BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Retração gengival junto à prótese dentária: tratamento e reconstrução.

retração gengival prótese dentária post

A retração gengival junto à prótese dentária em porcelana tem tratamento e pode ser recuperada por cirurgia plástica gengival, enxerto e troca do dispositivo protético. 

 

Luís Gustavo Leite, dentista, é periodontista e especialista em próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Retração gengival, o que é isto?

 

A preocupação com a saúde e estética das gengivas vem ganhando cada vez mais importância. Prova disto é que, de uns tempos para cá, as consultas para recuperar gengivas retraídas já ocupam boa parte da agenda do periodontista. Mas, afinal, o que este é problema que vem tirando o sono de tanta gente?

 

A retração gengival – ou recessão gengival – é uma sequela de doenças ou traumas que culminam na exposição das raízes dentárias. Quando ela aparece, é sinal de que o osso e as estruturas (ligamento periodontal) que sustentam tanto as raízes dentárias quanto as gengivas foram destruídos. Além dos danos estéticos que o desaparecimento destas estruturas provoca, sensibilidade ao ingerir alimentos frios e doces e até mesmo riscos para perdas dentárias podem estar presentes. Sem dúvida, uma problema que tem, sim, motivos para preocupar.

 

A retração gengival tem várias causas. Na maioria das vezes, ela é o resultado da periodontite, uma doença infecciosa causada pela higiene oral deficiente, ou do excesso de pressão das cerdas das escovas dentárias contra as gengivas. Mas a exposição das raízes dentárias também pode ser o resultado de outros problemas, como:

 

periodontite;

 

excesso de pressão das cerdas das escovas contra as gengivas;

 

tratamento com aparelho ortodôntico;

 

alergias;

 

fungos e vírus;

 

doenças sistêmica.

 

retração da gengiva causas
Alguns fatores, como gengivas finas e localização do freio labial, atuam como facilitadores para o aparecimento e progresso da recessão.

 

A prótese dentária em porcelana como causa para retração gengival.

 

O aparecimento da retração gengival junto à prótese dentária em porcelana é um problema comum. Independente do dispositivo utilizado, como pivôs, coroas ou jaquetas, os danos estéticos são mais severos comparados aos que ocorrem em dentes naturais.

 

A ideia de que dentes que suportam próteses dentárias fixas são mais atingidos pela retração gengival é verdadeira. Dependendo da situação, o dispositivo protético é apenas um facilitador para o aparecimento do problema. É o caso, por exemplo, da recessão causada por periodontite, em que o dispositivo protético atua como fator de retenção de placa bacteriana, dificultando a higienização.

 

Em outras situações, é o próprio dispositivo protético a causa para a retração gengival. Como exemplo disto temos a alergia ao metal de próteses dentárias – um problema comum em mulheres – ou as bordas protéticas que ficam instaladas muito internamente às gengivas – uma técnica utilizada para melhorar os resultados estéticos pouco recomendada.

 

Para entender um pouco melhor esta situação, veja as principais situações que a prótese dentária em porcelana é a causa ou um fator que facilita o aparecimento da retração gengival:

 

bordas espessas;

 

bordas instaladas muito internamente às gengivas;

 

design inapropriado – dificuldade para remoção de placa bacteriana;

 

má adaptação;

 

alergia ao metal presente em próteses dentárias fixas.

 

gengiva retraída junto a prótese dentária
Danos estéticos da retração gengival associada a prótese dentária fixa são mais intensos quando a coroa protética contém metal nas partes internas.

 

 

Sangramento gengival junto a prótese dentária é sinal de alerta.

 

São bastante comuns os relatos por pacientes sobre sangramento gengival frequente ou gengivas inchadas em contato com próteses dentárias. Como, muitas vezes, estes sinais característicos da gengivite e periodontite não são acompanhados por sintomas dolorosos, a procura por tratamento periodontal adequado só acontece quando a recessão já aparece de forma extensa e provocando danos estéticos severos ao sorriso.

 

O sangramento gengival junto a próteses dentárias fixas não é uma situação comum e pode ser sinal da perda do osso e ligamento periodontal que sustenta as raízes dentários. A recorrência de sangramento requer, sim, consulta ao dentista como medida terapêutica e preventiva no tratamento da periodontite e gengivite, ou até mesmo doenças mais graves que podem apresentar os mesmos sinais e sintomas.

 

retração da gengiva prótese dentária fixa em porcelana
Bordas em metal evidenciadas após recessão gengival.

 

 

Tratamento da retração gengival junto à prótese dentária fixa.

 

Ao contrário do que se imagina, a retração gengival não volta ao normal com o tempo. Para recuperar os danos estéticos que ela provoca, é preciso antes identificar suas causas, e tratá-las. É somente após a eliminação destas que o tratamento para recuperar gengivas retraídas tem início.

 

O tratamento da gengivite e periodontite é realizado através da remoção da placa bacteriana e tártaro localizados junto e internamente às gengivas. Dependendo da severidade da doença, várias consultas podem ser necessária. O procedimento é simples e realizado através da raspagem e alisamento das raízes dentárias e remoção de vários tipos de fatores de retenção de placa bacteriana – incluída, aí, a troca da prótese dentária fixa quando esta dificulta o restabelecimento da saúde das gengivas.

 

Já o tratamento da retração associada ao excesso de pressão das cerdas das escovas dentárias contra as gengivas requer a adoção de nova técnica para escovação e uso do fio dental, e instrumentos de higiene oral mais apropriados. Procedimentos adicionais como a aplicação de dessensibilizantes e restauração dental em resina podem ser utilizados como forma de recuperar a função e estética dos dentes, protegê-los de desgastes nas raízes dentárias e ainda eliminar as áreas que facilitam o acúmulo de placa bacteriana.

 

 

Recuperação de gengivas retraídas em dentes com prótese dentária em porcelana.

 

As transformações do sorriso com facetas de porcelana são cada vez mais dependentes de correções cirúrgicas em gengivas. Da gengivoplastia à gengivectomia, são várias as técnicas para construir gengivas mais harmônicas e alinhadas que, com algumas variações, também podem ser utilizadas para tratamentos com coroas dentárias em porcelana.

 

Entre os tratamentos mais utilizados estão a cirurgia plástica gengival simples para recobrimento de raiz dentária exposta e a cirurgia associada a enxerto tecidual. O objetivo destas técnicas é reposicionar as bordas das gengivas para a posições mais estéticas ou, quando possível, para a sua posição original antes da retração aparecer. Apesar de eficientes, nem sempre é possível lançar mão destes tratamentos.

 

A cirurgia para recuperação de gengivas retraídas tem limitações e é restrita aos casos cuja causa é a escovação traumática. Isto acontece porque, diferente da retração causada pela periodontite, em que as perdas ósseas ocorrem em toda a circunferência dos dentes, na recessão causada por pressão excessiva das cerdas das escovas ainda existe osso e gengivas localizados entre os dentes – condição essencial para o sucesso desta técnica cirúrgica.

 

cirurgia para retração da gengiva prótese dentária
Cirurgia para reposicionamento das bordas das gengivas em posição estética.

 

 

Cirurgia plástica gengival.

 

A cirurgia plástica gengival é o procedimento ideal para recuperar a estética e prevenir novas recessões. Realizada em uma única consulta, é realizada através do recorte e reposicionamento das bordas das gengivas na posição mais estética possível. Com pós-operatório simples e tempo de recuperação curto, ela exige uma série de fatores favoráveis para que os resultados sejam previsíveis e duráveis.

 

Entre os fatores que precisam estar presentes para que esta técnica funcione, dois deles são fundamentais. O primeiro é a existência de gengivas localizadas entre os dentes – as papilas. As retrações que apresentam-se com espaços escuros entre os dentes pela ausência de gengivas entre eles contraindicam até mesmo para os procedimentos com enxertos teciduais. E nem adiantar tentar outras alternativas de tratamento porque, nestes casos, o mais importante é adotar medidas preventivas para evitar a progressão da recessão.

 

O segundo fator que implica no sucesso da cirurgia é com relação ao biotipo tecidual. Gengivas finas e delicadas aumentam as chances de insucesso do tratamento e limitam o procedimento para pequenas recessões.

 

 

Enxerto gengival.

 

Em algumas situações, a retração gengival encontra-se extensa ou apresenta-se em condição desfavorável ao sucesso da cirurgia simples – como biotipo gengival fino ou dentes mal posicionados. Para estes casos, o uso de enxertos teciduais é importante para garantir resolutividade e durabilidade a longo prazo.

 

Os enxertos de gengivas mais utilizados são provenientes de tecidos coletados do próprio paciente (autógeno) ou fabricados a partir de matrizes animais (biossintético). As diferenças de indicações destes dois tipos de enxertos teciduais são técnicas e de seleção do periodontista após o exame clínico e radiográfico prévios à cirurgia. Entretanto, as diferenças existem e vão além do pós-operatório e tempo de recuperação superior à cirurgia convencional para recobrimento de raiz dentária exposta.

 

 

Retração gengival em implantes dentários.

 

Uma das complicações estéticas que mais preocupam o paciente que possui um ou mais implantes dentários é a retração gengival. De forma semelhante ao que ocorre nos dentes naturais, o problema tem como causa a perda do osso que envolve as roscas de titânio destes dispositivos decorrente da peri-implantite, uma infecção bacteriana associada à higiene oral deficiente, ou de falhas na instalação cirúrgica do dispositivo implantodôntico.

 

A recuperação estética do implante aparecendo na gengiva pode ser realizada por cirurgia simples, associada ou não a enxerto de gengiva ou enxerto de osso. Em alguns casos, a remoção e reinstalação de novo dispositivo implantodôntico pode ser necessário para reconstruir uma anatomia gengival mais próxima da natural.

 

Em casos mais leves de retração gengival em implantes dentários, procedimentos alternativos como a substituição da prótese dentária e adaptação das roscas expostas podem ser realizadas. O resultado, que é visto pelo aumento no comprimento da coroa dentária, pode ter resultado estético desagradável quando realizada em recessões mais extensas ou em região anterior da arcada dentária.

 

enxerto de gengiva
Enxerto de gengivas pode ser utilizado quando as condições são desfavoráveis à cirurgia convencional.

 

 

Estética gengival: selecionando o tipo ideal de prótese dentária em porcelana.

 

A cirurgia plástica gengival é um dos procedimentos mais importantes entre os disponíveis para odontologia estética de impacto. Além de otimizar os resultados das transformações marcantes na cor e forma dos dentes através das lentes de contato dental e facetas de porcelana, ela pode ser parte importante dos tratamentos com próteses dentárias fixas.

 

Atualmente, vários tipos de próteses dentárias fixas em porcelana estão disponíveis para solucionar problemas tão distintos quanto gengivas escurecidas, substituição de dispositivos protéticos antigos em metal ou combinação estética com laminados cerâmicos. Conheça os principais tipos disponíveis.

 

 

Prótese dentária em porcelana pura

 

Utilizada na confecção de laminados cerâmicos, a prótese dentária em porcelana pura é a técnica que oferece os resultados estéticos mais marcantes. Indicada na construção de coroas e jaquetas dentárias, também traz como vantagens a ausência de alergias inflamatórias e possibilidade para que suas bordas sejam instaladas sem contato com as gengivas – um fator importante na prevenção da retração gengival.

 

Prótese dentária em zircônia

 

Uma versão mais em conta da técnica em porcelana pura, a prótese dentária em zircônia traz como vantagens a estética satisfatória e elevada durabilidade. Indicada para dentes posteriores afetados por bruxismo ou na construção de dentaduras fixas do tipo protocolo.

 

Prótese dentária com porcelana e zircônia.

 

Indicada para suprir algumas limitações da técnica em porcelana pura, como a dificuldade para esconder os tons escuros de dentes escurecidos após tratamento de canal, traz estética marcante. É indicada para tratamentos sobre dentes naturais, pinos protéticos em metal ou ainda sobre implantes dentários.

 

Saiba mais sobre retração gengival clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog