BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Tratamento com prótese dentária combinado com aparelho ortodôntico requer atenção.

tratamento prótese dentária com aparelho ortodôntico

O tratamento que combina próteses dentárias com aparelho ortodôntico requer atenção a detalhes para que as movimentações dos dentes deixem espaços precisos para a confecção das próteses fixas. Neste post, o momento ideal para instalar a prótese, os cuidados com provisórios e outras informações essenciais para que tudo dê certo.

 

por Luis Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Os cuidados básicos para pacientes em tratamento com aparelho ortodôntico que necessitam de próteses dentárias.

 

Tratamentos com aparelhos ortodônticos podem ser demorados e exigir muita paciência e dedicação. E quando próteses dentárias fixas também fazem parte do planejamento, cuidados extras são essenciais para que a movimentação dos dentes delimitem espaços perfeitos para a confecção de próteses dentárias. Como todo detalhe é importante para que o problema não apareça, segue uma lista de alguns deles que você mesmo pode entender.

 

 

Confeccionar a prótese dentária ao final do tratamento ortodôntico traz resultados mais harmônicos e funcionais

 

São muitos os motivos que contra-indicam a confecção de próteses dentárias em porcelana antes de iniciar o tratamento ortodôntico. Entretanto, três deles são essenciais para qualquer que seja a movimentação dentária e a localização da prótese dentária: durante a movimentação dos dentes, as bordas das próteses podem ficar expostas, exigindo a confecção de novo trabalho; os braquetes ortodônticos colocados sobre próteses danificam a porcelana de cobertura; pode haver fratura na porcelana que reveste as próteses dentárias pela ação da força do braquete ortodôntico.

 

• substituir provisórios a cada 3 meses

Provisórios são dentes provisórios que, assim como nos casos combinam próteses dentárias com aparelhos ortodônticos, protegem os dentes, auxiliam na mastigação e retenção dos braquetes ortodônticos e ainda servem como referência do espaço ideal para prótese definitiva. Entretanto, o acrílico, material utilizados para a confecção de próteses provisórias, é frágil e incapaz de oferecer selamento eficiente contra infiltrações cariosas.

 

• planejar movimentações dentárias visando o espaço correto para a próteses dentárias

É possível, sim, planejar do começo ao fim as movimentações dentárias necessárias nos tratamentos com aparelhos ortodônticos. E quando próteses dentárias apoiadas sobre dentes naturais ou implantes dentários fazem parte do planejamento, os cuidados devem ser mais do que redobrados.

 

• higienização cuidadosa

É exatamente porque o material utilizado nos provisórios é ineficiente para o selamento contra a infiltração por cáries dentárias que a higienização cuidadosa e personalizada deve ser realizada à risca. A combinação de higiene deficiente com próteses provisórias que não trocadas com frequência pode resultar em infiltrações tão extensas que a extração do dente pode ser necessária – e fique atento porque essa situação, aliás, é bastante comum.

 

 

O que pode dar errado nos tratamentos com aparelho ortodôntico combinados próteses dentárias e implantes ósseo-integrados.

 

Tratamentos odontológicos são como outros tipo de tratamentos em saúde: algo sempre pode sair fora do que foi planejado. E quando são combinados, as chances para que algo dê errado aumentam consideravelmente.

 

Alguns dos problemas encontrados nos tratamentos que combinam próteses dentárias com aparelhos ortodônticos decorrem da complexidade em combinar movimentações dentárias com o planejamento do espaço e forma final da prótese dentária. Abaixo, uma lista dos problemas mais frequentes encontrados nessas situações.

 

• pouco espaço para a prótese dentária

Terminado o tratamento ortodôntico, é hora de confeccionar a prótese dentária. E se o espaço que resultou das movimentações dentárias é inadequado para a confecção da prótese, o resultado final pode ser esteticamente desagradável. Quando o problema acontece na região anterior, um novo tratamento ortodôntico ou até mesmo transformações em grupo de dentes com lentes de contato dental ou facetas em porcelana podem ser as únicas soluções esteticamente aceitáveis.

 

• espaço muito amplo para a prótese dentária

Por vezes, o espaço final para a confecção da prótese dentária após o tratamentos com aparelho ortodôntico é muito extenso. O resultado é uma prótese muito larga que não combina com os demais dentes da arcada e, para piorar, que acumula alimentos – situação ideal para que inflamações gengivais e cáries dentárias apareçam.

 

• caries dentárias infiltradas sob provisórios

Provisórios mal instalados, confeccionados com materiais de baixa qualidade ou sem substituições preventivas (90 dias) frequentemente são acometidos por infiltrações por cáries dentárias que, dependendo da extensão, podem condenar e indicar a extração de dentes.

 

• dentes inclinados que impossibilitam instalação de implantes

Embora esse não seja um post sobre sobre tratamentos com implantes combinados com aparelhos ortodônticos, é importante saber que as movimentações dentárias podem impossibilitar a instalação de implantes quando o espaço final é muito pequeno. O erro mais comum nessas situações é a movimentação dentária que promovem inclinações das raízes – falso efeito de harmonia e alinhamento dentário.

 

tratamento com prótese e aparelho ortodontico agenesia
A agenesia dos incisivos laterais é um exemplo de tratamento que necessita de bom planejamento ortodôntico para criar espaços adequados.

 

 

O momento ideal para confeccionar a prótese dentária fixa é no final do tratamento ortodôntico.

 

Afinal, qual o momento correto para confeccionar e instalar próteses dentárias em pacientes em tratamento ortodôntico? Tecnicamente, a peça protética pode ser instalada a qualquer tempo.

 

O problema é que as próteses dentárias instaladas após o tratamento ortodôntico frequente são mais harmônicas e funcionais do que as próteses confeccionadas antes ou durante a movimentação dos dentes, implicando em custos extras de confecção de nova prótese dentária após o tratamento com aparelho.

 

Algumas situações, entretanto, exigem a confecção de próteses dentárias fixas antes ou durante o tratamento com aparelhos dentários. São os casos, por exemplo, dos indivíduos com alta exigência estética – dentes anteriores em arcadas com sorriso gengival alto. A dica para esses casos é uma só: próteses dentárias confeccionadas em porcelana pura possuem bordas finas e na mesma cor da porcelana, ideias para movimentações intensas que podem expor a região de encontro entre próteses e dentes.

 

 

Porque provisórios necessitam de substituição periódica e higienização dedicada.

 

O segundo erro mais comum aos tratamentos combinados entre próteses dentárias e aparelhos ortodônticos é realizar todo o tratamento com o mesmo provisório. O material utilizado nessas próteses provisórias, como já comentado,  é o acrílico, material ideal para pequenos intervalos de temporização comuns aos tratamentos de próteses dentárias fixas mas contra-indicado para os longos períodos frequentes aos tratamentos ortodônticos – superiores, na maioria dos casos, a um ano de tratamento.

 

O problema mais perigoso encontrado nas próteses provisórias empregadas por períodos muito prolongados é a infiltração por cárie dentária. E, se o dente estiver com o canal tratado (tratamento endodôntico), as consequências podem ser ainda maiores – dentes sem vitalidade pulpar não respondem aos estímulos dolorosos comuns às infiltrações por cáries dentárias, e somente durante a remoção do provisório é que o paciente descobre a existência de lesões cariosas que, dependendo do tamanho, podem condenar e indicar a extração do dente. Uma situação frustrante e que traz custos extras para o paciente.

 

 

Um detalhe essencial entre o final do tratamento com aparelho e a início da confecção da prótese dentária: ajuste da mordida!

 

Dentes alinhados e com a mordida perfeita são os resultados que todo mundo quer ver ao final do tratamento ortodôntico. Entretanto, um detalhe essencial frequentemente passa despercebido após a remoção do aparelho: a mordida (oclusão) provavelmente não está com a correta distribuição de forças e contatos entre dentes durante o fechamento e a mastigação. O que mais surpreende nessa situação é que essa desarmonia é até esperada, resultado da impossibilidade técnica da ortodôntica em estabelecer contatos perfeitos entre os dentes. A solução, porém,  é simples: realizar o ajuste oclusal, um procedimento que pode ser realizado em apenas uma consulta.

 

O ajuste oclusal é um procedimento que promove contatos dentários mais eficientes e confortáveis. Outra vantagem dele é impedir as movimentações dentárias espontâneas que, com o passar dos anos, podem desalinham, outra vez, os dentes. E, para os casos das próteses dentárias realizadas após o tratamento com aparelhos, esse ajuste é ainda mais essencial, já que o ajuste dos dentes após a confecção das peças protéticas danificam as porcelanas de cobertura. Motivo para frustrações e custos extras.

 

 

A prótese dentária ideal para pacientes com aparelhos ortodônticos depende do resultado do tratamento

 

Qual o tipo de prótese dentária ideal pós tratamento com aparelho ortodôntico? Próteses com porcelana pura. Além de mais estéticas, não pigmentam e escurecem as gengivas – problema comum às próteses convencionais (metalocerâmicas). A ausência de alergias inflamatórias é outra das vantagens das próteses com porcelana pura. Uma outra característica importante destas próteses é que elas não necessitam ser trocadas quando as gengivas retraem, como acontece na recessão gengival.

 

Um outro detalhe importante que faz da porcelana pura a melhor escolha como material para as próteses dentárias é que ela lida muito bem com as movimentações dentárias que podem aparecer após o tratamento ortodôntico. O bruxismo e os desgastes das restaurações em resina em dentes posteriores, por exemplo, são situações comuns e que podem desalinhar os dentes. E, para evitar que o problema apareça, as próteses dentárias com porcelana pura são ideias para que não aconteçam danos estéticos provenientes da exposição de bordas de próteses metalocerâmicas.

 

De qualquer forma, a indicação correta do tipo de prótese dentária ideal pós tratamento ortodôntico depende da posição do dente na arcada dentária, necessidade estética, situação e posicionamento das gengivas, cor do dente ou pino de suporte e outros fatores que interferem no resultado final desses tratamento. Em odontologia, os detalhes são mais do que essenciais, definindo o que dá certo e o que dá errado no tratamento.

 

 

Saiba mais sobre próteses dentárias e aparelho ortodôntico:

Voltar para o blog