BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese dentária flexível: durabilidade, prós e contras.

prótese dentária flexivel durabilidade prós e contras post blog

A prótese dentária flexível traz durabilidade, prós e contras que precisam ser levados em conta na hora de substituir a prótese removível com grampo metálico por uma técncia mais estética e harmônica ao seu sorriso.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia (gengivas) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese dentária flexível, a ponte removível para um sorriso mais estético.

 

Em tempos de gengivas perfeitamente alinhadas e dentes ultra harmonizados através de laminados cerâmicos, o uso de dispositivos protéticos como a prótese dentária removível com grampo metálico pode ser uma fonte inesgotável para quadros psicológicos de depressão e isolamento social. O que fazer, portanto, para recuperar a harmonia do sorriso em indivíduos que perderam vários dentes e ainda dependem desta antiga técnica?

 

A prótese dentária flexível é uma alternativa mais estética à técnica tradicional com grampos em metal. Com grampos confeccionados na mesma cor dos dentes ou gengivas – não à toa ela também recebe o nome de prótese dentária com grampo estético ou “invisível”, ela pode ser a solução ideal para recuperar a harmonia do sorriso e eliminar as partes metálicas tão características da ponte dentária móvel – mas requer atenção com relação à sua durabilidade, prós e contras.

 

prótese dentária flexível durabilidade do tratamento
Prótese dentária flexível: durabilidade menor vem das características do polímero que confere flexibilidade ao dispositivo protético.

 

 

Alívio estético é a principal característica.

 

A ausência dos grampos metálicos utilizados para apreender a prótese dentária móvel é a principal característica da técnica flexível. Como o número e localização destes grampos variam conforme a arcada dentária e quantidade de dentes perdidos, é de se esperar que os resultados estéticos desta técnica com grampos estéticos sejam mais pronunciados em alguns pacientes comparados a outros.

 

O objetivo da prótese dentária flexível é promover um alívio estético suficiente para eliminar os danos ao sorriso provocados pelo metal do dispositivo tradicional. É importante que o paciente candidato à técnica flexível esteja ciente de que as limitações deste dispositivo podem ir além da menor durabilidade e resultados estéticos inferiores quando comparados a técnicas mais sofisticadas como a prótese dentária fixa em porcelana.

 

prótese dentária com grampo flexível
Grampos da prótese flexível podem ser confeccionados na cor dos dentes, gengivas e até mesmo transparentes.

 

 

Durabilidade da prótese dentária flexível é inferior à técnica com grampo metálico.

 

Quanto tempo dura a prótese dentária flexível? Após o término do tratamento, esta é a dúvida mais importante para a maioria dos pacientes atendidos. O fato, porém, é que pouco se sabe sobre a durabilidade deste dispositivo que exige cuidados especiais para limpeza e conservação nos períodos de repouso de uso.

 

A durabilidade da prótese dentária flexível é considerada inferior à técnica convencional com metal. Por outro lado, pesa também o fato de que a troca tanto de dentaduras quanto da prótese parcial removível devem ser realizadas a cada quatro anos para compensar as perdas ósseas progressivas que acompanham as áreas com dentes perdidos – um fato que pode ser compatível com o tempo de vida esperado para o dispositivo flexível.

 

 

Prós e contras da prótese dentária flexível.

 

A prótese dentária flexível traz durabilidade, prós e contras que precisam ser levadas em consideração antes de iniciar o tratamento. Conheça as principais características deste dispositivo que pode ser a solução para recuperar a harmonia do seu sorriso – ou motivo para frustração por resultados estéticos e dificuldade para mastigação.

 

Prós

 

eliminação de grampos metálicos;

 

alívio estético;

 

menor risco para fraturas nos dentes de suporte;

 

pode ser utilizada como prótese dentária provisória.

 

 

Contras

 

durabilidade menor;

 

menor resistência a quedas ou impactos;

 

estrutura interna é mais espessa que técnica convencional;

 

menor estabilidade e eficiência mastigatória;

 

dificuldade para adaptação na arcada inferior.

 

prótese dentária flexível prós e contras
A transparência da prótese dentária flexível ou com grampo estético elimina o efeito metálico de dispositivos protéticos convencionais.

 

 

Prótese dentária removível com grampo metálico ainda vale a pena?

 

A durabilidade da prótese dentária flexível é, de fato, inferior à ponte removível com grampo estético. Aos portadores deste dispositivo cujos grampos em metal causam poucos transtornos psicológicos, o ideal mesmo é seguir com a técnica tradicional dados seus melhores resultados com relação à mastigação, durabilidade e apreensão.

 

Por outro lado, apesar das suas desvantagens, a prótese removível flexível pode ser a solução ideal. É o caso, por exemplo, dos indivíduos cujo sorriso é aberto e exibe exageradamente as partes metálicas do dispositivo protético. Outra situação bem indicada à técnica são os pacientes com poucas perdas dentárias em que a menor eficiência mastigatória e de apreensão não são tão importantes dado o número elevado de dentes ainda presentes na arcada.

 

Outra questão relevante a respeito da ponte móvel flexível é com relação à dificuldade para adaptação deste dispositivo na arcada inferior. As poucas indicações deste dispositivo protético, nestes casos, dão-se nos casos em que as poucas perdas dentárias presentes ainda contam com a presença de dentes naturais nas partes mais posteriores.

 

 

Prótese dentária com grampo estético ou “invisível”.

 

A confusão entre a prótese dentária removível com grampo estético ou “invisível” e a prótese dentária flexível é frequente e pode induzir muitos pacientes a escolhas desastrosas. Apesar das nomenclaturas diferentes, trata-se, na verdade, do mesmo tipo de dispositivo protético removível, com as mesmas caractertísticas de durabilidade, prós e contras.

 

 

Prótese dentária em porcelana tipo pôntico ou com encaixe são alternativas ainda mais estéticas.

 

A prótese dentária flexível selecionada após exame clínico cuidadoso e que leva em consideração suas características de durabilidade, prós e contras, pode ser uma solução interessante quando a melhora estética é o principal objetivo do tratamento. Ainda assim, muitos pacientes podem ficar frustrados com os resultados deste dispositivo móvel devido à expectativas elevadas e irreais com relação à técnica. O que fazer?

 

A prótese dentária fixa em porcelana é a alternativa ideal para sorrisos mais marcantes e harmônicos. Fixadas rigidamente sobre dentes naturais na técnica em pôntico ou sobre implantes dentários, ela traz elevadíssima durabilidade e detalhes ópticos de cor, transparência e fluorescências próximas a dentes naturais – exatamento como nos procedimentos com laminados cerâmicos como lentes de contato dental e facetas de porcelana.

 

Outra alternativa muito utilizada é a prótese dentária removível com encaixe. Indicada para arcadas dentárias cujas ausências de dentes ocorrem apenas nas partes posteriores, ele utilizam encaixes instalados em coroas dentárias em porcelana que eliminam os grampos metálicos e garantem durabilidade, ótima apreensão e estética superior.

 

A substituição de prótese dentária removível pela técnica fixa em porcelana pura ou zircônia traz resultados estéticos ainda mais marcantes. O que não dá mesmo é sofrer com as enormes limitações estéticas, mastigatórias e de durabilidade da prótese dentária removível com grampos metálicos – existem diversas formas para você recuperar a autoestima perdida por esta técnica obsoleta e repleta de desvantagens.

 

Saiba mais sobre o tratamento com prótese dentária flexível.

Ou aproveite para ler os posts relacionados: 

Voltar para o blog