BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Restauração em porcelana recupera dentes desgastados por bruxismo.

restauração em porcelana recuperar desgastes dentários pelo bruxismo post blog

A restauração em porelana é a técnica ideal para recuperar dentes desgastados ou fraturados pelo bruximo. Conheça as indicações, vantagens e compare esta técnica com a restauração dental em resina e zircônia.

 

 por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em prótese dentária pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Restauração em porcelana, durabilidade para estética dental de impacto.

 

A restauração dental é o procedimento mais realizado em consultório odontológico. Da recuperação de dentes cariados e fraturados aos desgastes dentários provocados pelo bruxismo, esta técnica restauradora conta com diversos tipos de materiais que prometem simular todas as caractetísticas ópticas, de dureza e resistência presentes em dentes naturais – e, entre eles, a porcelana (cerâmica odontológica) é a que satisfaz à maioria das exigências do tratamento.

 

A restauração dental em porcelana, apesar das vantagens da técnica, ainda é pouco utilizada comparada à versão com resina composta do procedimento – e a principal causa para isto para mesmo ser o preço mais elevado do tratamento. Atualmente, seu uso dá-se nos procedimentos estéticos de impacto para transformação do sorriso, bastante popularizados através das lentes de contato dental. Entretanto, parece mesmo ser na recuperação de dentes desgastados pelo bruxismo a principal indicação para o técnica.

 

restauração em porcelana
Restauração em porcelana: resultados estéticos elevados acompanham alta contra desgastes e amarelamento dental.

 

 

Vantagens da restauração dental em porcelana na recuperação de dentes desgastados.

 

A restauração em porcelana traz inúmeras vantagens para fazer dela a técnica ideal para recuperar dentes desgastados pelo bruxismo. Entre elas, a mais interessante é a união do resultado estético elevado com a alevada resistência aos desgastes provocados pelo ranger dos dentes. Conheça as principais vantagens e indicações no uso da porcelana dentária para recuperar dentes desgastados ou fraturados pela ação do bruxismo:

 

durabilidade elevada;

 

estética marcante para dentes anteriores;

 

maior resistência ao desgaste dentário pela ação do bruxismo;

 

maior resitência a fraturas por impacto durante a mastigação;

 

resistência elevada ao amarelamento e perda de brilho;

 

risco menor para infiltração por cárie dentária;

 

restauração em porcelana dente desgastado
Redução severa na estrutura dental é indicação para a restauração dental em porcelana.

 

 

Bruxismo é desafio na recuperação dos desgastes dentários.

 

O apertar e ranger inapropriado dos dentes é resultado do reflexo neuromuscular excessivo dos músculos envolvidos na mastigação (cabeça e pescoço) e caracteriza o bruxismo, uma problema dentário cada vez mais comum. Além das dores orofaciais e limitações à abertura da boca, o distúrbio também está associado a fraturas dentárias que, não tratado a tempo através de placas miorrelaxantes e modificação de hábitos, pode levar até mesmo a perdas dentárias.

 

O bruxismo é um dos principais motivos para frustrações em tratamentos odontológicos com restaurações dentárias, próteses dentárias fixas ou móveis e até mesmo implantes dentários em titânio. As causas para isso são as constantes fraturas que o distúrbio provoca nestes dispositivos, um problema que vem desanimando muitos pacientes acometidos pelo condição neuromuscular – e isso mesmo nos casos em que os sinais dentários da ação da condição são pouco visíveis.

 

A severidade com que o distúrbio aparece varia de indivíduo para indivíduo, indo desde leves desgastes dentários a até a severa perda de dimensão vertical da mordida. Para todos esses casos, o tratamento combinando prevenção e recuperação precisa levar uma série de fatores anatômicos, funcionais, musculares e até mesmo psicológicos para que os resultados terapêuticos sejam efetivos – motivos que fazem do distúrbio um desafio à recuperação de dentes desgastados.

 

 

O tratamento, passo a passo.

Ao contrário da técnica com resina composta, que necessita de apenas uma única consulta para realizar o tratamento, a restauração dental em porcelana exige duas consultas – espassadas em até 7 dias – para a finalização do procedimento. A principal diferença desta técnica é o uso de um laboratório de prótese dentária para a confecção da peça protética (restauração) colada diretamente ao dente em tratamento.

 

Conheça o passo-a-passo (já realizados os exames clínicos e radiográficos que constataram boas condições dentárias, e com tratamentos gengivais e para clareamento dental já efetivados, se necessários):

 

1a. consulta odontológica:

remoção de restaurações dentárias antigas e estrutura dental manchada, escurecida ou infiltrada por cárie dentária;

moldagens das arcadas dentárias;

instalação de restauração provisória;

 

2a. consulta odontológica:

remoção da restauração provisória;

colagem da restauração em porcelana;

polimento dentário.

 

restaurações prontas para cimentação
Cerâmica odontológica: resistência, durabilidade e estética para recuperar dentes posteriores.

 

 

Restauração dentária em resina ainda é boa alternativa.

 

Apesar das quase insuperáveis qualidades de resistência à desgastes e amarelamento da porcelana odontológica, em diversas situações a técnica mais indicada para recuperar os danos provocados pelo bruxismo pode ser a restauração dentária em resina – o mais tradicional procedimento restaurador.

 

As indicações para o uso de resinas compostas na recuperação de desgastes dentários, independente da causa, dão-se nos casos em que a intensidade da força de apertamento e ranger dos dentes são leves e sem riscos para fraturas dentárias. Pequenas cavidades em dentes posteriores são indicações até mesmo mais precisas do que a versão em porcelana, desde que recuperadas com resinas reforçadas por cerâmicas ou alteradas para resistir ao atrito ou forças de impacção que podem alterar a anatomia original do material.

 

Já com relação à recuperação de dentes anteriores desgastados, é preciso cautela. Ao mesmo tempo que fraturas dentárias até mesmo extensas em dentes unitários podem ser recuperados pela restauração dentária em resina, danos à estrutura dentária causadas pelo bruxismoo trazem riscos elevados para fraturas constante da técnica resinosa.

 

restauração dental em resina
Restauração dental em resina: técnica pode ser indicada para recuperar fraturas em dentes anteriores sem ação do bruxismo.

 

 

Ainda em dúvida? Saiba mais sobre restauração dental em porcelana em nosso FAQ (perguntas frequentes).

Saiba mais sobre bruxismo e recuperação de dentes desgastados:

Voltar para o blog