BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Retração gengival pode, sim, evoluir para perda de dentes. Previna-se.

post retração da gengiva e riscos de perder dentes

A recessão ou retração da gengiva pode, sim, evoluir até perdas dentárias. E os riscos de perder dentes devido ao problema só aumentam se o tratamento não for realizado a tempo. Neste post, a terapêutica e as medidas preventivas e cirúrgicas que previnem e recuperam as sequelas da retração gengival .

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Os riscos de perder dentes devido à retração gengival são reais e você precisa conhecê-los.

 

É possível perder um dente devido à retração gengival? Pacientes com recessões da gengiva, frequentemente, estão em busca de respostas para esse problema que pode tirar o sono de muitos indivíduos. E não é para menos, já que a exposição das raízes dentárias é uma imagem que pode dar arrepios quando muito extensas e associadas a dores e doenças gengivais. Uma situação comum mas que precisa de abordagens rápidas.

 

Perder dentes é um trauma para muitos indivíduos. Se antigamente as perdas dentárias eram situações normais que acompanhavam a vida das pessoas, hoje uma única perda já é motivo para muito estresse psicológico – sinal, ainda bem, de que estamos perdendo menos dentes e de que uma única perda dentária já é vista como sinal de anormalidade. Embora as perdas dentárias associadas à retração gengival representem, hoje, a maior fonte de ansiedade a pacientes, elas nem mesmo estão entre as principais causas das perdas dentárias como as cáries dentárias, doenças gengivais e fraturas extensas de restaurações.

 

É preciso entender que a perda de dentes associados à retrações nas gengivas estão diretamente ligados à negligência dos pacientes na procura por tratamentos. O acúmulo da placa bacteriana e os traumas devido à pressão excessiva da escova dental contra as gengivas – as duas principais causas para as recessões gengivais, têm tratamentos simples e eficientes que eliminam a evolução da doença e ainda trazem instruções preventivas fáceis de serem praticadas no dia-a-dia.

 

recessão gengival e risco de perder dentes
retração da gengiva e riscos de perdas dentárias: acesso cirúrgico mostra a real extensão da perda óssea associada à retração da gengiva.

 

 

As causas da retração gengival.

 

São poucas e conhecidas as causas da retração gengival. Algumas delas parecem carecer de comprovações científicas, como os freios labiais baixos, embora amplamente associados às áreas com recessão da gengiva. O importante mesmo é conhecer cada uma delas, e a forma como provocam as retrações na gengiva, e entender a relação entre retração gengival e doenças que acometem gengivas e periodonto.

 

• acúmulo de placa bacteriana

Sabe aquela massa esbranquiçada e pegajosa que se forma junto às gengivas e dentes quando estão mal ou nada escovados? É a placa bacteriana, uma estrutura repleta de bactérias responsáveis pelas lesões cariosas e  doenças como a gengivite e periodontite. No caso da retração, é a periodontite, um estágio mais avançado da gengivite e que destrói o osso que circunda os dentes, a responsável pela retração da gengiva e exposição das raízes dentárias.

 

• excesso de pressão da escova dentária contra gengivas

Pesquisa realizada recentemente com parisienses mostrou que um terço das escovas dentárias, após quatro meses de uso, estavam com as cerdas tortas devido ao excesso de pressão dessas contra dentes e gengivas. E, se este é o seu caso – escovas que ficam com as cerdas tortas feito vassoura velha -, é muito provável que as raízes dos seus dentes já estejam até expostas e sensíveis a líquidos e alimentos frios e ácidos. No final, um problema que alimenta o outro.

 

• dentes inclinados e desalinhados

O desalinhamento e apinhamento dos dentes podem colocá-los em áreas mais expostas aos traumas de mastigação, facilitar o acúmulo de placa bacteriana ou reduzir a espessura do osso e gengivas que sustentam as raízes dentárias. O tratamento ortodôntico, em algumas situações, pode reverter algumas dessas recessões gengivais ao realinhar dentes tortos e mal posicionados. Mas não conte muito com isso porque as regenerações ósseas e gengivais são situações raras.

 

• freio labial baixo

Pouca gente sabe o que é o freio labial. Mas identificá-lo é fácil e importante: são inserções da bochecha próximas às gengivas. Na arcada inferior, por exemplo, eles são 3. E quando essas inserções estão muito próximas às bordas das gengivas, elas podem contribuir para a retração da gengiva. Aliás, a real comprovação dessa relação de causa ainda é fonte para muita discussão entre dentistas pesquisadores.

 

• oclusão traumática

Por vezes, os contatos entre os dentes durante o fechamento não estão perfeitamente distribuídos. É quando, por exemplo, um lado das arcadas parecem entrar em contato antes do outro lado. Em algumas situações pode até mesmo acontecer de apenas um ou dois dentes serem os únicos a entrarem em contato. E quando isso acontece, forças excessivas aparecem sobre esses dentes provocando retrações gengivais e exposição das raízes – apesar das controvérsias científicas da relação de causa entre oclusão traumática e retração gengival.

 

• tipos de gengiva e osso

Pode parecer estranho ouvir o dentista tecer comentários sobre a beleza e qualidade da sua gengiva. Mas é exatamente isso o que podemos ver baseado nas características gengivais. A espessura e o tipo de revestimento das mucosas que recobrem a gengiva estão, assim como a quantidade de osso que envolvem os dentes, relacionados com a maior ou menor disposição do indivíduo em desenvolver algum tipo de recessão gengival. Quanto mais espessas e ceratinizadas as gengivas, mais resistentes às retrações elas podem ser.

 

• piercings presos em mucosas

O diagnóstico das retrações gengivais provocadas pelo trauma direto de piercings sobre as gengivas é fácil e quase sempre feito pelo próprio paciente. A região mais afetada são as gengivas em contato com piercings presos à lingua, porém até mesmo áreas mais estéticas são afetadas dependendo da localização do artefato. Perder dentes devido a piercings mal posicionados é relativamente comum. E se lembrarmos dos riscos envolvidos na associação entre câncer em mucosa oral e piercings, o problema é até pequeno.

 

retraçao da gengiva perder dentes piercing
Retração gengival e riscos de perdas dentárias: piercings provocam retrações gengivais de rápida evolução.

 

 

Sangramentos, danos estéticos, dores e dentes sensíveis: tratar apenas os sinais e sintomas da retração só aumentam os riscos de perdas dentárias.

 

A retração gengival não é, em si, uma doença. Trata-se, na verdade, de uma sequela de doença na gengiva ou trauma mecânico. Como o sangramento gengival, as dores e a sensibilidade nos dentes estão presentes na maioria dos casos de retrações muito extensas – maiores do que 2mm, a prioridade é tratar as causas. As sequelas, portanto, vêm em um segundo plano. As restaurações com resinas sobre raízes expostas, por exemplo, é um tratamento para a retração gengival que não aborda as causas do problema, visando apenas eliminar ou diminuir dores e sensibilidade dentinárias.

 

Danos estéticos encontrados nas retrações gengivais são motivos para preocupações quando atingem os dentes em regiões anteriores. E, quase sempre, os tratamentos mais comuns são as restaurações com resinas. Dependendo de como são realizadas, elas aumentam os riscos de progressão da retração gengival porque, ao contrário da ideia original, facilitam o acúmulo de placa bacteriana. É por isso que em muitas situações as cirurgias plásticas da gengiva são os procedimentos mais efetivos para recuperar a estética e evitar a evolução da retração gengival que resulte em perdas dentárias.

 

 

Os tratamentos que eliminam e previnem as perdas de dentes associados à recessão gengival.

 

Perder um dente devido à retração da gengiva pode não estar entre as principais causas das perdas dentárias, porém é preciso saber que, se não tratadas as causas da recessão, o problema pode evoluir e os riscos envolvidos nele ultrapassar os limites terapêuticos. É o que acontece, por exemplo, nos pacientes com retrações gengivais localizadas, em que apenas um dente apresenta uma exposição mais extensa das raízes – e o riscos de perder dentes, nessas situações, são mais elevadas do que nos casos de múltiplas retrações da gengiva.

 

A cirurgia plástica gengival é indicada para casos muito específicos – e extensos – de recessões teciduais nas gengivas. Isso porque a a terapêutica padrão do problema consiste apenas na remoção da placa bacteriana, medição e registro das retrações e profundidades gengivais e instruções de remoção da placa bacteriana (técnicas de escovação).

 

retração da gengiva risco de perder dentes
Retração gengival e riscos de perdas dentárias: medição e registro para controle de evolução da recessão gengival.

 

 

As cirurgias que recuperam e recobrem as raízes expostas podem não ser eficientes para todos os casos de retração.

 

A cirurgia plástica gengival é um procedimento comum à prática odontológica. Idealizada tanto para o remodelamento de gengiva e osso em excesso ou desalinhados (sorriso gengival alto) quanto para a reconstrução da gengiva retraída devido à recessão gengival, são essenciais quando estética e saúde são prioridades. Entretanto, os resultados das cirurgias para tratamento da retração gengival são menos efetivos que os realizados para eliminar a gengiva e osso em excesso encontrados nos pacientes com sorriso gengival alto.

