BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Retração gengival: causas incluem até vírus, alergias e fungos.

retração gengival causas

As causas da retração gengival vão além da higiene oral deficiente ou excesso de força durante a escovação. Conheça as causas, diagnósticos e tratamento da retração da gengiva.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia (gengivas) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Retração gengival, um problema além dos danos estéticos ao sorriso.

 

A retração gengival é um dos principais motivos para consultas ao dentista. Preocupações com danos estéticos e riscos para progressão até perdas dentárias vêm tirando, e com razão, o sono de muitos indivíduos afetados pela recessivão dos tecidos gengivais. Mas o que pouca gente sabe é que o que pode estar por trás disto tudo também pode trazer riscos à saúde geral.

 

A retração gengival, uma sequela que acompanha perdas ósseas ao redor das raízes dentárias, tem como principal causa a periodontite, uma infecção bacteriana que age de forma crônia e silenciosa. Além dos danos obseervados na cavidade oral, a periodontite podem causar, intensificar ou atuar como fator predisponente a doenças como depressão, infarto cardíaco, alterações no percurso normal da gestação e diabetes.

 

São fartas as pesquisas que mostram como a peridontite está relacionada a diversos problemas de saúde. As mais recentes mostram até mesmo a relação entre a obesidade e maior suscetibilidade para inflamações gengivais. E para melhorar um pouco mais o entendimento sobre o problema, é preciso entender um pouco mais sobre as doenças e condições associadas ao aparecimento da retração gengival. 

 

retração gengival
Retração gengival por trauma de escovação: no destaque, desgaste de raiz dentária por excesso de pressão das cerdas das escovas dentárias.

 

 

Sintomas como a dor costumam estar ausentes.

 

A retração gengival não é um doença, é uma sequela da perda do osso e ligamento periodontal ao redor dos dentes. Seu sinal mais característico, a exposição da raiz dentária, é facilmente identificada pelo próprio paciente mesmo nos estágios iniciais.

 

Na maioria das vezes, a retração gengival não provoca dor. Ainda que a sensibilidade dentária esteja associada à dor ao ingerir de alimentos frios e ácidos, nem sempre ela está presente. Quando aparece, tem como causa o desgaste das raízes dentárias expostas pela abrasão das cerdas das escovas dentárias. Já sinais como sangramento gengival e inchaços estão mais associados à gengivite e periodontite, razão pelo qual exigem consulta rápida ao dentista especialista em periodontia.

 

 

Causas da retração gengival surpreendem pela multiplicidade.

 

As causas da retração gengival podem, para facilitar o entendimento, ser divididas em dois grupos. No primeiro estão as duas mais frequentes, a infecção por bactérias da placa bacteriana (periodontite) e o trauma por escovação; no segundo estão causas tão diversas como tratamento ortodôntico, alergias, fungos e até mesmo vírus. 

 

Conheça as principais causas da retração gengival que podem atuar de forma isolada ou em grupo na recessão tecidual junto às coroas e raízes dentárias:

 

periodontite

infecção bacteriana associada à higienização oral deficiente, destrói as estruturas peridontais responsáveis pela sustentação das raízes dentárias e gengivas.

 

trauma por escovação dentária

causada pelo pressão excessiva das cerdas das escovas dentárias contra as gengivas, pode ser facilmente controlada ou revertida por procedimentos cirúrgicos.

 

tratamento ortodôntico

movimentações ortodônticas em intensidade ou direção equivocadas, ou realizadas em condições anatômicas desfavoráveis, podem se a causa da retração gengival em grupos específicos de dentes.

 

gengivas finas e delicadas

Indivíduos com biotipo gengival fino e delicado são mais suscetíveis à recessão tecidual frente a doenças gengivais associadas à placa bacteriana ou trauma por escovação.

 

vírus

De difícil diagnóstico, algumas viruses restritas às gengivas, como herpes zoster, têm sido sugeridas como causas para o aparecimento da recessão tecidual junto às coroas dentárias.

 

alergias inflamatórias

Alergia ao metal de próteses dentárias fixas é um problema tão comum que este tipo de material é de comercialização proibida em diversos países.

 

fungos

Infecções fúngicas na cavidade bucal incluem uma grande variedade de doenças, com a candidíase oral e o eritema gengival linerar, as duas mais comuns.

 

outras doenças

Doenças crônicas ou agudas, associadas ou não à placa bacteriana, podem estar associadas à recessão gengival quando localizadas nas bordas destes tecidos; como exemplo temos o líquen plano, penfigóide, pênfigo vulgar e lúpus eritematoso.

 

retração gengival causas periodontite
Retração gengival causada por periodontite traz danos irreversíveis a ossos e gengivas localizados em áreas estéticas.

 

 

Periodontite, causa mais comum, traz retração gengival irreversível.

 

Higiene oral deficiente e suscetibilidade aumentada são os dois principais componentes da periodontite, uma infecção do periodonto – a estrutura que envolve as raízes dentárias composta pelo osso, o ligamento periodontal e as gengivas – e que reponde pela maioria das recessões gengivais e perdas dentárias.

 

A periodontite tem como causa as bactérias presentes na placa bacteriana, uma massa pegajosa e esbranquiçada que acumula-se na junção entre dentes e gengivas. No início, esta doença aparece na forma da gengivite, uma versão mais branda cuja única diferença é a ausência da destruição do periodonto. Já os sinais mais frequentes, gengivas sangrando e edemas, estão presentes nas duas doenças – motivo pelo qual protelar a consulta ao dentista traz riscos para perdas dentárias.

 

Quando a periodontite é a causa da retração gengival, seus danos aos ossos e gengivas são irreversíveis por técnicas tradicionais. Nestes casos, o tratamento visa a recuperação e manutenção da saúde periodontal, evitando o aparecimento de novas perdas ósseas e recessões teciduais.

 

Por outro lado, é preciso estar atento ao fato de que o componente genético não pode justificar, por si só, o aparecimento e progressão da periodontite. Qualquer indivíduo com higiene oral deficiente pode desenvolver a doença. A maior suscetibilidade refere-se, portanto, à maior facilidade para instalação e progressão da doença periodontal.

 

 

Trauma por escovação é a segunda causa mais comum da retração da gengiva.

 

A segunda causa mais comum da retração gengival é a mais fácil de ser evitada e também passível de recuperação por cirurgia plástica gengival.

 

O excesso de pressão das cerdas das escovas contras as gengivas – atenção, fio dental também está entre as causas da retração gengival – provoca lesões inflamatórias que quase sempre passam imperceptíveis a pacientes e dentistas. Os sinais mais comuns de que você está exagerando na força ao escovar seus dentes, quando aparecem, são vistos na forma de tecidos gengivais avermelhados ou abrasionados (ceratose friccional).

 

Diferente da periodontite, em que as perdas ósseas e recessões teciduais dão-se de forma mais severa e impedem reconstruções por tratamento cirúrgico, a retração gengival causada por força excessiva ao escovar os dentes permite, na maioria dos casos, realizar o recobrimento da raiz dentária exposta por procedimento plástico-cirúrgico.

 

A prevenção da retração gengival causada por trauma é simples. Escovas dentárias com cerdas macias e adoção de técnicas de remoção da placa bacteriana mais eficientes são suficientes para eliminar ou diminuir a velocidade de progressão deste tipo de recessão tecidual.

 

retração gengival causa trauma de escovação
Trauma de escovação: uma das causas para gengivas retraídas.

 

 

Tratamento da retração gengival

 

O tratamento da retração gengival inclui uma série de procedimentos que incluem diagnóstico apurado e adoção de hábitos preventivos.

 

Além dos exames iniciais que identificam a condição recessiva a, medição e resgistro, dente a dente, da magnitute da exposição das raízes dentárias, remoção de tártaro e placa bacteriana localizados internamente às gengivas e instrução de procedimentos preventivos fazem parte do tratamento da retração gengival.

 

A adoção de procedimentos cirúrgicos para reposicionamento de gengivas retraídas pode ser necessária para recuperar danos estéticos em dentes anteriores, dor e sensibilidade que não cessam por tratamentos convencionais ou ainda diminuir os riscos para progressão da recessão tecidual.

 

A recuperação de gengivas retraídas tem limites claros – e olha que não são poucos. Um exemplo disto é a retração gengival causada por periodontite, cujas perdas ósseas localizadas entre dentes impedem o uso de procedimentos cirúrgicos de qualquer tipo, restando ao paciente o alívo estético através de procedimentos como a restauração dentária em resina ou laminados cerâmicos com lentes de contato dental ou faceta de porcelana.

 

tratamento da retração gengival
Medição, dente a dente, da extensão da retração gengival: monitorando a progressão da condição recessiva.

 

 

Cirurgia plástica gengival.

 

A cirurgia plástica gengival é um procedimento comuns no dia-a-dia do dentista especialista em periodontia. Com funções tão diversas como o alinhamento e nivelamento tecidual por gengivoplastia ou gengivectomia, este procedimento também tem indicações como a recuperação de dentes fraturados e cáries dentárias localizadas em áreas sem acesso direto.

 

A plástica gengival para recobrimento de raiz dentária exposta – nome correto da técnica para recuperar a retração da gengiva – pode ser realizada, de forma simples, através do reposicionamento cirúrgico das bordas gengivais. Indicada para recessões teciduais mais simples causadas por trauma de escovação, traz pós-operatório de rápida recuperação e exige poucos cuidados.

 

Uma informação importante e pouco lembrada sobre cirurgias para recobrimento de raiz dentária exposta por trauma de escovação é que o tratamento não regenera o osso e ligamento periodontal perdidos. Responsáveis tanto pelo suporte das gengivas quanto das raízes dentárias, estas estruturas são, por ora, de regeneração limitada a poucas situações, e com resultados ainda desanimadores.

 

Outra técnica para recobrir raiz dentária exposta é o reposicionamento tecidual concomitante ao enxerto gengival. Indicado para casos mais severos, é também restrito às recessões teciduais por trauma de escovação.

 

cirurgia plástica gengival resultados prognóstico
Retração gengival causada por periodonite: Prognóstico desfavorável no tratamento para recobrir raízes dentárias expostas.

 

 

Enxerto gengival no tratamento da gengiva retraída.

 

Enxertos de gengiva melhoram os resultados de cirurgias para recobrimento de raiz dentária exposta.

 

São duas as funções do enxerto de gengiva no tratamento da recessão. A primeira, e mais importante, é evitar a recidiva da cirurgia ao servir de suporte para a fixação dos tecidos gengivais na posição ideal. Já a segunda é vista mais a longo prazo: alteração do biotipo tecidual para tecidos mais fibrosos e resistentes a recessões.

 

A plástica gengival com enxerto tecidual traz como desvantagens o pós-operatório mais delicado, tanto na área doadora quanto receptora dos tecidos removidos. Alternativas à esta técnica é a utilização de materiais biossintéticos para casos mais simples, em indivíduos com biotipo tecidual favorável.

 

enxerto gengival retração da gengiva
Enxerto gengiva: modificação do biotipo gengival é importante para aumentar a resistência a novas retrações teciduais.

 

 

Tratamento caseiro pode complicar ainda mais a retração gengival.

 

Fórmulas mágicas para tratamentos caseiros da retração gengival são populares na internet. Substâncias químicas ou naturais de uso não comprovado costumam ser relatados por pacientes em consultas odontológicas, em tentativas irreais para reverter a condição.

 

O tratamento caseiro da retração gengival pode complicar a recessão já existente de diversas maneiras. A mais preocupante é a permanência de quadros infecciosos associadas ao acúmulo de placa bacteriana (periodontite), cujos danos são irreversíveis e ainda podem levar a perdas dentárias.

 

Outro problema associado ao tratamento caseiro para gengivas retraídas, além dos riscos do uso de substâncias sem estudos de biocompatibilidade com os tecidos humanos, é a substituição de hábitos e instrumentos de higienização oral por outros lesivos aos tecidos gengivais.

 

Independente da causa da retração gengival, é preciso estar atento às características irreversíveis desta condição recessiva. Exames periódicos para acompanhamento da recessão, remoção de tártaro e placa bacteriana e adoção de hábitos de higiene oral são importantes para manutenção e recuperação da saúde oral.

 

Saiba mais sobre o tratamento da retração gengival clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog