BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Restauração dental em bloco ou coroa? Veja como escolher.


A restauração dental em bloco pode ser uma alternativa com preço mais em conta à coroa dentária. Veja as diferenças, vantagens e desvantagens, e indicações entre estes tratamentos para recuperar dentes cariados ou fraturados – ou ainda para trocar restaurações dentárias antigas em metal ou resina.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e especialista em periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

A restauração dental simples: por que ela não serve para todos os casos?

 

A restauração dentária é, muito provavelmente, o procedimento mais realizado no consultório do dentista. Conhecida popularmente como obturação dentária, é ela quem recupera dentes cariados e fraturados de forma rápida e muito estética. Sem esta técnica, muito do que conhecemos como vida social poderia ser bastante diferente devido à sua importância na recuperação da estética do sorriso.

 

Apesar da praticidade, a restauração dentária em resina não pode ser utilizada sempre. É o caso, por exemplo, das fraturas ou cavidades de cárie dentária extensas, que ocupam não apenas o meio do dente como também as paredes laterais. 

 

O principal motivo das restrições de uso da restauração dentária simples é sua baixa resistência ao desgaste e mastigação. Quando utilizada em tamanhos extensos, além das quebras constantes do material, também há o risco para a perda do dente. O que, infelizmente, é bastante comum.

 

 

O que é a restauração dental em bloco.

 

A restauração dental em bloco é um tipo de restauração dentária utilizada para recuperar grandes fraturas em dentes ou ainda cavidades que ficam após a remoção de cáries ou restaurações antigas, como o amálgama (metal). Sua principal indicação é quando a técnica tradicional, feita em uma única consulta, já não garante resistência e durabilidade ao longo dos anos.

 

Confeccionada em um laboratório dentário após moldagens, este tipo de restauração dentária recebe o nome de “bloco” porque já vem com o formato final pronto, em bloco. Feita com cores semelhantes aos dentes naturais, em materiais como a porcelana ou resina, ela reconstitui de forma mais precisa as partes destruídas do dente, e com maior resistência.

 

 

As vantagens e desvantagens da restauração dental em bloco.

 

A restauração dentária em bloco – restauração onlay é outro nome técnico muito utilizada pelo dentista -, assim, como qualquer procedimento odontológico, traz vantagens e desvantagens que precisam ser entendidas antes de iniciar o tratamento: Veja as mais importantes:

 

vantagens:

menor risco para infiltração;

alternativa à coroa dentária (prótese dentária fixa);

excelente estética;

maior durabilidade (porcelana e zircônia).

 

desvantagens:

requer duas consultas para ficar pronta;

preço mais elevado.

 

 

Escolhendo entre a restauração dental em bloco e a coroa em porcelana.

 

Quando a restauração dentária simples, que é feita em uma única consulta, não pode ser utilizada devido à sua baixa resistência, o dentista oferece ao paciente duas opções: a restauração dental em bloco (onlay) ou a coroa em porcelana.

 

A principal diferença entre estas técnicas está na extensão da cobertura do material. Enquanto a restauração dental em bloco recupera apenas a parte problemática do dente, a coroa em porcelana exige o desgaste adicional de parte a parte estética e visível dos dentes.

 

A coroa em porcelana é uma alternativa melhor ao bloco em duas situações. Uma é quando a parte a ser recuperada do dente é tão extensa que nem mesmo a técnica em bloco pode ser utilizada. A outra é quando o procedimento é realizado em dentes anteriores, já que a coroa em porcelana não traz riscos para diferenças de cor entre o material e o dente natural.

 

 

Resina, porcelana e zircônia: escolhendo o material ideal.

 

As transformações do sorriso com facetas dentárias laminadas, popularizadas nas técnicas com faceta de resina, faceta de porcelana e lente de contato dental são famosas pelos resultados marcantes. A grande estrela de tamanho sucesso são, na verdade, os materiais utilizados na sua confecção: resina, porcelana e zircônia.

 

Veja as diferenças entre a resina, a porcelana e a zircônia, e saiba como escolher entre elas na hora de recuperar dentes fraturados e cariados que exigem restaurações dentárias extensas:

 

resina

Com resultados estéticos próximos aos dentes naturais, a resina proporciona cores e transparências marcantes. Sua principal desvantagem está na resistência menor a desgastes e fraturas, o que pode ser um problema para portadores de bruxismo ou em fraturas extensas. Já a vantagem fica por conta do preço mais em conta.

 

porcelana

Estética natural e elevada resistência fazem da porcelana a primeira opção em tratamentos com prótese dentária fixa, restauração dentária e laminados cerâmicos do tipo faceta e lente de contato dental. A principal desvantagem é mesmo o preço mais elevado do material.

 

zircônia

Inicial desenvolvida para substituir o metal de próteses dentárias, a zircônia traz resistência e durabilidade semelhantes à porcelana, porém com estética inferior. É ideal para tratamentos realizados em dentes posteriores, como coroas e blocos.

 

 

Restauração em bloco em porcelana, zircônia ou resina.

 

A restauração dentária em bloco não é tudo igual. Existem 3 diferentes materiais diferentes para sua confecção, que influenciam diretamente na sua durabilidade e resultados estéticos.

 

O material utilizado é o bloco em porcelana, ou restauração dental tipo onlay em porcelana como também é chamada. Além das estética marcante e natural, ele é resistente e pode ser utilizado em qualquer tipo de fratura ou cavidade, independente da extensão. É a mais recomendada.

 

Outos materiais utilizados na restauração em bloco são a zircônia, este tão resistente quanto à porcelana porém com estética inferior, e a resina, com preço mais em conta, excelente estética porém com baixa durabilidade. A escolha entre estas duas técnicas com blocos depende da localização do dente e da sensibilidade do paciente ao valor destes tratamentos.

 

 

Coroa em porcelana pura e zircônia.

 

A coroa dentária pode ser confeccionada com 2 diferentes materiais. O mais estético deles é a coroa em porcelana pura, que é construída com os mesmos materiais utilizados na confecção de facetas de porcelana e lentes de contato dental. Resistente e durável, ela é a ideal para quem exige estética natural e marcante. Suas desvantagens ficam para o risco elevado de acinzentamento quando fixada sobre dentes escurecidos após tratamento de canal ou pino metálicos.

 

A coroa em zircônia pode ser confeccionada na técnica pura, mais resistente e menos estética, ou com uma camada externa em porcelana. As vantagens desta última é a melhora da naturalidade do tratamento e possibilidade para evitar tons acinzentados provenientes de estruturas dentárias escurecidas.

 

 

Durabilidade: quanto tempo dura a restauração dental em bloco e a coroa?

 

O tempo de vida é uma das características mais importantes dos materiais odontológicos. Com relação à durabilidade da restauração dentária em bloco (restauração onlay), as resinas apresentam menor resistência ao desgaste e fraturas, devendo ser utilizadas no reparo de pequenas fraturas ou cavidades por cárie dentária – cabem às porcelanas as reconstruções maiores, mais extensas.

 

Já com relação à durabilidade da coroa em porcelana, é preciso entender que os materiais utilizados na sua confecção, a porcelana pura e a zircônia, são resistentes e duráveis o suficiente para não se preocupar com trocas frequentes deste tipo de prótese dentária fixa.

Voltar para o blog