tempo de tratamento.

 

Porcelana pura

Para quem procura os melhores resultados estéticos possíveis, a prótese dentária fixa em porcelana pura é a técnica ideal. Confeccionada com os mesmos materiais utilizados na confecção de laminados cerâmicos do tipo faceta de porcelana e lente de contato dental, reproduzem com perfeição todos os detalhes ópticos presentes em dentes naturais como cores, transparências, opalescências e fluorescências.

 

Prós

máximo resultado estético;

material ideal para transformações do sorriso;

perfeita para ser combinada com facetas de porcelana e lentes de contato dental.

 

Contras

só pode ser utilizada na confecção de coroas fixas unitárias;

risco para escurecimento quando fixada sobre dentes escurecidos ou pinos dentários em metal.

 

Zircônia pura

Ainda pouco utilizada, a prótese dentária em zircônia pura é uma versão com preço mais em conta da técnica realizada com o mesmo material e cobertura estética em porcelana. 

 

Prós

preço mais em conta;

tempo de tratamento curto;

durabilidade elevada.

 

Contras

estética apenas razoável.

 

protese dentaria fixa pôntico
Pôntico dentário é uma alternativa ao implante dentário em muitas situações.

 

 

Durabilidade da prótese dentária fixa.

 

Terminado o tratamento, a durabilidade da prótese dentária fixa é a informação que mais importa. Diversas pesquisas científicas sobre o assunto apontam para uma expectativa média de vida de 8 anos para os dispositivos protéticos unitários. Este é o período em que, passado este tempo, 85% das coroas dentárias fixas em porcelana ainda apresentam-se com boa adaptação aos dentes, esteticamente satisfatórias e também sem problemas como a infiltração por cárie dentária.

 

 

Preço da prótese dentária fixa.

 

A grande variação no preço da prótese dentária fixa confunde ao paciente durante a etapa de consultas para avaliação e orçamento. E com razão, já que o grande número de fatores que implicam nestes valores, como o material utilizado e a qualidade do laboratório de prótese dentário empregado, são difíceis de serem avaliados. Nestes casos, o ideal mesmo é conversar com o dentista e certificar-se se a durabilidade e os resultados estéticos atenderão às expectativas e necessidades estéticas pessoais.

 

coroa dentária em zircônia e porcelana
Prótese dentária fixa em porcelana sobre zircônia: estética de impacto e preço mais elevado.

 

 

Tempo de tratamento.

 

O tempo de tratamento com prótese dentária fixa depende do número de coroas dentárias envolvidas e também da técnica de confecção utilizada. Sistemas mais rápidos, como os utilizados em odontologia digital, permitem confeccionar ou substituir uma arcada completa em até 7 dias – dependendo do serviço do dentista utilizado.

 

Já nos sistemas tradicionais, o tempo médio do tratamento é de 21 a 28 dias. Também é preciso levar em conta os procedimentos odontológicos adicionais que podem ser necessários, como o tratamento de canal, tratamento de gengivas e o clareamento dental que podem anteceder as etapas de moldagens. Em alguns casos, o tempo do tratamentos pode ultrapassar dois meses, em consultas semanais.

 

 

Problemas frequentes com próteses dentárias fixas.

 

Assim como acontece com a restauração dentária em resina ou restauração em porcelana (onlay), a prótese dentária fixa pode apresentar problemas. Na maioria das vezes, as causas são as falhas na confecção do dispositivo protético. Outro motivo frequente para contratempos é a higienização oral deficiente, em que o acúmulo de placa bacteriana junto às bordas das coroas protéticas provoca desde a infiltração por cárie dentária à retração gengival. 

 

Próteses dentárias fixas soltas com frequência

Coroas e pivôs dentários soltos e que caem com frequência tem como causa desde a confecção inadequada do dispositivo protético, fratura na raiz dentária ao bruxismo severo. Independente do motivo, a substituição do dispositivo protético defeituoso é o tratamento adequado para evitar outros problemas com prótese dentária fixa como a infiltração por cárie e, em último caso, a extração do dente.

 

Estética insatisfatória

Problemas estéticos como falta de naturalidade ou harmonia com o sorriso podem ser notados imediatamente após o término do tratamento. E motivos para isto não faltam, indo desde a seleção incorreta do tipo e material da prótese dentária fixa, uso de laboratórios não especializados à cimentação definitiva sem aval prévio do paciente com relação aos resultados finais.

