BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Retração gengival e lente de contato dental defeituosa: entenda a relação.

retração gengival e lente de contato dental defeituosa post

Ninguém está falando sobre isso mas, sim, falhas no tratamento com lentes de contato dental podem ser a causa para retração gengival e outros problemas em gengivas. 

 

Luís Gustavo Leite é especialista em periodontia (gengivas) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Lente de contato dental, a estética de impacto que exige gengivas alinhadas e saudáveis.

 

Na lista de desejos de muitos indivíduos está a lente de contato dental, uma técnica com laminados cerâmicos popular entre artistas e famosos pelas correções marcantes na cor e forma dos dentes. Recobrindo apenas as partes estéticas e visíveis dos dentes, elas utilizam delicadas lâminas de porcelana que exigem gengivas alinhadas e saudáveis para que os resultados sejam mais naturais e harmônicos com o sorriso.

 

A construção de gengivas mais estéticas pode exigir cirurgias com alto nível de detalhamento, como a gengivoplastia e a gengivectomia. O problema, entretanto, é que erros na forma e localização das lentes de contato dental podem estar por trás da retração gengival que aparece alguns meses ou anos após a término do tratamento. E quando isto acontece, noites mal dormidas e frustrações com os danos estéticos quase sempre acompanham o paciente acometido por esta condição recessiva.

 

 

Retração gengival, as causas para este problema tão comum.

 

A retração gengival é uma das principais causas para consultas ao periodontista, o dentista especialista em gengivas. Além dos danos estéticos, problemas como dor e sensibilidade e dificuldade para remover a placa bacteriana também podem aparecer junto desta condição recessiva. É preciso, portanto, entender o que está por trás da exposição das raízes dentárias para evitar a progressão do problema.

 

A recessão gengival é uma sequela da destruição do periodonto, uma estrutura composta pelo osso e ligamento periodontal que circundam as raízes dos dentes. Na maioria das vezes, ela é resultado da periodontite, uma infecção bacteriana associada à higiene oral deficiente, ou do excesso de pressão das cerdas das escovas dentárias contra as gengivas (escovação traumática).

 

Conheça as principais causas e fatores predisponentes para gengivas retraídas:

 

periodontite;

trauma por escovação;

tratamento ortodôntico;

biotipo gengival fino;

alergias inflamatórias;

vírus e fungos;

outras doenças e hábitos parafuncionais.

 

 

A lente de contato dental defeituosa como causa para retração gengival.

 

Após alguns meses ou anos após a instalação das facetas dentárias laminadas, as gengivas podem retrair e surpreender ao paciente mais distraído que não tem o hábito de inspecionar os dentes durante a higienização oral. Afinal, como isto pode acontecer?

 

Em primeiro lugar, é preciso entender que a retração gengival causada por lente de contato dental só aparece quando ocorrem erros na confecção deste tipo tão delicado de laminado cerâmico. Quando o tratamento é realizado respeitando os protocolos de planejamento e execução, basta ao paciente manter as gengivas livres de placa bacteriana para que nenhum tipo de recessão tecidual apareça ao longo dos anos.

 

Antes de entender o mecanismo que faz as gengivas retraírem após a instalação de lentes de contato dental defeituosas, é preciso conhecer quais são as falhas presentes nestes laminados que estão por trás desta complicação estética e funcional:

 

Bordas espessas

As bordas espessas de lentes de contato dental podem ter como objetivo mascarar os tons escurecidos dos dentes ou ainda ressaltar o contorno destes laminados quando confeccionados com cores muito próximas ao branco. O problema deste aumento de espessura das bordas é que ele facilita o acúmulo de placa bacteriana e também dificulta sua remoção durante uso da escova e fio dental – favorecendo a instalação da gengivite e periodontite.

 

Bordas em contato traumático com gengivas

No intuito de melhorar os resultados estéticos e esconder as bordas das lentes de contato dental, muitos dentistas posicional os limites destes laminados cerâmicos muito internamente ao sulco gengival, um pequeno espaço entre o dente e as gengivas que, na maioria dos tecidos saudáveis, tem em média 2mm. Quando este espaço é reduzido, o organismo tende, naturalmente, a restabelecê-lo através da retração espontânea das gengivas.

 

Mal adaptação junto aos dentes

Lentes de contato dental mal adaptadas favorecem o acúmulo de placa bacteriana – e a instalação da periodontite -, infiltração por cárie dentária e sensibilidade durante a ingestão de alimentos frios.

 

 

Sinais e sintomas da retração gengival associada à lente de contato dental defeituosa.

 

A maioria dos pacientes não se dá conta das pequenas alterações em gengivas que podem estar associadas a laminados cerâmicos defeituoso. Veja os sinais e sintomas mais comuns à retração gengival causada por lente de contato dental defeituosas:

 

gengivas avermelhadas;

inchaços (edemas);

sangramento gengival espontâneo;

sangramento gengival durante o uso da escova ou fio dental;

dor.

 

 

Recobrindo a raiz dentária exposta com lente de contato dental sem causar retrações gengivais.

 

Um dos principais motivos para consultas ao periodontista é a cirurgia plástica para recuperar gengivas retraídas. Com o nome técnico de cirurgia para recobrimento de raiz dentária exposta, ela pode ser realizada na técnica simples ou associada ao enxerto de gengivas. Apesar de eficiente, esta técnica cirúrgica pode ser substituída pelas lentes de contato dental para o recobrimento de pequenas recessões gengivais – o que permite, além da melhora estética, a proteção contra desgastes dentários provenientes da escova dentária e eliminação da sensibilidade dental.

 

O uso de lentes de contato dental e faceta de porcelana no recobrimento da retração gengival de pequena extensão, apesar de eficiente e dispensar o procedimento cirúrgico, requer treinamento e experiência do dentista. Além da precisa adaptação do laminado cerâmico à raiz dentária e do posicionamento biologicamente compatível das suas bordas, a técnica exige mínimo desgaste nas raízes dentárias como forma de evitar o aparecimento de sensibilidade dentária – e, em casos mais extremos, necessidade para tratamento de canal (endodôntico).

 

A retração gengival extensa (acima de 3mm) não deve ser recoberta por faceta de porcelana e lente de contato dental. Quando isto é feito, problemas como o alongamento demasiado do dente (resultado estético desastroso) e pequenos traços de fraturas são frequentes, gerando frustrações com o tratamento.

 

Já com relação à cirurgia para retração gengival realizada após o tratamento com lente de contato dental, não há problemas quanto isso. Os resultados do procedimento cirúrgico não são influenciados pela presença de facetas dentárias laminadas instaladas, desde que estas estejam posicionadas de forma compatível com os tecidos gengivais.

 

 

Outros problemas causados por laminados cerâmicos defeituosos junto às gengivas

 

Os laminados cerâmicos podem estar por trás de diversos problemas em gengivas. Como, na quase totalidade dos casos, as alterações gengivais estão associadas às inflamações por gengivite e periodontite, ou ainda, pelo contato excessivo das bordas destes laminados contras as gengivas, é de se esperar que elas ocorram com alguma frequência – o que, de fato, é o que se vê nas consultas de revisão dos pacientes portadores de facetas de porcelana e lentes de contato dental.

 

Mau hálito

Lentes de contato dental com bordas espessas e gengivas inchadas facilitam o acúmulo de placa bacteriana que, quando não removidas adequadamente por vários dias, podem estar por trás do mau hálito.

 

Infiltração por cárie dentária

O acúmulo permanente de placa bacteriana juntos às bordas das facetas dentárias ou falhas de adaptação são causas para infiltração por cárie dentária que, se não removidas a tempo, podem atingir as partes mais internas dos dentes e exigir tratamento de canal (endodôntico).

 

Dor e sensibilidade elevada

Desgastes dentários excessivos nos procedimentos com facetas de porcelana ou recobrimento de raízes em dentes com retração gengival podem estar por trás da dor e sensibilidade elevada durante a ingestão de líquidos ou alimentos frios.

 

 

Consultas periódicas ao periodontista são importantes para prevenir a retração gengival.

 

Indivíduos portadores de próteses dentárias fixas em porcelana, laminados cerâmicos e facetas de resina necessitam de consultas regulares com intervalos regulares mais curtos. O objetivo destas consultas, a checagem e manutenção da saúde das gengivas e dos dentes, importa não apenas na longevidade destes dispositivos protéticos mas também na prevenção de problemas gengivais.

 

As consultas periódicas ao periodontistas para portadores de facetas de porcelana e lentes de contato dental contam com exames detalhados que investigam a presença de sangramento gengival e perda de inserção periodontal (recessão gengival). Além disso, uma profilaxia cuidadosa destes laminados com instrumentos que não riscam a superfície completam a manutenção da saúde das gengivas, prolongando a vida das facetas dentárias laminadas.

 

Saiba mais sobre o tratamento da retração gengival.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog