BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Próteses dentárias podem ser combinadas com facetas e lentes em tratamentos de impacto.

próteses-lentes-de-contato-dental-e-facetas-laminadas

Dá para combinar, em um mesmo tratamento, próteses dentárias com facetas laminadas e lentes de contato dental ? Não só dá, como os resultados costumam ser excelentes. Neste post, as indicações, vantagens e problemas do uso combinados das três técnicas mais comuns para indivíduos que já possuem próteses dentárias e necessitam de mudanças mais marcantes que necessitem de lentes e facetas.

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Os tratamentos com facetas laminadas e lentes de contato dental são indicados para pacientes com alta exigência estética e muito populares entre indivíduos com algum tipo de exposição midiática. Entretanto, a existência de próteses dentárias instaladas em dentes anteriores pode desestimular a procura por transformações estéticas do sorriso mais radicais. E esses tratamentos não apenas são possíveis como trazem resultados ainda mais satisfatórios comparados aos realizados em pacientes sem próteses dentárias instaladas.

 

 

Por que substituir as próteses dentárias fixas antigas por próteses com porcelana pura ?

 

Não são apenas os tratamentos mais estéticos mais impactantes com lentes de contato dental e facetas laminadas que justificam a troca e substituição das próteses dentárias fixas antigas. A maioria desses dispositivos ainda são confeccionados na técnica matalocerâmica, que utilizam subestruturas em metal para conferir maior resistência às porcelanas de cobertura. O resultado dessas próteses fixas são dentes com cores sem harmonia e gengivas acinzentadas e escurecidas.

 

• pigmentação e escurecimento da gengiva

Próteses antigas ou confeccionadas na técnica com subestrutura metálica frequentemente escurecem gengivas ( tatuagem ) ou produzem linhas escuras nessas regiões. Para esses pacientes, a substituição por próteses dentárias com porcelana pura podem eliminar ou amenizar esses problemas. Além disso, permitem a combinação de próteses dentárias em porcelana com facetas laminadas e lentes de contato dental em um mesmo tratamento.

 

• retração gengival associada

Próteses dentárias mal adaptadas estão relacionadas à retração da gengiva, seja pelo acúmulo excessivo de placa bacteriana ou pelo aprofundamento excessivo das bordas do dispositivo nas estruturas gengivais. A substituição por próteses melhor adaptadas e com bordas delicadas são importantes para a solução estética do problema.

 

• alergia a próteses dentárias

As próteses dentárias fixas em porcelana mais comuns são as que possuem metal na sua porção mais interna – na maioria das vezes, entretanto, o paciente desconhece essa situação dada a impossibilidade de verificação da liga metálica. E, para quase 20% das pacientes mulheres, o problema é ainda maior, já que esse é o percentual das pacientes sensíveis e alérgicas à subestrutura metálica das próteses dentárias fixas. O resultado são gengivas inflamadas e associadas à recessão gengival.

 

• infiltração por cáries

A infiltração por cáries abaixo das próteses dentárias fixas com porcelana é o principal motivo para a perda de dentes que suportam esses dispositivos. A falta de manutenção ou deficiência técnica de confecção da prótese dentária estão entre os principais motivos para o problema – além do uso que vai além do tempo de vida estimado para essas peças protéticas.

 

• avanço estético das porcelanas para próteses dentárias fixas

A defasagem estética entre as próteses dentárias fixas em porcelana que o paciente usa com as novas cerâmicas odontológicas disponíveis é também um dos principais motivos para a troca ou substituição das próteses dentárias, já que as técnicas mais recentes são mais estéticas e naturais na imitação de cores mais reais e detalhes anatômicos imprescindíveis para tratamentos estéticos mais precisos e marcantes. Indispensáveis para os tratamentos combinados de próteses dentárias, lentes de contato e facetas laminadas com porcelana.

 

 

Os desafios do tratamento concomitante com próteses, facetas laminadas e lentes de contato dental.

 

A combinação de várias técnicas e porcelanas (cerâmicas) em um mesmo tratamentos traz alguns desafios. E o principal deles é equilibrar e harmonizar as cores entre elas. Isso acontece porque as variações de técnicas e materiais podem implicar em diferenças de cor, transparência e opalescência – propriedades ópticas características das porcelanas.

 

O planejamento mais cuidadoso desses tratamentos podem vencer esses desafios e resultar em tratamentos que misturam técnicas e materiais, como próteses dentárias em porcelana sobre zircônia combinadas com lentes de contato dental e facetas, em excelentes harmonia estética final.

 

• combinação entre materiais diferentes

Mais desafiador e limitante do que as demais, as dificuldades em combinar cores, transparências e fluorescências entre porcelanas diferentes podem afastar pacientes e profissionais dos tratamentos estéticos de impacto que combinam próteses, facetas e lentes de contato dental.

 

E vencer esse desafio requer um planejamento minucioso e, principalmente, uso de laboratórios de prótese dentária com excelência comprovada com porcelanas. Alguns fabricantes de porcelanas dentárias dispõem de linhas inteiras desses materiais para diversos tipos de técnicas e usos, facilitando a harmonização das cores. Ideal para pacientes em tratamentos combinados.

 

• pinos metálicos

Próteses dentárias fixas em porcelana frequentemente estão ancoradas sobre pinos metálicos. E quando a opção técnica de substituição delas preveem próteses com porcelana pura, o metal desses pinos podem escurecer as coroas protéticas.

 

É exatamente para corrigir esse problema que os pinos em fibra de vidro ou as próteses fixas com porcelana sobre zircônia são excelentes indicações, mascarando com ótimo resultado estético a existência dos pinos metálicos, e possibilitando o uso concomitante das próteses dentárias com facetas laminadas em porcelana e lentes de contato dental.

 

• dentes escurecidos

As próteses em porcelana pura trazem os melhores resultados estéticos possíveis. Entretanto, por serem muito sensíveis às estruturas aonde são cimentadas (dentes, pinos ou implantes), podem transparecer os problemas dessas estruturas. E o escurecimento dental é uma delas, interferindo e escurecendo o resultado final dos tratamentos com essas peças protéticas. Entretanto, fique tranquilo: algumas técnicas estão disponíveis para que mesmo as próteses com porcelanas puras tragam resultados marcantes sobre dentes muito escurecidos ou acinzentados devido ao tratamento de canal.

 

• gengivas pigmentadas

As gengivas pigmentadas e acinzentadas pela corrosão da subestrutura metálica das próteses dentárias convencionais em porcelana levam a déficits estéticos em trabalhos com próteses, facetas e lentes de contato dental em porcelana. Isso acontece porque o foco do sorriso, principalmente para pacientes com sorriso gengival alto, pode estar centrado diretamente sobre as bordas de gengivas escurecidas e pigmentadas. A cirurgia plástica gengival, ou a micro-abrasão gengival, podem ser imprescindíveis para esses indivíduos.

 

 

As vantagens e indicações do tratamento concomitante com próteses, facetas laminadas e lentes de contato dental.

 

• realinhamento do sorriso

A troca de próteses antigas e defeituosas pode não ser suficiente para a melhora estética do sorriso. As exigências estéticas atuais são sensivelmente maiores das encontradas, em pacientes, há apenas alguns anos atrás. O uso concomitante e combinado de próteses dentárias, lentes de contato dental e facetas laminadas em porcelana permitem o realinhamento de todos os dentes, melhorando e sofisticando as relações harmônicas dos dentes com lábios e face .

 

• harmonização de cores

Com o passar do tempo, os dentes vão amarelando e manchando. E, nos indivíduos que possuem dentes restaurados com resinas compostas ou tratamentos endodônticos em dentes anteriores, os danos estéticos podem ser catastróficos. O tratamentos com facetas laminadas e lentes de contato dental em porcelana concomitantes com a troca e substituição de próteses dentárias em dentes anteriores trazem cores mais harmônicas e joviais ao sorriso desses pacientes. Um tratamento que restabelece beleza e delicadeza perdidas ao longo dos anos.

 

• fechamento de espaços escuros entre os dentes

A retração das gengivas, por vezes, expõem pequenos espaços entre os dentes antes ocupado pela gengiva. Essas áreas são chamadas de ameias gengivais, e, além de conferir melhora estética ao sorriso, impedem o acúmulo de alimentos. Ainda que essa recessão gengival e exposição de espaços escuros entre os dentes seja um processo fisiológico normal que acompanha o envelhecimento do organismo, o aparecimento dessas áreas escuras podem trazer desconfortos estéticos.

 

A substituição de próteses dentárias e confecção de facetas e lentes de contato dental podem fechar esses espaços em áreas com retrações gengivais pouco pronunciadas. Já às áreas com retrações gengivais muito extensas a técnica de fechamento dos espaços negros indicam-se procedimentos de modificação da estrutura gengival através das cirurgias gengivais.

 

 

A cirurgia plástica gengival nos tratamentos combinados.

 

A correção do contorno gengival é bem mais do que um deleite estético. Além de harmonizar os resultados dos tratamentos combinados com próteses, lentes de contato dental e facetas, melhoram a relação dos dentes com lábios e rosto do paciente. Entretanto, na maioria dos tratamentos com porcelanas, passam despercebidos e podem se tornar prioridade estética quando todo o tratamento já está finalizado – momento em que não mais serão possíveis as correções da gengiva através das cirurgias periodontais.

 

Abordar todos os fatores que influenciam no resultado final dos tratamentos combinados com próteses dentárias, facetas laminadas e lentes de contato dental é fundamental para que o resultado final satisfaça aos pacientes mais exigentes.

 

A cirurgia plástica gengival anterior ao tratamento para substituição de próteses dentárias fixas antigas e mal adaptadas é realizada através de duas técnicas distintas. Na primeira é realizada apenas a remoção e correção das bordas gengivais em excesso e sem harmonia. É a chamada gengivoplastia. Na segunda, o dentista remove, além da gengiva, um colar fino do osso que envolve os dentes, permitindo assim mudanças mais eficazes e harmônicas nas gengivas.

 

 

Planejando: a importância dos provisórios e simulações do tratamento combinado de próteses, lentes e facetas laminadas.

 

Os desafios nos tratamentos concomitantes com próteses dentárias, facetas laminadas e lentes de contato dental foram apresentados e comentados para um entendimento mais abrangente. Entretanto, mesmo para dentistas experientes, essa combinação pode trazer muita dor de cabeça.

 

A análise cuidadosa dos dentes e pinos protéticos que suportarão próteses, lentes e facetas envolvem modelos de estudos e fotografias que são compartilhados com o técnico responsável pelo trabalho laboratorial. A excelência e experiência deste profissional é fundamental para evitar frustrações de pacientes quanto ao resultado final do seu tratamento.

 

 

Saiba mais sobre próteses dentárias com alguns destes posts relacionados.

Voltar para o blog