BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Retração gengival por periodontite: recuperar gengivas é difícil e restrito.

retração gengival e periodontite post blog

Recuperar a retração gengival causada por periodontite é um tratamento com muitas limitações e exige informação ao paciente para evitar frustrações com resultados de cirurgias com enxerto de gengiva ou enxerto de osso.

 

Luís Gustavo Leite é dentista graduado e especializado em periodontia e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

A periodontite e a dificuldade para recuperar a retração gengival causada por ela.

 

Uma das principais causas para consultas ao periodontista é a retração gengival. Responsável pelo exposição das raízes dentárias, ela traz consigo problemas que vão da sensibilidade a alimentos frios e dificuldade para higienização aos danos estéticos ao sorriso. Sua principal causa é a periodontite, uma doença com características próprias que, dificulta – e muito! – a recuperação das gengivas retraídas por ela.

 

A periodontite é uma infecção das estruturas que sustentam as raízes dos dentes. Causada pelas bactérias acumuladas junto às gengivas devido à higiene oral ausente ou deficiente, ela apresenta facilidade de instalação e velocidade de progressão influenciados por fatores genéticos ou ambientais – como o fumo e a diabetes. O grande problema dela é o seu padrão destrutivo do osso e da gengiva que circundam os dentes, mais severo do que se vê em outras causas para a retração gengival como o uso inadequado da escova de dente.

 

O tratamento para recuperar a retração gengival causada pela periodontite quase sempre é sinônimo de fracasso e frustração seja para o paciente ou o dentista especializado em periodontia. O principal motivo para este insucesso é a ausência do osso e principalmente da gengiva localizados entre os dentes. Até agora, os procedimentos disponíveis são indicados mais para amenizar do que recuperar completamente os danos estéticos provenientes da doença periodontal.

 

periodontite sinais e sintomas
Retração gengival causada por periodontite: perda das gengivas entre os dentes (papilas) é uma sequela comum da doença periodontal em estágio mais avançado.

 

 

Recuperar gengiva retraída por uso inadequado da escova dental tem prognóstico mais favorável.

 

A retração gengival tem como segunda causa mais frequente o uso inadequado da escova dentária. Conhecido pelo termo escovação traumática, o problema aparece como resposta à pressão excessiva das cerdas das escovas dentárias contra as gengivas, uma lesão diária e frequente que, como o passar dos anos, provoca pequenos processos inflamatórios que culminam no aparecimento das raízes dentárias expostas.

 

Ao contrário da periodontite, a cirurgia plástica gengival para recuperar a retração da gengiva causa pelo trauma de escovação tem prognóstico mais favorável. O motivo para isto é que, na maioria das vezes, a escovação traumática não danifica as papilas gengivais, mantendo-as em sua posição original localizada entre as raízes dentárias.

 

A recuperação das gengivas retraídas por escovação traumático pode ser feita por cirurgia plástica gengival simples, em que os tecidos retraídos são reposicionados cirurgicamente a sua posição original. Em casos mais complexos, enxertos de gengivas oriundos do próprio paciente (enxerto autógeno) ou sintetizados são utilizados para otimizar os resultados ou melhorar o pós-operatório cuidadoso que estes procedimentos exigem.

 

retração gengival diagnóstico
Retração de gengiva por uso inadequado da escova dentária: escovação traumática frequentemente não compromete as papilas gengivais.

 

 

Os tratamentos disponíveis para recuperar a retração gengival por periodontite.

 

Depois de eliminadas as bactérias causadoras da periodontite e introduzidos hábitos de higiene oral que previnam a recidiva da doença, pode ser necessário recuperar os danos estéticos que apareceram como sequela da doença periodontal. Dependendo do local, a recessão gengival provoca danos estéticos tão severos que, dependendo do perfil psicológico do indivíduo acometido, pode acertar em cheio a sua autoestima.

 

A cirurgia plástica gengival, limitada como tratamento para reposicionar as gengivas à sua posição original mesmo quando a periodontite ainda está nos estágios iniciais, pode ser substituída por procedimentos odontológicos mais simples que, se recuperam completamente os danos estéticos provocados pela recessão gengival, podem amenizá-los.

 

Entre estas alternativas estão o preenchimento gengival com ácido hialurônico, um tratamento eficaz para fechamento de black space causado pela periodontite, ou ainda a restauração dentária em resina ou porcelana para alívio estéticas em áreas com recessão gengival acentuada.

 

Periodontite: sinais e sintomas mais comuns da doença periodontal.

 

 

Enxerto gengival e enxerto ósseo são pouco efetivos.

 

A ideia para recuperar a retração gengival causada por periodontite através de enxerto de gengiva ou enxerto de osso é comum ao paciente em primeira consulta. Apesar da consagração destas técnicas na otimização dos resultados da cirurgia para gengiva retraída por trauma de escova dental, ou em procedimentos para implantes dentários, muito pouco destas técnicas podem ser aproveitadas quando a doença periodontal é a causa para a recessão tecidual.

 

O enxerto de gengiva no tratamento da periodontite para fins de recuperação estética (retração) é pouco efetivo. A causa para isto é o tipo de falha óssea e gengival que a doença periodontal provoca. Quando a retração gengival por periodontite é extensa a ponto de trazer danos estéticos ao sorriso, a técnica com enxerto não é efetiva.

 

O enxerto de gengiva utilizado no tratamento da periodontite está restrito às pequenas recessões que ainda não acometeram a papila gengival. Outra aplicação da técnica é o fechamento de defeitos de furca – região localizada entre raízes de dentes molares -, o qual frequentemente é associado ao enxerto de osso.

 

enxerto de osso tratamento periodontite
Enxerto de gengiva e enxerto de osso no tratamento da periodontite: indicações tem prognóstico mais favorável no reparo de perdas ósseas entre as raízes dentárias 

 

 

Preenchimento gengival com ácido hialurônico.

 

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida pelo nosso organismo. Participando de processos vitais como as trocas de nutrientes entre as células e a hidratação dos tecidos, ele pode ser utilizado para fechar espaços escuros entre dentes devido à retração da gengiva por doença periodontal.

 

O preenchimento gengival é realizado através da aplicação de ácido hialurônico nas gengivas próximas às áreas com espaços vazios entre dentes. Por ser reabsorvível, os resultados estéticos duram, no máximo, 6 meses. Apesar de eficiente, este tratamento só pode ser realizado para fechar espaços vazios escuros (black space) com até 2mm de falhas de preenchimento – ou em espaços mais extensos quando a finalidade é a diminuição dos danos estéticos do sorrio.

 

O pós-operatório do preenchimento gengival é rápido. Na maioria das vezes, o vermelhidão que pode aparecer durante sua aplicação desaparece em até 48 horas. Dores, eventuais, podem ser controladas por analgésicos simples. Restrições à prática de esportes ou atividades de trabalhos inexistem, mostrando a praticidade deste procedimento que vai além da recuperação estética do sorriso.

 

preenchimento gengival implante dentario
Preenchimento gengival: ácido hialurônico pode amenizar os danos estéticos em gengivas próximas a implantes dentários em áreas com grandes perdas ósseas.

 

 

Cirurgia plástica gengival sem enxerto de gengiva.

 

A plástica gengival sem enxerto de gengiva é bastante utilizada na recuperação da retração causada por trauma de escova de dente ou do fio dental. Com pós-operatório mais simples, ela exige uma série de fatores para que os resultados sejam efetivos.

 

O problema da aplicação da cirurgia sem enxerto de gengiva é que o tipo de retração causado pela periodontite impede a sua aplicação. Novamente, a principal causa para esta restrição é a ausência das papilas gengivas, uma característica anatômica importante para a sutura e fixação dos tecidos tracionados. A tentativa de aplicação desta técnica cirúrgicas, nas condições descritas, resultam em recidiva e reaparecimento da gengiva retraída.

 

enxerto de gengival natural
Enxerto gengival: gengiva coletada do palato traz resultados mais efeitos à cirurgia para recobrimento de raiz dentária exposta.

 

 

Restauração dentária em resina pode minimizar os danos estéticos.

 

Pouca lembrada para minimizar os danos estéticos decorrente da retração gengival por periodontite, a restauração em resina é uma alternativa de tratamento eficiente e rápido. Aumentando as dimensões laterais dos dentes até áreas próximas às gengivas, ela reduz os efeitos negativos que os espaços escuros entre os dentes provocam ao sorriso.

 

Apesar da simplicidade da técnica, a restauração dental em resina exige cuidados porque, quando seu contato junto às gengivas ocorrem de forma inapropriada, seja pela formação de áreas mal adaptadas ou que dificultam a remoção da placa bacteriana, ela pode atuar como causa para o aparecimento da gengivite, periodontite e cárie dentária. 

 

A restauração dentária em porcelana é outra alternativa para minimizar os danos estéticos. Realizada em duas consultas, esta técnica pode ser utilizada para mimetizar as gengivas retraídas através da confecção de gengivas artificiais em porcelana. Além da maior durabilidade, traz adaptação melhorada aos dentes e resultados estéticos mais naturais e harmônicos.

 

 

Reconstrução do periodonto destruído ainda é experimental.

 

A retração gengival é uma sequela da perda do ligamento periodontal e do osso que circundam as raízes dos dentes. Apesar da introdução de técnicas de cirurgias mais avançadas e indutores genéticos, o tratamento cirúrgico – associado ou não a enxerto de osso ou gengiva – não reconstrói o periodonto em sua integridade. Ainda que, em alguns casos, os resultados estéticos sejam satisfatórios, o periodonto não pode ser anatomicamente reconstituído em sua forma original.

 

Tratamentos para a regeneração do periodonto não estão disponíveis ao atendimento clínico convencional. Até o presente motivo, o que se tem são pesquisas científicas experimentais cujos resultados, embora promissores, ainda estão longe de oferecer uma terapia segura e previsível para a recuperação da retração gengival após periodontite.

 

 

Prevenção da periodontite é o melhor caminho para evitar a recessão gengival.

 

Se recuperar a retração gengival por periodontite é um tratamento com baixo índice de sucesso mesmo quando poucos milímetros de raiz dentária estão expostos, prevenir o seu aparecimento é fácil. Para isso, é preciso adotar hábitos de higiene oral mais eficientes para remover a placa bacteriana e consultar regularmente o dentista especializado em periodontia.

 

Saiba mais sobre o tratamento da retração gengival. Clique aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog