BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese em porcelana: da mais simples às super estéticas, escolha a sua.


Aprenda a escolher o tipo e o material ideal para sua prótese dentária em porcelana, desde as versões mais simples como a coroa em porcelana às versões mais sofisticadas para transformações estéticas do sorriso.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e especialista em periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Os tipos: da coroa dentária à prótese dentária adesiva.

 

A primeira escolha é com relação à forma como a prótese dentária é fixa aos dentes. Enquanto alguns tipos exigem desgastes dentários em toda a superfície acima das gengivas, como na coroa em porcelana, outras exigem mínimas reduções na estrutura dentária. Conheça os principais tipos de próteses em porcelana:

 

coroa dentária

A coroa dentária em porcelana é um tipo de prótese dentária fixa que recobre um único dente. Indicada quando a restauração dental em resina não mais permite recuperar dentes quebrados ou cariados, também é conhecida por nomes como jaqueta dentária ou pivô. Pode ser confeccionada sobre dentes, pinos protéticos ou ainda sobre implantes dentários. 

 

prótese dentária adesiva

Utilizada para repor um único dente perdido (extraído), a prótese dentária adesiva é colada às partes não visíveis dos dentes. Apesar de pouco conhecida, é um tratamento eficiente, estético, e que traz como vantagens dispensar o implante dentário e ainda não exigir desgastes exagerados nos dentes de suporte.

 

pôntico dentário

O pôntico dentário é um tipo de prótese em porcelana indicado para repor um ou mais dentes perdidos. Trazendo como principal vantagem dispensar o uso de implantes dentários, tem nos desgastes dentários feitos nos dentes de suporte sua principal desvantagem. Pode ser feito nas técnicas simples com porcelana sobre metal, zircônia ou porcelana pura.

 

dentadura fixa

Indicada para melhorar os resultados estéticos e a durabilidade da técnica conhecida como prótese dentária protocolo, a dentadura fixa em porcelana devolve ao indivíduo que perdeu todos os dentes a possibilidade para construir sorrisos mais naturais e harmônicos, com resultados próximos até mesmo a técnicas mais sofisticadas com laminados cerâmicos do tipo faceta de porcelana e lente de contato dental.

 

protese dentaria fixa em zircônia com porcelana pura
Próteses de porcelana, do tipo pôntico dentário em esquema mostrando materiais: prótese em porcelana sobre metal (seta roxa) e prótese em porcelana sobre zircônia (seta azul).

 

 

Os materiais: da porcelana convencional à porcelana pura.

 

A segunda escolha é com relação ao material utilizado na prótese em porcelana. Os principais tipos de próteses em porcelana conforme o material utilizado são estes:

 

Prótese em porcelana sobre metal

Tipo mais utilizado no país, a prótese em porcelana sobre metal traz uma estrutura interna metálica revestida por camada estética em cerâmica. Versátil, pode ser utilizada desde a coroa em porcelana ao pôntico protético. Suas desvantagens ficam por conta dos resultados estéticos apenas razoáveis e dos riscos para alergias gengivais em mulheres, além do escurecimento de gengivas.

 

Prótese em porcelana pura 

A prótese em porcelana pura é a técnica indicada para as transformações estéticas de impacto. Confeccionada com o mesmo material utilizado nas lentes de contato dental e facetas de porcelana, permite a reprodução exata das cores e propriedades ópticas presentes nos dentes naturais que fazem toda a diferença. Uma das suas maiores indicações é a recuperação dos desgastes dentários provocados pelo bruxismo.

 

Prótese em porcelana sobre zircônia

Menos estética do que a versão em porcelana pura, a prótese dentária em porcelana sobre zircônia é indicada para eliminar os problemas encontrados na técnica com metal nas partes internas. Traz como vantagens a facilidade para recuperar dentes escurecidos após tratamento de canal ou pinos metálicos – duas situações que costumam escurecer a porcelana pura.

 

Prótese em zircônia pura

Versão com preço mais em conta, a prótese em zircônia pura não tem a camada externa de porcelana. Apesar da sua grande durabilidade, traz como desvantagem os resultados estéticos limitados, o que a contraindica às transformações estéticas de impacto.

 

Tipos de prótese dentária do tipo coroa dentária em 3 diferentes tipos de materiais.

 

 

Comparativos: como escolher a melhor prótese em porcelana quanto ao material.

 

Nem sempre as diferenças entre tipos e materiais são óbvias ao paciente. Veja um comparativo de como escolher o melhor material para a sua prótese em porcelana.

 

prótese em porcelana pura ou prótese em porcelana sobre zircônia

A prótese dentária em porcelana pura é a que entrega os melhores resultados estéticos possíveis. Entretanto, ela não pode ser utilizada na técnica com pôntico, que substitui o implante dentário. Nestes casos, e também para esconder dentes escurecidos ou pino metálicos, a prótese dentária em porcelana sobre zircônia é a escolha ideal.

 

prótese em porcelana pura ou prótese em zircônia

A prótese em zircônia pura, apesar do preço mais em conta, não deve ser utilizada em dentes anteriores cuja estética é fator essencial. Para estes casos, a porcelana pura é o material mais indicado.

 

prótese em porcelana sobre zircônia ou prótese em zircônia pura

Estes dois tipos de próteses dentárias fixas trazem as mesmas indicações: desde a coroa dentária unitária à prótese protocolo do tipo dentadura fixa. Entretanto, quando o fator estética é o que mais conta, o tipo com porcelana sobre zircônia é a melhor escolha.

 

prótese em porcelana sobre metal ou prótese em porcelana pura

O preço mais em conta, resultados estéticos até mesmo satisfatórios e possibilidade para uso em qualquer tipo de prótese dentária fixa faz da técnica com porcelana sobre metal o tipo ainda mais utilizado. Entretanto, o fator estético pode ser decisivo para muitos pacientes, fazendo da porcelana pura a melhor escolha.

 

prótese em porcelana sobre metal ou prótese em porcelana sobre zircônia

Nesta comparação estão os dois tipos de prótese em porcelana mais versáteis – podem ser utilizados em qualquer situção. Nestes casos, para alcançar resultados estéticos mais marcantes e evitar problemas como escurecimento de gengivas ou necessidade para substituição após retração gengival, a prótese em porcelana sobre zircônia é a melhor escolha para você.

 

coroa dentária em zircônia e porcelana
Coroa em porcelana com estrutura interna em zircônia.

 

 

Comparativos: como escolher a melhor prótese em porcelana quanto ao tipo.

 

Para muitos indivíduos, o tratamento com implante dentário pode ser impeditivo seja pelos custos mais elevados, problemas de saúde que impedem sua instalação ou mesmo o medo do procedimento cirúrgico. Nestes casos, alguns tipos tradicionais de próteses em porcelana podem ser escolhas mais apropriadas.

 

prótese dentária adesiva ou implante dentário

A rapidez e simplicidade para repor um único dente perdido, seja na região anterior ou posterior, são características da prótese dentária adesiva. Por outro lado, questões como riscos para solturas – que não são raras – e necessidade para uso de instrumentos especiais para higienização fazem do implante dentário uma escolha mais adequada.

 

prótese dentária tipo pôntico ou implante dentário

O prótese dentária tipo pôntico é uma opção interessante para repor um ou mais dentes perdidos, podendo ser uma alternativa quando o implante dentário não pode ser utilizado – ou técnicas como enxerto de osso ou enxerto de gengivas. As desvantagens ficam para o uso de instrumentos especiais para higienização.

 

prótese dentária adesiva ou prótese dentária tipo pôntico

A maior vantagem da prótese dentária adesiva sobre a técnica com pôntico é que ela exige mínimos desgastes aos dentes. Entretanto, é preciso estar atento à sensibilidade deste tipo de prótese em porcelana quanto à sua indicação. Quando indicada de forma errada, pode ser frequente o seu descolamento frente à mastigação de alimentos rígidos.

 

Prótese adesiva é alternativa ao implante dentário e ao pôntico dentário.

 

 

Gengiva em porcelana.

 

As perdas dentárias e a retração gengival costumam exigir a recuperação estéticas das áreas atingidas por perdas de osso e gengivas. Uma alternativa simples para isto é a gengiva artificial em porcelana, uma técnica pouca utilizada apesar da simplicidade e ótimos resultados estéticos.

 

A gengiva em porcelana pode substituir o enxerto gengival em muitas situações. As mais indicadas são as retrações gengivais de pequenas extensas ou quando as técnicas cirúrgicas são contraindicadas, seja pela sua inviabilidade técnica ou medo do paciente em submeter-se a procedimentos cirúrgicos que exigem cuidados intensivos e atenção ao pós-operatório delicado.

 

 

Dentadura fixa em porcelana.

 

Para quem perdeu todos os dentes, a dentadura fixa em porcelana é o tratamento ideal. Fixa sobre implantes dentários, ela não se desloca ao mastigar ou falar e também não comprime as gengivas. Indicada para substitui dentaduras convencionais, ele recupera a estética do sorriso e o prazer da alimentação – seu portador volta a sentir o gosto e a textura dos alimentos.

 

A dentadura fixa, também conhecida como prótese dentária protocolo, pode ser feita em porcelana sobre zircônia – ou ainda na técnica em zircônia, mais simples porém com menor preço. As vantagens desta técnica, além dos resultados estéticos elevados, é sua durabilidade elevada e facilidade para limpar, o que ajuda a reduzir os riscos para o aparecimento do mau hálito associado à prótese dentária.

 

protese protocolo em zircônica pura
Dentadura fixa, ou prótese protocolo como também é conhecida, na técnica com porcelana sobre zircônia.

 

 

Faceta de porcelana e lente de contato dental.

 

As transformações estéticas de impacto com faceta de porcelana e lente de contato dental ficaram famosas pelos sorrisos marcantes de artistas e famosos. Proporcionando simetrias e cores nem mesmo presentes em dentes naturais, muitas vezes precisam ser combinadas com próteses em porcelana. E para que o resultado final dessa combinação seja harmônico, é preciso escolher o material correto.

 

A coroa em porcelana pura é a técnica ideal para combinar com os laminados cerâmicos – que é o nome correto das lentes e facetas dentárias. Quando utilizadas em conjunto, traz cores, transparências e detalhes ópticos semelhantes, sem riscos para diferenças visíveis quando duas técnicas semelhantes são colocadas lado a lado (dente a dente).

 

faceta de porcelana
Faceta de porcelana: material utilizado na sua confecção pode ser o mesmo utilizado na prótese de porcelana pura.

 

 

Restauração em porcelana (on-lay).

 

Nem sempre a prótese em porcelana, do tipo coroa dentária, é a única técnica que pode recuperar dentes quebrados ou severamente cariados. E como alternativa de tratamento para estes casos, a restauração dentária em porcelana é um procedimento mais rápido e com preço mais em conta.

 

A restauração dental em porcelana, também conhecida como restauração on-lay, é, até certo ponto, realizada de forma semelhante à prótese dentária fixa. Além de exigir duas consultas para ficar pronta e um intervalo de 7 dias para ficar pronta, ela requer moldagens e restauração provisória até ficar pronta. 

 

As vantagens da restauração dental vão da sua enorme durabilidade e resultados estéticos marcantes. É a técnica ideal para quem quer substituir a restauração dental convencional em resina ou em metal, principalmente nos tratamentos com faceta de porcelana e lente de contato dental.

 

Aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog