BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Restauração de resina dura quanto tempo? Durabilidade explicada.


Entenda quanto tempo dura a restauração de resina, qual a sua durabilidade e de quanto em quanto tempo é preciso trocá-la para evitar problemas como a infiltração por cárie dentária e falhas estéticas.

 

Luís Gustavo Leite é graduado e especializado em periodontia e próteses dentárias, pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Restauração de resina, o que é isto?

 

Nenhum procedimento odontológico é tão prático como a recuperação de dentes quebrados ou cariados como a restauração de resina. Realizada em uma única consulta, ela permite reconstruir a cor e forma dos dentes de forma rápida e precisa – ideal para procedimentos de urgência e estéticas ou complementar no tratamento de outras problemas como o bruxismo e a sensibilidade causada por retração gengival.

 

Seu segredo é a resina comporta, um material com cores semelhantes aos dentes e resistência moderada contra desgastes. Aplicada ainda na forma pastosa, ela permite ao dentista esculpir a forma desejada tanto para dentes anteriores quanto posteriores. 

 

O endurecimento da resina, praticamente instantâneo, é realizado por uma luz concentrada do tipo LED, que proporciona endurecimento praticamente instantâneo – é a popular “luzinha” que o dentista tanto utiliza. Depois, basta polí-la para que os resultados estéticos sejam miméticos aos dentes naturais, e instruir ao paciente os cuidados com a sua limpeza e manutenção.

 

 

Resina utilizada em restauração dentária não é tudo igual.

 

Ao restaurar um dente, uma das preocupações do dentista é com o tipo de resina que será utilizada. Atualmente, vários fabricantes disponibilizam uma infinidade de materiais cujas diferenças quanto aos resultados estéticos e de resistência são bastante elevados.

 

Para ter uma ideia dessa variação, um mesmo fabricante disponibiliza três versões diferentes de resinas para uma mesma marca. Enquanto a melhor delas conta com um sistema de cores mais naturais e melhor resistência à fraturas, a outra traz resultados estéticos e de durabilidade inferiores – o que reduz consideravelmente o tempo de duração de restauração dental de resina.

 

A recente introdução de novas resinas para restauração dentária trouxe significativa melhora nos resultados estéticos e de durabilidade. Um exemplo disto são os materiais reforçados por porcelana, ideais para acompanhar as reconstruções do sorriso com faceta de resina ou lente de contato dental de resina.

 

 

Quanto tempo dura a restauração de resina?

 

Quem possui vários dentes restaurados sabe que, de tempos em tempos, é preciso correr ao dentista. Problemas como infiltração por cárie dentária ou, ainda mais frequentes, fraturas, são os principais motivos para estes contratempos que costumam atrapalhar a agenda do dia-a-dia.

 

O tempo médio de vida que determina quanto tempo dura a restauração de resina não é definido cientificamente devido ao elevado número de variáveis envolvidos nestes trabalhos. O que se sabe, por ora, é que estes procedimentos restauradores exigem consultas de manutenção frequente para verificar a qualidade de adaptação e presença de desgastes severos.

 

 

O que influencia na durabilidade na restauração de resina?

 

O que faz uma restauração de resina durar mais do que outra? Por que, afinal, elas amarelam e perdem o seu formato original, e por que isto acontece de forma diferente entre elas? Conheça os fatores que influenciam na durabilidade:

 

qualidade dos materiais utilizados;

tamanho (extensão) da restauração dental;

técnica utilizada pelo dentista;

higienie oral;

outros fatores como buxismo e tipo de oclusão (contato entre dentes).

 

 

De quanto em quanto tempo é preciso trocar a restauração de resina?

 

De tempos em tempos, é preciso trocar a restauração de resina – e saber quando isto deve ocorrer não é tão fácil assim ao paciente. Estudos sobre o tempo ideal para substituir restaurações dentárias não estabelecem, como vimos, um período de vida para este procedimento, já que as variações na qualidade do material utilizado, local em que é realizado e o tamanho são difíceis de serem padronizados por estudos.

 

Por outro lado, sabe-se que a restauração de resina realizada em dentes posteriores (molares e pré-molares), quando utilizada para reparar, além da parte interna do dente, também suas paredes laterais, deve ser trocada a cada 4 anos – e isto mesmo para os materiais mais resistentes ou que contam com porcelana incorporada à resina.

 

Já para os dentes anteriores, o tempo de vida da restauração dentária é maior. Isto ocorre porque, nestas regiões, os desgastes são menores. Por outro lado, o amarelamento e escurecimento da restauração dental decorrentes do consumo exagerado de cafés e cigarros pode exigir trocas a cada 2 ou 3 anos.

 

 

Problemas: por que resinas antigas precisam ser trocadas?

 

A durabilidade da restauração dental em resina pode ser bastante curta quando o material utilizado tem baixa qualidade e é muito extensa (além da parte central do dente, algumas paredes também são constituídas com o material). Mas, afinal, que problemas podem quando restaurações antigas ou com falhas não são trocadas?

 

Além dos desgastes e perda do formato original esculpido pelo dentista – o que frequentemente leva a movimentações dentárias (dentes tortos e desalinhados), existem outros contratempos que também podem aparecer. Veja os principais problemas:

 

fraturas dentárias;

movimentação dos dentes;

tratamento de canal;

retração da gengiva;

necessidade para pequenas cirurgias gengivais;

necessidade para uso de prótese dentária fixa do tipo coroa em porcelana;

extração do dente;

 

 

Restauração de porcelana é melhor que restauração de resina?

 

Uma alternativa à técnica com resina é a restauração de porcelana. Também conhecida por nomes técnicos como restauração onlay – existem ainda outros termos -, ela traz maior durabilidade e maior resistência aos desgastes dentários. Por outro lado, é uma técnica que exige duas consultas para ser realizada e o preço do tratamento é mais elevado.

 

A comparação entre a restauração de resina e restauração de porcelana vai além, é claro, do preço. Casos como os desgastes dentários severos por bruxismo ou como tratamento alternativo à coroa em porcelana, por exemplo, são exclusivos à técnica com porcelana. Por outro lado, pequenas cavidades e procedimentos restauradores encontram na técnica com resina o material ideal.

 

 

RESTAURAÇÃO DE RESINA X RESTAURAÇÃO DE PORCELANA
             RESINA            PORCELANA
preço                    
rapidez                    
facilidade para reparos                    
resistência ao amarelamento                         
resistência à fratura                         
durabilidade geral                         

 

 

O que é infiltração por cárie emrestauração de resina?

 

A infiltração por cárie dentária é a perda de contato entre o dente e a restauração de resina em áreas não passíveis de visualização direta. Para detectá-la, o dentista precisa utilizar sondas e exames radiográficos. Outros exame importante, e que também pode ser realizado pelo paciente, é o que verifica áreas de infiltração entre os dentes ao passar o fio dental – neste caso, o fio dental desfia ou rompe-se ao ser introduzido nestas áreas.

 

As causas para a infiltração por cárie dentária são diversas e, na maioria das vezes, mais de uma delas estão por trás do problema. Uso de materiais de baixa qualidade, execução incorreta da técnica, higiene oral deficiente ou ainda restauração dentária antiga quase sempre são os vilões desse problema que, não tratado a tempo, pode exigir procedimentos com prótese dentária fixa em porcelana ou implante dentário para recuperar dentes severamente infiltrados por cárie dentária.

 

Saiba mais sobre o tratamento com restauração em resina clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog