BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Próteses dentárias e o problema de infiltração por cáries.

protese-dentaria-e-infiltracao-por-carie-post

A infiltração com presença de cárie abaixo de próteses dentárias fixas é a segunda principal causa para perdas de dentes em adultos. Conheça os principais tratamentos para próteses dentárias infiltradas, antes que o problema leve à perda do dente. (atualizado em junho/17)

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

A infiltração em próteses dentárias fixas: cáries.

 

Um dos maiores desafios nos procedimentos odontológicos com restaurações ou próteses dentárias é o selamento hermético entre as paredes dos dentes e as bordas destes dispositivos. E não é para menos, já que a perda de integridade nesta interface frequentemente provoca danos sérios que podem levar, muitas vezes, a perdas dentárias.

 

Para complicar ainda mais, a infiltração em próteses dentárias por cárie dental raramente apresenta padrões de ocorrência e avanço. As cáries dentárias que aparecem infiltradas entre paredes dos dentes e próteses fixas, por exemplo, costumam ser mais destrutivas do que as infiltrações que aparecem sob restaurações dentárias – mas não é uma regra. A diferença é que o diagnóstico para infiltração cariosa sobre coroas protéticas é mais complicada.

 

Outro situação que faz da infiltração por cárie dental sob próteses dentárias um problema bastante sério é que muitas próteses dentárias em porcelana estão associadas a dentes com tratamento de canal, permitindo o aumento progressivo da infiltração pela ausência de estímulos dolorosos – característica de dentes com os canais tratados. Um problema muito comum, cujo prognóstico para retirada do dente é bastante frequente.

 

protese-dentaria-e-infiltracao-por-carie-coroa-removida
Prótese dentária e infiltração : (setas) remanescente dentário cariado após remoção de prótese dentária infiltrada. (fonte/intenet)

 

 

Diagnóstico da infiltração em próteses dentárias fixas.

 

O diagnóstico para infiltração cariosa em próteses dentárias dá-se começa com o próprio paciente já identificando alguns problemas com o seu dispositivo protético. Os três mais comuns são dor, descolamento das próteses dentárias ou fio dental que se prende ou desfia durante a higienização. Outros sinais de que alguma coisa não vai bem são o mal cheiro ou a perda de fixação rígida (próteses soltas ou completamente deslocadas. Vejamos elas mais detalhadamente.

 

✓ dor

A dor é o sintoma mais comum relacionado à infiltração por cáries sob próteses dentárias. Entretanto, apenas em dentes não tratados endodônticamente (tratamento de canal) a dor pode alertar para o problema da infiltração. Isso porque dentes com tratamento de canal, dada a remoção dos nervos durante o procedimento endodôntico, não respondem a estímulos dolorosos frente a lesões cariosas ou outros estímulos semelhantes.

 

✓ prótese solta

É o achado mais comum de infiltração sob próteses em dentes com tratamento de canal – e o que traz os prognósticos mais complicados. Como o dente com tratamento de canal não responde a estímulos dolorosos, a infiltração progride até destruir a base da coroa  ou da raiz que suportam a prótese dentária fixa. E a coroa ou pôntico dentária que se solta com frequência é o sinal mais frequente para o problema.

 

✓ fio dental desfiado

Assim como acontece com as restaurações, o fio dental que desfia ou se parte quando introduzido entre dentes e próteses é forte indício de infiltração por cáries dentárias. É a perda de adaptação entre dentes, restaurações e próteses, gerando cavidades afiadas, a responsável pelo problema. Um teste fácil que você mesmo pode fazer.

 

✓ mal cheiro

As cavidades cariosas que aparecem abaixo de próteses dentárias em porcelana, por vezes, acumulam alimentos e placa bacteriana. E o resultado é mal cheiro, uma das reclamações mais frequentes dos pacientes sob suspeita de infiltração por cárie dentária sob próteses.

 

✓ inflamação gengival

A inflamação das gengivas junto a dentes com próteses dentárias fixas também é um sinal frequentemente associado à infiltração por cárie dentária. Nesta situação, as gengivas aparecem avermelhas e inchadas, podendo também estar associadas a dor e sangramento provocado ou espontâneo.

 

✓ sangramento gengival

Frequentemente associado a doenças gengivais, o sangramento das gengivas em contato com próteses dentárias é, também, um sinal comum à infiltração por cárie dentária sob coroas protéticas.

✓ “sensação estranha

Alguns pacientes, por vezes, relatam que há “alguma coisa estranha” em dentes que suportam próteses dentárias em porcelana. E, quase sempre, estão certos! Muito provavelmente tem algo errado acontecendo por lá.

 

protese-dentaria-e-infiltracao-por-carie-higiene
Prótese dentária infiltrada : fio dental desfiado é diagnóstico poderoso para detectar próteses infiltradas. (fonte/internet)

 

 

Causas para a infiltração por cárie dental em próteses dentárias fixas.

 

✓ deficiência na higiene oral

Independente da técnica e materiais utilizados, toda prótese dentária é um ponto suscetível para o acúmulo de placa bacteriana – e o aparecimento de cáries dentárias. A escovação, uso de fio dental e outros dispositivos para remoção de restos alimentares e placa bacteriana são essenciais para a prevenção da infiltração por cáries sob próteses dentárias.

 

✓ má adaptação protética

Moldagens incorretas ou erros laboratoriais na confecção de próteses dentárias fixas estão entre as principais causas para má adaptações em coroas dentárias em porcelana. A condição de desadaptação cria espaços para o acúmulo de placa bacteriana, causa para cáries dentárias e doenças gengivais.

 

✓ degradação do cimento de fixação

O cimento utilizado para unir próteses dentárias em porcelana a dentes podem, por vezes, perder a integridade de selamento e facilitar a entrada de bactérias. É um problema mais comum em tratamentos protéticos mais antigos, que utilizam técnicas e materiais ultrapassados e que dão margem à diversos tipos de falhas.

 

✓ design que ajuda a acumular placa bacteriana

Erros no design de próteses dentárias facilitam o acúmulo de alimentos e placa bacteriana. O problema é mais comum em próteses dentárias com três ou mais coroas unidas – e que substituem dentes perdidos.

 

protese-dentaria-e-infiltracao-por-carie-adaptacao
Prótese dentária infiltrada : exemplo de confecção inadequada de prótese dentária (presença de frestas). (fonte/internet)

 

 

Tratamento da infiltração cariosa em próteses dentárias.

 

Os potenciais riscos aos dentes provocados por lesões cariosas sob próteses dentárias exigem a remoção da coroa protética. Sem esse procedimento, o dentista não tem como acessar diretamente as áreas infiltradas para verificar a extensão do problema. E é exatamente a amplitude dessas infiltrações que orienta o profissional na escolha do melhor procedimento. Veja os procedimentos mais comuns – e possíveis – para recuperar próteses dentárias infiltradas por cárie dental.

 

✓ substituição da prótese dentária infiltrada

Independente da extensão e localização da infiltração em prótese dentária em porcelana, a substituição da coroa protética infiltrada é obrigatória. Quando as infiltrações são pouco extensas, as cavidades cariosas são restauradas e novas próteses são confeccionadas. É o tratamento mais comum.

 

✓ substituição da prótese dentária + instalação de pino protético

Muitas vezes, a destruição da coroa protética é tão extensa que a estrutura dentária remanescente não oferece suporte seguro para que uma nova próteses seja cimentada. Para esses casos, é necessária a construção de um novo pilar de suporte, que pode ser feito com pinos confeccionados em fibra – ou até mesmo em metal.

 

✓ remoção do dente (raiz dentária)

A extração (remoção) dentária é indicada quando a destruição do remanescente dentário invade regiões abaixo do osso de suporte. Nesses casos, a remoção do dente e raiz comprometidos pode ser a única solução.

 

protese-dentaria-e-infiltracao-por-carie-perdido
Prótese dentária e infiltração por cárie: (seta à esquerda) perda da coroa dentária por infiltração; (seta à direita) possível área infiltrada em prótese dentária. (fonte/internet)

 

 

Os motivos que fazem da restauração dentária um procedimento ineficaz no tratamento das infiltrações em próteses dentárias.

 

Tentativas de tratamento de infiltrações em próteses dentárias fixas sem remoção da coroa protética quase sempre resultam em problemas ainda maiores – e a perda do dente que suporta a prótese infiltrada é um deles.

 

Os exames radiográficos são limitados para avaliar a real extensão da infiltração, em próteses dentárias. Além disso, ainda não se dispõem de tecnologia odontológica para acessar áreas infiltradas profundas sob coroas protéticas. E o resultado disso tudo é que a eliminação completa de áreas infiltradas é quase sempre impossível –  o que só faz perpetuar a destruição da estrutura dentária de suporte à próteses.

 

 

Manutenção periódica : segredo da longevidade das próteses dentárias.

 

Restaurações e próteses dentárias são dispositivos que necessitam de revisões periódicas para evitar surpresas com problemas de infiltração e cáries dentárias. A demora na procura por tratamentos para próteses dentárias infiltradas aumentam os riscos para a perda dentária, principais em dentes com tratamento de canal.

 

O sangramento gengival constante e o fio que se parte ou desfia com facilidade, durante a higienização, são maneiras eficientes para o diagnóstico de diversos tipos de problemas, e que podem ser realizadas pelo próprio paciente. A frequência das consultas de revisão da saúde gengival e dos dentes dependem da quantidade de próteses dentárias e restaurações, da disposição dos dentes no arco dental, anatomia das gengivas e habilidade individual para remoção de placa bacteriana. Estabeleça, com o seu dentista, um protocolo de retornos a estas consultas.

 

 

Cuidado: a infiltração também pode aparecer em tratamentos com facetas laminadas e lentes de contato dental

 

Os tratamentos com facetas laminadas e lentes de contato dental já são tão comuns que merecem aqui um comentário importante: elas também são suscetíveis às infiltrações por cárie dentária, ainda que em índices muito inferiores às próteses dentárias. E o responsável para facetas e lentes infiltradas são as deficiências de higienização desses laminados.

 

Se você possui um ou mais dentes revestidos com porcelanas, estabeleça um protocolo de limpeza mais eficaz do que aquele que você tem para os dentes naturais. Todo e qualquer tipo de material dentária aderido sobre os dentes como restaurações, próteses, facetas e lentes necessitam de cuidados especiais e manutenções periódicas preventivas.

 

 

Novas tecnologias nos tratamentos com próteses dentárias em porcelana na prevenção da infiltração cariada.

 

A tecnologia de confecção de próteses dentárias através do sistema de escaneamento e fresagem computadorizada (CNC) reduzem significativamente os riscos de infiltração. Mais precisos, esses equipamentos contribuem para a diminuição consideravelmente o número de pacientes com próteses dentárias infiltradas. Além disso, a utilização de cimentos à base de resina que são colados tanto aos dentes quanto à prótese diminuem os problemas de dissolução do agente de fixação das coroas protéticas.

 

 

Saiba mais sobre próteses dentárias, saúde e prevenção:

Voltar para o blog