BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese protocolo: o que é, como é o tratamento e quem pode fazer.


Conheça mais sobre a prótese protocolo: o que é, como é o tratamento, quem pode e quem não pode fazer, quantos implantes são necessários, as vantagens e desvantagens, os materiais e os problemas e outras informações essenciais para a confecção de dentadura fixa.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

O que é a prótese protocolo?

 

A prótese dentária protocolo é uma dentadura presa a implantes dentários indicada para quem perdeu todos os dentes em uma mesma arcada. Diferente da dentadura convencional, ela não apoia-se sobre as gengivas e mucosas e também não apresenta mobilidade ao falar ou mesmo mastigar.

 

 

Quais as vantagens e desvantagens da prótese protocolo?

 

Compara à dentadura convencional, a prótese protocolo traz vantagens e desvantagens que precisam ser entendidas antes de iniciar o seu tratamento que requer uma etapa cirúrgica com implantes dentários. 

 

Vantagens da prótese protocolo:

não solta ao falar ou mastigar;

não machuca as gengivas aos mastigar;

durabilidade elevada;

resultados estéticos marcantes;

durabilidade elevada;

 

Desvantagens da prótese protocolo:

preço mais elevado do tratamento;

requer cirurgia para instalar os implantes dentários;

tempo de tratamento pode durar até 6 meses (quando é realizado enxerto de osso);

 

protese protocolo em porcelana sobre metal
Prótese dentária protocolo em porcelana.

 

 

Como é o tratamento com prótese protocolo?

 

O tratamento com prótese protocolo é dividido em duas etapas. A primeira envolve a instalação dos implantes dentários nas arcadas dentárias, exigindo alguns meses de espera até os dispositivos implantodônticos instalados estejam integrados ao osso.

 

A segunda etapa do tratamento é a que confecciona a prótese dentária definitiva. Tomando entre 21 a 30 dias, ele requer entre quatro a cinco consultas para que a dentadura fixa seja instalada, substituindo a dentadura provisória que é utilizada enquanto os implantes dentários vão se integrando ao osso.

 

 

Dá para remover sozinho a prótese protocolo?

 

Não. A prótese protocolo é presa de forma fixa aos dentes, o que evita qualquer tipo de movimentação ou deslocamento do seu corpo ao falar ou mastigar. Assim, é impossível ao próprio paciente removê-la a qualquer tempo, em casa – apenas o dentista, no consultório, pode removê-la ao utilizar instrumentos especiais.

 

 

A prótese dentária protocolo e a dentadura fixa são a mesma coisa?

 

Sim. A prótese dentária tipo protocolo, ou simplesmente prótese protocolo, é a mesma coisa que dentadura fixa sobre implantes dentários – são duas formas de designar um mesmo dispositivo protético.

 

 

Quem pode fazer a prótese protocolo?

 

Qualquer um pode fazer o tratamento com prótese protocolo, sem limite de idade. Mas para isso, é preciso dispor de boa saúde geral e local, estando com os exames de sangue em dia e também dispor de condições ósseas favoráveis à instalação dos implantes dentários.

 

prótese dentária protocolo zircônia
Prótese dentária protocolo em zircônia.

 

 

Quem não pode fazer a prótese protocolo?

 

Diabéticos não controlados e fumantes massivos (acima de dez cigarros ao dia) trazem riscos elevados para perdas dos implantes dentários – porém, estes problemas podem ser revertidos com tratamento adequado. Outras condições, como a radioterapia recente realizada na cavidade bucal ou o uso de medicações para osteopenias impedem a instalação dos implantes dentários – assim como diversas outras condições locais e sistêmicas que também contraindicam o tratamento.

 

 

Quais exames são necessários?

 

São dois: a tomografia computadorizada, para examinar a quantidade de osso disponível para instalação dos implantes dentários, e os exames de sangue (hematócrito completo), para detectar possíveis problemas de coagulação sanguíneo ou glicemia elevada.

 

 

Quanto tempo dura o tratamento?

 

Em média, o tratamento dura entre 4 a 6 meses – casos com perdas ósseas mais severas, que exigem enxertos de osso, podem elevar este tempo para até 10 meses. Este período de espera deve-se ao tempo de integração dos implantes dentários às arcadas dentárias, tempo essencial para que possuam suportar as pesadas cargas mastigatórias característicos das dentaduras fixas.

 

 

Como é a cirurgia para instalar os implantes dentários?

 

A cirurgia para instalar os implantes dentários é realizada em uma única consulta. Antibióticos e analgésicos são normalmente prescritos para evitar infecções e dores pós-operatórias. Já com relação às técnicas cirúrgicas utilizadas, estas podem ser convencionais ou ainda com cortes mínimos ( técnica conhecida como “sem cortes”, ou ainda cirurgia guiada para implantes dentários).

 

Ilustração da instalação dos implantes dentários através de guias computadorizados.

 

 

Quantos implantes dentários são necessários?

 

Em média, entre 4 a 5 implantes dentários são necessários à dentadura fixa do tipo prótese protocolo. Já para a arcada superior, este número pode variar desde 4 dispositivos implantodônticos (técnica all-on-fou) a até 9 ou 10 dispositivos, dependendo da qualidade e quantidade de osso disponível.

 

 

Ficarei sem próteses dentárias durante a recuperação da cirurgia?

 

Não. Antes, durante e após a cirurgia para instalar os implantes dentários, o paciente utilizará um dentadura convencional até que os dispositivos implantodônticos estejam integrados ao osso da arcada, prontos para receber a prótese dentária protocolo definitiva.

 

 

A prótese protocolo acumula comida? É fácil de limpar?

 

Assim como acontece com os dentes naturais, pode haver acúmulo de restos de alimentos abaixo de sua estrutura. Entretanto, dispositivos para limpeza da prótese protocolo permitem uma higienização fácil e rápida, garantindo saúde aos implantes dentários e evitando o aparecimento do mau hálito.

 

protese fixa em porcelana com zircônia sobre implante
Dentadura fixa em porcelana sobre zircônia.

 

 

Como escolher entre a dentadura convencional e a prótese protocolo?

 

Escolher entre a dentadura em acrílico e a prótese protocolo tipo dentadura fixa envolve desde a parte financeira até os problemas enfrentados para falar ou mastigar, sem dores e gengivas machucadas. 

 

Muitos indivíduos adaptam-se bem à dentadura convencional em acrílico. Entretanto, com o passar dos anos, a perda constante do osso de suporte e aumento na fragilidade as gengivas diminuem a capacidade de uso destes dispositivos. Desta forma, a prótese dentária protocolo é recomendada a todos os indivíduos, adaptados ou não ao seu dispositivo protético.

 

 

Quais os materiais utilizados na prótese dentárias tipo protocolo?

 

Existem três materiais diferentes utilizados na confecção da prótese protocolo que interferem no preço, na durabilidade e nos resultados estético. Veja os principais materiais utilizados na construção de dentadura fixa:

 

Prótese protocolo em acrílico 

Neste tipo de prótese protocolo, o acrílico reveste todas as partes externas da estrutura interna em metal utilizada para fixar o dispositivo aos implantes dentários. Esta estrutura metálica não é visível, e o acrílico é utilizado para criar simular tanto a gengivas quantos os dentes perdidos.

 

Prótese protocolo em porcelana

Confeccionada sobre estrutura interna em metal ou zircônia, a prótese protocolo em porcelana traz maior durabilidade, higiene facilitada e resultados estéticos mais marcantes – principalmente na versão construída sobre estrutura em zircônia.

 

Prótese protocolo em zircônia

Confeccionada em zircônia pura, a prótese protocolo em zircônia traz a durabilidade e elevada resistência da porcelana pura porém com resultados estéticos inferiores – mas ainda assim marcantes.

 

 

Existe alguma versão mais simples e com preço mais em conta?

 

Sim, é a prótese dentária overdenture. Nesta técnica, as diferenças são duas. A primeira e mais importante é que ela pode ser removida a qualquer momento pelo próprio paciente, o que facilita a limpeza. A segunda é que ela necessita de um número menor de implantes dentários, o que traz redução sensível no preço do tratamento.

