BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese dentária: selecione o melhor material para estética de impacto.

melhor material para prótese dentária blog post

Quer descobrir o melhor material para prótese dentária? Conheça os materiais mais estéticos e duráveis para tratamentos com porcelana, zircônia e outras opções para sorrisos mais marcantes e harmoniosos.

 

 por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em prótese dentária pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

 

Prótese dentária: da necessidade às transformação de impacto do sorriso.

 

Sorrisos marcantes e dentes perfeitamente alinhados são desejos cada vez mais comuns. Da correção de mínimos detalhes anatômicos com lentes de contato dental às transformações de impacto do sorriso com facetas de porcelana, é preciso que tudo esteja em harmonia com o rosto para que os resultados sejam impecáveis – objetivos que, de uns anos para cá, também estão disponíveis ao portador de prótese dentária fixa.

 

As transformações de impacto do sorriso com prótese dentária em porcelana são, até certo ponto, recentes. O principal motivo é a introdução de materiais semelhantes aos utilizados nos laminados cerâmicos, uma característica que permite a dispositivos como coroas, jaquetas e pônticos unidos a dentes naturais, pinos protéticos e implantes dentários resultados estéticos estonteantes e impactantes – uma condição que exige do paciente um entendimento sobre o melhor material para prótese dentária.

 

prótese dentária fixa em material semelhante à lente de conato dental
Prótese dentária fixa em porcelana, na técnica em pôntico preso a dentes naturais: resultados estéticos semelhantes às lentes de contato dental e facetas de porcelana.

 

 

 

Prótese dentária em porcelana pura não é tudo igual.

 

A prótese dentária fixa em porcelana é um dispositivo utilizado seja para recuperar dentes extensamente cariados ou fraturados ou para substituir coroas dentárias através de implantes dentários osseointegrados. Porém, ao contrário do que se imagina, a cerâmica odontológica – nome correto para a porcelana utilizada em tratamentos dentários – não é a mesma para todos os casos, um característica que impacta nos resultados estéticos e durabilidade em procedimentos para odontologia estética.

 

A seleção do melhor material para prótese dentária, na técnica com porcelana, deve levar em conta diversos fatores como a exigência estética individual ou as condições naturais dos dentes que serão submetidos ao tratamento. Conheça os principais materiais para a construção de coroas (jaqueta dentária) e pônticos para procedimentos sobre dentes, pinos protéticos ou implantes dentários:

 

cerâmica feldspática

Popularizada através das próteses dentárias do tipo metalocerâmico – técnica mais simples e ainda a mais utilizada -, versões mais vançadas deste material foram introduzidas para a confecção de prótese dentária em porcelana pura. Indicada para a confecção de laminados do tipo faceta ou lente, é o melhor material para procedimentos com fragmentos cerâmicos. A cerâmica feldspática ainda traz vantagens como a possibilidade para polimento após colagem sobre os dentes, facilidade para reparos e poucos desgastes abrasivos – além de ser considerado por muitos dentistas como o material com cores mais naturais.

 

dissilicato de lítio

É o sistema cerâmico mais utilizado no mundo para confecção de prótese dentária em porcelana pura. Popularizada através do sistema IPS e-max – uma porcelana misturada com zircônia -, tem na versatilidade e ótimos resultados estéticos as principais vantagens. Indicado desde a coroa protéticoa unitária e laminados cerâmicos a próteses dentárias extensas sobre dentes naturais ou implantes dentários, permite o uso de um único material para tratamentos que exigem diversas técnicas protéticas e restauradoras.

 

silicato de lítio

Variação da cerâmica de dissilicato de lítio reforçada com zircônia, traz elevada resistência para peças protéticas fresadas por computadores – um sistema para confecção de próteses dentárias puras em uma única consulta em que o paciente realiza todo o tratamento em um único dia. Os resultados estéticos, inferiores aos demais sistemas cerâmicos, trazem ótima durabilidade e resultados estéticos razoáveis.

 

lente de contato dental melhor material
Lente de contato dental confeccionada em dissilicato de lítio.

 

 

Resultados estéticos já são semelhantes à lente de contato dental.

 

Os laminados cerâmicos englobam 3 técnicas que revestem, através de delicadas lâminas em porcelana, a parte estética dos dentes: lentes de contato dental, facetas de porcelana e fragmentos cerâmicos. Com resultados estéticos de impacto, apresentavam como problema a impossibilidade para tratamentos combinados com próteses dentárias fixas em porcelana – uma frustração para indivíduos com coroas protéticas presentes em dentes anteriores.