 

Retração gengival, infecção e inflamação nas gengivas

A retração gengival junto à prótese dentária é um dos principais motivos para trocas de jaquetas e coroas dentárias em porcelana. As causas, que vão desde à higiene oral deficiente, alergia ao metal em mulheres e confecção inadequada do dispositivo protético, exigem a adoção de técnicas mais sofisticadas para resolver problemas como o aparecimento de áreas escuras junto às gengivas ou doenças como a gengivite e periodontite.

 

Mau hálito

O acúmulo de restos de alimentos e, principalmente, da placa bacteriana junto à prótese dentária fixa pode estar por trás do mau hálito (halitose). Quando a causa para isto é a higiene oral deficiente, o tratamento é simples: basta adotar hábitos mais eficientes para uso da escova dental, fio dental e outros instrumentos para limpeza. Já quando o motivo para o mau hálito é o design inadequado ou falhas na adaptação do dispositivo protético, o único tratamento é mesmo a substituição do dispositivo defeituoso.

 

Fraturas

Embora raras, fraturas em pivô e coroa de porcelana podem acontecer. Em casos mais simples, reparos com resinas semelhantes às utilizadas em restauração dental podem ser utilizados para reconstruir a superfície danificada. Já nas fraturas extensas, mais comuns aos dispositivos protéticos confeccionados por odontologia digital, a confecção de novo dispositivo é necessário para evitar contratempos ainda maiores.

 

gengiva retraída junto a prótese dentária
A retração gengival é um problema comum aos dispositivos protéticos.

 

 

Prótese dentária fixa sobre implante dentário.

 

O implante dentário é utilizado para substituir dentes perdidos. Sua função, de ancorar a prótese dentária fixa, depende não apenas do modelo utilizado mas também do tipo de dispositivo protético que será fixado sobre ele: coroa dentária em porcelana, pôntico dentário ou prótese protocolo.

 

Assim como na prótese dentária fixa sobre dentes naturais ou pinos protéticos, são diversos os materiais disponíveis para serem fixados sobre o implante dentário. Os mais utilizados são a porcelana sobre metal (metalocerâmica) e a porcelana sobre zircônia – esta, indicada para resultados mais estéticos, principalmente em dentes anteriores.

 

 

Prótese dentária fixa em porcelana pura ou prótese dentária em zircônia: qual é a melhor?

 

A seleção entre vários tipos de próteses dentárias fixas pode ser complexa até mesmo ao dentista especializado. E entre estas difíceis escolhas está a seleção entre as técnicas com porcelana pura ou zircônia.

 

Até o momento, não existe um único tipo de prótese dentária fixa que seja ideal para todas as necessidades. A prótese dentária em porcelana pura, por trazer propriedades ópticas (cor, transparência, opalescência e fluorescência) mais próximas aos dentes naturais, é a ideal para ser fixada sobre dentes naturais não escurecidos ou ainda sobre pinos protéticos confeccionados em fibra de vidro ou zircônia.

 

Por sua vez, a prótese dentária em zircônia é perfeita para corrigir problemas de escurecimento dental severo como dentes escurecidos após tratamento de canal ou ainda eliminar o problema de escurecimento de coroas em porcelana pura instaladas sobre pinos metálicos.

 

 

Gengivas precisam estar saudáveis antes das moldagens.

 

Pouca gente se lembra da importância da saúde das gengivas antes de iniciar o tratamento com prótese dentária fixa. Problemas como a gengivite e periodontite, gengivas retraídas e sangramento das gengivas precisam ser tratados antes de iniciar os procedimentos para moldagens.

 

Um problema frequentemente encontrado antes de iniciar o tratamento é a retração gengival junto a próteses dentárias e implantes dentários já presentes. Nestes casos, o estabelecimento de um planejamento que pode exigir até mesmo a cirurgia gengival com enxerto de gengiva é essencial para evitar frustrações com os resultados finais, a dificuldade para a higienização oral e, ainda pior, o avanço das gengivas retraídas.

 

Uma consequência comum do tratamento com prótese dentária fixa realizado sobre gengivas inchadas e inflamadas, seja por gengivite ou periodontite, é a aparente “retração gengival” posterior à instalação dos dispositivos protéticos. O que acontece nestes casos é que, ao trocar a coroa dentária antiga, as gengivas desincham como resultado da instalação de coroas dentárias em porcelana mais delicadas e compatíveis com o tecidos gengivais – e isto só para ficar apenas em um dos problemas que costumam aparecer quando as gengivas não são tratadas previamente.