 

protese protocolo e overdenture diferenças diagrama
Prótese protocolo ou overdenture: compare as diferenças.

 

 

Esta versão mais simples, a prótese overdenture, é melhor que a prótese protocolo?

 

Não. A prótese dentária overdenture não pode ser indicada para todos os casos, como os indivíduos debilitados que não conseguem remover sozinhos o dispositivo protético para limpar, os que possuem gengivas finas e delicadas que não suportam o contato com a prótese overdenture ou ainda os portadores de limitações anatômicas para instalação dos implantes dentários nesta técnica.

 

Outras desvantagens da prótese overdenture são a sua impossibilidade de ser confeccionada com materiais mais sofisticados como a porcelana e a zircônia e a sua menor eficácia mastigatória quando fixada apenas sobre dois implantes dentários.

 

 

Qual o preço da prótese protocolo?

 

O preço do tratamento com prótese protocolo depende de fatores como o número e a qualidade dos implantes dentários instalados, o material utilizado (acrílico, porcelana ou zircônia) e a qualidade do laboratório contratado – variáveis que impedem a elaboração de um preço final e que também podem induzir ao paciente escolhas erradas baseadas unicamente no custo final.

 

 

Como escolher entre a prótese protocolo em porcelana e a prótese em acrílico?

 

Quando a durabilidade e a estética do sorriso é o que importa, a prótese protocolo em porcelana é a escolha ideal. Entretanto, existem situações em que a prótese protocolo em porcelana – ou ainda em zircônia – não podem ser utilizadas. 

 

São os casos, por exemplo, dos implantes dentários dentários instalados em número diminuto ou em indivíduos com suporte ósseo desfavorável. Outra contraindicação são os pacientes com bruxismo severo, que correm o risco de desgastar os dentes naturais que mordem contra os dentes de porcelana da dentadura fixa. Para todos estes, a prótese protocolo em acrílico é a mais recomendada.

 

protese protocolo em porcelana
dentadura fixa: caracterização da gengiva confeccionada em porcelana.

 

 

Qual a vantagem da prótese protocolo em zircônia?

 

A zircônia está por trás das versões mais modernas e resistentes no tratamento com próteses dentárias. Utilizadas desde a confecção de coroas dentárias até próteses protocolos do tipo dentadura fixa, ela traz como principal vantagens os resultados marcantes e mais naturais, sem risco para o aparecimento de dentes acinzentados comuns às técnicas com metal.

 

 

Qual é a melhor: prótese dentária fixa sobre dentes ou prótese protocolo?

 

As perdas elevadas de dentes nem sempre é motivo para optar pela prótese dentária protocolo. Uma alternativa ao uso de implantes dentários é a prótese dentária fixa sobre dentes naturais, também conhecida como pôntico dentário.

 

A prótese dentária fixa sobre dente naturais utiliza, ao invés de implantes dentários, os próprios dentes ainda presentes como suporte. Confeccionada com materiais sofisticados como a porcelana sobre a zircônia, ela traz resultados estéticos excelentes, durabilidade elevada e preço mais em conta.

 

Para poder ser utilizada, a prótese dentária fixa do tipo pôntico requer que os dentes que servirão de suporte estejam saúdáveis e que as sequelas mais severas da periodontite, como a mobilidade dental, estejam ausentes. Outro pré-requisito para que o tratamento dê certo é que os dentes remanescentes não estejam muito distantes entre si.

 

 

Quais os problemas que podem aparecer durante e após o tratamento?

 

A periimplante é a infecção bacteriana ao redor dos implantes dentários que aparece quando a higiene oral é inadequada. Nos portadores de prótese dentária protocolo, este problema frequentemente resulta na perda dos dispositivos implantodônticos, ou, em casos detectados na fase inicial, procedimentos que podem exigir enxerto de gengiva ou enxerto de osso.

 

Outros problemas associados com a prótese protocolo, mais raros, vão da halitose (mais comum na técnica convencional com acrílico), dificuldade para falar corretamente nos primeiros meses ou pequenas fraturas (também mais comuns na técnica com dentadura fixa em acrílico).

 

Aproveite para ler os posts relacionados: 

Voltar para o blog