BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Restaurações dentárias escurecidas podem ser recuperadas.

Luis Gustavo Morato Leite dentista #2

As resinas dentárias utilizadas em restaurações são materiais com grandes recursos estéticos que, entretanto, perdem o brilho, a forma e a cor originais com o passar do tempo. Um tratamento simples promete remover as manchas escurecidas e amareladas e recuperar o brilho original das resinas antigas sem que seja necessária a remoção da restauração. Mas será que vale a pena?

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Substituir uma única restauração dentária escurecida em resina é um procedimento simples mas que traz riscos pouco conhecidos aos dentes. E os problemas do procedimento só aumentam quando ele precisa ser refeito várias vezes ao longo da vida. Entretanto, não dá para conviver com restaurações em resina que perderam o brilho e estão escurecidas, principalmente quando elas estão localizadas em dentes anteriores. O que fazer?

 

A restauração dentária com resina apresenta simplicidade de execução e baixo custo. As indicações vão de restaurações de cavidades cariosas a dentes fraturados, de dentes desgastados pelo bruxismo a até mesmo transformações mais radicais com facetas em resina. No outro lado da ponta está a pouca durabilidade e perda rápida da cor e brilho.

 

É preciso levar em conta que a restauração dentária em resina fica escurecida e amarelada com o passar do tempo. Soluções mais duradouras, como o uso de porcelanas são opções, mas a recuperação de restaurações dentárias manchadas e amareladas parece ser o caminho mais rápido, barato e seguro.

 

Os riscos da troca e substituição frequente da restauração manchada é a diminuição progressiva da estrutura do dente. Em outras palavras, a cada troca de restauração uma parte do seu dente é desgastado, enfraquecendo o remanescente dentário e trazendo riscos de danos à polpa dentária. Os resultados das trocas de restaurações manchadas podem ser fraturas que necessitem de próteses ou implantes ósseo-integrados, ou tratamento de canal quando a restauração invade a polpa dentária. Por isso é tão importante evitar a troca constante da restauração dentária manchada.

 

 

Por que as resinas dentárias ficam escurecidas ou amareladas ?

 

As resinas dentárias são polímeros que naturalmente escurecem e amarelam com o passar do tempo. A exposição à abrasão provocada pelo atrito contra os alimentos e as cerdas das escovas dentárias danificam a superfície dessas restaurações, deixando-as ásperas e facilitando o acúmulo de manchas e a degradação da própria resina no meio bucal. O ph de determinados tipos de alimentos – como refrigerantes, iogurtes e bebidas cítricas – também danificam a superfície e favorecem o manchamento e escurecimento das restaurações em resina.

 

Manchas escuras e amareladas em restaurações em resina são causadas por tipos muito específicos de alimentos, sendo os chás (chimarrão), cafés, cigarros e vinhos os maiores vilões. O amarelamento da resina se dá a partir da camada mais externa, até que, por fim, a camada mais interna também esteja toda amarelada. O amarelamento ou escurecimento depende diretamente da qualidade da resina e dos materiais para o polimento superficial das resinas. 

 

 

Cuidado: A troca constante das restaurações escurecidas em resina traz riscos aos dentes!

 

A troca da restauração com resina antiga que escureceu parece ser a solução mais óbvia para resolver o problema. O tratamento é rápido e a nova restauração estará novamente combinando com a cor do seu dente. Entretanto, é preciso entender que o tratamento para troca da restauração antiga provoca desgaste e perda da estrutura dentária sadia. Em muitas situações, quantidades substanciais do dente precisam ser removidas porque as infiltrações cariosas escurecem uma parte muito extensa que, em dentes anteriores, podem ser difíceis de esconder se não forem totalmente eliminadas.

 

As indicações e contra-indicações das resinas compostas. ( CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR )

 

 

A importância da qualidade da resina utilizada na estética e durabilidade.

 

Tratamentos odontológicos utilizam diversos tipos de materiais na maior parte dos seus procedimentos. Com relação aos procedimentos restauradores com resinas composta, a dependência da qualidade do material é ainda mais profunda. Existem dezenas de marcas disponíveis para o dentista no mercado, cujas qualidades de resistência e acabamento variam muito – e o preço acompanha essa diferença de qualidade.

 

As resinas mais sofisticadas possuem qualidades de resistência e estética sensivelmente melhores comparadas às resinas mais simples. Os materiais utilizados para acabamento e polimento também influenciam no resultado estético e na resistência ao amarelamento, e diminuem o aparecimento de manchas sobre as restaurações.

 

 

O tratamento de remoção de manchas em restaurações dentárias escurecidas: removendo a camada mais externa.

 

O tratamento de recuperação e restauro da cor original das resinas escurecidas é simples. A camada mais externa da restauração é removida e então realiza-se um novo polimento da camada que restou. Os resultados são mais eficientes para as restaurações que escureceram apenas a camada mais superficial – restaurações mais recentes. Nas restaurações antigas todo o corpo em resina está escurecido e amarelado, e os procedimentos de polimento não trarão resultados substanciais. Restaurações muito antigas precisam ser trocadas para todas as situações.

 

O repolimento de restaurações em resina pode ser feito a cada consulta de retorno anual ao dentista. Além de removerem manchas, polimentos dão mais longevidade às qualidades estéticas às resinas, e o paciente pode ficar por muitos anos a mais com essas restaurações. Nos dentes posteriores deve ser observado a alteração da forma original dessas restaurações pois, por estarem sujeitas a compressões e atritos durante a mastigação, podem perder todo o formato original – nesses casos as restaurações necessitam ser refeitas.

 

Prevenção: algumas atitudes podem prevenir o amarelamento e perda de brilho das restaurações em resina.
Prevenção: algumas atitudes podem prevenir o amarelamento e perda de brilho das restaurações em resina.

 

 

OPA! O reparo em uma restauração pode ser a solução de que você precisa.

 

A quebra ou fratura de apenas uma parte de uma restauração em resina é situação mais do que comum. O bom é que a restauração fraturada ou quebrada pode ser reparada em uma única consulta, sem que seja preciso substituí-la. Porém, é bom estar ciente de que a união entre restaurações em resina antiga e novas podem não funcionar. O sucesso do procedimento depende, na verdade, do qualidade dos materiais utilizados. 

 

Reparos em restaurações dentárias são eficientes para fraturas pouco extensas. A durabilidade do procedimento é inferior à troca de todo o corpo de resina existente, e com o tempo é possível visualizar a linha de união entre as duas camadas de resina presente na restauração. A pior situação é quando o dente, ao longo dos anos, vai sofrendo vários remendos e restaurações, combinando resinas com cores e qualidades diferentes. São os chamados dentes frankensteins. E, para piorar, são mais comuns do que se pode imaginar.

 

 

Facetas dentárias em resina que ficaram manchadas merecem cuidados especiais.

 

As facetas em resina merecem cuidados especiais porque são menos resistentes que as facetas com porcelana e possuem vida mais curta – o tempo de vida de uma faceta, segundo a maioria das pesquisas, é de apenas 4 anos. Pouco se comparadas às facetas em porcelana. Assim, alguns cuidados específicos podem aumentar a média de tempo de vida das facetas em alguns anos a mais.

 

A remoção da camada mais externa de facetas manchadas e amareladas e o reparo ou confecção de uma nova camada não é recomendada, já que o amarelamento de restaurações antigas são profundas e interferem negativamente na nova camada aplicada. Além disso, nessas regiões o estresse mecânico mais elevado exige alta capacidade de resistência ao impacto de alimentos e outros objetivos. Como a união de camadas de resinas confeccionadas em épocas diferentes diminui a resistência da restauração ou faceta, o resultado é quase sempre desastroso.

 

 

O escurecimento da resina dentária pode ser confundido com infiltração por cárie dentária.

 

A alteração na cor em restaurações em resina pode, em algumas situações, não ser apenas o resultado do escurecimento normal do material ou às pequenas infiltrações marginais por saliva e pigmentos, que são amarelamentos da estrutura dentária que está em contato com o dente. Em algumas situações esse manchamento da superfície dentária é bastante profundo e pode conter lesões cariosas que trazem riscos sérios aos dentes.

 

Manchamentos por infiltração merecem cuidado redobrado porque podem ser também sinal da presença de cavidades por cáries dentárias, e em muitas situações o dentista não consegue diferenciar esse manchamento de uma infiltração com lesão cariosa presente, levando o dentista à remoção indevida da restauração. Mesmo as infiltrações marginais podem ser reparadas- dependendo do caso – sem a remoção total da restauração, um procedimento chamado de selamento marginal.

 

 

A prevenção e manutenção da cor e brilho das restaurações em resina.

 

A durabilidade da cor original e do brilho das restaurações depende da qualidade do material utilizado e da técnica de polimento e acabamento. Os alimentos com alto poder de pigmentação e formação de manchas são fatores potenciais de escurecimento e amarelamento das resinas, e evitar o consumo excessivo desses alimentos certamente dará mais longevidade estética para as suas restaurações. Um cuidado especial é com as cerdas das escovas, que se forem muito duras vão riscar a superfície das restaurações.

 

 

As alternativas mais sofisticadas às restauração em resina que ficaram amareladas ou escurecidas

 

Quando as restaurações em resina estão tão amareladas ou escurecidas e sem possibilidade de recuperação, é hora de trocá-las. Existem alternativas mais estéticas e duradouras do que as resinas convencionais, como as restaurações em porcelana ou resinas reforçadas produzidas em laboratórios.

 

A técnica é semelhante à confecção das facetas em porcelanas, sendo necessários duas consultas para a cimentação definitiva da restauração, tanto em porcelana quanto em resinas. Outros materiais, como a zircônia pura, também podem ser utilizados nesse tipo de técnica (técnica indireta, já que a restauração é confeccionada sobre um modelo).

 

As porcelanas permitem, ainda, a restauração em dentes anteriores, conhecida como a técnica de fragmentação cerâmica. As técnicas indiretas, principalmente as restaurações em porcelana e fragmentos cerâmicos, produzem restaurações mais estéticas, mais resistentes e com baixíssima capacidade de amarelamento comparadas às restaurações convencionais com resinas.

 

Saiba mais sobre restaurações dentárias :

Voltar para o blog