BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Restauração dentária com infiltração requer urgência no tratamento.

restauracao-dentaria-infiltracao-blog-luis-gustavo-leite

A infiltração em restauração dentária – apelidada de obturação – é um problema sério que pode levar à perda do dente quando não tratada a tempo. Nesse post, os sintomas, problemas e tratamentos que eliminam e previnem a infiltração por cárie ou pigmentos em dentes restaurados com resina, amálgama ou porcelana.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

O que é a infiltração sob restauração dentária.

 

Quem tem um ou mais dentes restaurados provavelmente já passou pela experiência de reparar ou trocar uma restauração infiltrada. E, infelizmente, a infiltração é um problema bem mais sério do que a maioria das pessoas imagina. O que acontece é que as bordas das restaurações dentárias, sejam elas em amálgama, resina ou, menos comum, em porcelana, apresentam, com o passar do tempo, pequenas fraturas ou perda no selamento que resultam em fendas entre o dente a restauração dentária. Quando essas fendas são extensas e profundas – embora invisíveis a olho nu, os fluidos orais que contém bactérias penetram provocando manchamentos ou, pior ainda, infiltrações cariosas.

 

Mas nem toda infiltração contém lesões cariosas em seu interior. Para que a cárie dentária se estabeleça sob a restauração dentária com infiltração é preciso que vários fatores, como a quantidade e tipo de bactéria infiltrada, a dieta e a higiene oral do indivíduo, estejam presentes. Além disso, o tipo e tamanho de falha na restauração facilita um acúmulo maior de fluidos bacterianos  – e até mesmo restos alimentares nas fendas maiores, aumentando as chances para o início e progressão da cárie dentária. Já quando as falhas e fendas são mínimas, o mais provável é que apenas manchas escuras instalem-se na falha – indicando, embora em situação não emergencial, a substituição da restauração dental infiltrada.

 

restauracao-infiltracao-remendo-em-resina-post-luis-gustavo-leite
Dente com restauração infiltrada : insucesso na união entre resinas.

 

 

As causas das falhas nas restaurações infiltradas.

 

São vários os motivos que levam à falhas na integridade da restauração dentária. Elas podem aparecer por erros durante a execução, pela seleção errada do material utilizado ou, principalmente, pela falta de manutenção  ou falha natural do material – em outras palavas, a restauração dentária tem um tempo de vida que, findo, necessita substituição.

 

 

Os sintomas e sinais da infiltração sob restauração dentária.

 

A dor ou aumento da sensibilidade a alimentos frios, quentes ou ácidos é um sintoma comum associado a dentes com infiltrações cariosas, mas que pode não estar presente em todos os casos de restauração dentária infiltrada. Além disso, não são apenas as cáries dentárias que provocam dores nas infiltrações. A simples presença de fluídos orais nessas fendas são suficientes para provocarem dores e aumento na sensibilidade dentinária.

 

É importante falar um pouco sobre o problema da infiltração cariosa em dentes com tratamento de canal ( endodôntico ). Isso porque a eliminação dos vasos e nervos nesses tratamentos removem a sensibilidade dolorosa dos dentes frentes a lesões cariosas, uma alarme natural para avisar que algum tipo de dano está ocorrendo. E o resultado disso tudo é terrível : a infiltração cariosa progride livremente até que o dente fique comprometido de forma irreversível. É por isso que os dentistas chamam a atenção para a realização de consultas de revisão mais frequentes em pacientes com dentes tratados endodônticamente ( canal ).

 

 

A restauração com infiltração requer tratamento rápido.

 

A restauração infiltrada precisa de intervenção urgente. Depois de um tempo trabalhando como dentista você percebe como é fácil perder um dente quando a tratamento é eternamente postergado pela correria do dia-a-dia. A maioria das consultas para tratamentos de restaurações infiltradas são para dentes com algum tipo de dano mais sérios. O mais comum deles são as fraturas que podem acontecer tanto nas paredes das restaurações como nas paredes dos dentes que as suportam. E, nesse último casos, o problema pode ser grave porque em muitas situações essa fratura é tão profunda que pode indicar a remoção do dente – e instalação de implante dentário – como única solução viável.

 

restauracao-com-infiltracao-amalgama
Infiltração em restauração dentária : remoção total de restauração em amálgama resultou em cavidade ampla que requer nova restauração com porcelana.

 

 

O tratamento para restauração infiltrada de acordo com o material utilizado.

 

O tipo de abordagem que o dentista seleciona para tratar a infiltração dentária depende de fatores como a localização, extensão e tipo de material utilizado na restauração dentária : resina, metal ( amálgama ) ou porcelana. A disposição e possibilidade financeira do paciente também influenciam no tratamento escolhido, já que as soluções podem ser simples – e provisórias – ou mais sofisticadas – mais estéticas e duradouras. De qualquer forma, entender a diferença na abordagem da restauração dentária infiltrada é fundamental para o indivíduo que ainda não procurou atendimento odontológico para resolver o seu problema.

 

• restauração com resina composta

A infiltração por cárie dentária em dente com restauração em resina é quase tão frequente quanto às infiltrações sob amálgama de prata. A remoção de toda a resina presente na restauração é a melhor opção porque a união entre a resina antiga e a nova camada reparadora não é eficaz, tampouco durável. A opção pelo reparo parcial da infiltração deve ser realizado apenas em caráter provisório, quando o tempo ou impossibilidade financeiro não permitem a remoção total da restauração dentária com resina infiltrada.

 

A técnica com resina pode ser direta (quando o dentista restaura o dente no mesmo instante), ou indireta (quando o dentista molda a cavidade após a remoção da resina e solicita ao laboratório protético a peça em resina). Para cavidades maiores, a técnica indireta é mais durável e resistente a infiltrações. Para pequenas, a técnica direta é a mais indicada, assim como para os dentes anteriores – independente do tamanho da infiltração.

 

• restauração com amalgama de prata ( metal )

É provavelmente o material mais envolvido em problemas com infiltrações em dentes restaurados. Ao contrário da resina composta, que é adesiva às paredes dos dentes, o amálgama de prata não é pode ser colado às paredes do dentes. A consequência dessa falta de adesão é que a tentativa de união de nova camada com amálgama à restauração antiga resulta em novas fendas. E quando existe fraturam nas paredes de restaurações com amálgama, a tentativa de reparo parcial é ainda mais desastroso.

 

Uma situação muito comum e associada a cáries dentárias sob restaurações com amálgama é o reparo que tenta fazer a união entre resina e amálgama. Este é o cenário mais favorável à aparição de nova infiltração cariosa sob restauração dental, e só deve ser utilizado em situações provisórias como sensibilidade dolorosa ou desconforto aos tecidos moles – como a mucosa da língua, frequente cortada nas pontas afiadas em restaurações infiltradas fraturadas.

 

• restauração com porcelana (in-lay e on-lay cerâmica)

A porcelana é um material muito resistente ao desgaste e amarelamento – ao contrário da resina composta-, indicada para cavidades médias ou grandes. Para pequenas cavidades, aonde os esforços mastigatórios de desgastes não são tão intensos, a restauração com resina composta para tratamento da infiltração ainda é a melhor opção.

 

O tratamento é indireto (como na restauração indireta com resina) e consiste na remoção total da restauração com infiltração, e moldagem da estrutura dental restante. Enquanto o dentista preenche essa cavidade com material provisório até a próxima consulta, a moldagem é enviada ao laboratório protético, que confecciona com porcelana uma restauração com encaixe e anatomia perfeitos para restaurar o dente infiltrado.

 

Essa técnica deveria ser a técnica de eleição para tratamento em dente com infiltrado, porém os custos mais elevados podem ser impeditivos para muitos indivíduos. O intervalo entre as duas consultas varia entre 5 a 10 dias. A restauração em porcelana é colada/cimentada junto ao dente, o que resulta em um estrutura homogênea e mais resistente à fraturas e infiltrações por cáries dentárias ou manchas.

 

restauração com zicônia ( in-lay e on-lay ) *

 

Essa técnica é uma variação exótica e ainda mais sofisticada do bloco cerâmico ( restauração em porcelana ) tipo on-lay ou in-lay. Ao contrário da versão em porcelana, que pode ser confeccionada manualmente ou fresada em tornos computadorizados, a restauração dentária em zircônia maquiada é totalmente computadorizada. São extremamente duráveis e com excelente nível estético, e oferecem o melhor selamento marginal contra a entrada de bactérias dada a boa adesividade da zircônia ao cimentos resinosos utilizados na sua fixação.

 

Já para quem está em busca do melhor tratamento com restaurações dentárias mais precisas e duráveis, a restauração com zircônia é a primeira escolha.

 

restauracao-infiltrada-on-lay-em-porcelana
Restauração em porcelana tipo on-lay pronta para ser cimentada.

 

 

Uma observação sobre a infiltração em restauração com resina em dente anterior.

 

Os dentes anteriores com muitas restaurações dentárias com resinas merecem atenção especial com relação à presença de infiltrações. Nessa região, o motivo mais comum para a troca de restaurações infiltradas é estético, já que as bordas da resina escurecem antes mesmo do que o próprio corpo da restauração.

 

O problema é que mesmo trocas em restauração com resina infiltrada pouco extensas envolvem o desgaste de áreas sadias dos dentes. Com o tempo, essas trocas sucessivas acarretam a diminuição da estrutura dentária remanescente. E o que fazer, se na região anterior um mínimo escurecimento da restauração com resina produz um efeito estético pra lá de desagradável ?

 

Se o reparo em restauração com resina já não é aconselhado para dente posterior, em região anterior a técnica é quase impossível dado os enormes esforços mastigatórios e amarelamento do corpo da resina. Os reparos resultam quase sempre em restaurações feias e que soltam-se o tempo inteiro. Um exame cuidadoso que avalia o número e extensão de restaurações com resina em um mesmo dente deve avaliar a possibilidade técnica para o tratamento com facetas laminadas em porcelana – restauração mais estética e durável que recobre toda a superfície externa visível do dente.

 

 

Prevenção e manutenção em saúde, o segredo para evitar infiltrações em restaurações dentárias. 

 

E como prevenir a infiltração em restauração dentária, seja ela com resina, amálgama, porcelana ou zircônia ? Os procedimentos para prevenção e manutenção da saúde em restaurações dentárias podem ser divididos em três tipos.

 

O primeiro é o cuidado em selecionar a melhor técnica e material para a confecção ou substituição da restauração; o segundo é a qualidade da higiene oral e dieta, que mantém um baixo nível de placa bacteriana e disponibilidade de açúcares e carboidratos necessários ao aparecimento da infiltração cariosas; e o terceiro são as consultas frequentes ao dentista para a avaliação clínica e polimento das restaurações dentárias.

 

 

Saiba mais sobre restaurações dentárias com esses posts :

Voltar para o blog