BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Quanto tempo dura a lente de contato dental até trocá-la novamente?

lente de contato dental quanto tempo dura post blog

Conheça mais sobre a durabilidade de laminados cerâmicos e surpreenda-se ao saber quanto tempo dura a lente de contato dental, antes de trocá-la.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Lente de contato dental, alta durabilidade com indicações restritas.

 

Quase todo mundo já ouvir falar sobre laminados em porcelana. Jornais e revistas, por exemplo, estão repletos de reportagens sobre as marcantes transformações de impacto do sorriso de com a técnica. Tudo parece perfeito e sem limites. Só que questões essenciais como quais são as indicações e quanto tempo dura a lentes de contato dental após instalada nunca são lembradas – e muita gente vai se surpreender ao conhecê-las.

 

Apesar de toda a popularidade e glamour em torno da técnica com lentes de contato dental, a verdade é que ela indicada para um número restrito de situações – não à toa, é atualmente a técnica menos utilizada no tratamento de artistas e famosos. Por outro lado, surpreende pelo longo tempo de durabilidade. O segredo, portanto, é saber utilizá-las no momento ideal para usufruir, por muitos tempo, dos resultados naturais e detalhista na construção de sorrisos mais harmônicos.

 

lente de contato dental quanto tempo dura
O planejamento e indicação correta da técnica é essencial para aumentar a longevidade e durabilidade do tratamento com lentes de contato dental.

 

 

A vida longa no tratamentos com lentes surpreende até a dentistas.

 

Lentes de contato dental são versões mais delicadas das facetas em porcelana. Mas não se engane com sua aparente fragilidade: após instaladas, são suficientemente resistentes e duráveis. É o que apontam diversas pesquisas científicas que analisaram a durabilidade de laminados cerâmicos (o nome correto para a técnica).

 

Veja os resultados das pesquisas mais recentes sobre o assunto: desde que executadas à perfeição, com materiais de excelente qualidade e confeccionada em laboratórios de excelente qualidade, quase 95% dos tratamentos realizados há mais de 10 anos apresentavam-se com lentes de contato dental em ótimo estado estético e de adaptação (livres de infiltração por cárie dentária).

 

E os resultados são realmente excelentes. Para ter uma ideia, o tratamento dura 3 a 4 vezes mais o tempo esperado para procedimentos semelhantes com facetas em resina. Bastante tempo para uma técnica que traz grandes modificações estéticas ao sorriso e face. Surpreendente até mesmo para dentistas, e uma ótima notícia para indivíduos que podem se beneficiar de uma técnica tão delicada e restrita.

 

 

Perda de brilho e cor ou infiltração: os problemas mais frequentes.

 

Dois dos problemas mais comuns no tratamento com lentes de contato dental são a perda de brilho e cor e a infiltração por cárie dentária. Enquanto o primeiro traz danos estéticos que aparecem lentamente ao longo dos anos, infliltrações exigem resposta terapêutica rápida. As causas para a segunda são falhas na adaptação das lentes ou higienizaçã deficiente – um problema que aparece já nos primeiros anos de vida do tratamento.

 

A perda do brilho e cor tem causas diferentes das infiltrações por cáries dentárias. E a qualidade do material utilizado nas lentes de contato dental é a principal delas. Mas não se preocupe, já que a perda de qualidade estética não é visível antes dos 5 anos de uso das lentes. Tudo depende, é claro, das exigências estéticas pessoais de cada indivíduos, que podem exigir resultados estéticos máximos a qualquer tempo.

 

lente de contato dental durabilidade
Falha de fratura em faceta laminada é mais comum do que na técnica com lente de contato dental em porcelana.

 

 

Hora certa para substituir o tratamento varia de pessoa para pessoa.

 

 

Trocar ou substituir lentes de contato dental ou facetas em porcelana é um procedimento delicado. O principal problema é que, independente da técnica de remoção, sempre ocorrem desgastes na superfície dos dentes durante o processo. É por isso que a substituição deve ser postergada ao máximo, como as situações com visíveis decréscimo na estética do sorriso ou situações de urgência por infiltração de cárie dentária.

 

Um protocolo para substituição de laminados cerâmicos deve ser estabelecido pelo dentista baseado em diversos pontos. Baseando-se no tempo médio de vida das lentes em 10 anos, um cronograma de manutenção com consultas semestrais monitora os resultados dos cuidados pessoais com a superfície de porcelana dos dispositivos. Mais do que se preocupar em quanto tempo dura a lente de contato dental, é preciso estar atento aos fatores que garantem durabilidade acima da média.

 

 

Causas para a perda precoce na durabilidade de laminados podem ser evitadas.

 

O tempo de vida dos laminados cerâmicos, seja na técnica com lentes de contato dental ou facetas em porcelana, depende de indicações corretas, cuidados e da qualidade do material utilizado. Negligengiados é meio caminho andado para substituições que acontecem antes do tempo. Por isso, conhecer algumas causas evitáveis para não se preocupar em quanto tempo dura a lente de contato dental após instalada.

 

uso de escovas dentárias com cerdas duras e inapropriadas;

 

dieta com alimentos ácidos e agressivos à porcelana das lentes;

 

baixa qualidade da porcelana utilizada na confecção das lentes;

 

erros durante a confecção laboratorial;

 

higienização oral deficiente;

 

erros na adaptação das lentes junto aos dentes;

 

baixa qualidade da cola utilizada para fixação das lentes.

 

 

Cuidados com lentes de contato dental aumentam o tempo de vida dos laminados.

 

Os cuidados com as delicadas superfícies de porcelana de lentes de contato dental não podem passar em branco após a finalização do tratamento. Embora as primeiras impressões sobre perdas no brilho e cor ocorram somente a partir do quinto ano de instalação dos dispositivos, é lá pelos 10 anos de uso que a decadência estética dos laminados é percebido mais intensamente. Um problema que dá, sim, para ser postergado por muitos e muitos anos.

 

A higienização correta é essencial para aumentar a durabilidade do tratamento. O uso de escovas dentárias com cerdas macias é outro cuidado preventivo que conta muito para evitar laminados opacos e sem vida. E, por último, certifique-se previamente da qualidade do material utilizado na confecção do dispositivo. Tudo conta e importa para aumentar o tempo de vida de procedimentos estéticos em odontologia e evitar problemas inesperados, sem se preocupar em quanto tempo dura a lente de contato dental.

 

lente de contato dental material laboratorio
A qualidade do material utilizado é essencial para não se preocupar em quanto tempo dura a lente de contato dental utilizada no seu tratamento.

 

 

Indicações corretas é o que mais importa.

 

Uma das vantagens para o tratamento com lentes de contato dental é que a técnica, ao contrário do que acontece com as facetas em porcelana, não necessita de desgastes sobre os dentes. Se por um lado a não diminuição da estrutura dentária diminui riscos envolvidos no tratamento, por outro limita as correções para problemas muito intenso na cor e forma dos dentes. Veja as indicações mais comuns nos tratamentos com lentes:

 

fechamento de espaços entre dentes (diastemas);

 

correções suaves na cor dos dentes;

 

nivelamento no volume de dentes;

 

correções de detalhes para harmonização do sorriso.

 

 

Lente de contato dental, faceta em porcelana e resina. Quanto tempo dura cada uma?

 

O tratamento com laminados estéticos pode ser realizado por técnicas diferentes. Enquanto as facetas em resina não confeccionadas diretamente sobre os dentes no consultório do dentista, as técnicas que dependem do laboratório de prótese dentária utilizam cerâmicas odontológicas para laminar a superfície dental. Características que, por si só, não implicam no tempo de vida destes dispositivos.

 

As porcelana utilizadas na confecção de laminados não são todas iguais. Existem diversos tipos de materiais disponíveis, que implicam em resultados estéticos diferentes. Selecioná-los de forma correta é um trabalho para o dentista e técnico de prótese dentária. Ainda assim, conhecer um pouco mais sobre o tipo ideal de material para lente de contato dental para aumentar ainda mais a durabilidade do seu tratamento.

 

Saiba mais sobre lentes de contato dental:

Voltar para o blog