BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Retração gengival pós tratamento ortodôntico tem, sim, recuperação.

retração gengival e aparelho ortodôntico

A retração da gengiva pode aparecer após o tratamento com aparelho ortodôntico, mas algumas alternativas terapêuticas recuperam, de forma eficiente, a harmonia do sorriso.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Retração gengival pós tratamento com aparelho ortodôntico. Por que isso acontece?

 

Um dos principais motivos para consultas odontológicos é a recuperação de gengivas retraídas após o tratamento com aparelho ortodôntico. Problemas como dor, sensibilidade ou riscos elevados para cáries, que decorrem da exposição das raízes dentárias, nem estão entre as principais preocupações. São os danos estéticos, mesmo em indivíduos com dentes recém alinhados e clareados, os novos inimigos da harmonia do sorriso e facial. E a verdade é que, quase sempre, esses pacientes estão certos.

 

A recessão gengival (retração) não é um problema exclusivo de pacientes em tratamentos ortodônticos – e tampouco resultado direto da movimentação dos dentes nesses indivíduos. Na verdade, a maior causa para a exposição de raízes em dentes movimentados ortodonticamente é a placa bacteriana acumulada junto às gengivas. O problema, entretanto, é que nem sempre a deficiência de escovação é a única vilã para raízes dentárias expostas. Veja outras condições que favorecem a retração das gengivas:

 

acúmulo de placa bacteriana (doença gengival crônica);

 

indivíduos com doenças gengivais pré-existentes não tratadas;

 

gengivas finas e delicadas;

 

movimentações dentárias em áreas com pouco suporte ósseo (altura e espessura);

 

posição inicial e final, no arco dentário, do dente movimentado.

 

retração gengival tratamento ortodôntico dentes incisivos inferiores
A retração das gengivas em incisivos inferiores é associada à movimentação ortodôntica. (fonte/internet)

 

 

Alguns indívíduos têm maior tendência para a recessão gengival durante a movimentação ortodôntica.

 

Não existe um consenso científico que aponte, com certeza, o tratamento ortodôntico como causa única para a retração gengival. Enquanto alguns pesquisadores mostram que existe, sim, relação direta entre a movimentação dentária por aparelho e recessão de gengivas em incisivos inferiores, não foram encontrados indícios semelhantes para dentes localizados em outras áreas. Mas o fato é que determinadas condições facilitam o aparecimento de gengivas retraídas durante e após o uso de aparelho ortodôntico. Veja algumas dessas condições anatômicas pré-existentes:

 

espessura das gengivas;

 

espessura do osso que suporta as raízes;

 

tamanho e formato das raízes dentárias;

 

posicionamento do dentes no arco;

 

tipo de arco dentário.

 

recessão gengival aparelho fina
Exame de biotipo de gengiva: tecidos finos e delicados são mais propensos à retração gengival. (fonte/internet)

 

 

Os tratamentos disponíveis para a recuperação dos danos estéticos.

 

A preocupação com resultados estéticos nos tratamentos com aparelho ortodôntico faz sentido, e surpreender-se com gengivas retraídas, raízes dentárias expostas, sensibildiade e áreas escuras entre os dentes (perda das papilas gengivais) pode ser o início para muita dor de cabeça como esses problemas. Mas existem algumas alternativas terapêuticas que, dependendo da extensão e localização da recessão, podem recuperar – ou minimizar – os estragos estéticos ao sorriso. Veja as formas de tratar e recuperar a retração gengival pós tratamento ortodôntico:

 

✓ cirurgia plástica gengival

A mais tradicional e eficiente forma para reconstruir papilas e gengivas retraídas é a cirurgia plástica mucogengival. Com ou sem utilização de enxertos gengivais – coletados do próprio paciente em áreas distantes à recessão, o tratamento recompõem a arquitetura da gengiva e mucosa ao redor de raízes e coroas. Ideal para a retração que aparece em dentes anteriores, ou indivíduos que serão submetidos a tratamentos com próteses dentárias, facetas laminadas ou lentes de contato dental em porcelana.

 

✓ restaurações com resinas ou porcelanas

Por vezes, o alívio estético já é suficiente para satisfazer os problemas decorrentes da retração gengival pós tratamento ortodôntico. O uso de restaurações dentárias com resina composta ou porcelana para a cobertura de raízes expostas e diminuição dos espaços escuros entre os dentes é uma alternativa eficiente e simples para diminuir os espaços escuros formados entre dentes pela retração de papilas dentárias – ou para a cobertura protetica de raízes expostas e sensíveis à dor e acúmulo de placa bacteriana.

 

✓ tratamento ortodôntico

A movimentação ortodôntica é, também, uma alternativa eficiente até mesmo para a retração gengival que ocorre sem perda da papila – e , muitas vezes, a opção terapêutica mais viável. O objetivo do tratamento é reposicionar os dentes em posições mais favoráveis para o fechamento de espaços entre os dentes e reconstrução de uma arquitetura óssea e gengival biologivamente compatíveis.

 

✓ redução do esmalte dentário (“desgastes”)

Uma técnica alternativa para correção da retração gengival é a modificação da coroa dentária  – diminuição da largura dos dentes por desgastes. O procedimento permite aproximar as raízes dentárias durante a movimentação com aparelho ortodôntico, fechando espaços escuros entre dentes e favorecendo até mesmo a reposição de gengivas retraídas pela construção de arquitetura óssea e gengival favorável e resistente à recessão.

 

retração da gengiva e cirurgia gengivoplastia e enxerto
A cirurgia plástica mucogengival é opção versátil para recuperar raízes dentárias expostas pela retração de gengivas. (fonte/internet)

 

 

A cirurgia plástica gengival pós-tratamento ortodôntico.

 

O reposicionamento de bordas de gengivas retraídas através da cirurgia plástica gengival é um procedimento comum, simples, mas com pós-operatório sensível. A ideia para o tratamento é recobrir as raízes dentárias expostas por recessão, independente da causa. Indispensável para indivíduos com sorriso com ampla exposição gengival durante o sorriso, o procedimento recupera a harmonia do sorriso e facilita a remoção da placa bacteriana responsável pela cárie, sensibilidade e doenças gengivais (gengivite e periodontite).

 

✓ cirurgia gengival sem enxerto

A técnica mais simples para recuperar gengivas retraídas reposiciona as bordas gengivais através de incisões relaxantes e suturas e não utiliza enxertos de gengivas. Com pós-operatório simples, é eficiente para diversas situações, principalmente em pacientes com gengivas espessas. É a técnica mais utilizada para indivíduos com aparelho ortodôntico, inclusive para correções de hiperplasias gengivais (gengivas crescidas) pós tratamento.

 

✓ cirurgia gengival com enxerto

O uso de enxertos de gengiva coletados do próprio paciente tem indicações diversas. Além disso, oferece resultados mais previsíveis e eficientes comparados à técnica sem enxertos. Indicados para casos mais desafiadores, em posições estéticas e indivíduos com gengivas finas e tábuas ósseas delicadas. O pós-operatório da cirurgia plástica gengival é delicado e exige atenção e planejamento do paciente submetido ao tratamento.

 

 

Controle da placa bacteriana é mais do que essencial no tratamento ortodôntico.

 

Não adianta procurar culpados e causas para o problema da retração gengival pós tratamento com aparelho ortodôntico. Na maioria das vezes, é o acúmulo de placa bacteriana devido à higiene oral deficiente dos dentes a responsável pelo problema. É bem verdade que a escovação e uso de dispositivos de limpeza específicos para pacientes em tratamento ortodôntico é demorada e exige dedicação.

 

O acúmulo de placa bacteriana é associado pelo paciente ao sangramento gengival espontâneo ou que ocorre durante a higienização. Gengivas avermelhadas e inchadas também são achados comuns nestes pacientes – principalmente adolescentes e adultos jovens. É a chamada gengivite. Só que, muitas vezes, estes sinais clínicos estão também associados à reabsorção do osso que envolve as raízes – a periodontite. E é exatamente aí que aparece a retração gengival que, aliada à fatores predispontes ou movimentações dentárias inadequadas. Um problema comum e que continua surpreendendo a muitos pacientes.

 

retração gengival e aparelho gengivite
O controle de placa bacteriano é essencial para a prevenção de doenças gengivais crônicas como gengivites e periodontites. (fonte/internet)

 

 

É mais difícil de controlar a retração gengival depois que ela aparece?

 

Parece haver uma relação entre o início da retração gengival e a dificuldade para controlá-la. Mas nem tanto do ponto de vista das características próprias de progressão da doença. O que acontece é que raízes expostas, além de dificultar a remoção da placa bacteriana, pode ficar sensível e dolorosa à escovação. E quando a higienização é acompanhada de sangramento, o abandono da limpeza da gengiva retraída pode ser uma atitude tomada por muitos indivíduos.

 

A negligência na remoção de placa bacteriana em dentes com gengivas retraídas é ainda mais comum quando o problema aparece em regiões não estéticas. É o que acontece quando a recessão se dá, por exemplo, em pré-molares ou incisivos inferiores. E quando a situação ocorre em indivíduos em tratamento com aparelho ortodôntico, a velocidade de progressão da retração pode ser ainda mais intensa. Estabelecer métodos próprios de higienização para áreas recessivas é mais do que essencial para evitar surpresas e preocupações.

 

 

Saiba mais sobre retração gengival e cirurgia plástica das gengivas com estes posts:

Voltar para o blog