BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese protocolo: benefícios vão muito além da mastigação sem dores.

protese protocolo

A prótese dentária protocolo é uma dentadura fixa sobre implantes dentários cujos benefícios vão muito além da mastigação sem dores. Com informações que vão do preço, tempo de tratamento e tipos e materiais ideias à cirurgia e enxertos de osso, este post é perfeito para quem vai fazer o tratamento.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese protocolo: o que é?

 

A prótese dentária fixa tipo protocolo, ou prótese protocolo como é popularmente conhecida, é uma versão menor e fixa da dentadura convencional. As principais diferenças entre elas é que a versão fixa traz como benefícios não machucar as gengivas ao mastigar e não soltar ao falar.

 

Também existem outros nomes para a prótese protocolo, como dentadura fixa. Outro nome também associado a ela é a prótese overdenture, porém uma versão mais simples que permite ao próprio paciente retirá-la a qualquer momento – algo que facilita bastante a limpeza das gengivas e da própria prótese dentária.

 

 

Como funciona a prótese protocolo.

 

Para entregar todos os benefício que a prótese protocolo promete, ela precisa ser apoiada sobre implantes dentários, que são dispositivos confeccionados em titânio e que servem para substituir as raízes dos dentes que foram perdidas.

 

O funcionamento é simples. Os implantes dentários, uma vez instalado nas arcadas dentárias, funcionam como suportes rígidos para a prótese dentária. Para unir e fixar a prótese protocolo a eles, existem diminutos parafusos localizados na parte interna da prótese. 

 

Os parafusos para fixação não são visíveis nem pelo lado de fora, nem por dentro. Para liberá-los e soltar a prótese dentária, é preciso ir até o dentista – algo que ele já faz durante as consultas periódicas de manutenção, que acontecem a cada 6 meses.

 

Uma vez apertados os parafusos, a prótese protocolo fica totalmente imóvel, sem nenhum deslocamento. É algo parecido com o que acontece com os dentes naturais, um benefício percebido tanto que a percepção ao mastigar ao falar é bastante semelhante. 

 

 

Os benefícios da prótese protocolo.

 

Comparada à dentadura convencional, ou ainda à prótese dentária móvel popularmente conhecida como ponte móvel, as vantagens desta técnica são evidentes. Veja os benefícios da prótese protocolo:

 

elimina as dores ao mastigar;

não desloca-se ao falar ou mastigar;

possui tamanho reduzido comparado à dentadura convencional;

melhora o paladar e o prazer de mastigação;

é fácil de limpar;

pode ser confeccionada com materiais mais estéticos, como a porcelana e a zircônia;

durabilidade elevada;

rápida adaptação;

estética superior.

pode ser fixa em um número reduzido de implantes dentários.

 

 

Quem pode fazer tratamento com prótese protocolo.

 

A prótese protocolo é indicada para quem já perdeu todos os dentes, ou cujos poucos dentes ainda presentes necessitam ser extraídos – como os dentes que estão com muita mobilidade devido à periodontite. 

 

Existem algumas situações, entretanto, que podem impedir, ainda que de forma temporária, o tratamento com prótese protocolo. Como exemplos temos os pacientes com diabete descontrolada, em tratamento quimioterápico ou radioterápico, com uso de determinadas medicações ou ainda que estão com a saúde geral muito desfavorável para submeter-se à cirurgia para instalação dos implantes dentários.

 

 

Número de implantes necessários.

 

Para funcionar, a prótese protocolo exige implantes dentários instalados nas arcadas dentárias. A disposição ideal deles é a que possibilita uma distribuição uniforme das forças de fixação. 

 

Para saber o número exato de implantes dentários e o local em que cada um deve ser instalado, são necessários exames clínicos e radiográficos para saber a quantidade de osso disponível, as exigências estéticas do paciente e a forças mastigatórias – indivíduos com bruxismo, por exemplo, necessitam de um número maior deles.

 

 

Arcada superior:

 

Em média, entre 6 a 8 implantes dentários já são suficientes para que a prótese protocolo possa ser instalada na arcada superior. O mais comum é instalar 3 deles em cada lateral da arcada, e 2 na parte anterior – o que confere ótima distribuição de forças de fixação ao mastigar.

 

Arcada inferior:

 

Já a arcada inferior requer um número menor de implantes dentários para que o tratamento dê certo. Com apenas 4 ou 5 deles já é possível obter suporte suficiente para que os benefícios da prótese protocolo, como eficiência mastigatória e durabilidade, seja previsíveis.

 

 

Como é a cirurgia de instalação dos implantes dentários.

 

Para instalar os implantes dentários é necessária uma cirurgia. Realizada no próprio consultório do dentista, ela é feita com anestesia local e dura aproximadamente duas horas. Após, o paciente retorna para casa para o período de recuperação e cuidados pós-operatórios, que costumam durar entre 5 a 7 dias, dependendo da extensão e técnica cirúrgica utilizada.

 

A instalação de uma prótese provisória presa aos implantes dentários pode ser realizada no mesmo dia da cirurgia. É a chamada prótese dentária com carga imediata. Tudo depende das condições ósseas do local operado, que precisam ser favoráveis para que o excesso de força mastigatória sobre os implantes não induza à perda e fratura dos mesmos durante o período de cicatrização.

 

Outro detalhe importante da cirurgia para prótese protocolo é que ela pode exigir o uso de enxertos de osso – e até mesmo enxerto de gengiva. Na maioria dos casos, estes procedimentos são realizado concomitantes à instalação dos implantes dentários – casos mais complexos de perdas ósseas, entretanto, exigem duas cirurgias distintas separadas por até 6 meses.

 

 

Tempo de tratamento.

 

Em média, o tempo de tratamento com a prótese protocolo é entre 4 a 6 meses – a maior parte dele exigida para o período de integração dos implantes dentários à arcada óssea.

 

Existem, porém, situações em que o tratamento é mais demorado. É o caso dos tratamentos que exigem duas etapas separadas, em que o enxerto ósseo é realizado em uma delas e a instalação do implantes dentários em outra. Nestas situações, o tratamento pode exigir até 10 meses de espera para ficar pronto.

 

 

Os tipos e materiais da próteses dentárias protocolo.

 

Existem diversos tipos de próteses dentárias protocolo, divididas conforme o material utilizado. Conheça os quatro tipos disponíveis, e o benefícios que cada uma deles pode proporcionar:

 

Prótese protocolo acrílica (resina) sobre metal

Com o preço mais em conta comparado aos demais tipos, a prótese protocolo em acrílico (resina) é a mais utilizada. Entre seus benefícios estão a estética aceitável e o bom desempenho mastigatório. Já seus pontos negativos ficam por conta da estética pouco inferior ao tipo em porcelana, e também a sua baixa durabilidade (os dentes podem já estar desgastados após 4 anos de uso, exigindo sua troca).

 

Prótese protocolo em porcelana sobre metal

Com estrutura interna em metal utilizada para fornecer resistência às camadas externas em porcelana, a prótese protocolo em porcelana sobre metal, também chamada de metalocerâmica, traz como benefícios elevada durabilidade e resultados estéticos superiores.

 

Prótese protocolo em porcelana sobre zircônia

Para quem procura excelentes resultados estéticos e elevada durabilidade, a prótese protocolo em porcelana sobre zircônia é o melhor tipo de dentadura fixa disponível. Outros benefícios, como a a facilidade para higienizar ou serem combinadas com técnicas mais sofisticas, como a coroa em porcelana pura, ou até mesmo lentes de contato dental, facetas em porcelana, facetas em resina ou restauração dentária em porcelana do tipo on-lay.

 

Prótese protocolo em zircônia pura

Versão com preço mais em conta para quem procura elevada durabilidade, a prótese protocolo em zircônia pura traz como benefícios resultados estéticos satisfatórios, rapidez para ser confeccionada e facilidade para higienização – novas versões deste material, mas estéticas e transparentes, trazem resultados mais naturais e harmônicos ao sorriso.

 

 

Problemas com próteses protocolo.

 

Se por um lado os benefícios da prótese protocolo são mais do que suficientes para encorajar a troca de dentaduras e próteses dentárias móveis por implantes dentários, por outro problemas também podem aparecer. 

 

Na maioria das vezes, eles decorrem de planejamento e execução inadequados ou, ainda mais comum, do uso de materiais e laboratórios de próteses dentárias de baixa qualidade. Veja os problemas mais comuns:

 

estética inadequada (uso de materiais de baixa qualidade);

dificuldade para falar e mastigar (falhas de confecção);

dificuldade para limpar (falhas de confecção);

perda de implantes dentários (higienização incorreta);

baixa durabilidade (materiais de baixa qualidade);

 

 

Adaptação e mastigação confortável são imediatos.

 

Entre os diversos benefícios da prótese protocolo, a rapidez para adaptação e a mastigação confortável são as que mais se destacam. Ao contrário da dentadura convencional e da prótese dentária móvel, elas não trazem dores durante a mastigação e adaptação de uso.

 

O motivo para a rapidez na adaptação e mastigação são os implantes dentários, que oferecem suporte suficiente para a prótese dentária fixa. Absolutamente nenhum tipo de mobilidade é percebido, nem mesmo ao mastigar os alimentos mais rígidos. 

 

As dificuldades para adaptação ficam mais por conta do estranhamento inicial ao falar ao mastigar. Mas isto é normal, uma vez que a maioria dos pacientes está há muitos anos ou décadas acostumado a dentaduras que soltam e caem a qualquer momento, ou que não permitem a alimentação de alimentos mais rígidos.

 

 

Enxerto de osso só é necessário em último caso.

 

Para que os implantes dentários sejam instalados, é preciso que as arcadas dentárias possuam osso em quantidade suficiente. Entretanto, nem sempre todas as regiões ósseas apresentam-se assim. Nestas situações, podem ser necessários enxertos de osso.

 

A técnica mais comum de enxerto ósseo utiliza osso em pó proveniente de animais. Fabricados através de processos complexos que impedem contaminações cruzadas, esta técnica traz como benefícios o pós-operatório da cirurgia mais rápido e simples.

 

O tratamento com enxerto de osso pode, muitas vezes, ser realizado na mesma cirurgia de instalação dos implantes dentários. Apesar da eficientes, os enxertos ósseos só devem ser utilizados quando realmente necessários, evitando, assim, sobre-tratamentos. 

 

A técnica de enxerto de osso mais utilizada é chamada de sinos lifting. Entre seus benefícios está o pós-operatório muito mais rápido, fácil de controlar a dor com analgésicos simples.

 

 

Preço da prótese protocolo.

 

Pacientes sensíveis ao preço do tratamento com próteses dentárias fixas tendem a optar por técnicas mais simples. De fato, para cada tipo de prótese dentária disponível, sempre existe uma modelo cujos custos do tratamento podem ser muitas vezes menores que versões mais sofisticadas.

 

O preço da prótese protocolo costuma variar de dentista para dentista. Questões como a qualidade dos implantes dentários instalados, o material utilizado e o laboratório protético responsável pelo serviço contribuem para variações de preço tão grandes que pode ser impossível para o paciente selecionar e entender os benefícios de cada um.

 

 

Quais exames são necessários?

 

É impossível ao dentista determinar a possibilidade para uso de implantes dentários baseado apenas nos exames clínicos (visual) feito no consultório. Para verificar a possibilidade de uso dos dispositivos implantodônticos e garantir os benefícios que a prótese protocolo pode entregar, são necessários alguns exames prévios:

 

exame clínico;

tomografia computadorizada;

hemograma completo;

moldagens para estudo do caso.

 

Voltar para o blog