BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Retração gengival pode ser corrigida com facetas em porcelana.

retracao-da-gengiva-faceta-em-resina

Não é apenas uma questão de melhorar os defeitos estéticos causados pela recessão ou retração da gengiva. O tratamento com facetas e lâminas em porcelana que recobre a gengiva retraída e aproveita para transformar a cor a forma de dentes desgastados e amarelados restabelece a saúde e recupera a harmonia do sorriso. Post com indicações, vantagens e contra-indicações do tratamento.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

O problema da recidiva na cirurgia plástica gengival para tratamento da retração.

 

Um dos problemas associados à cirurgia plástica gengival para o recobrimento de raízes expostas pela retração da gengiva é a recidiva do procedimento, que pode ocorrer imediatamente ou gradativamente ao longo dos anos. É o que demonstram algumas pesquisas : a recidiva total acontece para 30% dos pacientes, passados 7 anos da cirurgia, na técnica com enxertos de gengiva coletados do palato. É um índice alto.

 

Quando qualquer grau de recidiva conta para o estudo, os índices são ainda maiores : presença em 70% dos pacientes operados, no mesmo tempo de observação. E isso sem falar nos problemas que aparecem imediatamente após as cirurgias, como infecções ou deslocamentos dos enxertos de gengiva. Tudo dependendo, claro, da técnica cirúrgica utilizada e da seleção criteriosa das retrações gengivais que podem ou não se beneficiar da cirurgia plástica na gengiva. Ainda assim, são índices elevados de recidiva que devem ser lavados em conta na hora do planejamento.

 

Um outro problema das cirurgias para correção da retração da gengiva é a limitação imposta por diversas características específicas das retrações, como gengivas muito finas, dentes mal posicionados e a localização dessas recessões. Enquanto gengivas muito finas e dentes mal posicionados apresentam maiores tendências à recidiva da retração gengival após a cirurgia, a localização é outro impeditivo adicional. E olha que não são apenas esses os fatores que implicam no sucesso ou na recidiva da recessão.

 

Pacientes fumantes ou com determinados problemas metabólicos não podem realizar o tratamento cirúrgico porque neles a cicatrização e integração do enxerto gengival é lento ou simplesmente não ocorre.

 

 

Por que são altos os índices de recidiva das cirurgias plásticas para recuperação da gengiva retraída ?

 

Embora não seja o objetivo deste post entrar em detalhes sobre a cirurgia plástica gengival – e sim esclarecer a técnica com recobrimento da retração gengival com lâminas e facetas -, é importante entender os motivos que levam às recidivas dessas cirurgias. O mais importante deles é a perda óssea que recobre as raízes e que antecede a retração da gengiva. Entre a raiz dentária e a gengiva existem duas estruturas anatômicas importantes : ligamentos periodontais e osso.

 

As doenças periodontais ( periodontite ) destroem esses tecidos e, como consequência, aparece a retração da gengiva. As cirurgias plásticas da gengiva – com ou sem enxertos ósseos – não reconstituem o osso ou o ligamento periodontal, apenas a gengiva é que é restabelecida. E a falta dessas duas estruturas é fundamental para o sucesso ou recidiva da retração gengival.

 

 

retracao-da-gengiva-e-tratamento-com-facetas
Retração da gengiva em canino superior : situação clássica para o tratamento com cirurgia plástica gengival.

 

 

O que acontece quando a recessão gengival não é tratada.

 

Se por um lado a retração gengival tratada com cirurgia pode reaparecer com o passar dos anos, por outro deixar a raiz dentária desprotegida pode trazer outros problemas. Entre eles estão as dores ou o aumento da sensibilidade dos dentes aos estímulos frios ou ingestão de cítricos ou doces, a facilidade para o acúmulo da placa bacteriana que causa gengivite ou periodontite, maior suscetibilidade a cáries nas raízes e até mesmo a necessidade de tratamento de canal em casos de desgastes severos das raízes pela força excessiva das cerdas das escovas contra os dentes. E nas situações mais avançadas da retração gengival o problema é ainda mais grave : a perda dentária.

 

 

As vantagens do tratamento da retração da gengival com facetas e lâminas.

 

Uma alternativa interessante à cirurgia plástica gengival para tratamento da retração da gengiva é o recobrimento simultâneo da coroa e raízes expostas com lâminas (lentes de contato dental) e facetas em porcelana. Esse procedimento traz algumas vantagens sobre o tratamento cirúrgico tradicional para retração gengival, como a recomposição anatômica e proteção das raízes expostas – protegendo os dentes de dores espontâneas ou provocadas por alimentos frios, quentes ou ácidos -, a prevenção da progressão dos desgastes pela ação abrasiva das cerdas das escovas durante a escovação.

 

Outra vantagem importante é o restabelecimento de uma anatomia normal sobre a raiz exposta, facilitando a remoção da placa bacteriana responsável pela formação de cáries nas raízes e doenças como a gengivite e periodontite – essa última responsável pelas perdas dentárias associadas às retrações da gengiva.

 

retracao-da-gengiva-e-tratamento-com-facetas-3
Tratamento da retração gengival com facetas laminadas : situação indicada para o recobrimento das retrações com facetas.

 

 

As indicações e contra-indicações das facetas no tratamento da retração gengival.

 

A seleção dos casos indicados para o tratamento da retração da gengival com facetas dentárias em porcelana não segue uma fórmula mágica, já que dois ou mais fatores devem estar presentes para justificar o uso dos laminados cerâmicos, como a espessura da gengiva – já que gengivas finas são mais propensas a recidivas pós cirúrgicas, a extensão, localização e número de dentes com recessão, existência de cavidades profundas e qualidade da higiene oral do paciente. Entretanto, algumas situações clínicas podem ser agrupadas e recomendadas para o tratamento de recobrimento da gengiva retraída com lâminas e facetas em porcelana :

 

✓  gengiva com pouco espessura (fina)

A cirurgia plástica gengival – com ou sem enxerto – para o tratamento da retração da gengiva tem um prognóstico mais desfavorável em pacientes com gengivas finas. Nestes, a recidiva do problema é ainda mais intensa.

 

✓  dentes mal posicionados

Os dentes excessivamente desalinhados são desafios ao sucesso das cirurgias plásticas gengivais. E o problema é ainda maior quando esses dentes estão deslocados para fora. O recobrimento das retrações gengivais com facetas é uma excelente forma de proteção e prevenção da progressão das recessões para essas situações.

 

✓ cavidades profundas causadas pela escovação pesada

A gengiva retraída expõe a raiz dentária às forças das cerdas das escovas durante a escovação. Quando a pressão é excessiva, aparecem cavidades profundas que, em casos extremos, podem atingir a polpa dentária. As restaurações dentárias com resinas compostas são tecnicamente difíceis de serem unidas às as raízes dentárias, motivo pelo frequência elevada de insucesso nessa técnica.

 

✓ dentes com problemas estéticos e desgastados

A maioria das consultas para o tratamento de gengivais retraídas tem como motivo a melhora estética. E não é para menos, já que a recessão gengival interfere na harmonia do sorriso mesmo para indivíduos com dentes perfeitamente alinhados. As facetas e lentes de contato dental utilizados no tratamento da retração gengival podem recuperar os desgastes dentários do dia-a-dia e recompor a cor para dentes amarelados e manchados.

 

 

O passo-a-passo do tratamento.

 

As etapas do tratamento com facetas ou lentes de contato dental para o recobrimento da retração gengival é o mesmo dos procedimentos para transformações marcantes do sorriso com laminados cerâmicos, porém com atenção especial para o tratamento das doenças gengivais que com frequência estão presentes nas recessões – o restabelecimento da saúde das gengivas antes do recobrimento com facetas e lâminas é indispensável para o início do procedimento.

 

Após, o passo-a-passo do tratamento engloba procedimentos como moldagens para planejamento e simulação e a instalação dos laminados. O tempo do tratamento pode variar, mas uma média de 14 a 21 dias para os procedimentos com as facetas – após o restabelecimento da saúde gengival do paciente – é um tempo padrão.

 

 

Atenção: o tratamento exige excelência na confecção das lâminas e facetas.

 

Se por um lado os resultados com o tratamento da retração gengiva com laminados como facetas ou lentes de contato dental são animadores e esteticamente deslumbrantes, por outro as exigências técnicas para a execução desses procedimentos são enormes. Os laminados utilizados devem ser finos e delicados e reconstituir com perfeição a relação entre gengivas e raízes. Os encaixes devem ser precisos e sem excessos. Caso contrário, o resultado pode ser desastroso à saúde gengival, com o estabelecimento de gengivites e periodontites.

 

retracao-da-gengiva-e-tratamento-com-faceta
Exame periodontal detecta boa saúde gengival apesar da retração da gengiva no local.

 

 

Sobre o recobrimento da retração gengival com resinas compostas.

 

O recobrimento com resinas compostas das raízes expostas pela retração gengival é desafiador. Dentistas e pacientes relatam com frequência experiências ruins como quedas constantes ou perda da integridade das margens dessas restaurações. E não é para menos, já que as raízes não são recobertas pelo esmalte dentário que recobre as partes visíveis do dente, oferecendo maior dificuldade para a adesão das resinas aos dentes. Já a perda de integridade da margem da restauração é vista como as pequenas falhas esbranquiçadas e retentivas que aparecem nas bordas dessas restaurações.

 

Um outro fator que também pesa contra as resinas compostas no recobrimento da retração gengival é a dificuldade técnica em estabelecer uma conexão perfeita das bordas da restauração com as raízes dentárias em região próxima às gengivas. Entretanto, a técnica com resina compostas, além do custo menor e do menor tempo de tratamento, traz mais benefícios do que problemas para a maioria dos casos de retração gengival com presenças de amplas cavidades. Raciocínio que, aliás, também pode ser utilizado para o tratamento da retração gengival com cirurgia plástica para recobrimento de recessões gengivais.

 

Independente da técnica escolhida, o tratamento para recobrimento da retração na gengiva é eficaz e indispensável para inúmeras situações de exposição das raízes dentárias, restabelecendo harmonia e saúde para o sorriso.

 

 

Saiba mais sobre cirurgias gengivais e facetas dentárias :

Voltar para o blog