BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Restauração com resina em dentes com retração gengival é alternativa viável.

retração da gengiva e restauração em resina tratamento

Dores espontâneas, inflamações gengivais e perda dos dentes são alguns dos problemas causados pela retração da gengiva e que podem ser prevenidos com uma simples restauração em resina composta. Mas será que vale a pena ? Neste post você verá as vantagens, indicações e problemas da técnica de recobrimento com restauração em resina e as alternativas em tratamentos para a retração gengival.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Sobre a técnica do recobrimento da raiz exposta pela retração gengival com restaurações em resina.

 

Apesar de não ser uma técnica nova, o tratamento que recobre as raízes exposta pela retração gengival com resinas compostas ainda é pouco utilizado. E são vários os motivos para empregá-lo com mais frequência. Prevenindo cáries em raízes, inflamações nas gengivas e dores que aparecem após a ingestão de alimentos frios ou ácidos, proteger raízes expostas pela retração da gengiva é um tratamento simples, rápido e eficaz – pra não dizer imprescindível.

 

A técnica é semelhante à utilizada nas restaurações convencionais em resina que recuperam dentes cariados ou fraturados. Mas em três pontos o tratamento da retração da gengiva com resinas difere das indicações tradicionais : primeiro, a adesão da resina às raízes é menos eficiente comparada à adesão do material à coroa dentária; segundo, o  acabamento final da restauração junto à gengiva exige boa habilidade técnica do dentista; terceiro, a degradação das margens da restaurações em resina é superior às restaurações em outras áreas dos dentes.

 

 

Por que é uma boa ideia restaurar, em algumas situações, as raízes expostas na retração gengival ?

 

A ideia de restaurar as raízes expostas nas gengivas retraídas não é apenas recuperar a estética ou eliminar a sensibilidade aumentada ao frio ou alimentos cítricos. O que acontece é que as cavidades nas raízes que resultam da escovação com força excessiva aumentam a retenção de placa bacteriana e criam uma situação favorável para que apareçam áreas machucadas e inflamadas nas gengivas. E quando essa situação é constante, é provável que a retração da gengival progrida até a perda do dente.

 

retracao-da-gengiva-e-restauracao-em-resina-inflamacao
Retração gengival associada a trauma e inflamação : a restauração em resina pode aliviar dores e diminuir o impacto direto das cerdas das escovas sobre a gengiva.

 

 

As situações (bem) indicadas para a proteção das raízes expostas pela retração da gengiva com resinas.

 

Nem todas as raízes expostas associadas à retração gengival precisam ser restauradas com resinas. Até porque, para a maioria dos indivíduos, com o passar do tempo, encontrar 1 ou 2 mm de gengiva retraída é uma situação normal. Entretanto, quando a recessão é extensa – por exemplo, mais de 2 mm -, e está associada a dor, retenção de placa bacteriana e inflamação da gengiva, e principalmente, cavidades, a restauração com resina é um tratamento imprescindível para prevenir a continuação do problema e manter saudáveis as gengivas retraídas.

 

Não existe uma regra mágica para saber quando as cavidades encontradas nas retrações gengivais devem ser restauradas. Uma medida prática para resolver essa dúvida é estabelecer – com orientação do dentista – uma escovação eficiente dos locais em que a gengiva está retraída. Se, ainda assim, continuam as inflamações gengivais e dores ou as cavidades sobre as raízes continuam progredindo, então é hora de restaurar com resina composta as áreas com retração da gengiva.

 

 

As vantagens do tratamento.

 

Não é preciso muito conhecimento sobre retração gengival para saber que, em algumas situações, algum tipo de tratamento precisa ser feito. E quando o recobrimento com restaurações em resina é a técnica escolhida, inúmeras vantagens indicam a técnica.

 

✓ é simples e rápido

A restauração dentária em resina composta sobre raízes expostas pode ser feita a qualquer momento.

 

✓ protege as raízes do desgaste progressivo das raízes

As raízes expostas com desgastes severos estão associadas com  dentes sensíveis a alimentos frios ou cítricos. Se não forem apropriadamente protegidas, esses desgastes podem atingir a parte mais interna dos dentes, a polpa dentária, e o tratamento de canal é então necessário para resolver o problema.

 

✓ elimina a sensibilidade dolorosa pelo frio

Sintoma comum à retração gengival, os dentes que doem com o contato com alimentos frios ou ácidos estão entre os achados clínicos que mais incomodam os indivíduos. Mas nem todo mundo com gengiva retraída sofre com a sensibilidade aumentada, já que encontramos raízes com desgastes profundos sem dores a esses estímulos externos. Isso acontece porque a anatomia do dente e a reação e resposta da polpa dentária variam de indivíduo para indivíduo.

 

✓ melhora a estética do sorriso 

Os desgastes nas raízes em dentes anteriores interferem na harmonia no sorriso. A restauração com resina em raízes expostas pela retração gengival, embora limitada, recupera a harmonia em recessões menores do que 2 mm. Retrações na gengiva maiores do que 2mm necessitam de cirurgia plástica gengival para restabelecer, com maior precisão, todos os detalhes estéticos perdidos.

 

✓ diminui o trauma da escovação sobre a gengiva

 

Gengivas avermelhadas e inflamadas podem ter como causa o trauma das cerdas da escova durante a escovação dos dentes. É que os desgastes formados durante a escovação desprotegem as gengivas da ação traumática das cerdas das escovas. O resultado disso ?  Gengivas machucadas e com placa bacteriana acumulada.

 

retracao-da-gengiva-e-restauracao-em-resina-cirurgia-plastica
Retração gengival em região anterior : recobrimento com restauração em resina são esteticamente desastrosos.

 

 

Os problemas e limitações do tratamento para recobrir a gengiva retraída com restauração em resina.

 

Existe um outro lado do tratamento das retrações gengivais com restaurações em resina não tão animador. E essas limitações não são apenas estéticas.

 

✓ amarelamento e manchamento das resinas

Resinas compostas utilizadas em restaurações dentárias mancham e amarelam com o tempo. O problema é que a substituição delas envolve a remoção de uma fina camada de estrutura dentária durante o procedimento – e nas raízes a situação é mais complicada porque nelas essas camadas estão muito próximas da polpa dentária. Solução por um lado, e problema por outro.

 

✓ quedas e fraturas das restaurações

A restauração com resina composta na tratamento para recobrimento de raízes expostas pela retração da gengival é desafiador. Os materiais resinosos apresentam dificuldade de adesão às superfícies radiculares. É comum o relato de pacientes sobre inúmeras restaurações que inesperadamente desprendem das raízes. As fraturas das bordas das restaurações com resinas também são problemas frequentes e que, além de desproteger o dente, tornam-se pontos para retenção de placa bacteriana.

 

✓ falhas técnicas na reprodução da anatomia da raiz

A construção de uma superfície convexa sobre o desgaste radicular provocada pelo excesso de força durante a escovação é necessária para impedir a ação traumatizante das cerdas das escovas sobre as gengivas. Outro desafio é a construção de términos perfeitos junto às bordas das gengivas : o excesso de resina facilita o acúmulo de placa e aparecimento de doenças gengivais como gengivite e periodontite.

 

 

As alternativas terapêuticas para o tratamento da retração da gengiva.

 

Existem poucas alternativas para o tratamento dos problemas que vêm junto com a retração gengival. Enquanto a cirurgia plástica da gengiva é mais estética e resolutiva, procedimentos como a aplicação de agentes dessensibilizantes são técnicas com função claramente paliativa. Já a introdução de novos hábitos de escovação que eliminam o excesso de força durante a escovação é fundamental para prevenir a progressão tanto da retração da gengiva quanto das cavidades localizadas nas raízes dentárias.

 

Embora não seja necessário entrar em detalhes aqui, a cirurgia plástica da gengiva merece atenção especial. Muitos estudos indicam que, a longo prazo, o índice de recidiva total das cirurgias plásticas para recobrimento gengival das retrações podem ser altos – próximos a 50% dos casos, passados 7 anos dessas cirurgias. Ainda assim, a cirurgia plástica gengival é mais efetiva do que as trocas frequentes de restaurações em resina em áreas tão delicadas como as raízes dentárias.

 

 

A sofisticação do recobrimento das raízes expostas com facetas ou lentes de contato dental.

 

Em dentes anteriores, os defeitos estéticos provocados pelas recessões da gengiva são marcantes. Uma alternativa mais sofisticada e precisa é o recobrimento das raízes com facetas laminadas ou lentes de contato dental em porcelana. A indicação para esse tratamento é o indivíduo que mostra as áreas com retração gengival ao sorrir e cujas recessões na passam de 2mm, e que queiram aliar o recobrimento com uma melhora harmônica de todo o sorriso. Mas vale ressaltar mais uma vez : a retração da gengiva nestes dentes não deve passar de 2mm porque o resultado final pode ser um sorriso com dentes muito alongados e desarmônicos.

 

 

A visão do dentista sobre o tratamento de raízes expostas pela retração da gengiva com restaurações em resina.

 

A indicação da restauração dentária em resina como técnica no tratamento das dores, desgastes e problemas estéticos decorrentes da retração gengival deve ser repensada como técnica definitiva. Por algum motivo, tanto dentistas quanto pacientes associam o recobrimento das raízes com resinas às restaurações localizadas nas coroas dentárias – como nos tratamentos de lesões cariosas ou fraturas. Porém, a eficácia do procedimento depende do local aonde será realizada a restauração: coroa ou raiz.

 

A restauração com resina sobre a raiz dentária não é tão eficiente como a restauração realizada sobre o esmalte dentário ( presente na coroa dentário ). E isso sem falar na dificuldade de adaptação da resina junto às gengivas. Essas limitações devem ser levadas em conta na hora de decidir qual o melhor tratamento para retração gengival.

 

A substituição constante da restauração dentária em resina para recobrimento de raízes é um ponto crucial na indicação da técnica – e muito pouco levado em conta. Como toda restauração em resina, o material amarela e perde a integridade de suas boradas com o tempo. E nas raízes dentárias o problema não é diferente.

 

O problema é que nas raízes a distância da parte mais externa até a polpa dentária – aonde estão os nervos e vasos sanguíneos – é pequena comparada à distância da parte mais superficial do esmalte dentário à polpa. O que isso significa na prática ? Que poucas substituições dessas restaurações são suficientes para que os nervos e vasos da polpa dentária sejam atingidos – e o tratamento de canal seja necessário para resolver o problema.

 

A cirurgia plástica gengival para correção da retração da gengiva merece outra observação importante : o  caráter preventivo do tratamento. Quanto menor a extensão ( área ) recoberta, melhores são os prognósticos e as possibilidades de que o procedimento seja definitivo. Esperar muito tempo para que a retração da gengiva chegue a grandes extensões, além do risco de perda do dente, pode impor desafios muito grandes tanto à técnica cirúrgica quanto à possibilidade de recobrimento com restauração em resina de raízes expostas pela retração gengival.

 

 

Saiba mais sobre retração gengival e restaurações dentárias:

Voltar para o blog