BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Restauração dental conta com materiais mais estéticos e duráveis.

restauração dental

Conheça as novas técnicas e materiais para restauração dental com porcelanas, resinas e zircônias egaranta resultados mais estéticos e harmônicos para o seu sorriso.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Restauração dental, o que você precisa sobre os novos materiais.

 

Para muita gente, restauração dentária é sinônimo de materiais restauradores antigos como o amálgama de prata e as resinas compostas. E esta associação tem, sim, alguma razão de ser: a maioria dos indivíduos acima dos trinta apresenta ao menos um dente restaurado com estes materiais. Mas o fato é que há muito tempo diversos outros materiais vêm trazendo novas possibilidades estéticas que podem mudar a forma como você entende este tipo de tratamento.

 

A odontologia atual conta não apenas com novos materiais, como cerâmicas, zircônia e uma inteligente combinação entre resinas e cerâmicas, mas também com novas técnicas de processamento destes materiais que podem até mesmo dispensar tratamentos mais onerosos e complexos como próteses dentárias fixas. Conheça um pouco mais sobre as novidades para a técnica com restauração dental que pode melhorar ainda mais a estética e harmonia do seu sorriso.

 

restauração dental em amálgama de prata
Restauração dental em amálgama de prata: ainda tradicional em serviços públicos para saúde odontológica.

 

 

Porcelana, zircônia e resinas ceramizadas: mais estética e durabilidade.

 

A resina composta comum e o amálgama de prata, apesar das notórias limitações, continuam sendo os materiais mais utilizados em restaurações dentárias no país. E não é fácil entender o motivo: o custo mais baixo. Mas uma nova classe de materiais traz mais estética, durabilidade e resistência para recuperar dentes quebrados ou cariados. Conheça os melhores materiais disponíveis na atualidade para a técnica com restauração dental:

 

cerâmicas (porcelanas):

A restauração dental em porcelana (cerâmica) é uma técnica introduza nos anos 80 e que só recentemente solucionou os problemas iniciais de estética e durabilidade – aliada dos preços mais acessíveis. Executada em uma ou duas consultas, é a técnica mais durável e resistente ao amarelamento dos dentes que aparece ao londo dos anos, e ainda traz riscos menores para infiltrações por cáries dentárias na margens em contato com a estrutura dental.

 

zircônia:

A zircônia é um óxido com elevada resistência cuja função é substituir o metal de próteses dentárias fixas como coroas dentárias, pônticos e próteses dentárias fixas a implantes dentários. É graças às propriedades estéticas deste material – a zircônia está disponível em cores semelhantes a dentes naturais – que até mesmo a técnica com restauração dental pode utilizar-se das suas propriedades.

 

resinas ceramizadas:

A introdução de resinas compostas misturas a partículas de cerâmica (resinas ceramizadas) trouxe novas possibilidade à técnica com restauração dental em resina. Além de mais resistentes e duráveis, o material pode apresentar resultados estéticos semelhantes à técnica com restauração em porcelana. As vantagens ficam por conta da praticidade e custos mais baixos; as desvantagens devem-se à durabilidade relativa do material que, mesmo aprimorada, é inferior à restauração dental em porcelana ou zircônia.

 

restauração dental em porcelana
Restauração dental em porcelana sobre modelo pronta para ser colada ao dente.

 

 

Direta ou indireta, selecionando a melhor técnica.

 

A restauração dental com resinas compostas ou ceramizadas e amálgama de prata traz custo baixo associado à rapidez na execução. Confeccionada diretamente sobre os dentes em uma única consulta – dá-se a este procedimento o nome de técnica direta –, permite recuperar dentes quebrados e restaurações dentárias infiltradas de forma rápida e resolutiva. A tendência é o emprego de resinas ceramizadas, que trazem estética e durabilidade muito além das resinas compostas tradicionais.

 

Diferente da restauração dental em resina ou amálgama de prata, na técnica indireta uma cópia exata (modelo) dos dentes que serão submetidos ao tratamento precisam ser confeccionados. Feito isso, dá-se início à etapa laboratorial para confecção da restauração dental em porcelana ou zircônia que será posteriormente colada aos dentes em tratamento.

 

O número de consultas odontológicas para o tratamento com restauração dental indireta em porcelana ou zircônia depende dos equipamentos à disposição do dentista. Procedimentos realizados por escaneamento digital e fresagem computadorizada de blocos em porcelana não precisam mais do que duas horas para ficarem prontos. Já os procedimentos realiados através de moldagens necessitam entre um a sete dias para até a colagem final aos dentes.

 

restauração dental direta em resina
Restauração em resina sendo construída em dentes anteriores: técnica direta.

 

 

Selecionar entre restauração dental em resina ou porcelana depende de vários fatores.

 

A seleção entre resinas ceramizadas e porcelanas no tratamento com restauração requer um pouco mais de atenção. Atualmente, as indicações para os dois materiais são quase as mesmas, motivo pelo qual o menor custo da restauração dental em resina é sempre a primeira escolha. Entretanto, nem sempre esta é a técnica mais vantajosa.

 

Restaurações dentária em dentes anteriores podem estar próximas a técnicas para transformações de impacto do sorriso. São o caso, por exemplo, das lentes de contato dental e facetas em porcelana. Em tratamentos com combinações de técnicas, a opção pela restauração dentária em porcelana traz resultados mais estéticos (miméticos) comparados à restauração dental com resina ceramizada.

 

Já no reparo de pequenas fraturas ou troca de restaurações antigas em dentes anteriores, a restauração dental em resina é mais do que suficiente para garantir estética e durabilidade compatíveis com as necessidades locais. De qualquer forma, compreender a relação custo-benefício no emprego destes materiais é a melhor maneira para evitar gastos e contratempos futuros com resultados insatisfatórios e pouco duráveis.

 

 

Faceta em resina ceramizada: novas possibilidadescom laminados dentários.

 

A técnica com faceta em resina para laminar a superfície estética de dentes anteriores é antiga. O problema enfrentado, até então, ficava por conta da perda precoce de brilho e cor, além de fraturas frequentes. Após a populariação das transformações de impacto entre artistas e famosos, a técnica com faceta em resina voltou a ser procurada devido aos custos sensivelmente mais baixos do tratamento.

 

A utilização de resinas ceramizadas em procedimentos com facetas dentárias laminadas melhorou consideravelmente os resultados estéticos e de durabilidade da técnica. Cores e transparências semelhantes a dentes naturais são reproduzidas de forma mais harmônica e vívida, e em diversas ocasiões os resultados são semelhantes ao observados em tratamentos com facetas laminadas em porcelana.

 

Apesar da maior durabilidade conferida à técnica com restauração dental em resina ceramizada, este material pode frustrar indivíduos exigentes com os resultados estéticos do tratamento. Ainda assim, a técnica corresponde à maioria das propriedades indispensável nos tratamentos odontológicas com estética de impacto.

 

 

Overlay, a restauração dental que substitui próteses dentárias.

 

Cavidades dentárias em dentes posteriores podem ser formadas após fraturas, infiltrações por cáries dentárias ou durante a troca de restaurações antigas em amálgama ou resina. Quando extensas e profundas, as restaurações dentárias efetuadas na técnica direta (resina composta ou amálgama de prata) estão sujeitas a fraturas frequentes que, invariavelmente, podem resultar em dentes extraídos. Nestes casos, a solução usual é o tratamento com prótese dentária fixa em porcelana.

 

A restauração dental tipo overlay é uma alternativa aos tratamentos com próteses dentárias fixas em porcelana. Confeccionada na técnica indireta em cerâmica ou zircônia, traz estética e durabilidade ao mesmo tempo em que diminui os riscos para fraturas completas do dente – uma solução que pode substituir procedimentos com jaquetas e coroas em porcelana em diversas situações.

 

overlay restauração dental
Restauração dental em porcelana (overlay) pode substituir a técnica com prótese dentária fixa em várias situações.

 

 

Fragmentos cerâmicos são alternativas a lentes de contato dental.

 

Os desgates dentários necessários aos procedimentos com facetas dentáias em porcelana e a delicadeza para pequenas correções na cor e forma de dentes agora encontram um alternativa técnica interessante: os fragmentos cerâmicos.

 

Fragmentos cerâmicos são variações técnicas da restauração dental em porcelana idealizadas para corrigir detalhes em dentes anteriores. Utilizando-se dos mesmos materiais utilizados na confecção de laminados cerâmicos, podem substituir lentes de contato dental e facetas dentárias em diversas situações. As vantagens para emprego desta técnica são óbvias: ausência de desgastes dentários e mais segurança nos procedimentos para transformação do sorriso.

 

 

Saiba mais sobre restauração dentária:

Voltar para o blog