BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Raiz fraturada em dentes com próteses dentárias requer urgência.

raiz fraturada e quebrada prótese dentária post

Raiz dentária fraturada ou quebrada, em dentes com próteses dentárias, é uma ocorrência comum e que necessita de abordagem rápida para diminuir os riscos de perdas dentárias e reabsorções ósseas acentuadas. 

 

 por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

O diagnóstico para raiz fraturada ou quebrada em dentes com prótese dentárias: sinais e sintomas.

 

O diagnóstico para fratura em raízes dentárias é um procedimento difícil. E não são poucos os recursos disponíveis para o procedimento. O problema é que, na maioria das situações, a dor não acompanha o quadro clínico, dificultando a identificação de dentes com raízes fraturadas. E como o risco de perdas dentárias e reabsorções ósseas são iminentes, a urgência no diagnóstico e escolha terapêutica é essencial para um bom prognóstico para a situação.

 

O diagnóstico para fraturas em raízes dentárias é mais simples para dentes com vitalidade pulpar (que não possuem tratamento de canal) ou para fraturas extensas e clinicamente visíveis. Entretanto, essas são situações raras. O que se observa é que a maioria dos diagnósticos em dentes com próteses dentárias sobre raízes fraturadas se dá em dentes com tratamento de canal, e com sinais e sintomas contraditórios.

 

Sinais mais comuns para fraturas em raízes sob prótese dentárias

 

• sangramento gengival

pequenas manchas de sangue ou sangramento excessivo junto às gengivas em raízes que suportam próteses dentárias (coroas), embora de ocorrência rara, são indicativos de raízes fraturadas ou quebradas.

 

• abcesso e fístula gengival

O abcesso gengival é uma coleção purulenta que aparece como uma gengiva inflamada e inchada junto às raízes com problemas. Já a fístula é o aparecimento de um canal, a partir do abscesso gengival, pelo qual o pus é drenado para a cavidade oral. Tanto o abcesso quanto a fístula são achados clínicos comuns e frequentes às raízes dentárias fraturadas.

 

• mobilidade dentária excessiva

Dentes naturais não são estruturas rígidas. É graças ao ligamento periodontal que uma discretíssima mobilidade dos dentes junto ao osso confere proteção extra durante a mastigação – uma verdadeira suspensão hidráulica e fibrosa. Entretanto, a mobilidade excessiva e anormal pode ser indicativa para raíz dentária quebrada. O diagnóstico diferencial da mobilidade por doença periodontal, é bom lembrar, pode discartar o diagnóstico de fratura radicular.

 

• prótese dentária soltando-se com frequência

Próteses dentárias (coroas ou pônticos em porcelana) que soltam-se com frequência de dentes- com ou sem pinos protéticos – estão associadas a raízes quebradas ou fraturadas. O diagnóstico é feito com o dente sem a prótese dentária, podendo ser por visualização clínica direta ou através da torção da raíz com instrumentos odontológicos.

 

 

Sintomas mais comuns para fraturas em raízes sob prótese dentárias

• dor espontânea

Dentes que suportam próteses dentárias e que doem expontaneamente podem ser sinais de fraturas em raízes dentárias. De forma geral, a dor mais intensa está associada a dentes cujos canais não foram tratados, enquanto as dores leves estão ligadas a próteses dentárias em dentes com raízes fraturadas.

 

• dor durante a mastigação

A dor durante a mastigação vai de leve a intensa. Mais comum que a dor expontânea, é um sinal para dentes com raízes fraturadas muito relatado por pacientes. Na maioria das vezes, entretanto, é sinalizada apenas como um desconforto durante a mastigação.

 

• sensação estranha ao mastigar

Talvez o sintoma mais comum associado à raiz dentária quebrada seja descrita como uma “sensação estranha ao mastigar”. É o paciente que relata haver algo estranho do dente, fugindo à normalidade.

 

• barulhos do tipo “cleques”

Bastante comum em dentes com próteses dentárias e raíz fraturada, pode ser sinal da movimentação das partes fraturadas das raízes, quando submetidas às forças compressivas pela mastigação.

 

raiz dentária e fraturada e prótese dentárias
Raiz dentária fraturada e quebrada sob prótese dentária: observe a linha de fratura, após a remoção da coroa dentária em porcelana.

 

 

Tipos e causas para fraturas radiculares surpeendem pela diversidade.

 

As causas para fraturas em raízes dentárias que suportam próteses dentárias –  coroas unitárias ou pônticos – são múltiplas. E, na maioria das vezes, agem em conjunto para o aparecimento do problema. Aprofundar um pouco mais o conhecimento sobre as causas para raízes fraturadas ou quebradas sob próteses dentárias ajuda a entender melhor o diagnóstico, prognóstico e tratamentos para a raiz fraturada sob prótese dentária.

 

Já com relação ao tipo das fraturas, que podem, conforme o sentido, serem longitudinais (no sentido ao longo do dentes) ou verticais, destaca-se que para as fraturas longitudinais não existem tratamentos disponíveis, sendo a remoção da raiz dentária fraturada um procedimento que requer urgência para evitar a reabsorção óssea no local da fratura.

 

As fraturas verticais, por sua vez, têm prognóstico menos sombrio. Tudo depende, na verdade, da localização do problema. E, além disso, as fraturas ainda podem ser dividadas em completas (com separação completa entre as partes quebradas) ou em fissuras – esta, a de mais difícil diagnóstico.

 

• cárie dentária

A cárie dentária em raízes é a segunda causa para fraturas em dentes que suportam próteses dentárias. Embora mais comum em dentes posteriores (molares e pré-molares), o problema também acomete, ainda que em menor frequência, dentes anteriores.

 

• infiltraçao por cárie dentária sob a prótese dentária

Problema frequente em próteses dentárias mal adaptadas, a infiltração por cáries em dentes com tratamento de canal forma cavidades abaixo da coroa protética, enfraquecendo a raiz dos dentes. Daí para o aparecimento de raiz quebrada e fraturada é questão de tempo.

 

• pino metálico de sustenção (núcleo)

Os pinos metálicos para sustenção de coroas protéticas são causas comuns para raízes quebradas e fraturadas. A diferença de elasticidade (coeficiente) entre o metal utilizado nos pinos e a estrutura radicular facilita o aparecimento de trincas e fraturas – conhecido como o efeito cunha, quando do aparecimento de forças laterais durante a mastigação.

 

• contato prematuro do dentes (contato alto)

Por vezes, o dente pode estar mais “alto”, isto é, o contato sobre a prótese dentária é mais intensa – e pesada – do que deveria ser. O resultado é a força compressiva traumática sobre a raíz dentária, dando origem às fraturas.

 

• tratamento de canal inapropriado

O tratamento de canal inapropriado pode enfraquecer a raiz dentária pela remoção excessiva da porção radicular interna, elevando o risco para fraturas e quebras de raízes em dentes com próteses dentárias em porcelana.

 

• trauma oclusal excessivo (fadiga)

A fadiga é um problema comum à materias e estruturas – e com as raízes dentárias, não poderia ser diferente.

 

• bruxismo

O bruxismo, na verdade, é a causa mais presente para a fadiga da raiz dentária. Mesmo assim, mesmo que ele possa ser confundido com a fadiga material, em si, como causa para o aparecimento de raiz dentária fraturada sob prótese dentária, a sua menção como causa é importante para alertar a pacientes da importância da terapia para o problema do situação.

 

raiz dentaria fraturada e quebrada em prótese dentárias raio x
Raiz dentária fraturada> imagem radiográfica de fratura extensa.

 

 

Perda dentária e reabsorção óssea, riscos no caminho de raízes quebradas.

 

A ausência de dor (sintomatologia dolorosa) pode postergar a procura por tratamentos adequados para o problema de raiz dentária fraturada sob próteses dentárias. E o motivo para isso é óbvio: os dentes não doem. Entretanto, fraturas em raízes frequentemente dão início a processos inflamatórios de início e evolução lenta, condições perfeitas para as piores complicações dentárias possíveis.

 

A demora na procura por tratamento pode ser fatal para dentes com raízes fraturadas sob prótese dentária. É que a fratura radicular pode dar início a um lento e assintomático processo inflamatório – e, com ele, a reabsorção do osso que sustenta a raiz dentária. Além disso, fraturas são áreas para a retenção de bactérias e, consequentemente, cáries dentárias. A urgência no tratamento para raízes quebradas em dentes com próteses dentárias é essencial para o prognóstico favorável do problema.

 

 

Diagnóstico de raízes fraturadas: raio x convencional versus tomografia computadorizada.

 

O diagnóstico para fraturas em raízes dentárias quebradas sob prótese dentárias pode ser difícil para as fissuras radiculares. De maneira geral, o diagnóstico clínico pode ser realizado através da visualização direta, sondagem periodontal ou ainda através da separação das partes fraturadas com instrumentos odontológicos.

 

Para os casos com fraturas mais evidentes, esses procedimentos podem ser suficientes. A dificuldade começa quando nenhum sinal ou sintoma corrobora para o diagnóstico de fratura da raiz sobre próteses dentária. É preciso partir para exames mais precisos.

 

Os exames por imagens são essenciais para o diagnóstico de raiz fraturada sob prótese dentária. Entretanto, apesar do exame radiológico – raio x realizado pelo dentista em consultório – trazer recursos interessantes para o diagnóstico, a imagem precisa e detalahada das tomogradias computadorizadas é imprescindível para o tratamento. Os baixos custos atuais desses exames fazem deles essenciais e obrigatórios no diagnóstico e planejamento do problema.

 

raiz fraturada e protese dentaria
Raiz fraturada sobprótese dentária: abcesso gengival.

 

 

Prognóstico e tratamento para raiz fraturada em dentes com próteses dentárias.

 

De maneira geral, o prognóstico para tratamentos de fraturas em raízes dentárias sobre próteses dentárias é desfavorável. As fraturas que produzem separações em raízes dentárias ou são visualizadas apenas como linhas de fratura indicativas do problema são 100% desfavoráveis e podem ser reabilitadas por implantes dentários ou próteses dentárias fixa após a remoção dentária.

 

O tratamento disponível dá-se em raízes fraturadas junto à margem gengival que está em contato com as bordas da prótese dentária. A técnica consiste na exposição da fratura radicular através de cirurgia plástica gengival conhecida do tipo aumento de coroa clínica, um procedimento que permite ao dentista o acesso direto ao local para reparar o local através de restauração dentária em resina ou porcelana.

 

Novas tecnologias para tratamentos com próteses dentárias reduzem riscos de fraturas em raízes dentárias.

 

Se o prognóstico para raízes fraturadas é sombrio para a maioria das situações – e o único tratamento possível é a remoção do dente, a alta frequência para o problema assusta ainda mais. A incidência para o problema é tão alta que apenas as cáries e infiltrações por cáries dentárias sob próteses dentárias supera-o como causas para perdas dentárias em dentes que suportam coroas dentárias.

 

Mas nem tudo é notícia ruim. Novas tecnologias como a confecção de próteses por fresagem computadorizada, que reduz os riscos para infiltrações cariosas, e a utilização de pinos radiculares em fibra de carbono, que reduz a quase zero o risco de fraturas pelo efeito tipo cunha, melhoram o prognóstico de vida para os dentes pela diminuição de dois problemas frequentemente relacionados como causas para raízes quebradas e fraturadas em dentes com próteses dentárias. Nem tudo está perdido.

 

Saiba mais sobre próteses dentárias e odontologia:

Voltar para o blog