BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Remover ou trocar lente e faceta de porcelana: como é o tratamento.


O tratamento para remover ou trocar lente de contato dental e faceta de porcelana requer informações essenciais para realizar o procedimento com segurança, sem risco aos dentes.

 

Luís Gustavo Leite é especialista em gengivas (periodontista) e especialista em próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Faceta de porcelana e lente de contato dental: quando é preciso trocá-las?

 

As transformações do sorriso com lentes de contato dental e facetas de porcelana ocupam os primeiros lugares na lista de desejos de muitos indivíduos. Apesar das correções marcantes na cor e forma dos dentes, estes delicados laminados cerâmicos não são eternos e podem estar sujeitos a erros de confecção que, com o tempo, requerem remoção. Mas, afinal, de quanto em quanto tempo é preciso trocá-las?

 

Remover ou trocar lente de contato dental e faceta de porcelana é um procedimento comum. Atualmente, o principal motivo para a remoção é o resultado estético final insatisfatório. Além deste, a perda do brilho, comuns a laminados antigos, ou falhas na adaptação destes aos dentes também podem exigir a substituição destas delicadas lâminas de porcelana. Mas para que o procedimento seja seguro e não traga surpresas à agenda do paciente, um pouco mais de informação sobre o assunto é essencial.

 

 

Riscos aos dentes ao retirar lente de contato dental e faceta de porcelana são mínimos.

 

Independe da técnica utilizada, retirar lente de contato dental e faceta de porcelana é um tratamento seguro aos dentes. Mas para que isso aconteça, é preciso adotar uma série de procedimentos de segurança para evitar desgastes adicionais à superfície dos dentes e, ainda mais importante, danos à parte mais sensível e vital, a polpa dentária – a parte mais interna dos dentes aonde estão localizadas os nervos e vasos sanguíneos dos dentes.

 

Perdas dentárias causadas durante a remoção dos laminados cerâmicos, raríssimas, não são nem mesmo relatadas por pesquisas científicas. Quando acontecem, estão associadas a erro do profissional.  Outra complicação possível, também rara, é a necessidade para tratamento de canal por danos à polpa dentária quando os desgastes para adaptação das lâminas são muito profundos.

 

O mais importante sobre o tratamento para tirar lente de contato dental e faceta de porcelana é que existem protocolos de segurança e equipamentos para que o procedimento seja realizado sem trazer problemas aos dentes. Realizada de forma delicada e com técnica adequada, a remoção pode ser realizada várias vezes, independente da causa para a remoção.

 

 

Como é o tratamento para remover lente de contato dental e faceta de porcelana.

 

O tratamento para remover lente de contato dental e faceta de porcelana conta com técnicas diferentes, e que podem ser utilizadas em conjunto ou isoladas. Quando é necessário retirar apenas lentes de contato dental, que não exigiram desgastes dentários sobre os dentes quando confeccionadas, o procedimento é bastante simples. Já a remoção da faceta de porcelana, além de mais demorada, exige paciência e cuidados redobrados para que não ocorra a remoção de uma camada adicional de esmalte ou dentina além dos que já foram removidos durante a confecção.

 

Desgaste

É a técnica mais comum. Utilizando-se de brocas diamantadas, o dentista delicadamente desgasta o laminado cerâmico até chegar à camada interna de adesivo (cola) utilizada para unir a lente e a faceta aos dentes. O mais importante deste tratamento é que estes desgastes não atingem a superfície dos dentes. Além disso, pode ser complementado por outras técnicas como a vibração por ultrassom ou desgastes por discos de lixas de polimento para remover as camadas residuais de adesivos mais próximas aos dentes.

 

Ultrassom

Utilizado para remover resíduos de porcelana e adesivos utilizados para colar as lâminas aos dentes, é um procedimento que complementa a remoção prévia realizada com broca em diamante ou laser.

 

Laser

Indicada para a retirar laminados cerâmicos confeccionados com pouco ou nenhum desgaste dos dentes, a técnica para remover lente de contato dental e faceta de porcelana com laser traz mais praticidade e velocidade ao procedimento quando as lâminas estão localizadas distantes da parte vital dos dentes (polpa dentária).

 

 

Faceta de porcelana não basta retirar: é preciso confeccionar outra nova.

 

Ao contrário da lente de contato dental, que ao ser removida não exige novo recobrimento dos dentes, a faceta de porcelana requer a confecção de novos laminados para proteger e recobrir os dentes recém descobertos. Esta vantagem das lentes deve-se à ausência de desgastes dentários prévios a sua instalação – uma vez removidas, basta polir as superfícies dentárias para recuperar a cor e brilho originais.

 

Por outro lado, ao retirar a faceta de porcelana, os desgastes dentários realizados pelo dentista durante a confecção do laminado, quando profundos, frequentemente exigem a instalação imediata de facetas dentárias provisórias em resina. A partir daí, um novo tratamento com precisa ser iniciado, partindo desde as etapas com simulações fotográficas e com mockups até o novo recobrimento dos dentes com laminados.

 

 

Durabilidade e cuidados.

 

Um dos fatores que mais contam na hora de trocar lentes de contato dental e facetas de porcelana é a durabilidade. Questões como a qualidade e tipo de cerâmica (porcelana) utilizada e as indicações corretas destas técnicas, ou ainda falhas de adaptação aos dentes, influenciam no tempo de vida dos laminados cerâmicos – detalhes os quais a maioria dos pacientes só se dá conta da importância depois de finalizado o tratamento.

 

Afinal, quanto tempo dura a lente de contato dental e a faceta de porcelana? De quanto em quanto tempo é preciso trocá-las? Embora escassos, alguns trabalhos científicos sobre a durabilidade das facetas dentárias laminadas vêm mostrando que, passados dez anos do tratamento, acima de 80% deles encontram-se em excelentes condições estéticas (cor, brilho e texturas) e de adaptação. Um tempo de vida longo para um procedimento em odontologia estética de impacto.

 

Os cuidados com facetas de porcelana e lentes de contato dental, por sua vez, também influenciam no tempo de vidas dos laminados. Além de utilizar cremes dentais e escovas de dentes que minimizam desgastes sobre a superfície das lâminas – o que ajuda a manter o brilho e a textura por muito mais tempo -, a manutenção de um esquema de higiene oral cuidadoso e as visitas regulares ao dentista contribuem para aumentar a durabilidade e tempo de vida do tratamento.

 

 

Faceta de resina é alternativa após remoção.

 

Uma alternativa com preço mais em conta ao laminados cerâmicos é a faceta de resina. Confeccionada em uma única consulta, ela traz resultados estéticos marcantes com muita naturalidade, trazendo uma alternativa para quem necessita substituir suas facetas de porcelana mas não pode arcar com os custos mais elevados para remover e confeccionar novas facetas de porcelana.

 

Apesar de eficientes, as facetas de resina não podem substituir as técnicas em porcelana em todas as situações. São exemplos destas limitações o bruxismo severo ou as reduções de estrutura dental (desgastes) muito intensos – como as utilizadas para alinhar dentes tortos ou projetados para frente na técnica com faceta de porcelana. Ainda assim, é uma alternativa quando remover o laminado cerâmico é um questão urgente.

 

 

Dicas básicas para tirar lente de contato dental e faceta de porcelana.

 

Algumas dicas básicas podem fazer toda a diferença para quem está pensando em tirar sua lente de contato dental ou faceta de porcelana. Seja o motivo falhas de adaptação e problemas de sensibilidade e mau hálito ou apenas um upgrade estético, dá para organizar-se de forma otimizada para evitar surpresas durante o procedimento de remoção dos laminados cerâmicos. Veja quais são elas:

 

recupere a saúde das gengivas uma consulta antes do dia da remoção;

remoção da lente de contato dental sem recobrimento posterior (novo tratamento) é restrito aos laminados que foram confeccionados sem desgastes dentários;

organize a sua agenda: a remoção de muitos laminados cerâmicos nem sempre pode ser feito em um mesmo dia;

simulação fotográfica e com mockups já podem ser iniciadas antes da remoção;

ao remover faceta de porcelana, é possível fazer uma cópia exata dos laminados removidos enquanto o novo tratamento é realizado;

pode haver sensibilidade temporária durante a fase com provisórios.

 

Saiba mais sobre lente de contato dental e faceta de porcelana.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

 

 

Voltar para o blog