 

E porque isso acontece? Entre a gengiva e a raiz dos dentes encontra-se o osso alveolar, responsável pelo suporte e manutenção das gengivas sempre na mesma posição. A perda dele implica no risco aumentado para perdas de dentes e retrações gengivais. É o que acontece, por exemplo, com o osso que vai sendo reabsorvido devido às doenças periodontais causadas pela placa bacteriana. Enquanto ele vai sendo reabsorvido, a gengiva vai retraindo, acompanhando o osso perdido e expondo as raízes dentárias.

 

As técnicas cirúrgicas que reparam e regeneram o osso reabsorvido por doenças gengivais ou traumas por escovação podem ter resultados desanimadores. Por ora, apenas os procedimentos cirúrgicos para reconstrução da gengiva retraída é que trazem resultados mais efetivos na prevenção, proteção e reconstrução estética das retrações gengivais. O problema é que, com o passar dos anos, essa gengiva cirurgicamente reconstituída pode voltar à sua posição inicial antes da cirurgia. E o motivo? A ausência, justamente, do osso de suporte que não pode ser reconstruído.

 

Mas, ainda assim, a cirurgia plástica gengival é um tratamento que vale a pena ser realizado, principalmente para os casos de dentes com recessões muito extensas, com áreas de difícil escovação e principalmente, na recuperação estética do sorriso.

 

 

Restaurar raízes expostas com resinas dentárias ou reconstituir gengivas retraídas com cirurgias. Qual a melhor indicação ?

 

Realizada abordagem terapêutica que identificou e eliminou as causas da retração dentária, é hora de decidir o que fazer com as raízes que ficaram expostas. As recessões gengivais frequentemente trazem problemas como danos estéticos, sensibilidade aumentada e dores e maior facilidade para o acúmulo de placa. Como em muitos indivíduos as raízes expostas encontram-se com profundas cavidades provocadas pela abrasão das cerdas das escovas, alguma atitude precisa ser feita para evitar a volta do problema e o risco de perder dentes.

 

A extensão da retração gengival é, junto com a localização, o principal parâmetro para verificar a necessidade e o tipo de tratamento. Retrações pouco extensas – com até 2mm das raízes expostas – não necessitam, na maioria dos casos, tanto de procedimentos restauradores com resinas quanto de cirurgias plásticas para reconstrução da gengiva retraída. Já a sensibilidade pode ser eliminada pela aplicação de flúor ou dessensibilizantes profissionais, ou até mesmo o uso de pastas comerciais com a mesma finalidade.

 

A retração gengival que expõem áreas das raízes dentárias superiores a 2mm necessitam, em algumas situações, de algum tipo de abordagem terapêutica. As restaurações dentárias com resinas protegem as raízes da formação de cavidades provocadas pelo atrito das cerdas das escovas e ainda trazem alívio estético ao sorriso. Entre as desvantagens desses tratamentos estão o escurecimento e amarelamento das resinas e os descolamentos frequentes das restaurações. Mais recentemente a introdução de facetas e lentes de contato dental em porcelana para retrações gengivais trouxe alternativa interessante, uma alternativa para os problemas com resinas.

 

Já a cirurgia plástica gengival é um tratamento mais sofisticado e efetivo porque reconstrói a gengiva retraída. Apesar das dificuldades de regenerar o osso alveolar, traz soluções estéticas e funcionais mais interessantes. Por outro lado, pesquisas odontológicas sobre cirurgias plásticas gengivais mostram que, para quase metade dos procedimentos realizados e acompanhados, 50% deles apresentam algum tipo de reincidência passados 7 anos do procedimento.

 

 

Tratamentos e tendências no tratamentos das retrações gengivais e na prevenção de perdas dentárias.

 

A associação entre perdas de dentes e retrações na gengiva não apenas tem fundamento como está cientificamente comprovada. Embora as causas e riscos do problema ainda sejam pouco conhecidas pelos indivíduos que procuram por ajuda profissional, na maioria das vezes o diagnóstico e tratamentos das recessões são simples e eficazes. As consultas periódicas ao dentista ainda são as medidas preventivas mais eficientes.

 

Novas técnicas de cirurgia plástica da gengiva retraída são constantemente introduzidas, mas, na maioria das vezes, tratam-se mais de variações de técnicas já existentes do que inovações terapêuticas. A regeneração do osso reabsorvido que circundava as raízes expostas encontradas nas recessões gengivais é um desafio bem maior que a reposição cirúrgica das gengivas retraídas.

 

A efetividade a longo prazo das cirurgias plásticas gengivais dependem, e muito, dessa regeneração. Por ora, ainda esperamos por materiais – como enxertos ósseos artificiais – mais eficientes do que os atualmente disponíveis. Perder dentes devidos a retrações da gengiva ainda tem como causa principal a negligência dos indivíduos afetados, e a introdução de hábitos preventivos é o melhor caminho.

 

 

Saiba mais sobre retração e cirurgias plástica gengival com esses post:

Voltar para o blog