BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Overdenture, custo baixo para substituir dentaduras por implantes.

prótese dentária overdenture post blog

A prótese overdenture é uma opção com preço mais em conta ao utilizar poucos implantes dentários para substituir dentaduras e prótese dentária removível. Conheça as indicações, prós e contras desta técnica para recuperar a mastigação e estética em pacientes desdentados.

 

 por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias e periodontia, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Overdenture, a prótese dentária sobre poucos implantes dentários.

 

Os contratempos com dentaduras e prótese parcial removível, não bastassem as dificuldades para mastigação e dores frequentes, tendem a aumentar com o passar dos anos. Não à toa, baixa autoestima e problemas de saúde associados à nutrição inadequada fazem parte dos portadores destes tipos de dispositivos protéticos tão obsoletos e incompatíveis com as necessidades mastigatórias e estéticas. 

 

A prótese dentária overdenture é uma alternativa simples e eficiente para substituir dentaduras e próteses do tipo ponte removível. Seu grande diferencial é que ela necessita de poucos implantes dentários para eliminar problemas como a falta de estabilidade ao mastigar ou falar (dentaduras soltas) ou, ainda mais comuns, as dores e cortes nas gengivas quase sempre diárias em indivíduos com idade mais avançada.

 

 

O preço mais em conta em dentaduras sobre implantes dentários.

 

Os custos envolvidos nos tratamentos com implantes dentários podem ser proibitivos para indivíduos sensíveis ao preço de procedimentos odontológicos. Em média, o preço de um único implante dentário instalado pode chegar a até 80% do valor de uma dentadura – dependendo do modelo e do fabricante utilizado, o valor pode do dispositivo implantodôntico pode duplicar. 

 

A prótese overdenture necessita de um número menor de implantes dentários comparada à prótese dentária protocolo, uma versão mais estética e funcional. A vantagem do emprego de poucos dispositivos implantodônticos é a diminuição expressiva do preço do tratamento, um fator decisivo para muitos pacientes que não podem mais conviver com dentaduras convencionais e ponte removível.

 

prótese dentaria overdenture inferior
Overdenture inferior: sistema de encaixe sobre dois implantes são suficientes para estabilizar a prótese dentária ao mastigar e falar.

 

 

Prós e contras da prótese overdenture.

 

Se por um lado o número menor de implantes dentários é uma característica positiva da prótese overdenture, por outro o menor suporte fixo traz algumas desvantagens comparado à dentadura fixa, também conhecida como prótese dentária protocolo. Conheça os prós e contras deste tipo de tratamento.

 

prós

✓ estabilidade da prótese dentária ao falar ou mastigar;

 

✓ elimina ou alivia as dores mastigatórias e cortes em gengiva;

 

✓ preço mais em conta;

 

✓ estética mais favorável (menor volume do corpo do dispositivo);

 

✓ menor necessidade para enxertos ósseos e gengivais;

 

✓ simplicidade da técnica;

 

✓ possibilidade para remoção pelo próprio paciente (em alguns casos).

 

contras

✓ extensão do corpo da prótese (quase o mesmo tamanho de dentaduras convencionais);

 

✓ eficiência mastigatória e estética inferior à prótese dentária protocolo;

 

✓ necessita de trocas anuais dos sistemas de encaixes;

 

✓ só pode ser confeccionada com resinas acrílicas convencionais.

 

 

Número de implantes dentários depende de vários fatores.

 

A ideia básica do tratamento com overdenture é eliminar o problema da falta de estabilidade em próteses móveis que soltam-se facilmente ao falar ou mastigar, ou ainda servir como alternativa para indivíduos cujas gengivas não permitem mais a adaptação a dentaduras novas. E para isso, implantes dentários são necessários para a apreensão e diminuição do contato traumático com as gengivas.

 

O tratamento com prótese overdenture na arcada inferior traz algumas vantagens comparado à prótese protocolo. A mais importante delas é um número menor de implantes dentários para a técnica – entre dois a três. Outra diferença importante é a possibilidade para a remoção do dispositivo protético pelo próprio paciente, uma característica que facilita a higienização das partes acrílicas. Já no tratamento realizado na arcada superior, um número mínimo de quatro implantes dentários são necessários para que o dispositivo protético atenda às necessidades mastigatórias dos pacientes desdentados.

 

O número de implantes dentários utilizados no tratamento com dentadura fixa, entretanto, também depende de fatores como a qualidade e quantidade do osso disponível. Força muscular, alterações deletérias nas relações entre arcadas e doenças sistêmicas como diabetes também contribuem no planejamento para seleção e distribuição dos implantes dentários necessários à terapia de substituição de dentaduras e próteses dentárias do tipo ponte móvel.

 

prótese dentária overdenture dois implantes dentário
Sistema barra-clips para prótese dentária overdenture inferior: maior estabilidade, conforte e eficiência mastigatória.

 

 

Diferenças entre prótese dentária protocolo e overdenture.

 

A técnica com melhores resultados estéticos e mastigatórios para substituir dentaduras é a prótese dentária protocolo, também conhecida como dentadura fixa. Com contatos mínimos com gengivas e mucosas apenas com a função de fechamento estético, ela elimina qualquer tipo de dor ou desconforto durante a alimentação, com eficiência mastigatória próxima à dentição natural. Mas o ponto forte deste dispositivo fica por conta da estética melhorada, cujo diminuto corpo confeccionado em porcelana ou zircônia resulta em sorrisos mais marcantes e harmônicos.

 

A prótese overdenture é inferior em estética e eficiência mastigatória comparada à dentadura fixa em porcelana ou zircônia, mas pode ser suficiente para recuperar a autoestima, eliminar dores durante a mastigação e evitar deslocamentos do dispositivo ao falar ou mastigar. O importante na hora de selecionar a técnica é achar um ponto de equilibrio entre as necessidades do paciente e os custos envolvidos no tratamento.

 

protese dentaria protocolo em porcelana sobre estrutura em metal
Prótese protocolo superior em porcelana (cerâmica) sobre estrutura interna em metal.

 

 

Tempo de tratamento pode ultrapassar 6 meses em alguns casos.

 

A substituição de dentaduras ou prótese parcial removível por prótese overdenture exige do paciente atenção com relação ao tempo de tratamento. Por exigir uma etapa com implantes dentários que necessita de um tempo mínimo de 4 meses para que os dispositivos intraósseos estejam perfeitamente integrados às arcadas, pode ser preciso esperar até 6 meses – ou mais, nos casos com enxerto de osso – para que a prótese dentária definitiva esteja instalada.

 

O uso de implantes dentários de ósseointegração rápida é uma alternativa para quem tem urgência ao substituir dentaduras convencionais. Disponiveis por poucos fabricantes internacionais, estes dispositivos apresentam superfícies modificadas que aceleram o tempo de tratamento para a instalação da prótese dentaria definitiva – uma opção com custos mais sensivelmente mais elevados que precisam ser levados em conta na hora de selecionar o fabricante.

 

 

A prótese dentária imediata no tratamento com overdenture.

 

A prótese dentária tipo carga imediata é bastante popular entre pacientes à procura de informações sobre procedimentos com implantes dentários. Nesta técnica, cujo nome refere-se ao dispositivo protético instalado no mesmo dia da cirurgia de implantação, o paciente já pode ir para casa aproveitando-se de todas as vantagens da nova próteses. É o caso, por exemplo, da dentadura fixa com encaixes, um procedimento que exige um número elevado de implantes dentários, além de boa distribuição dos mesmos nas arcadas dentárias.

 

A prótese dentária do tipo overdenture não conta com a técnica do tipo carga imediata devido aos riscos para perdas de implantes dentários ao remover durante a remoção, pelo próprio paciente, do dispositivo protético. Nestes casos, o correto é esperar o período de cicatrização (osseointegração) dos implantes dentários recém instalados.

 

 

Prótese dentária protocolo é alternativa mais sofisticada.

 

Uma alternativa com resultados estéticos mais marcantes e com eficiência mastigatória próxima à dentição natural é a prótese dentária protocolo. A diferença desta técnica da prótese overdenture fixa por conta da utilização de um número maior de implantes dentários ósseointegrados, uma situação que possibilita a confecção de dentaduras sem contato de impacto com as gengivas – uma vantagem que pode mudar do paciente mais exigente.

 

A prótese dentária tipo protocolo, também conhecida com dentadura fixa, além do insuperável conforto e eficiência mastigatória, pode ser confeccionada com materiais que vâo muito além da resina acrílica convencional utilizada em dentaduras e prótese overdenture. Utilizando porcelanas (cerâmicas), zircônia ou numa versão ainda mais sofisticada que combina os dois materiais, pode trazer resultados estéticos tão marcantes quanto as transformações de impacto do sorriso com laminados cerâmicos.

 

 Por outro lado, a necessidade para um maior número de implantes dentários associado ao uso de materiais mais sofisticados como a porcelana ou zircônia podem trazer muito superiores à prótese overdenture – que só permite o uso de resinas acrílicas nas partes que reabilitam o osso e gengivas reabsorvidas após as perdas dentárias. De qualquer forma, a durabilidade superior da técnica pode compensar as trocas suscessivas dos dispostivos protéticos em resina acrílica.

 

dentadura fixa em zircônia
Dentadura fixa em porcelana sobre zircônia: a técnica mais sofisticada traz resultados estéticos de impacto semelhantes a laminados cerâmicos.

 

 

Dentadura fixa em porcelana ou zircônia, deleite em estética dental.

 

A exigência por tratamentos dentários com resultados estéticos de impacto não são exclusividade dos pacientes em tratamentos com lentes de contato dental, facetas de porcelana ou facetas de resina. Atualmente, até mesmo os indivíduos com ausência completa de dentes anseiam por sorrisos mais marcantes e naturais, duráveis e com eficiência mastigatória semelhante ou próxima aos dentes naturais. Para estas pessoas, a dentadura fixa em porcelana é a técnica ideal.

 

A dentadura fixa em porcelana, uma versão sofisticada da prótese dentária protocolo, permite a construção de detalhes ópticos como cores, transparências e fluorescências presentes em dentes naturais impossíveis de serem reproduzidas na prótese overdenture. Confeccionada sobre infraestrutura em metal ou zircônia – esta última, considerada a que entrega os resultados estéticos mais impressionantes -, tem extensão menor que permite um maior conforto para língua e bochecas.

 

Uma versão mais em conta da dentadura fixa em porcelana sobre zircônia ou metal é a confeccionada unicamente em zircônia. Com resultados estéticos um pouco inferiores, a técnica traz, entretanto, todos os benefícios da porcelana como maior durabilidade e eficiência mastigatória, menor incorporação de detritos alimentares e odores desagradáveis e melhor adaptabilidade dos tecidos moles da cavidade iral com o dispositivo.

 

 

Saiba mais sobre o tratamento com protese protocolo em Porto Alegre.

Ou aproveite para ler os posts relacionados.

Voltar para o blog