BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Restauração em resina, porcelana ou zircônia: compare as técnicas.

restauração dental em resina, porcelana ou zircônia post blog

Restauração dental em resina, porcelana ou zircônia é um post que compara indicações, prós e contras, durabilidade, estética e problemas dos três materiais mais utilizados no procedimento popularmente conhecido como obturação dental.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em gengivas (periodontia) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Restauração dentária, cada vez mais duráveis e estéticas.

 

Se você tem mais de 30 anos, provavelmente sabe o que é uma restauração dentária. Popularmente conhecida por “obturação no dente”, este procedimento simples e rápido tem indicações variadas que vão da recuperação de dentes cariados ou fraturados ao levantamento na altura de mordida (aumento de dimensão vertical da oclusão).

 

Apesar de tanta versatilidade, procedimentos restauradores em odontologia estão associados a problemas e trocas frequentes – principalmente na técnica metálica com amálgama de prata. Fraturas, amarelamento e escurecimento, perda da forma inicial ou infiltração por cárie dentária são apenas alguns exemplos das falhas frequentes encontradas em procedimentos restauradores. Em outras palavras, contratempos e custos financeiros.

 

Por outro lado, a introdução de novos materiais odontológicos prometem resolver, de vez, os principais problemas das gerações anteriores. E entre eles, a resina composta, a porcelana e, ainda mais recente, a zircônia, aparecem como opções ideais para restaurar dentes de forma mais duradoura e estética. 

 

restauração dental em resina material
Restauração dental em resina: fratruras, desgaste e perda da forma inicial estão associados a materiais de qualidade inferior e indicações erradas.

 

 

Restauração em resina, porcelana ou zircônia: qual é a melhor?

 

A seleção entre restauração dental em resina, porcelana ou zircônia requer mais do que alguns minutos de conversa entre dentista e paciente. Questões como necessidades estéticas individuais, bruxismo e extensão da fratura ou cárie dentária são examinadas e levadas em conta ao determinar nesta etapa, provavelmente a mais importante do tratamento.

 

A questão financeira, por sua vez, pode ser o fator mais importante. Pacientes sensíveis ao preço de tratamentos odontológicos tendem a optar pela restauração dental em resina composta, uma versão rápida e prática que vem surpreendendo pela elevada resistência ao desgaste e melhoras nas propriedades estéticas de cor e transparência – quesitos chaves para os sofisticados procedimentos com faceta dentária laminada neste material.

 

 

Restauração dental em resina.

 

É a técnica mais utilizada dada a praticidade e preço mais em conta. Com funcionalidade adicional para funcionar como faceta dentária em resina, é realizada em uma única consulta e pode ser o primeiro passo para substituir restauração dental escurecida pelo metal do amálgama de prata. Veja as indicações, prós e contras da restauração dental em resina:

 

indicações

dentes anteriores e posteriores;

 

pequenas fraturas e cavidades cariosas;

 

fechamento de diastemas;

 

faceta dentária laminada;

 

prós

preço;

 

rapidez (requer uma única consulta);

 

excelentes resultados estéticos;

 

facilidade para reparos.

 

contras

resistência mediana a fraturas e desgastes prematuros;

 

amarelamento;

 

perda de forma e brilho;

 

baixa durabilidade.

 

faceta em resina
Reconstrução de dentes anteriores fraturados: resinas tem resultados limitados.

 

 

Restauração dental em porcelana.

 

Ideal para tratamentos de impacto em odontologia estética com laminados cerâmicos do tipo lente de contato dental e faceta de porcelana, traz todas as propriedades ópticas (cor, transparência, fliorescência e opalescência), de resistência e durabilidade que se espera de um material restaurador. Conheça as indicações, prós e contras da restauração dental em porcelana:

 

indicações

dentes anteriores e posteriores;

 

fraturas e cavidades cariosas de pequena a média extensão;

 

fechamento de diastemas;

 

faceta dentária laminada;

 

estética dental de impacto.

 

prós

estética marcante;

 

resistência ao amarelamento;

 

resistência a desgastes;

 

durabilidade elevada;

 

ideal para acompanhar lente de contato dental;

 

contras

preço mais elevado;

 

exige até duas consultas odontológicas.

 

restauração dentária onlay e inlay
Restauração dental em porcelana: técnica inlay.

 

Restauração dental em zircônia.

 

A elevada resistência da zircônia e estética aceitável são fatores para uso deste material em procedimentos tão variados como implantes e prótese dentária fixa, prótese dentária tipo protocolo, pinos protéticos de sustentação de coroas ou restaurações dentárias. Conheça as indicações, prós e contras da restauração dental em zircônia.

 

indicações

dentes posteriores;

 

fraturas e cavidades cariosas de pequena a média extensão;

 

prós

resistência elevada a desgastes;

 

durabilidade elevada;

 

preço mais em conta;

 

contras

apenas para dentes posteriores;

 

estética apenas satisfatória;

 

exige duas consultas para ser realizada.

 

restauração dental em porcelana
Cavidades extensas em dentes posteriores são algumas das indicações da zircônia como material restaurador.

 

 

Qual o melhor material para restauração dental?

 

Quadros comparativos entre materiais odontológicos podem induzir pacientes à seleções erradas dada a dificuldade destes em entender diversos fatores técnicos, anatômicos, fisiológicos e funcionais que implicam na escolha entre um ou outro material para restauração dental.

 

Até agora, não existe é possível apontar, de forma absoluta, o melhor material para restauração dental. Pontos isolados nas indicações, prós e contras são insuficientes para escolhas corretas. Como exemplo disto temos a resina composta que, apesar da menor durabilidade comparada à porcelana ou zircônia, pode ser a técnica ideal para restaurar pequenas fraturas ou cavidades por cárie dentária.

 

Por outro lado, parece óbvia que a restauração dentária em porcelana é a escolha ideal para quase todos os procedimentos restauradores localizados tanto em dentes anteriores quanto posteriores. Além dos resultados estéticos marcantes, também são ideais para tratamentos combinados com lente de contato dental e faceta de porcelana.

 

A restauração dentária em zircônia é uma técnica recente. Com preço mais em conta que a versão em porcelana, pode ser uma alternativa intermediária para quem precisa de resistência e durabilidade elevada e não necessita de resultados estéticos tão precisos – como é o caso das fraturas extensas ou desgastes severos por bruxismo em dentes posteriores.

 

faceta dentária laminada
Faceta dentária laminada: técnica em resina traz durabilidade e estética próximos à versão em porcelana.

 

 

Restauração dental tipo onlay e inlay, precisão e rapidez ao restaurar dentes.

 

A restauração dental indireta do tipo onlay e inlay, uma técnica que depende de equipamentos laboratorias sofisticados e entre uma a duas consultas odontológicas, proporciona resultados mais precisos e duráveis – ideais para cavidades e fraturas dentárias extensas em que uma ou mais paredes dos dentes estão ausentes.

 

 

Entre as técnicas de restauração dentária indireta, a odontologia digital é a que vem ganhando mais espaço. Substituindo as moldagens tradicionais por escaneamento digital, esta forma inovadora constrói restaurações fresadas por computador a partir de blocos pré-fabricados em resina, porcelana ou zircônia – ideais para quem procura rapidez e durabilidade ao restaurar dentes.

 

 

Obturação dental: dicas para antes de iniciar o tratamento.

 

Para quem iniciará algum tipo de procedimento restaurador nos dentes, aqui vão algumas dicas para selecionar de forma adequada o melhor tipo de material entre resina, porcelana e zircônia para obturação dental:

 

não adie indeterminadamente a substituição de restaurações fraturadas ou infiltradas;

 

manchamentos recentes em resinas podem ser recuperados por polimentos;

 

restaurações dentárias extensas em dentes posteriores são indicadas para materiais mais resistentes como a porcelana e a zircônia;

 

resina composta não é tudo igual: selecione materiais mais estéticos e duráveis, de fabricantes consagrados;

 

técnicas indiretas do tipo onlay e inlay são mais precisas e duráveis;

 

o clareamento dental prévio é essencial para troca ou confecção de restauração dentária em dentes anteriores;

 

 

Saiba mais sobre restauração em resina.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog