BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Reconstrução com resina em dente anterior fraturado.


Informações ao paciente: reconstrução e restauração estética e funcional de fratura em dente anterior quebrado – incisivo – com resina composta, com indicações, vantagens e problemas para o dente fraturado em região estética.

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Primeiros cuidados com o dente fraturado.

 

De forma geral, quando a origem da fratura é o trauma e envolve perda considerável de sangue que não estanca em período menor do que 10 minutos, ou quando durante o trauma ocorre o choque de outras partes do corpo – principalmente a cabeça, o pacientes deve ser levado diretamente ao serviço de urgência hospitalar para exames complementares.

 

Os primeiros cuidados – afastados o risco à saúde geral do paciente – envolvem precauções que dizem respeito ao osso e gengiva que suportam os dentes e podem ser severamente traumatizados. Esses traumas devem ser levados com urgência ao atendimento odontológico – se for em um domingo, não hesite assim mesmo em contatar o seu dentista. Nesses casos podem ocorrer fraturas ósseas ou o dente pode deslocar-se parcial ou integralmente do osso e gengiva ( alvéolo ) que, se não forem prontamente atendidos, podem significar a perda do dente.

 

A fratura dentária quando decorre de trauma sem danos à saúde geral do paciente e sem traumas aos ossos e gengivas, e sem o deslocamento parcial ou total do dente do alvéolo, é então analisada pelo dentista. Um ponto importante nesse momento é analisar se há exposição da polpa e sangramento da parte interna do dente. Quando há sangramento proveniente da parte interna do dente, também é importante o atendimento imediato para evitar a contaminação do dente.

 

Por fim, a parte deslocada do dente, se encontrada, pode ser levada até o dentista e, dependendo da integridade, local e tamanho do fragmento, podem ser utilizados para restaurar a forma original do dente. Quando a recuperação do dente quebrado só pode ser realizada através da restauração com resinas dentárias, algumas informações são importantes para que o paciente saiba antes de iniciar o seu tratamento. Esse post trata desse assunto, a recuperação do dente quebrado ou fraturado pela técnica da restauração com resina dentária.

 

 

A resin dentária como alternativa para restaurar dente anterior fraturado.

 

A recuperação com a técnica de restauração com resina dentária é uma entre três opções de recuperação para os dentes fraturados – as outra duas são a colagem do fragmento ao dente quebrado ou a restauração com porcelana dentária. O dente quebrado coloca o paciente em estado de alta ansiedade, momento em que ele não está atento a detalhes importantes como durabilidade e qualidade estética da técnica utilizada. O paciente quer resolver o problema imediatamente. Como técnica de resolução imediata para um dente incisivo quebrado, a restauração com resina dentária é insuperável e pode, dependendo da situação, ser o tratamento resolutivo e definitivo.

 

As resinas dentárias são estéticas e construídas em camadas, em consulta única. Dependendo da qualidade do material utilizado e habilidade individual do dentista, a fratura pode ser imperceptível. A comparação das resinas é sempre com relação às porcelanas, que também estão em constante estado de evolução, principalmente as porcelanas puras. Os problemas antigos das resinas dentárias eram o rápido amarelamento e a pouca resistência mecânica, que, apesar da melhora dessas características, ainda são inferiores às porcelanas dentárias.

 

 

As limitações das resinas dentárias nas fraturas extensas.

 

As resinas dentárias são resolutivas para muitas situações. Quanto menor é o tamanho da fratura no dente quebrado, maiores são as chances de longa durabilidade da restauração. A manutenção de cor e brilho da superfície em resina, no entanto, independe do tamanho da restauração.

 

Além disso, as resinas utilizadas em regiões estéticas anteriores – como os incisivos centrais e laterais – são menos resistentes e mais estéticas do que as resinas utilizadas em regiões posteriores – como os molares, que necessitam de grande resistência para resistir ao desgaste pelo atrito gerado pelo contato com o dente da arcada dentária oposta. Nas resinas dentárias, o aumento das propriedades estéticas como a transparência e capacidade de lisura e brilho da superfície implicam a diminuição das propriedades de resistência ao atrito e compressão.

 

FRAGILIDADE. As restaurações em resina são frágeis quando comparadas com as restaurações com porcelanas. Ainda assim, como consequência da evolução da resistência mecânica vista nos últimos anos, já podemos considerá-las como opção definitiva para a maioria das situações de fratura dentária.

 

Restauração em resina dentária : a fragilidade da reconstruções extensas em dente anterior podem provocar fraturas constantes à restauração.
Restauração em resina dentária : a fragilidade da reconstruções extensas em dente anterior podem provocar fraturas constantes à restauração.

 

ALTERAÇÃO DA COR COM OS ANOS. A manutenção da cor é provavelmente o maior problema relacionado com as resinas dentárias. O amarelamento depende da qualidade do resina dentária utilizada – existem diferenças de qualidade entre as resinas comercializadas, do polimento realizado sobre a superfície restaurada e dos tipos de pigmentos comuns na alimentação do paciente. Pacientes fumantes e consumidores de chás são exemplos de pacientes que amarelam com frequência as suas restaurações em resina.

 

ALTERAÇÃO DO BRILHO E FORMA DA SUPERFÍCIE. É comum às resinas a perda do brilho e forma das restaurações ao longo do tempo, mesmo em dentes anteriores. Os dentes posteriores são os que mais apresentam esses problemas porque sofrem o contato com os dentes da arcada oposta durante a mastigação ou deglutição, mas mesmo as restaurações em dentes anteriores sofrem alterações porque a ação de alimentos ácidos, atrito com alimento e mesmo o atrito provocado pela escovação são suficientes para alterar o brilho, lisura e forma superficial.

 

 

As vantagens das resinas dentárias na recuperação das fraturas em dentes anteriores.

 

RÁPIDA SOLUÇÃOAs resinas compostas podem reconstruir estética e funcionalmente, em apenas uma consulta, uma variedade grande de situações de fratura e quebra dentária, com qualidade estética satisfatório e que pode ser resolutiva em muitos casos, sem a necessidade de retorno do paciente ao consultório para acabamentos ou outros procedimentos para otimização da reconstrução do dente realizada.

 

ESTÉTICA DESLUMBRANTE. A evolução das propriedades estéticas das resinas compostas permitem a reprodução pormenorizada da maioria dos detalhes presentes nos dentes naturais. No atual estágio de evolução das resinas compostas elaboradas para soluções estéticas e das porcelanas utilizadas em facetas e coroas praticamente apenas os dentistas conseguem perceber as diferenças estéticas como translucidez, fluorescência e opacidade, algumas das características ópticas dos dentes naturais que precisam ser reproduzidas nas restaurações e reconstruções estéticas.

 

FACILIDADE DE REPAROS FUTUROS. Se a reconstrução estética de um dente quebrado na região dos incisivos tem a desvantagem de ser menos resistente do que os reparos com porcelanas, tem na capacidade de reparos uma vantagem superior às porcelanas. As restaurações anteriores em porcelana como as facetas podem ser reparadas localmente, porém sem a mesma versatilidade dos reparos realizados sobre reconstruções com resinas.

 

 

As situações em que a restauração em resina não é indicada para recuperar dente anterior quebrado ou fraturado.

 

Existem situações em que as resinas compostas não são a melhor opção para reparos em dentes anteriores, como as fraturas extensas em dentes incisivos centrais. Existem técnicas que realizam recuperações de fraturas extensas com resinas que utilizam pinos – normalmente em fibra de vidro – para aumento de resistência da reconstrução. Esses pinos são inseridos dentro do canal endodôntico e podem ser instalados na mesma consulta de reconstrução do dente, desde que exista no dente reparado tratamento endodôntico – canal – apropriado e em condições de receber o pino.

 

Entretanto, quando a fratura é tão extensa que está próxima à gengiva, a reconstrução com resina composta deve ser vista como tratamento emergencial – nesses casos, as soluções de tratamento com porcelana são mais eficientes.

 

 

A técnica de restauração em resina em dente anterior quebrado. 

 

A técnica para reconstrução e restauração estética e funcional de fraturas em dentes anteriores com resina composta possui muitas divisões e formas diferentes, e que podem variar de dentista para dentista. De forma geral, o dentista limpa o dente com escovas e clorexidina ( antimicrobiano ), verifica se restaram partes frágeis ou pontiagudas e as elimina, analisa e anota a cor, isola o dente para que não ocorra contaminação com saliva e facilite o trabalho operatório, preparo a superfície do dente para receber o adesivo e inicia a reconstrução, em camadas, das estruturas e tecidos internos do dente.

 

O trabalho de recuperação com resina pode necessitar de várias horas em uma mesma consulta, dependendo da extensão e características ópticas e anatômicas do dente a serem reproduzidas. Algumas restaurações necessitam de vários tipos de resinas diferentes para que a estética final seja, principalmente, harmônica e imperceptível.

 

 

Aa alternativas à resina composta trazem opções ainda mais interessantes.

 

Facetas em Porcelana. 

 

A porcelana dentária – o correto é chamá-la de cerâmica dentária – é uma alternativa mais resistente e mais estética, porém com custos de confecção maiores e que necessitam de duas ou mais consultas para serem instaladas. O uso da faceta em porcelana para recuperar fratura em dente anterior deve ser indicada como conveniência, ou seja, quando o caso clínico vai de encontro a essa solução. Não vale a pensa realizar grandes alterações no dente já fraturado para que a técnica seja utilizada – principalmente porque hoje dispomos de outras técnicas de reparo que não implicam grandes alterações ( desgastes dentários ).

 

Dente quebrado e reconstrução : em alguns casos as facetas em porcelana são o tratamento mais duradouro e estético.
Dente quebrado e reconstrução : em alguns casos as facetas em porcelana são o tratamento mais duradouro e estético.

 

 

Coroas em Porcelana.

Quando a fratura é muita extensa a coroa em porcelana é, talvez, a alternativa mais resolutiva e segura, mas que, como as facetas, necessita de duas ou mais consultas. Entre todas as alternativas para a reconstrução do dente anterior quebrado, é a mais resistente. O custo da coroa em porcelana é maior do que o custo da restauração em resina composta, e equivale ao preço da faceta em porcelana.

 

Fragmentos cerâmicos.

Fragmentos cerâmicos – ou de porcelana – são evoluções das facetas e lâminas, e as indicações de uso são restritas, aplicáveis com segurança para casos muito específicos. É uma técnica sensível a falhas e que requer grande habilidade profissional, principalmente com relação à seleção do caso. Os fragmentos cerâmicos são os mais sofisticados meios de reparo e restauração de fratura em dente incisivo central e incisivo lateral.

 

 

Cuidados com a restauração em resina.

 

Ao contrário das próteses e facetas em porcelana, os cuidados com as recuperações e reconstruções dentárias com resinas precisam ser intensas. Pacientes fumantes severos e que possuam consumo frequentes de chás – como o chimarrão, não são pacientes indicados para essa técnica de reconstrução porque a superfície dessas resinas irão amarelar em pouco tempo. Também é preciso atenção para evitar os hábitos parafuncionais como roer unhas, morder canetas ou outros hábitos parecidos.

 

Saiba mais sobre restauração dentária em resina:

Voltar para o blog