 

Para harmonizar os resultados com laminados cerãmicos, o melhor material para prótese dentária precisa recproduzir todas as características de cor, fluorescência e transparência destes dispositivos. E, para isso, a utilização de cerâmicas feldspáticas, silicatos e dissilicatos de lítio permite até mesmo o emprego de técnicas como o pôntico protético – situação em que a prótese dentária é presa entre dois dentes naturais para recuperar áreas desdentadas – para evitar diferenças de resultados estéticos entre materiais diferentes.

 

prótese dentária fixa em porcelana seleção de cor
O melhor material para prótese dentária depende das exigências estéticas para cores e transparências.

 

 

Zircônia, uma alternativa cada vez mais versátil e estética.

 

A zircônia vem disputando o título de melhor material para prótese dentária com as tradicionais porcelanas (cerâmicas odontológicas). Inicialmente desenvolvida para substituir o metal das estruturas internas de dispositivos protéticos ou pinos, novas versões mais transparentes e estéticas permitem que ao material o seu uso em coroas protéticas com resultados, por ora, ainda inferiores às próteses dentárias em porcelana pura.

 

Outros procedimentos odontológicos também podem ser confeccionados com este material resistente e versátil. Um exemplo disso é a restauração dental em zircônia, uma alternativa que permite alta durabilidade e com resultados estéticos satisfatórios e com preço mais acessível. Ou a construção de pinos protéticos ou implantes dentários em zircônia, indicados para tratamentos dentários em região anterior que exigem cuidados para evitar o acinzentamento de gengivas ou evitar o uso de metal em procedimentos com dispositivos protéticos.

 

 

Melhor material para prótese dentária em porcelana depende dos desafios estéticos.

 

Qual o melhor material para prótese dentária? Enquanto para alguns a durabilidade do tratamento é o que mais importa a procedimentos odontológicos, para a maioria diz respeito aos resultados estéticos de restaurações dentárias e dispositivos protéticos sobre dentes naturais ou implantes ósseointegrados – ou até mesmo dentaduras e prótese dentária móvel.

 

O melhor material em tratamentos odontológicos deve apresentar características que vão muito além da durabilidade e resultados estéticos. Um exemplo disto é a biocompatibilidade, uma propriedade que impede respostas irritativas dos tecidos humanos em contato com materiais não biológicos. Outra característica importância é a “resistência”, importante para situações com estresse de repetição devido à excesso de força compressiva.

 

Até agora, não existe um material que entregue máximos resultados estéticos e de durabilidade para todas as situações. Um bom exemplo disto é o tratamento com lentes de contato dental em dentes muito escurecidos – seja por tratamento de canal ou manchamentos por antibióticos -, em que materiais como a cerâmica feldspática não podem ser utilizadas devido a sua elevada transparência. Outra situação comum é a reabilitação de áreas com diversos dentes ausentes, em que a zircônia é o maerial de eleição para uso em prótese dentária fixa em porcelana.

 

prótese dentária porcelana metal e zircônia
Metal, porcelana ou zircônia: selecione o material ideal para o seu tratamento.

 

 

Prótese dentária fixa metalocerâmica, nem tão obsoleta assim.

 

A prótese dentária fixa metalocerâmica é a técnica mais utilizada – apesar dos resultados estéticos inferiores às versões. O que difere este tipo de dispositivo das versões em porcelana pura é a utilização de uma subsestrutura interna, não visível, em metal – daí o nome metalocerâmico. 

 

Apesar das limitações estéticas e problemas como o manchamento de gengivas por metal ou escurecimento de dentes, a introdução de porcelanas mais naturais e semelhantes a dentes naturais trouxeram novas possibilidades – incluindo sua utilização em procedimentos dentários de elevado impacto -, dando ainda mais sobrevida a uma técnica simples e com preços mais em conta.

 

 

Dentadura fixa traz estética de impacto para substituir dentaduras.

 

Modificações de impacto do sorriso também estão disponíveis ao portador de dentadura fixa. Neste caso, o melhor material para prótese dentária protocolo é a porcelana aplicada sobre estrutura interna em zircônia, uma versão cujos resultados estéticos finais são aproximados às correções com laminados cerâmicos do tipo lente e faceta.

 

Se por um lado a dentadura fixa em zircônia com porcelana de cobertura traz estética de impacto, por outro seu custo mais elevado pode sr um problema para os indivíduos sensíveis ao preço de tratamentos odontológicos. Para contornar, versões com a prótese dentária protocolo em acrílico sobre estrutura em metal, porcelana sobre estrutura em metal ou ainda a porcelana sobre zircônia pura oferem resultados estéticos satisfatórios por um preço mais em conta.

 

 

Ainda com dúvidas? Acesse nosso FAQ (perguntas frequentes)

Saiba mais sobre prótese dentária com estes posts:

Voltar para o blog