BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese protocolo em porcelana: estética marcante com higiene fácil.

protese protocolo porcelana

A prótese protocolo em porcelana é mais estética e higiênica do que as versões em acrílico e zircônia. Conheça as indicações, prós e contras desta técnica sobre implantes dentários e veja porque ela é mais bonita, harmônica e higiênica.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em prótese dentária protocolo em porcelana e gengivas (periodontia), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese protocolo em porcelana: vale a pena o preço mais elevado?

 

Os desafios diários enfrentados pelos portadores de dentaduras e outros tipos de próteses removíveis vão muito além da dificuldade para mastigar e estética do sorriso deficiente. Para muitos deles, o tratamento com prótese dentária protocolo é a única solução para reabilitar a saúde oral e recuperar a autoestima.

 

Entre os diversos tipos de materiais disponíveis para confecção de prótese dentária protocolo, a técnica com porcelana destaca-se pela estética e durabilidade superiores às versões em acrílico ou zircônia. Por outro lado, tantas vantagens assim tem seu preço: o custo desta versão pode ser até 5 vezes superior comparada às demais. E para entender se o preço mais elevado deste dispositivo vele mesmo a pena, começaremos pelos prós e contras desta técnica:

 

prós da prótese protocolo em porcelana

 

estética marcante;

 

maior eficiência mastigatória;

 

durabilidade superior;

 

mais higiênica.

 

 

contras da prótese protocolo em porcelana

 

exige um número maior de implantes dentários;

 

preço mais elevado;

 

dificuldade para reparos de pequenas fraturas.

 

protese protocolo em porcelana
Prótese protocolo em porcelana: dentes personalizados trazem mais naturalidade e harmonia ao sorriso com dentadura fixa.

 

 

Prótese protocolo em porcelana, acrílico ou zircônia: qual é a melhor?

 

A seleção do material utilizado na confecção de uma prótese dentária protocolo implica nos resultados estéticos e de durabilidade do tratamento. Pacientes sensíveis ao preço de procedimentos com implantes dentários encontram na técnica em acrílico uma forma mais em conta para superar as dificuldades estéticas e mastigatórias impostas por dentaduras e prótese parcial removível.

 

Os materiais mais utilizados em próteses dentárias protocolo são a porcelana, o acrílico e a zircônia. Também existem variações técnicas que combinam dois destes materiais ou até mesmo dispensam a estrutura interna de reforço que entra em contato direto com os implantes dentários.

 

Veja um resumo dos principais tipos de dentaduras fixas, de acordo com a técnica e material utilizados, disponíveis para substituir dentaduras e próteses removíveis por implantes dentários:

 

prótese protocolo em acrílico

Com preço mais em conta, traz estética satisfatória e pode ser utilizada sobre um menor número de implantes dentários devido à absorção de impactos mastigatórios decorrente do acrílico utilizado em seus dentes. As desvantagens desta técnica ficam por conta da sua baixa durabilidade (dentes desgastam-se rapidamente) e facilidade para acúmulo de bactérias e tártaro nas estruturas em contato com gengivas.

 

prótese protocolo em porcelana

Entregando resultados estéticos marcantes, traz estrutura interna construída em metal (preço mais em conta) ou zircônia (estética superior). Além da elevada durabilidade, traz superfícies mais higiênicas e fáceis de limpar.

 

prótese protocolo em zircônia

Versão mais durável e higiênica do que a técnica com acrílico, a prótese dentária protocolo em zircônia traz estética inferior à versão em porcelana porém com preço mais em conta. Fresada por computadores, recria de forma artificial (pinturas) efeitos de transparências, fluorescência e opalescência encontrados em dentes naturais.

 

prótese protocolo em porcelana pura

Confeccionada com os materiais utilizados em lentes de contato dental e facetas de porcelana, dispensam estruturas internas de reforço. Já o preço, o mais elevado entre todas as disponíveis, pode ser um problema para pacientes sensíveis aos custos de procedimentos com protese dentária protocolo.

 

prótese-dentária protocolo pros e contras
Protese protocolo acrílica tem preço mais em conta mas sofre com a fragilidade das estruturas acrílicas (na imagem, fratura do corpo)

 

 

 

Estética de impacto com prótese protocolo em porcelana.

 

Para quem busca estética mais marcante e natural com preço razoável, esta é a técnica ideal. Existem duas variações deste tipo de dentadura fixa: a versão com porcelana sobre estrutura interna em metal e a versão com porcelana sobre estrutura interna em zircônia.

 

A prótese protocolo em porcelana sobre estrutura interna em metal traz resultados marcantes porém exige uso de laboratórios protéticos experientes para que os resultados estéticos sejam naturais e harmônicas. Próteses com dentes escurecidos e acinzentados são falhas comuns nestes tipos de dispositivos, motivos frequentes para pacientes frustrados com os resultados finais do tratamento.

 

A prótese protocolo em porcelana sobre zircônia é uma versão com resultados estéticos superiores à técnica com estrutura interna em metal. Sem problemas de escurecimento e acinzentamento dos dentes, pode ser até mesmo combinada com com lentes de contato dental e facetas dentárias laminadas dada a sua elevada capacidade para mimetizar cores, transparências e opalescências presentes em dentes naturais.

 

protese protocolo em porcelana sobre metal
Qualidade estética de reprodução de detalhes ópticos presentes em dentes naturais é elevada.

 

 

Número de implantes dentários pode ser superior.

 

O número ideal de implantes dentários para suportar dentaduras fixas depende mais de fatores como quantidade e qualidade do osso disponível na arcada dentária candidata ao tratamento do que da quantidade instalada destes dispositivos.

 

Diversas pesquisas científicas mostram que o número de implantes dentários instalados implica na maioir durabilidade do tratamento até certo ponto. Da mesma forma, estas mesmas pesquisas apontam que próteses protocolos em porcelana ou zircônia necessitam de um número maior de implantes dentários comparado à técnica em acrílico.

 

A causa para a necessidade de um número maior de implantes dentários instalados na arcada dentária é a maior sobrecarga mastigatória presente em próteses dentárias protocolo em porcelana ou zircônia. Quantidade insufuciente e qualidade óssea baixa (osso mais poroso) pode tornar impeditivo o uso de dentadura fixa em porcelana, fazendo da versão em acrílico a ideal para estas situações.

 

 

 

Prótese protocolo em porcelana é mais higiênica e fácil de limpar.

 

A higiene diária de uma prótese dentária protocolo exige dedicação e uso de instrumentos específicos para sua limpeza. Assim como na prótese dentária fixa tipo pôntico, a remoção de placa bacteriana e restos alimentares localizados junto às gengivas pode ser de difícil execucação, principalmente nos dispositivos protéticos confeccionados muito próximos às mucosas e gengivas quando a estética do sorriso é a prioridade do tratamento..

 

A porcelana odontológica utilizada na confecção de prótese protocolo, assim como a zircônia, traz inúmeras vantagens com relação à higiene do dispositivo. Entre as principais – e que mais que justificam o seu uso – estão o menor acúmulo de placa bacteriana, tártaro e restos alimentares, ausência de contaminação bacteriana de suas estruturas em contato com gengivas e chances reduzidas para outros problemas como a halitose (mau hálito) ou infecção fúngica (candidíase oral).

 

protese protocolo limpeza higiene problemas
Acúmulo de tártaro na estrutura acrílica de contato da prótese dentária protocolo em acrílico com gengivas: dificuldade para higiene e limpeza.

 

 

Prótese protocolo em porcelana pura é a técnica mais estética disponível.

 

A ausência de estruturas internas de reforço é a principal característica da prótese protocolo em porcelana pura. Comparada com a versão em porcelana sobre estrutura interna em zircônia – que já traz estética marcante -, ela eleva ainda mais os resultados estéticos para sorrisos mais harmônicos e naturais.

 

A técnica com prótese dentária fixa em porcelana pura foi desenvolvida para tratamentos combinados com laminados cerâmicos do tipo lente de contato dental e faceta de porcelana. Antes restrita à confecção de dispositivos individuais como coroas, jaquetas ou pivôs (três nomes direntes para uma mesma técnica), sua evolução para procedimentos do tipo pôntico dentário (em que a ausência de vários dentes pode ser recuperada) ou dentadura fixa trouxe ainda mais sofisticação e glamour aos tratamentos com implantes dentários.

 

A prótese protocolo em porcelana pura tem indicações puramente estéticas, já que suas propriedades funcionais (mastigação), de durabilidade e facilidade para higienização são semelhantes às outras técnicas com porcelana ou zircônia. Para quem procura estética dental de impacto, é o tratamento ideal.

 

 

Preço.

 

A diferença de preço entre a prótese protocolo em porcelana de técnicas mais simples como as versões em zircônia ou acrílico varia de dentista para dentista.

 

Em média, a prótese protocolo em porcelana pode ter preço superior a 5 vezes ao valor cobrado pela versão acrílica. Variações mais sofisticada como a técnica com porcelana pura pode elevar ainda mais a diferença nestes preços, enquanto a técnica em zircônia tem preço calculado em até 80% o valor destes dispositivos mais sofisticados.

 

Também existem diferenças de preço entre a técnica com porcelana sobre estrutura em metal (mais em conta) ou sobre zircônia (ótima relação custo-benefício) e a versão em porcelana pura (preço mais elevado para estética de impacto). Além disso, custos extras como o número e qualidade dos implantes dentários utilizados no tratamento pode influenciar nos custos finais repassados ao paciente. 

 

protocolo em zircônia implantes dentários
Prótese dentária fixa tipo protocolo em zircônia: preço mais elevado compensa resultados estéticos marcantes.

 

 

O tratamento, passo a passo.

 

Tratamentos odontológicos com implantes dentários são dependentes do tempo de osseointegração destes dispositivos em titãnio. Enquanto procedimentos mais simples podem ser realizados entre 5 a 6 meses, enxertos ósseos podem exigir até 8 meses de espera até que a dentadura fixa esteja instalada de forma permanente.

 

O passo-a-passo do tratamento com prótese protocolo em porcelana é semelhante às técnicas com acrílico ou zircônia. A etapa com implantes dentários, mais demorada, é realizada previamente ao início das moldagens da dentadura fixa. Em alguns casos, é possível utilizar uma versão provisória e em acrílico da prótese protocolo enquanto aguarda-se a integração dos dispositivos implantodônticos.

 

 

Antes e depois: simulando tratamentos com prótese protocolo em porcelana.

 

As simulações de procedimentos estéticos em odontologia do tipo antes-e-depois são cada vez mais comuns. Utilizando técnicas fotográficas, reconstruções digitais em 3D ou sobre modelos físicos – ou mesmo realizadas diretamente em boca através de mockups -, o procedimento permite variar desenhos de dentes para que os resultados sejam mais naturais e harmônicos.

 

A simulação antes-e-depois com prótese protocolo em porcelana também traz outas vantagens ao procedimento, como melhorar a fonação e desenvolver formatos mais fáceis para higienização. Outra vantagem bastante lembrada por pacientes em tratamento é a elaboração de suportes labiais mais naturais e harmônicos, uma detalhe essencial para compensar as perdas ósseas que costumam acompanhar as perdas dentárias extensas.

 

 

Prótese protocolo inferior em porcelana também vale a pena?

 

A exposição ampla dos dentes superiores ao falar ou sorrir é uma característica de sorrisos marcantes e harmônicos. Entretanto, características anatômicas individuais associadas à perda de suporte labial que acompanha o passar dos anos trazem desafios à construção de sorriso cujos dentes são amplamente visíveis ao sorrir.

 

Para muitos pacientes, são os dentes inferiores os que mais ficam mais expostos ao sorrir. Nestes casos, a prótese protocolo inferior em porcelana pode ser necessária para reconstruir uma estética natural dos dentes. Apesar de pouco comum, as limitações do tratamento inferior ficam por conta do número de implantes dentários presentes – entre 4 a 5 implantes dentários instalados em arcada dentária com osso abundante e de boa qualidade.

 

 

Saiba mais sobre prótese dentária protocolo clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog