BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese protocolo: como limpar as gengivas e implantes dentários.


Limpar a prótese dentária protocolo e higienizar as gengivas em contato com os implantes dentários exigem cuidados redobrados. Veja os cuidados para manter a saúde gengival, eliminar o risco de perdas de implantes dentários por peri-implantite e também prevenir outros problemas associados à limpeza precária de dentaduras fixas.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e especialista em periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

A importância da higiene oral em portadores de prótese dentária protocolo.

 

Os desafios para limpar a prótese protocolo não são poucos. Questões como o pouco espaço entre a prótese e as gengivas para introduzir instrumentos de limpeza, a presença de implantes dentários muito próximos entre si ou mesmo a higienização incorreta atuam para dificultar, ao máximo, a higiene deste tipo de prótese dentária essencial para quem perdeu todos os dentes.

 

A limpeza diária da prótese protocolo, realizada várias vezes ao dia, é importante por vários motivos. A mais fundamental é evitar a peri-implantite, uma infecção que afeta o osso e gengiva ao redor dos implantes dentários e que é bastante parecida com a periodontite – esta, a principal causa para perda de dentes. 

 

Higienizar corretamente a prótese protocolo também tem outros benefícios. Além de evitar o acúmulo de detritos e tártaro, ela diminui o risco para a halitose (mau hálito), uma reclamação frequente dos portadores de dentaduras fixa.

 

 

Como limpar a prótese dentária protocolo (dentadura fixa).

 

A parte da prótese protocolo que é suportada pelos implantes dentários é a dentadura fixa. Para limpá-la, inicie pelas partes externas que contém os dentes e as gengivas artificiais. Escovas dentárias simples são eficientes para remover a placa bacteriana e restos de alimentos nestas áreas – mas não exagere no uso de cremes dentais, que podem riscar os materiais utilizados na confecção, deixando os dentes opacos e sem brilho.

 

Já para limpar a base (parte interna) em contato com as gengivas, o mais recomendado é utilizar as escovas dentárias do tipo interdental. E quando não há espaço para a introdução destas, o uso de fio-dental com ponta rígida ou auxiliado por passa-fio pode ser necessário para remover qualquer tipo de resíduo ou placa bacteriana.

 

 

Como limpar os implantes dentários que suportam a prótese protocolo.

 

Manter limpos os implantes dentários que sustentam a prótese protocolo é a parte mais difícil. E a dificuldade é ainda maior quando o espaço entre a prótese dentária e as gengivas é mínimo – uma reivindicação estética da maioria dos pacientes.

 

A limpeza dos implantes dentários exige instrumentos especiais. A higiene oral deve começar pela escova de dentes, limpando os implantes que podem ser alcançadas por ela. Feito isso, dá-se início à passagem do fio dental entre a dentadura fixa e as gengivas. Para isto, pode ser usado o fio dental convencional ou as versões especiais que possuem uma parte mais rígida em uma das extremidades.

 

Depois de escovar e passar o fio dental, é hora de utilizar os instrumentos mais eficientes para limpar implantes dentários: a escova interdental e a escova unitufo. São eles que garantem a limpeza e remoção de restos de alimentos e placa bacteriana junto às gengivas e a partes de difícil acesso da dentadura fixa

 

 

Escolhendo os instrumentos certos para limpar a prótese protocolo.

 

A seleção dos instrumentos para higienização oral requer atenção. Para a maioria dos pacientes, mesmos os mais acostumados a consultas frequentes com o periodontista, tudo o que se sabe é que a escova de dente mais macia é a mais adequada por ser a mais adequada para evitar a retração gengival – mas as coisas não são bem assim.

 

Conheça os principais instrumentos de higiene oral para limpar a prótese protocolo:

 

Escova de dente

A escova de dente macia é a mais indicada porque evita a formação de riscos e perda precoce de brilho. Mas, para isto, reserve uma escova separada da que é utilizada para escovar os dentes naturais. Existem diversas marcas, nacionais e importadas, à venda em supermercados e farmácias. Modelos mais caros não são necessários.

 

Fio dental

Importante por contornar os implantes dentários, removendo a placa bacteriana, estão disponíveis desde os fios convencionais ao mais sofisticados com pontas rígidas. Para auxiliar na introdução do fio, o passa-fio, um diminuta peça plástica, pode ser necessária para atravessar a base da prótese protocolo em contato com as gengivas.

 

Escova unitufo

Semelhantes a um pincel, a escova unitufo tem várias indicações – tanto que é imprescindível para limpar a prótese protocolo. Apesar de útil, é difícil de ser encontrada – principalmente as que possuem tufos mais delicados.

 

Escova interdental

Indispensável ao paciente que possui gengivas retraídas, é excelente para limpar tanto o implante dentário quanto a prótese dentária fixa. É o instrumento de higiene oral mais eficiente e indispensável, entre todos, para limpar próteses tipo protocolo.

 

Palitos

Pouco indicado devido ao risco para traumas em gengivas, são mais eficientes para limpar espaços entre dentes.

 

 

Limitações dos instrumentos com jatos de água ao limpar próteses dentárias.

 

Para facilitar a limpeza da prótese protocolo, muitos pacientes utilizam equipamentos que emitam jatos pulsionados de água. Apesar de eficientes para remover restos de alimentos que acumulam-se sob a dentadura fixa, eles não substituem os instrumentos convencionais para remover a placa bacteriana, como o fio dental ou a escova interdental.

 

 

Mau hálito pode ter a prótese protocolo como causa.

 

O mau hálito, ou halitose como também é chamada, pode ter qualquer tipo de prótese dentária como causa. Nestes casos, ele aparece com mais frequência quando o dispositivo protético tem falhas e está mal adaptado – como as próteses dentárias fixas com infiltração por cárie dentária ou ainda confeccionadas de forma inadequada, com áreas de retenção junto às gengivas.

 

Com relação ao mau hálito causado pela dentadura fixa, a causa é mesmo a remoção inadequada da placa bacteriana, restos de alimentos e até mesmo o tártaro. Ao contrário do que se imagina, não é o material de confecção do dispositivo protético o maior responsável pela mau odor oriundo da boca. É mesmo a falha ao limpar a prótese protocolo a principal causa para a halitose.

 

 

A consulta regular ao dentista para remover e limpar a prótese protocolo.

 

Quando possível, a consulta regular ao dentista para remover e limpar a prótese protocolo deve ser realizada. O intervalo entre as consultas depende de vários fatores, como a qualidade de higienização do portador da dentadura fixa ou a dificuldade própria para limpeza que cada prótese dentária traz.

 

É preciso, no entanto, estar ciente de que nem todo tipo de dentadura fixa pode ser removida. É o que acontece, por exemplo, com a prótese protocolo confeccionada em zircônia e porcelana, que traz riscos para danos e fraturas às camadas mais externas do material.

 

Além de limpar a prótese dentária, a consulta regular de revisão ao dentista é importante para o dentista verificar a saúde das gengivas ao redor dos implantes dentários – sangramento gengival e edema, sinais da peri-implantite, são difíceis de serem detectados sem a remoção do dispositivo protético.

 

 

O melhor tipo de prótese protocolo, conforme a facilidade para limpeza.

 

Atualmente, diversos tipos de prótese dentária tipo protocolo estão disponíveis. Da versão em resina acrílica sobre metal à sofisticada e estética porcelana sobre zircônia, são várias as opções para reabilitar a mastigação e estética de quem perdeu todos os dentes.

 

Pesquisas científicas recentes compararam os diferentes tipos de próteses protocolo com relação à facilidade para limpeza. A versão em acrílico, passados alguns anos, tende a reter, com mais facilidade, placa bacteriana. Entretanto, quando a higienização é eficiente, parece não diferenças se o material utilizado é a resina acrílica, porcelana ou zircônia.

 

O mais importante mesmo é descobrir, junto ao dentista, a forma para correta para limpar a prótese protocolo, assim como os instrumentos de higienização mais apropriados – escovas de dente, fio dental e escova interdental.

 

Voltar para o blog