BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Restauração dental em zircônia é alternativa à porcelana.

restauração dental em porcelana post blog

A restauração dental em zircônia traz durabilidade e resistência que podem susbtituir à versão em porcelana. Conheça as indicações, vantagens e desvantagens deste tratamento que pode ser o ideal para trocar restaurações desgastadas, escurecidas ou fraturadas.


 por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em prótese dentária pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Zircônia, durabilidade e resistência elevada para tratamentos dentários.

 

Tratamentos odontológicos em porcelana pura são conhecidos pela elevada durabilidade e resultados estéticos marcantes. Popularizados pelas lentes de contato dental e facetas dentárias laminadas utilizados nas transformações de impacto no sorriso de artistas e modelos, podem ser combinados com a restauração dental em porcelana, uma técnica sofisticada para recuperar dentes desgastados, fraturados e escurecidos por metal ou resinas – e os resultados são deslumbrantes.

 

Na última década, a introdução da zircônia – um óxido resistente e branco – trouxe novas possibilidades estéticas para procedimentos odontológicos. Substituindo o metal antes utilizado em técnicas como coroas dentárias, pinos protéticos e dentadura fixa sobre implante dentário, os fabricantes passaram a dedicar-se a inovações deste material que, atualmente, pode ser empregado para substituir a porcelana de restaurações dentárias. Mas será que esta técnica vale a pena?

 

restauração dental em zircônia
Restauração dental em zircônia: linha de junção entre dente e material podem ser imperceptíveis.

 

 

A restauração dental em zircônia.

 

A restauração dental em zircônia ainda é uma alternativa pouco explorada pelos dentistas. Confeccionada em corpo único por fresadoras computadorizas e pintada na sua parte mais superficial, permite reproduzir diversas propriedades ópticas presentes em dentes naturais – embora ainda inferiores aos resultados obtidos com a técnica em porcelana (cerâmica odontológica).

 

Para realizar o tratamento são necessárias duas consultas, com tempo de tratamento médio de 7 dias – exatamente como na técnica com restauração dental em porcelana. Colada diretamente sobre estrutura dental livre de outros materiais ou manchas escurecidas, traz uma variada gama de cores que os resultados estéticos fnais satisfatórios, sem riscos para desgastes ou deformações anatômicas ao longo do ano.

 

Apesar dos excelentes resultados estéticos da restauração dentária em zircônia, a técnica é restrita a dentes anteriores devido à dificuldade do material para simular efeitos de transparência nos tratamentos estéticos de impacto. Por outro lado, a elevadíssima durabilidade e resistência a fraturas faz dela uma alternativa mais em conta comparada à versão em porcelana.

 

fresagem de restauração dentária
Confecção de restaurações dentárias em zircônia utilizam equipamentos fresadores de alta precisão.

 

 

Vantagens.

 

A relação custo-benefíco em diversos tratamentos odontológicos vai muito além da durabilidade e longevidade do procedimento realizado. Prevenção de fraturas dentárias e infiltração por cáries – além dos resultados estéticos – também precisam ser levados em conta na hora de selecionar os materiais e técnicas de tratamentos restauradores. Acompanhe uma lista com vantagens da restauração dental em zircônia – e como elas podem impactar da escolha pelo material:

 

elevada resistência ao desgaste superficial e alteração da forma;

 

elevada durabilidade;

 

baixo índice de amarelamento;

 

pode substituir prótese dentária em fixa em diversas situações com fratura dental extensa;

 

bruxismo (prevenção da perda de dimensão vertical de mordida);

 

ótima relação custo-benefício.

 

 

Desvantagens.

 

Todo material odontológico tem indicações específicas que, em determinadas condições, pode fazer dele a única opção terapêutica. É o caso, por exemplo, da restauração dentária em resina que, apesar da menor resistência e elevado amarelamento ao longo dos anos, pode ser a técnica ideal em diversas ocasiões. Levando isto em conta, veja uma série de desvantagens da restauração dental em zircônia e suas implicações da seleção do procedimento.

 

preço mais elevado comparado à técnica com resina;

 

necessita de duas consultas odontológicas;

 

estética deficiente para uso em dentes anteriores;

 

desgastes dentários excessivos em dentes naturais antagonistas;

 

 

Preço intermediário traz boa relação custo-benefício.

 

Para muitos indivíduos, o preço é fator decisivo na hora de escolher materiais e técnicas para tratamento odontológicos – e, nesse quisito, a restauração dental em zircônia pode ser um ponto positivo para procedimentos restauradores.

 

O preço médio para restaurar um único dente com zircônia é inferior à técnica com porcelana e superior à versão em resina composta – um patamar de valores que traz boa relação custo-benefício para pacientes que exigem durabilidade e longevidade sem gastar muito. Esta relação de valores não é fixa e pode variar conforme o número de dentes envolvidos no tratamento e técnicas clínicas utilizadas pelo dentista – moldagens por escaneamento, por exemplo, diminuim os custos envolvidos no tratamento.

 

 

A zircônia no tratamento do bruxismo.

O bruxismo, um distúrbio neuromuscular de apertamento e ranger exagerado dos dentes, vem tirando o sono de muitos indivíduos. Além das dores musculares na cabeça e pescoço, também é causa para desgastes dentários severos e fraturas em dentes, próteses dentárias fixas e laminados cerâmicos como as lentes de contato dental e facetas em porcelana. Quando não abordado a tempo, pode até mesmo levar a perdas dentárias.

 

A restauração dental em zircônia pode ser parte da terapia do bruxismo. Resistentes para suportar desgastes dentários e impactos severos que ocorrem durante os episódios musculares mais intensos, é uma excelente opção para recuperar a dimensão vertical de mordida – e ainda prevenir fraturas dentárias e desgastes dentários que costumam acompanhar o distúrbio neuromuscular.

 

bruxismo restauração em zircônia
Fratura dentária em dente restaurado com amálgama de prata por bruxismo.

 

 

Restauração dental em porcelana é alternativa mais estética.

 

Uma alternativa à zircônia oferece resistência e durabilidade superior à restauração dental em resina mas com estética incomparável. Trata-se da restauração dental em porcelana, a técnica mais sofisticada para recuperar diversos problemas dentários com as mesmas vantagens de procedimentos como lentes de contato dental e facetas de porcelana.

 

A restauração dental em porcelana destaca-se de outras técnicas pela longa durabilidade e resistência ao amarelamento para áreas estéticas do sorriso. Do fechamento de espaços entre dentes (diastemas) à recuperação de dentes escurecidos por metal, são inúmeras as indicações para o uso de cerâmicas odontológicas. As desvatagens ficam para o preço mais elevado e impossibilidade para realização do tratamento em consulta única – podem ser necessários até 7 dias para a finalização dos procedimentos.

 

restauração dentária em porcelana
Restauração dental em porcelana é alternativa ainda mais estética.

 

 

Dicas para trocar restaurações escurecidas em metal ou resina.

 

Trocar restaurações dentárias escurecidas em resina ou metal é um dos procedimentos mais realizados em consultório odontológico. Além de recuperar a estética dentária, o procedimento também como objetivos reconstruir a anatomia dental – melhora na eficiência mastigatória – e evitar infiltrações por cárie dentária que costumam acompanhar procedimentos restauradores antigos e com pequenas fraturas junto às paredes dentárias.

 

inicie o tratamento com o clareamento dental;

 

dentes com o canal tratado exigem radiografias para verificar as condições do procedimento endodôntico;

 

remova, além das restaurações antigas, estruturas dentárias escurecidas e manchadas;

 

evite restaurar dentes com a técnica em zircônia em regiões estéticas frontais;

 

pinos protéticos de reforço podem ser necessários para dentes posteriores;

 

Ainda em dúvida? Consulte nosso FAQ (perguntas frequentes).

Saiba mais sobre retauração dental:

Voltar para o blog