BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Retração gengival causada por bruxismo, isto não é bem assim.

retração gengival e bruxismo blog post

 A retração gengival pode ter como causa o bruxismo mas requer atenção ao diagnóstico e tratamento corretos para evitar problemas com a associação incorreta entre as duas condições.

 

Luís Gustavo Leite é periodontista e especialista em próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Retração gengival, o que é isto?

 

A retração das gengivas traz problemas que vão muito além dos danos estéticos ao sorriso. Detectada muitas vezes de forma acidental pelo próprio paciente, ela já é o principal motivo para consultas ao periodontista. Mas, afinal, o que é a retração gengival?

 

A retração gengival, ou recessão gengival como também é conhecida, é a exposição das raízes dentárias como consequência da migração das gengivas. Podendo aparecer em mais de um dente, ela traz problemas como a sensibilidade dentária a alimentos frios e doces e dificuldades para remover a placa bacteriana –  mas suas complicações não param por aí. Quando não tratada a tempo, pode progredir até a perda dos dentes.

 

 

Causas da retração gengival são variadas.

 

A retração gengival não é uma doença, e sim uma sequela da perda do osso e ligamento periodontal que unem os dentes às arcadas dentárias. Sua principal causa é a periodontite, uma infecção causada pelas bactérias presentes na placa bacteriana formada pela higienização oral deficiente.

 

Mas existem também outros motivos para o aparecimento de gengivas retraídas, que podem ir desde vírus e fungos até o uso inadequado da escova de dentes e fio dental. Conheça as principais causas e fatores predisponentes para a retração gengival:

 

periodontite;

trauma às gengivas por uso inadequado da escova de dente;

tratamento ortodôntico;

alergias;

diabetes mellitus e cigarros;

fungos e vírus;

outras doenças;

 

retração gengival causada por escova escovação dos dentes
Retração gengival: excesso de pressão das cerdas das escovas dentárias contras as gengivas é a segunda principal causa para o problema.

 

 

O bruxismo como causa para retração gengival.

 

O bruxismo como uma das causas para a retração gengival é bastante difundido. De fato, a ideia faz todo o sentido. Primeiro, basta constatar como boa parte dos indivíduos afetados pelo distúrbio também apresenta muitas gengivas retraídas. 

 

Depois, é só associá-lo às alterações provocadas nas estruturas que sustentam as raízes dentárias quando submetidas a pressões parafuncionais. Mas as coisas não são bem assim.

 

Ainda hoje, são poucos – para não dizer raros – os estudos científicos sobre este assunto. Nestes, o que se vê é uma provável associação entre o bruxismo e a retração gengival. Mas o fato é que, olhados atentamente, nenhum deles prova efetivamente esta hipótese. Tanto é que a maioria sugere a realização de novas pesquisas científicas para investigar a provável relação de causa e efeito para a ideia.

 

Além disso, também é preciso levar em conta outras informações. Indivíduos que naturalmente apresentam pouco osso ao redor das raízes dentárias e gengivas do tipo fino e delicado, por exemplo, são mais suscetíveis à retração gengival. Nestes, o bruxismo acaba atuando mais comum um coautor para o aparecimento de gengivas retraídas.

 

bruxismo desgastes dentários
Desgastes dentários é um sinal comum do bruxismo.

 

 

Diagnóstico do bruxismo com única causa para gengiva retraída pode aumentar o problema.

 

O diagnóstico do bruxismo com única causa para a retração gengival pode complicar ainda mais o problema. Isto acontece porque, nestes casos, o tratamento fica focado apenas em procedimentos para tratamento do bruxismo, como o uso de placas para bruxismo ou a melhora da mastigação através de restauração dentária, prótese dentária fixa em porcelana e implantes dentários.

 

Quando apenas o bruxismo é tratado, causas mais prováveis para a retração gengival, como a periodontite ou o trauma gengival por uso inadequado da escova de dente, o risco para a progressão da recessão gengival é bastante elevado.

 

O bruxismo identificado como causa única para gengiva retraída é duvidoso. O ideal é que o tratamento para a retração gengival envolva, além dos procedimentos para terapia do distúrbio, diagnóstico e tratamento, quando passíveis, de problemas como a higienização oral inadequada, uso incorreto de escovas dentárias e até mesmo fio dental, ou de outras causas como alergias ao metal de próteses dentárias fixas.

 

bruxismo
Bruxismo: classificações vão da severidade dos desgastes ao período em que a atividade parafuncional é realizada.

 

 

Tratamento da retração gengival em indivíduos com bruxismo.

 

O tratamento da retração gengival em indivíduos com bruxismo é o mesmo realizado quando o distúrbio está ausente. Além dos procedimentos para reduzir ou eliminar o apertamento e ranger dos dentes através do aparelho para bruxismo e recuperar outros  problemas dentários que podem estar por trás da condição, as gengivas também precisam ser tratadas.

 

A primeira etapa do tratamento é o mapeamento (medição), dente a dente, da quantidade de perda óssea (exposição da raiz dentária) e recessão gengival já presentes. É através destes dados que o periodontista controla os resultados imediatos do tratamento e também da progressão da recessão, ano a ano.

 

Depois da medição, exames clínicos para detectar placa bacteriana, supuração (pus) e sangramento gengival são realizados para diagnosticar a gengivite e a periodontite – uma mesma doença cuja diferença está na perda óssea provocada pela última. Quando presentes, procedimentos de raspagem e alisamento dos dentes e raízes são realizados para remover as bactérias e eliminar a infecção do periodonto.

 

A adoção de técnicas de escovação mais eficientes é outra etapa importante do tratamento da retração gengival. Além de preveni-la, ela também evita a recessão gengival provocada pelo uso inadequada da escova dentária, fio dental e outros instrumentos utilizados para remover a placa bacteriana e restos de alimentos.

 

A cirurgia plástica gengival para recuperar gengivas retraídas pode ser necessária seja para recuperar a estética do sorriso ou evitar a progressão da recessão tecidual. Utilizada na técnica simples ou associada a enxerto de gengiva, ela recobre a raiz dentária exposta  de forma eficiente mas exige dedicação do paciente quanto ao seu pós-operatório cirúrgico.

 

Existem, também, outros procedimentos que podem ser utilizados para minimizar os danos provocados pela retração gengival. Um deles é a restauração dentária em resina, que protege as raízes dentárias de desgastes, elimina a sensibilidade dolorosa e também ajuda a diminuir a retenção de placa bacteriana junto às gengivas retraídas.

 

retração gengival tratamento
Tratamento da retração gengival: registro das perdas ósseas e recessão tecidual é parte importante do terapia periodontal.

 

 

Tratamento do bruxismo.

 

O bruxismo é um distúrbio neuromuscular que provoca um apertamento e ranger dos dentes de forma inconsciente. São várias as formas como ele pode ser classificado, como, por exemplo, o que mede a severidade dos desgastes dos dentes, ou ainda o que o divide entre noturno e diurno – conforme o período em que ele é realizado.

 

O bruxismo não tem cura mas é possível reduzir a atividade muscular exagerada de apertamento e ranger dos dentes. O tratamento mais simples é feito com placas para bruxismo, ou placa miorrelaxante. Utilizadas durante a noite ou dia – quando os surtos são mais intensos -, é preciso aguardar alguns meses até que os reflexos inconscientes de contração muscular desapareçam ou reduzam-se. É a chamada desprogramação neuromuscular, um resultado do uso regular e diário do dispositivo.

 

O tratamento do bruxismo também pode exigir a recuperação da oclusão (mordida). Partindo da reposição de dentes perdidos através de implantes dentários e prótese dentária fixa em porcelana até a reconstrução de dentes com restauração dental em resina ou restauração em porcelana, estes procedimentos podem eliminar desajustes e desarmonias provocadas por interferências dentárias ou mastigações que ocorrem em apenas em um lado da arcada dentária.

 

Intensificado pelo estresse e ansiedade, a adoção de terapias adjuvantes e alternativas podem ajudar no tratamento do bruxismo. Reeducação postural, atividades esportivas, eliminação de hábitos parafuncionais como roer unhas ou mascar chicletes também são importantes para reduzir a atividade muscular inconsciente de apertar e ranger dos dentes.

 

 

Tratamento do distúrbio da ATM

 

O distúrbio da articulação temporomandibular, a ATM, é um problema que temintensificado pelo bruxismo. Caracterizado por alterações anatômicas, inflamatórias ou degenerativas do osso e ligamentos articulares que unem a mandíbula à cabeça, ele tem como principais sinais e sintomas a dor na cabeça e na ATM e dificuldades, barulhos e estalidos ao abrir a boca – muitas vezes, comuns ao próprio bruxismo.

 

O tratamento do distúrbio na ATM frequentemente exige exames radiográficos mais detalhados – como a ressonância magnética. Além do uso da placa para bruxismo, terapia medicamentosa e cirúrgicas podem ser necessárias para degenerações ou alterações em casos em que as dores e dificuldade para falar ou mastigar impedem ao indivíduo afetado levar um vida normal, não passível de controle por medidas mais simples como o aparelho para bruxismo.

 

tratamento dor atm bruxismo
Tratamento da ATM exige abordagem diferente à dada ao bruxismo.

 

 

Prevenção da retração gengival e do bruxismo.

 

A retração gengival é um problema que pode, sim, trazer riscos até mesmo para perdas dentárias – mas o mais importante é saber que ela pode ser prevenida de forma simples. O essencial é manter os dentes e gengivas livres de placa bacteriana, o que pode ser conseguido com a adoção de hábitos e técnicas de higienização eficientes.

 

Outras atitudes simples também ajudam na prevenção da retração gengival. Além da consulta periódica ao periodontista, o controle da diabetes mellitus e redução no consumo de cigarros são essenciais para evitar a progressão da recessão.

 

Já com relação à prevenção do bruxismo, a coisa não é muito diferente. Além do uso regular da placa de bruxismo, a adoção de uma vida mais simples e livre de atividades estressantes, aliados a educação postural, ajudam a prevenir os danos provocados por este distúrbio tão comum ao dia-a-dia movimentado dos dias atuais.

 

Saiba mais sobre o tratamento da retração gengival clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados.

 

Voltar para o blog