BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese removível: um especialista em Porto Alegre dá dicas essenciais.

prótese parcial removível em porto alegre

Dicas essenciais para não errar no tratamento com prótese removível (ponte móvel), abordando novidades, técnicas, problemas e alternativas estéticas.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em prótese removível e fixa pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese removível, um técnica antiga mas ainda essencial à reabilitação oral.

 

A vida do portador de prótese removível não é nada fácil. Além das limitações mastigatórias, a baixa estabilidade ao falar ou sorrir e as deficiências estéticas provocadas por grampos metálicos e partes acrílicas colocam à prova a resolutividade do tratamento com ponte móvel. Tudo parece contribuir para aumentar ainda mais a insegurança daqueles que dependem destes dispositivos móveis. E agora?

 

O fato é que, apesar das inúmeras desvantagens óbvias da prótese removível, existem recursos que melhoram os resultados estéticos e de mastigação. Técnicas alternativas, simulações estéticas e utilização de laboratórios de ponta estão disponíveis ao dentista para que a troca da ponte móvel seja um procedimento eficaz e seguro. E para ajudar na hora da substituição, conhecer um pouco mais sobre o assunto é mais do que necessário para que tudo saia da melhor forma possível.

 

 

Grampos metálicos: as alternativas que melhoram a estética e a mastigação.

 

Sem dúvida, o grampo metálico é a parte da prótese parcial removível que mais incomoda a portadores de pontes móveis. Invariavelmente, são visíveis mesmo quando apoiados em dentes posteriores nas arcadas. Pedidos para removê-los são constantes, e na maioria das vezes este procedimento resulta na inutilização do dispositivo móvel – um problema pelo qual muitos dentistas já passaram. Mas o que pouca gente sabe é que existem alternativas à prótese removível com estrutura e grampos metálicos.

 

prótese flexível

Introduzida no final da década de 90, este tipo de prótese parcial removível substitui os anti-estéticos grampos metálicos por versões em cores semelhantes a gengivas e dentista – e os resultados estéticos das próteses flexíveis são excelentes. Inicialmente restrita a tratamento por dentista especializado em prótese removível, é amplamente difundida no atendimento clínico geral. A desvantagem do dispositivo flexível é a dificuldade para adaptação imediatamente após o término do tratamento.

 

prótese removível com encaixes

Nesta técnica, o grampo metálico é substituído por encaixes entre a estrutura de metal da prótese e coroas em porcelana fixas aos dentes. Se por um lado o tratamento elimina os grampos localizados em regiões estéticas, por outro requer a confecção de próteses fixas, encarecendo o tratamento. Apesar de eficiente, a técnica foi substituída por próteses fixas sobre implantes ou mesmo sobre dentes naturais, mais eficientes, duráveis e estéticas comparadas aos dispositivos móveis.

 

prótese fixa sobre dentes

Técnica tradicional com prótese dentárias fixas em porcelana sobre dentes naturais, o tratamento traz soluções mais duráveis e estéticas. Recentemente, após a introdução de materiais ainda mais estéticos e com riscos mínimos para infiltração por cárie dentária, voltou a ser alternativa inteligente frente aos tratamentos com implantes dentários.

 

prótese fixa sobre implantes dentários

alternativa mais otimizada para o tratamento com ponte móvel é aquela que fixa as próteses em porcelana diretamente sobre implantes dentários. A maior vantagem desta técnica é que ela dispensa o desgaste sobre dentes naturais para adaptação das coroas protéticas. A desvantagem é o custo mais elevado do tratamento, cujo preço pode superar em várias vezes o custo unitário de uma única prótese parcial removível.

 

 

O que informar ao seu dentista antes de iniciar o tratamento.

 

Antes de iniciar o tratamento para substituir a antiga ponte móvel, é preciso estar atento a alguns detalhes para que os resultados do tratamento sejam mais estéticos, estáveis e confortáveis. E uma das etapas mais importantes é informar ao seu dentista os erros e acertos da prótese atualmente em uso, e eventuais necessidades de alteração na nova prótese. Veja alguns detalhes que quase sempre passam despercebidos nessa hora:

 

insatisfação estética com a posição dos grampos da prótese em uso; dificuldades e tempo de adaptação à prótese atualmente em uso;

 

desejo com relação ao comprimento dos dentes;

 

necessidade por dentes com qualidade superior (tripla prensagem);

 

inchaços e sangramento gengival frequentes;

 

fraturas ou corte de grampos durante o tempo de uso do dispositivo;

 

tipos de alimentos da dieta;

 

inseguranças quanto à estabilidade (retenção) da prótese.

 

 

As alterações que ocorrem na cavidade bucal ao longo dos anos interferem no resultados.

 

Para a maioria dos indivíduos, a última prótese dentária instalada é sempre a que apresenta a maior dificuldade para adaptação. E ainda que o transtorno dependa da qualidade do material utilizado na confecção dos dispositivos protéticos, diversas alterações fisiológicas na cavidade bucal ao longo dos anos complicam ainda mais as coisas mesmo para o dentista especializado em prótese dentária. Veja algumas dessas modificações que interferem negativamente nos resultados finais do tratamento:

 

reabsorção do osso que suporta as bases acrílicas das próteses removíveis;

 

aumento da fragilidade dos dentes que suportam os grampos metálicos;

 

espessamento da gengiva (mucosa) que suporta a base da prótese por tempo de uso acima de 4 anos (dificuldade de adaptação ao novo dispositivo);

 

perda de altura da gengiva na região anterior (dificuldade para construção de próteses dentárias com dentes alongados);

 

diminuição do tônus e mobilidade dos músculos envolvidos na mastigação (diminuição na estabilidade e dificuldades de adaptação);

 

aumento da fragilidade das mucosas em contato com as bordas da ponte móvel.

 

 

Prótese flexível: por que ela é tão pouco indicada?

 

O tratamento com prótese parcial flexível é um caso à parte entre os procedimentos com dispositivos móveis. Introduzida há quase 20 anos em Porto Alegre (a primeira cidade brasileira a contar com a técnica), é uma opção quase esquecida mesmo nos serviços especializados em próteses dentárias. Mas se é possível eliminar todas a indesejável estrutura metálica do corpo e grampo dos dispositivos com metal, por que, afinal, ela é tão pouco utilizada?

 

Em primeiro lugar, é preciso saber que a prótese flexível traz desafios à adaptação ainda maiores do que a técnica com grampos em metal – dificuldade, felizmente, não compartilhada por todos os pacientes. Além disso, as indicações são restritas a casos que devem obedecer a alguns requisitos bastante restritivos, como dentes remanescentes sem perdas consideráveis de inserção, uso exclusivo na arcada superior e extremos livres com perdas de, no máximo, dois dentes. Ainda assim, é uma técnica versátil para indivíduos incomodados com os grampos metálicos das técnicas convencionais.

 

 

O laboratório de prótese dentária: opções em Porto Alegre são restritas e exigem atenção de dentistas.

 

Os recentes avanços tecnológicos nos tratamentos com laminados cerâmicos (lentes e facetas) e próteses em porcelana pura trouxeram consigo um problema: muitos laboratórios abandonaram a confecção de dispositivos mais simples como dentaduras e próteses removíveis. Ainda que raros, ainda existem serviços laboratoriais especializados, em Porto Alegre, para confecção de dispositivos móveis. O problema é que, cientes da situação, o preço cobrado junto a dentistas tem sido cada vez mais elevado – uma situação complicada para indivíduos sensíveis ao preço.

 

 

Dicas para resultados mais estéticos e funcionais no tratamento com ponte móvel.

 

Sempre dá para melhorar os resultados no tratamento com prótese dentárias. E não é preciso recorrer a um dentista especialista em prótese removível para que tudo dê certo na hora de substituir a sua ponte removível. Para isso, basta seguir uma pequena lista com dicas e procedimentos para ter certeza de que o dispositivo selecionado é realmente o mais apropriado para as suas necessidades.

 

substitua a sua prótese removível a cada 4 anos, no máximo;

 

a cada nova prótese confeccionada, a última é sempre a que traz mais dificuldades de adaptação ao dispositivo – reserve alguns dietas para uma dieta macia;

 

aprender a dormir sem as próteses deixa ainda mais confortável a utilização dos dispositivos durante o dia;

 

consultas de retorno com o dentistas são realizadas a cada 4 meses para verificar a saúde dos dentes e gengivas;

 

antes de iniciar o tratamento, certifique-se de que suas gengivas estão livres de doenças como gengivite e periodontite;

 

exija do seu dentista a confecção do seu dispositivo móvel em laboratório especializado em prótese parcial removível – Porto Alegre conta com poucos porém excelentes serviços dedicados;

 

Saiba mais sobre prótese parcial removível:

Voltar para o blog