BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese em porcelana pura traz o melhor da estética dental de impacto.


Para quem procura o melhor em estética dental de impacto com prótese dentária fixa, a porcelana pura é o material ideal. Unindo alta durabilidade e resistência, a prótese em porcelana pura traz resultados estéticos iguais às lentes de contato dental e facetas de porcelana – as duas técnicas mais poderosas para transformações do sorriso.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em prótese dentária e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese em porcelana pura, a técnica perfeita para estética dental de impacto.

 

Não é de hoje que as salas de esperas dos consultórios odontológicos estão repletas de pacientes em busca de sorrisos renovados. E quase sempre, os tratamentos mais procurados são as lentes de contato dental e facetas de porcelana, famosas pelas cores e simetrias perfeitas dos dentes.

 

Mesmo com tantas vantagens, estas duas técnicas têm como desvantagem não poderem ser feitas sobre dentes que necessitam de recobrimento total, não apenas das partes externas e estéticas. É o caso, por exemplo, dos dentes que apresentam restaurações dentárias extensas ou estão severamente desgastados pelo bruxismo.

 

A prótese em porcelana pura é uma versão com recobrimento total dos dentes das facetas e lentes de contato dental. Com cores e transparências semelhantes às encontradas em dentes naturais, ela traz novas possibilidades estéticas à técnicas como a coroa dentária, pivôs e implantes dentários – com o melhor da estética dental de impacto.

 

 

Porcelana pura é a mesma utilizada em facetas e lentes de contato dental.

 

O segredo da prótese dentária em porcelana pura para oferecer resultados estéticos tão marcantes é que ela é confeccionada com os mesmos materiais utilizados em lentes de contato dental e facetas de porcelana, porém em versões mais resistentes, e sem nenhuma perda estética pra isto.

 

A principal vantagem dela é que ela não necessita de reforço interno para evitar fraturas. Diferente da prótese dentária em zircônia ou da já obsoleta prótese metalocerâmica, que utilizam zircônia e metal como reforço, a prótese em porcelana pura é feita com um único material, translúcido e vívido, exatamente como nos dentes naturais.

 

As vantagens de utilizar a porcelana pura nos tratamentos estéticos são incomparáveis. Não à toa, alguns dentistas afirma que este material pode já ser considerado definitivo à estética dental de impacto, não tendo mais o que evoluir. É quase a perfeição em termos de estética e durabilidade.

 

protese em porcelana pura
Prótese em porcelana pura: resultados estéticos são semelhantes às facetas de porcelana e lentes de contato dental.

 

 

Durabilidade e resistência surpreendem.

 

Utilizar o mesmo material utilizado nas lentes de contato dental pode até dar a ideia de que a prótese em porcelana pura é frágil, pouco resistente. Mas as pesquisas científicas e longa experiência clínica provam exatamente o contrário. 

 

A prótese dentária em porcelana é bastante resistente. Tanto que, após sua colagem definitiva, nem mesmo existem restrições de alimentação que tragam riscos para fraturas ou trincas. Com ela, é possível morder qualquer tipo de alimento, sem risco para fraturas. 

 

Outra vantagem é sua elevada durabilidade. Algumas pesquisas científicas indicam que, passados 10 anos, 95% delas encontram-se com adaptação e superfície intactas – ainda mais resistentes que os laminados cerâmicos típicos como facetas dentárias e lentes de contato dental.

 

 

Porcelana pura é ideal para quem possui retração gengival.

 

A retração gengival é a exposição das raízes dos dentes, aparecendo através da migração das gengivas da sua posição original. Tendo como principais causas a periodontite e a pressão exagerada e traumática das cerdas das escovas dentárias contra a gengivas, ela também pode ocorrer em dentes que suportam próteses dentárias fixas.

 

O aparecimento de gengivas retraídas junto à prótese dentária fixa normalmente requer a sua remoção. É o que acontece com a técnica com reforço interno em metal, que costumam deixar as gengivas escurecidas. Ou, em alguns casos, com a técnica em zircônia, que pode deixar uma margem esbranquiçada.

 

A prótese dentária em porcelana pura não necessita ser removida após a retração da gengiva. O motivo para isto são as suas bordas finas construídas nas mesmas cores dos dentes, praticamente imperceptíveis de serem notadas quando as gengivas retraem.

 

protese dentaria em porcelana pura e lente de contato dental
A prótese em porcelana na técnica com pôntico fixo: ideal para evitar implantes dentários.

 

 

Fique atento: não existe só um tipo de porcelana pura.

 

Poucos pacientes se dão conta de que existem vários tipos de porcelana pura. E não são poucos. Diferenças na composição do material e variações na qualidade – são vários os fabricantes disponíveis – modificam os resultados estéticos e de durabilidade. É preciso, portanto, escolher o material correto antes de iniciar o tratamento.

 

Em primeiro lugar, é preciso saber que as porcelanas utilizadas nos tratamentos odontológicos são variações de cerâmicas específicas para odontologia. Para ter uma ideia disto, apenas nos tratamentos com laminados cerâmicos, como a lente de contato dental e a faceta de porcelana, existem três materiais disponíveis, escolhidos a dedo pelo dentista especialista em prótese dentária.

 

Já com relação à prótese em porcelana pura, são dois os materiais disponíveis. O mais recomendado é a cerâmica com dissilicato de lítio, que oferece resultados naturais e marcantes, e ainda pode ser combinada, lado a lado, com facetas de porcelana e lentes de contato dental.

 

 

Combine a prótese em porcelana pura com laminados cerâmicos para resultados mais seguros aos dentes.

 

Um erro comum nos tratamentos dentários com muitos dentes envolvidos é realizar desgastes excessivos nos dentes. O objetivo disso é utilizar uma única técnica, como a cora dentária, com a finalidade de minimizar diferenças de cores entre os dentes revestidos com porcelana.

 

A prótese dentária fixa em porcelana pura elimina desgastes dentários excessivos porque não tem diferenças estéticas com facetas de porcelana e lentes de contato dental. Dentes que necessitam de pequenos desgastes, indicados para facetas dentárias, podem ser feitos com esta técnica, sem necessidade para transformá-los em coroas dentárias, que exigem desgastes excessivos nos dentes.

 

A combinação de próteses em porcelana com laminados cerâmicos permitem a construção de dentes com cores e transparências semelhantes, sem risco de diferenças ou desgastes nos dentes que não sejam necessários.

 

 

Diferenças entre a prótese em porcelana pura e a prótese em zircônia.

 

A zircônia é uma alternativa com preço mais em conta à porcelana pura. Desenvolvida inicialmente para substituir o metal interno das tradicionais próteses dentárias metalocerâmicas, versões atualizadas dela já permitem a construção de coroas dentárias a restaurações cerâmicas tipo on-lay.

 

Entre as principais diferenças, as que estão nos resultados estéticos pesam mais. Atualmente, a melhor reprodução de cores e transparências do esmalte e dentina, as duas camadas que compõem a coroa dentária, é melhor obtida com o uso da porcelana pura.

 

Já a zircônia, cujas propriedades estéticas melhoram a cada dia, é recomendada para uso em dentes posteriores. O objetivo desta restrição é evitar resultados como dentes opacos, que causam estranhamento aos pacientes mais exigentes com os resultados estéticos do tratamento.

 

protese dentaria em porcelana pura
Porcelana pura, zircônia e metalocerâmica: compare a construção dos 3 tipos de próteses dentárias fixas mais utilizados.

 

 

Preço da prótese em porcelana pura costuma variar.

 

Os preços de tratamentos odontológicos podem variar em muitas vezes, mesmo para um mesmo material. Com relação à prótese em porcelana pura, os valores podem ser encontrados a partir de R$ 1500,00 a até R$ 4.000,00.

 

Os motivos para uma faixa tão ampla de variação dos preços vão da qualidade do laboratório de prótese dentária utilizado, da técnica utilizada (múltiplas camadas são mais naturais, porém mais caras) e da experiência profissional do dentista especialista em próteses dentárias.

 

 

Problemas são raros e não tem a porcelana pura como causa.

 

A prótese em porcelana pura é resistente o suficiente para durar por muitos anos e décadas. E também possuem ótima adaptação e sistema de colagem aos dentes, o que lhes garantem mínimo risco para infiltração por cárie dentária. Mas, como tudo, complicações e problemas podem aparecer.

 

Entre os problemas mais comuns com próteses em porcelana pura, é a insatisfação com os resultados estéticos a mais frequente. Frustrações com relação às cores, falta de naturalidade e até mesmo com o formato, que nada tem a ver com o material, são comuns e quase sempre levam à substituição das coroas dentárias.

 

Voltar para o blog