 

gengivite
Gengivite e periodontite exigem tratamento prévio às moldagens de dispositivos protéticos.

 

 

Tratamento de canal.

 

Cáries dentárias e fraturas podem, por vezes, comprometer a retenção da prótese dentária fixa. Quando isto acontece, a instalação de um pino interno de reforço é necessário para evitar que jaquetas e coroas em porcelana descolem-se. E para que este pino possa ser instalado internamente ao dente, é preciso que este apresente os canais tratados – é o chamado tratamento de canal, ou endodôntico.

 

Outra situação que também podem exigir o tratamento de canal prévio à confecção da prótese dentária fixa é a extensão da cárie dentária internamente ou bastante próxima à parte mais interna do dente, a polpa dentária. Nestes casos, a indicação para o tratamento endodôntico é evitar a infecção e os quadros de dores que podem evoluir da infiltração cariosa.

 

 

Pino dentário para retenção pode ser necessário.

 

A instalação de pino dentários internamente às raízes dos dentes pode ter como objetivo aumentar a retenção de próteses dentárias fixas, desde a técnica com coroa de porcelana ao pôntico protético. Além dessa função, este dispositivo pode ser utilizado para aumentar o reforço interno da estrutura dental, prevenindo o aparecimento de fraturas.

 

Existem vários tipos de pinos protéticos de reforço. O mais utilizado é o pino de fibra de vidro, um material que traz como vantagens a melhora de resultados estéticos para a técnica com prótese dentária em porcelana pura, nos tratamentos estéticos de impacto. Outros materiais disponíveis são a fibra de carbono, uma versão com propriedades mecânicas melhoradas ou mesmo a versão tradicional em metal.

 

Já para quem exige resultados estéticos ainda mais naturais e marcantes, o pino de zircônia é a opção ideal. Ideal para servir como suporte para coroas em porcelana pura, também pode ser utilizado para fixar diversos tipos de dispositivos protéticos sobre implantes dentários, como a dentadura fixa na técnica com prótese protocolo.

 

pino protético e pivô
Pino protético em metal em pivô dentário: técnica já obsoleta no tratamento com prótese dentária fixa.

 

 

Dentadura fixa tipo prótese protocolo.

 

A substituição de dentaduras convencionais por prótese dentária fixa sobre implante traz vantagens que vão da melhora estética ao fim de problemas como a dor e dificuldade para mastigação – reclamações comuns também aos dispositivos como a prótese dentária removível. Conhecida pelo nome de dentadura fixa ou prótese protocolo, é um tratamento que pode ser realizado em indivíduos de qualquer idade.

 

A prótese dentária tipo protocolo pode ser confeccionada com quatro tipos diferentes de materiais. A mais comum é a que apresenta revestimento externo em resina, trazendo resultados estéticos satisfatórios e preço mais em conta. Já quem exige maior durabilidade e estética de impacto, são três as versões à disposição: porcelana sobre zircônia, porcelana sobre metal e zircônia pura.

 

Dentadura fixa em acrílico

Com preço mais em conta e resultados estéticos satisfatórios, a dentadura fixa em acrílico traz todos os benefícios da prótese dentária fixa sobre implantes. As desvantagens ficam por conta da sua menor durabilidade – média de 4 anos – e facilidade para acúmulo de resíduos em suas partes acrílicas.

 

Dentadura fixa em porcelana sobre metal

Com resultados estéticos excelentes e preço intermediário entre a versão acrílica e a zircônia, a dentadura fixa tipo prótese protocolo em porcelana sobre metal também traz elevada durabilidade e facilidade para higienização.

 

Dentadura fixa em porcelana sobre zircônia

Para quem procura os melhores resultados estéticos e elevada durabilidade, a prótese protocolo em porcelana sobre zircônia é a técnica ideal. A desvantagem fica por conta do preço mais elevado comparado às demais técnicas e necessidade de uma laboratório de prótese dentária fixa especializado neste tipo de dispositivo protético.

 

Dentadura fixa em zircônia pura

A dentadura fixa em zircônia pura é uma alternativa com preço mais em conta da versão com cobertura em porcelana. Com resultados estéticos também inferiores a esta técnica, recentes inovações para este tipo de dispositivo vem possibilitando seu uso mesmo para os pacientes que exigem a reprodução fiel das cores e outros detalhes ópticos para mimese de dentes naturais.

 

Saiba mais sobre o tratamento com prótese dentária fixa.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog